sábado, setembro 02, 2023

O Microsoft Health Update Tools - 3ª parte

Ao analizar a extensão das responsabilidades deste conjunto de ferramentas, torna-se óbvio que estas têm um papel de relevo no funcionamento de um computador com Windows, sobretudo na altura da instalação de actualizações, que são absolutamente essenciais para assegurar a funcionalidade e segurança do sistema, evitando o corrigindo erros e antecipando situações que, acontecendo, podem ter consequências graves.

O Microsoft Health Update Tools é instalado de forma automática nos sistemas suportados, mas, caso tenha sido removido, por qualquer razão, pode novamente ser instalado manualmente, acedendo ao catálogo de actualizações e selecionando a versão correcta para o sistema operativo em causa, sendo o processo de instalação, essencialmente, automatizado e ao alcance de qualquer utilizador.

Tal como os restantes componentes do sistema, o Microsoft Health Update Tools é actualizado automaticamente, sempre que surja uma versão mais recente, não sendo compatível com versões do Windows anteriores à 10 e, menos ainda, com todas as versões que entretando foram perdendo o suporte oficial por parte do fabricante.

Sendo pouco conhecidas, este conjunto de ferramentas de sistema é da maior importância para que as versões mais recentes do Windows funcionem nas melhores condições, sendo óbvio que, face aos vários problemas que podem resultar das actualizações, a Microsoft teve que desenvolver soluções que reponham a funcionalidade dos computadores afectados, muitos dos quais desempenham funções críticas ou são essenciais para a produtividade dos respectivos utilizadores.

sexta-feira, setembro 01, 2023

Testes de acesso a "sites" - 1ª parte

Caso surjam dificuldades no acesso a um "site", convém efectuar algumas pequenas operações que permitam despistar o problema, começando, naturalmente, por efectar visitas a outros "sites", como forma de verificar a conexão, antes de efectuar uma análise mais específica e orientada para o caso concreto que está na origem do processo de despiste que pode ser efectuado recorrendo a uma ou várias das plataformas disponibilizadas para o efeito.

Um exemplo de uma plataforma que informa acerca de um dado "site" estar activo ou não é o "Is It Down Right Now", bastando entrar o nome do domínio para que sejam efectuados um conjunto de testes que não abrange funcionalidades, ou seja, caso o servidor responda a um conjunto de protocolos é dado como activo, mesmo que não funcione adequadamente.

Este tipo de testes, que tem a vantagem de verificar a conectividade, podem acabar por ser pouco relevantes, dado que o acesso tem, tipicamente, objectivos funcionais que não são testados, pelo que será sempre de tentar outras alternativas que forneçam outro tipo de informações.

Esse tipo de informação pode ser prestado por uma plataforma como o "Downdetector", baseada, essencialmente, na interacção por parte dos utilizadores, que, ao comunicarem falhas de um dado "site", contribuem para um gráfico onde se pode seguir, com facilidade, o aumento de queixas que, tipicamente, correspondem a constrangimentos no serviço.

quinta-feira, agosto 31, 2023

Android 14 está a chegar - 6ª parte

Existem várias outras funcionalidades de que se fala, como um emparelhamento rápido ou a possibilidade de determinar que uma dada aplicação será actualizada a partir de um "site" específico, mas o facto é que ainda falta saber tudo sobre um sistema operativo que vai surgir em breve, sendo provável que comece a poder ser instalado, na sua versão final, dentro de poucas semanas.

A instalação de uma nova versão de Android, quanto proposta pelo fabricante, é um processo rápido e seguro, que disponibiliza ao utilizador novas ferramentas e maior segurança e facilidade de utilização do dispositivo onde é instalado, que ganha uma nova vida, mantendo-se actual por mais tempo e rivalizando com concorrentes mais recentes, o que, mesmo em termos financeiros, justifica a sua instalação.

Espera-se que o Android 14, na sua versão final, chegue dentro de poucas semanas, sendo de prever que a sua disponibilização pelos vários fabricantes, adaptadas aos seus equipamentos e com algumas especificidades demore algum tempo mais, podendo ser acompanhada de "software" adicional, bem como de uma actualização da apresentação gráfica visível pelo utilizador, e com a qual este interage, dando assim um aspecto completamente novo ao sistema operativo.

Naturalmente, voltaremos a este assunto, por haver evoluções constantes nesta área, informando de possíveis novas funcionalidades e, sobretudo, da disponibilização do Android 14, altura em que, face à versão defenitiva, será feita uma análise do sistema operativo em termos de utilização, o que, para além das suas capacidades, passa também pela sua estabilidade e desempenho, algo que apenas se pode aferir com tempo e após uso prolongado durante o qual se enfrentam diversas situações.

quarta-feira, agosto 30, 2023

O Microsoft Health Update Tools - 2ª parte

Essencialmente, este conjunto de ferramentos, cuja importância convém relevar, é um componente importante do Windows, tendo funções particularmente importantes num conjunto de situações que, na maior parte dos casos, não chegam ao conhecimento do utilizador por terem sido corrigidos atempadamente constrangimentos ou causas de potenciais problemas.

