Mostrar mensagens com a etiqueta beta. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta beta. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, março 20, 2008

Adicionamos a funcionalidade do Snap


Image Hosted by ImageShack
Pop-up do Snap sobre o blog Verão Verde

A título experimental, adicionamos uma pequena aplicação ou "widget" do Snap, que permite a visualização do conteúdo das ligações quando se passa o rato sobre elas.

Apesar de, como todos os sistemas automáticos, apresentar alguns pequenos problemas ou imprecisões, permite a quem visita este "blog" ver conteúdos de páginas para as quais apontamos sem a necessidade de as visitar, abrindo-se uma pequena janela onde surge, de forma resumida, aquilo que irão encontar caso sigam a ligação.

Tal como mencionamos, esta é uma experiência no sentido de facilitar a navegação, algo que pensamos ser necessário dada a multiplicidade de ligações que utilizamos, mas estamos abertos a críticas ou sugestões caso os nossos leitores considerem que esta inovação não os satisfaz.

sexta-feira, julho 13, 2007

Pesquisas parametrizadas no Blogger


Image Hosted by Imageshack
Écran de pesquisa personalizada no Blogger

Já mencionamos a versão Draft do Blogger e algumas das inovações que este permite implementar, tendo agora sido acrescentada a possibilidade de um novo sistema de pesquisa baseada numa pequena aplicação ou "widget".

A nova pesquisa é mais flexivel, baseia-se numa API (Aplication Programming Interface) AJAX e corrre num mecanismo ou motor de pesquisa parametrizável ou Linked Custom Search Engine (CSE).

Após configurada, a nova aplicação permite efectuar pesquisas não apenas dentro do "blog", mas também em ligações que este contenha, portanto acedendo a recursos externos previamente mencionados ou incluidos nos textos.

Para acrescentar a aplicação é necessário usar o Draft do Blogger, editar o "layout" da página e selecionar "adicionar um elemento de página", após o que se pode configurar a caixa de pesquisa ou "search box".

A partir deste momento, as ligações opcionais estarão visíveis e poderão ser configuradas, permitindo escolher as que serão usadas nas pesquisas a efectuar.

Esta opção é útil sobretudo para quem recorra a ligações externas e as queira ver incluidas nos resultados das pesquisas feitas a partir do seu próprio "blog", podendo resolver alguns dos problemas que resultam das limitações que até aqui se verificavam.

terça-feira, julho 03, 2007

Polls e podcast no Blogger


Image Hosted by Imageshack
Écran de formatação de "polls"

Depois de permitir o alojamento de vídeos, a nova versão do Blogger suporta agora sondagens ou "polls" e "podcasting", complementando assim algumas das funções anteriores e atingindo um novo nível de interactividade.

Desta forma, após fazer o "upload" de um vídeo para o "Blog", este pode ser visto através de sistemas como o "Flash Player" ou um dos vários programas de "podcast" disponíveis.

O "download" de vídeos é em formato MP4, compatível com o iPod e, espera-se, com o novo iPhone, bem como diversos outros dispositivos, esperando-se que, com o desenvolver das funções, novas possibilidades sejam adicionadas.

Sugerimos a quem tenha blogs alojados no Blogger a visita ao Draft e que experimente estas novas possibilidades que vão permitir uma maior interactividade com os leitores

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Blogger ex-Beta


Image Hosted by ImageShack
Logo do Blogger ex-Beta

A versão do Blogger para a qual migramos recentemente deixou de ser "beta" e tornou-se, a partir de ontem a única disponível.

A Google, que gere a plataforma, considera que o actual estágio de desenvolvimento garantem a fiabilidade e disponibilidade desta plataforma que permite um conjunto de melhorias e uma maior rapidez.

Como mencionamos anteriormente, a pesquisa de artigos está francamente melhor, com os resultados apresentados sob a forma de textos inteiros, e possibilidade e colocar descritivos permite agrupá-los por temas de forma mais fácil.

Outras vantagens, quer em termos de privacidade, quer as novas possibilidades de composição facilitam a sua utilização mesmo por quem tenha poucos conhecimentos de informática.

Recomendamos a quem tenha "blogs" que experimente esta plataforma à qual falta, pelo menos, uma ferramenta de migração eficaz para quem pretenda migrar "blogs" de outros servidores e um sistema de "backup", capaz de fazer cópias de segurança rápidas no disco local do utilizador.

domingo, dezembro 10, 2006

Marcadores ou palavras-chave


Image Hosted by ImageShack
Écran de configuração do Blogger Beta

Foi a dificuldade de pesquisa de artigos o motivo essencial da opção de migração da anterior versão do Blogger para a Beta, onde estão disponíveis em cada texto um conjunto de palavras-chave referentes ao tema principal que neles é abordado.