Assim, o Microsoft Health Update Tools tem um papel decisivo nas seguintes operações ou situações, todas elas com impacto no desempenho do sistema, e que necessitam de ser devidamente verificadas na altura da sua execução e após a respectiva conclusão:

Assegurar que o equipamento está disponível e preparado para que as actualizações decorram sem erros.
Corrigir problemas de conectividade que impliquem redefenir os parâmetros de rede e preferências associadas.
Reiniciar a base de dados de actualizações do Windows caso uma actualização resulte num erro permanente que impossibilite novas actualizações.
Alterar defenições que afectem a instalação de futuras actualizações.
Comprimir dados armazenados localmente, incluindo a nível de ficheiros de sistema, caso seja necessário disponibilizar espaço para novas actualizações.
Reparar, corrigir ou remover actualizações que estejam a causar problemas no dispositivo específico onde foram instaladas.
Verificar que as alterações de configuração a nível dos registos do sistema foram efectuadas de forma adequada e correspondem ao seu estado real depois de cada actualização.

terça-feira, agosto 29, 2023

Blusão militar ucraniano - 4ª parte

Uma forma simples de verificar se uma peça é genuína é a partir do local de expedição, sendo quase certo de que, caso proveniente da Ucrânia ou de um país limítrofe será autêntico, enquanto se for da Ásia, o mais provável é ser falsificado, sendo possível, no limite, pedir fotos mais detalhadas, sobretudo do interior, onde devem constar as etiquetas do fabricante, onde o cirílico deve estar incluido.

Obviamente, este tipo de blusão está disponível em todos os tamanhos, desde o pequeno aos maiores, sempre com o mesmo preço, que, incluindo portes e IVA ronda a centena de Euros, um valor que, sendo superior ao de muitos produtos alternativos, se pode justificar pela excelente qualidade e pelo interesse histórico e simbólico inerentes a uma peça usada numa guerra que, infelizmente, ainda decorre.

É de notar que, sendo proveniente de um país em guerra, existe ainda alguma imprevisibilidade quanto ao tempo necessário para a entrega, bem como quanto ao cumprimento de todas as formalidades alfandegárias, podendo os impressos estar incorrectamente preenchidos, ou com informação em falta, o que implica o pagamento de IVA e emolumentos, sendo que o eBay apenas reverte os primeiros, com o custo dos segundos a recair sobre o comprador.

Apesar do preço algo elevado, e de todas as questões que se podem levantar em torno de uma peça com conotações óbvias, e que representa o apoio a uma causa, este blusão não deixa de ser uma excelente opção para quem pretende um produto de elevada qualidade, podendo sempre optar por um padrão liso, disponível em verde ou azul, que será muito mais discreto do que aqueles que usam o facilmente identificável MM-14, relativamente ao qual não há dúvidas quanto à sua proveniência.

segunda-feira, agosto 28, 2023

O Microsoft Health Update Tools - 1ª parte

Muitos utilizadores interrogaram-se recentemente quando se depararam nos seus computadores com Windows 10 ou 11 com um novo programa, designado por Microsoft Health Update Tools, nalguns casos receando que se tratasse de um vírus ou o resultado de uma intrusão, sendo que, neste caso, estamos diante de uma ferramenta legítima e oficial destinada a corrigir erros de sistema.

Os sistemas operativos da Microsoft são particularmente complexos, com um vasto conjunto de serviços e processos a correr em simultâneo e a interagir entre sí, com evoluções constantes que resultam das frequentes actualizações do sistema e as alterações que resultam das opções do próprio operador, pelo que a possibilidade de erros ou falhas está sempre presente.

O Microsoft Health Update Tools é, como o próprio nome sugere, um conjunto de ferramentas necessárias para que o Windows 10 e 11 funcione com o mínimo de problemas, agindo a nível dos vários serviços e processos e na correcção de erros, incluindo-se aqui aqueles que são provenientes de actualizações, as quais nem sempre produzem os resultados pretendidos ou podem ter efeitos colaterais indesejáveis.

Este conjunto de ferramentas está presente no Windows 10, a partir da compilação 1507 e até à actual versão 20H2, a mais recente, e no Windows 11, sendo instalado através do processo de actualização do Windows e, tal como qualquer outra actualização, pode ser removido sem problemas para o sistema operativo que, em caso de necessitar dos seus recursos, como para despistar e corrigir um erro, irá requerer a sua reinstalação.

domingo, agosto 27, 2023

Opera 102 final já disponível

A versão 102 final do Opera, o navegador que adoptamos como padrão, já pode ser descarregada, reportando a compilação 102.0.4880.16, sendo que o processo de actualização, pela primeira vez desde que usamos este navegador, teve que ser efectuado manualmente, após problemas no processo automático.

Deste problema, que ocorreu num computador específico, não resultaram problemas de maior dado que é na conta do Opera que ficam armazenados os dados essenciais, pelo que, uma vez feita a autenticação e depois de pequenas alterações de configuração, é possível regressar ao estado anterior sem problemas de relevo, mas, obviamente, dispende-se tempo e é necessário ter, pelo menos, a "password" da conta Opera.

Poucas alterações são visíveis, mas a actualização do Chromium para a versão 116.0.5845.97, mais segura e estável, bem como a correcção de uma série de erros e falhas são valiosas, pelo que, admitindo que o problema que enfrentamos na actualização foi localizado, será sempre de actualizar o Opera para a versão mais recente, mesmo que, prudentemente, esperando alguns dias antes de dar esse passo.

Em termos funcionais, notamos muito poucas alterações na nova versão do Opera, sendo que o grande momento de evolução foi a introdução do One, depois de as funcionalidades deste começarem a ser introduzidas em versões anteriores, esperando-se agora poucas novidades, e sim um melhoramento rápido daquelas que foram sendo introduzidas, estabilizando-as e preparando assim o caminho para uma futura evolução.