Cada uma destas palavras ou marcadores, permite aceder a todos os textos onde o mesmo termo chave foi utilizado, sendo que, por exemplo, se este for "GPS", todos os artigos do "blog" onde existir a mesma expressão serão listados.

Logicamente, será necessário ir acrescentando aos textos mais antigos as palavras-chave que mais se adequem ao conteúdo, algo que, tendo em conta o seu elevado número, vai demorar algum tempo a estar concluido.

Sem ser ainda uma forma de pesquisa particularmente eficaz, vem minorar um dos principais problemas do Blogger, nomeadamente a dificuldade em identificar textos sobre um determinado tema, evitando assim o que em termos práticos se traduzia numa perda ou inacessibilidade da informação.

Sugerimos, pois, a quem pretenda consultar informação sobre um dado tema, que experimente esta nova potencialidade recorrendo ao conjunto de marcadores na parte inferior de cada texto.

sábado, dezembro 09, 2006

Alterações no Blogger


Image Hosted by ImageShack
Écran de configuração do Blogger Beta

A plataforma do Blogger, local onde está alojado este espaço, tem vindo a preparar-se para migrar os "blogs" para uma nova versão.

Periodicamente, tem sido oferecida aos "blogs" a possibilidade de mudarem para a versão "Beta", que corresponde à próxima evolução desta plataforma de modo a que possam usufruir de algumas possibilidades adicionais, bem como de uma maior estabilidade.

Sendo um processo automático, a migração implica a revisão de alguns detalhes a cargo de quem administra o "blog", mas também de ajustes por parte de quem gere a plataforma, de modo a corrigir pequenos erros que se verificam.

No nosso caso, os erros mais evidentes são na barra superior, onde o nome do "blog" surge parcialmente encoberto, algo que deve ser corrigido proximamente, e de alguns caracteres acentuados que, provavelmente, teremos de substituir pelos seus equivalentes sem acento.

Como vantagens, para além de uma prometida maior estabilidade, que deverá evitar os problemas que surgiram há algumas semanas e motivaram a indisponibilidade deste espaço, a possibilidade de incluir "labels", ou palavras-chave para pesquisa, deverá tornar mais fácil o acesso aos artigos sobre os vários temas.

Esta é, de resto, a nossa intenção quando optamos pela migração, dado estarmos cientes da dificuldade de muitos dos nossos leitores em encontrar textos que publicamos que nós próprios demoramos a localizar.

Esperamos que esta transição venha, efectivamente, a corrigir alguns erros, sem esquecer que o objectivo principal é o de migrar toda a informação contida em mais de 1.000 textos para um sistema diferente, onde possamos proceder a uma catalogação por temas ou assuntos, de modo a estruturar toda a informação publicada.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Já está disponível a versão Beta do Skype 3.0


Image Hosted by ImageShack
Écran da nova versão do Skype

Está disponível para "download" a versão Beta do Skipe 3.0, que integra um conjunto de novas funções e um "interface" inteiramente renovado.

Para além de uma aposta nos "chat rooms" ou na integração com o motor de pesquisa Google, o Skipe 3.0 aposta numa maior velocidade e clareza no som, de modo a que as chamadas via Internet rivalizem cada vez mais com os processos convencionais.

Tal como as versões Beta de outros programas, o Skipe 3.0 está ainda em fase de testes e poderá não apresentar a estabilidade de versões mais antigas, pelo que só se aconselha a quem tiver experiência prévia neste produto e queira, com a sua utilização, contribuir para o que será a versão final.

As opções pagas, como o SkypeIn ou SkypeOut, entre outras, estão disponíveis e integradas na nova versão, sendo que explicações acerca destas extensões podem ser lidas num dos textos que publicamos há alguns meses.

Para quem use o SkypeOut, a extensão que permite usar o Skype directamente a partir do Explorer, onde verá aparecer um icon em substituição dos números de telefone identificados, é particulamente bem vindo e acrescenta uma funcionalidade interessante, capaz de facilitar em muito as comunicações.

Sendo um dos "standards" da comunicação de voz e vídeo na Internet, com possibilidade de envio de SMS ou de comunicação de voz com equipamentos convencionais, continua a faltar ao Skype o uso de uma "gateway" de voz e imagem que permita aos utilizadores efectuar videochamadas para os telefones móveis de última geração.