sábado, dezembro 18, 2021

Digitalizar filmes antigos - 3ª parte

O passo final é, naturalmente, a gravação no formato e suporte magnético pretendidos, que devem ser compatíveis com os dispositivos onde serão apresentados os conteúdos, sendo de ter em conta que muitas televisões permitem visualizar directamente os conteúdos de uma "pen" USB, mas com limitação na capacidade máxima desta, tipicamente 32 Gb, e no formato dos ficheiros, que poderão ser MP4, sendo de confirmar para cada modelo exacto.

Neste caso concreto, recorremos a uma empresa especializada, "Os amigos do 8mm", cuja actividade é, desde 2015, a digitalização de filmes, sobretudo nos formatos 8 milímetros e Super 8mm, mas que processa igualmente as cassetes VHS, VHS-C, Hi8, Video 8, Betamax e Betacam, ou seja os formatos mais comuns para utilizadores domésticos, bem como formatos mais profissionais, como Pathé 9.5, os 16 milímetros, mudo e sonoro e 35 milímetros, usados nos cinemas.

Os ficheiros são fornecidos nos formatos AVI com a resolução de 1920x1400 ou MP4 com a resolução de 1920x1080, e tem um preço que fica pelos 30 Euros mais IVA por DVD de digitalização de bobines de até 30 minutos e 10 Euros por hora para cassetes, acrescendo, caso necessário, o preço do suporte magnético, quando este não é fornecido pelo cliente.

Obviamente, existem outras alternativas, em distintos locais do território nacional, com distintas formas de trabalhar e preços e tempos de entrega variáveis, que dependem muito da época do ano, mas esta será uma forma de perpetuar filmes antigos que, de outra forma, se podem perder ou, simplesmente, tornar-se inúteis face à impossibilidade de os visulizar, sendo esta conversão uma proposta que fazemos para o Natal que se avizinha.

sexta-feira, dezembro 17, 2021

"Log4Shell", uma vulnerabilidade perigosa - 2ª parte

Naturalmente, face ao enorme número de equipamentos vulneráveis, à facilidade dos métodos de ataque e à ampla disponibilização de informação, mesmo os menos experientes neste tipo de criminalidade informática, alguns muito jovens, têm tentado a sua sorte, muitos deles desconhecedores das consequências penais que daí podem advir, o que tem, mesmo quando os ataques fracassam, a uma penalização no desempenho dos equipamentos atacados.

Em caso de sucesso, as consequências podem ser dramáticas, com o "hacker" a assumir o controle do equipamento, o que permite aceder aos dados, bloqueá-los, apagá-los, ou correr remotamente programas que ataquem sucessivamente outros equipamentos, estabelecendo assim cadeias de máquinas comprometidas e que poderão ser utilizadas no futuro, caso as vulnerabilidades não sejam detectadas e o "software" nelas instalado pelo "hacker", não seja removido.

Acrescentamos que na passada terça feira foram disponibilizadas novas actualizações para os sistemas operativos da família Windows ainda suportados pela Microsoft, na denominada "patch tuesday", aconselhando-se a actualizar todos os equipamentos que acedam à Internet com a brevidade possível.

Manter os equipamentos actualizados, pelo menos em termos de segurança, é absolutamente essencial para evitar dissabores, que podem ir até ao comprometimento de dados pessoais, sendo que na conjuntura actual, a importância deste procedimento ganha nova importância, devendo ser efectuado tão brevemente quanto possível.

quinta-feira, dezembro 16, 2021

O Xanes WK05 COB - 1ª parte

O Xanes WK05 COB é um equipamento multi funcional, baseado numa bateria interna de iões de lítio com 1000 mhA, que disponibiliza um conjunto de funcionalidades interessante e que se adequa a diversos ambientes, incluindo-se aqui os mais directamente relacionados com a utilização e manutenção de veículos.

Para além da sua função como bateria móvel, permitindo carregar diversos dispositivos electrónicos, desde que suportem o carregamento via USB, para o que dispõe de um par de conectores, pode ser utilizado como sistema de iluminação, podendo ser usado como uma lanterna ou fixo, actuando como um candeeiro.

A base orientável, em forma de gancho, com sistema de travão, é magnética, sendo o corpo orientável num ângulo de 270º, o que permite selecionar qual o tipo de luz mais adequada, podendo-se optar entre os conjuntos XPG e COB, baseados em "leds", e com possibilidade de regular a intensidade.

A iluminação XPG tem dois modos, um mais forte e outro mais fraco, enquanto o COB tem modos mais intenso e menos intenso em branco, alta intensidade em vermelho e intermitende em vermelho, tendo um alcance estimado de entre 100 e 200 metros.

quarta-feira, dezembro 15, 2021

"Log4Shell", uma vulnerabilidade perigosa - 1ª parte

Uma vulnerabilidade grave nos servidores Apache pode colocar em risco diversas plataformas, podendo comprometer, inclusivé, os computadores pessoais, desde que acedendo a máquinas comprometidas, no que pode ser considerado como um dos incidentes mais complexos na história da Internet.

Esta vulnerabilidade, classificada como das mais graves, atingindo o grau 10 numa escala que termina neste mesmo número, foi detectada pela Alibaba a 24 de Novembro e já se encontra em fase de correcção, sendo, no entanto, impossível saber quando todos os equipamentos afectados, e que podem ser comprometidos, ficarão protegidos.

Aparentemente, foi no "Minecraft", um jogo "online" muito popular entre os mais jovens, que surgiu inicialmente este problema, permitindo executar programas nos computadores de outros jogadores e adicionar mensagens nas respectivas caixas.

A vulnerabilidade, designada por "Log4Shell", encontra-se num utilitário em Java que se destina a registar a actividade dos utilizadores, presente em inúmeros servidores Apache, e tem sido utilizada por numerosos "hackers" desde que foi tornada pública, estando disponíveis autênticos manuais de procedimentos que permitem explorar esta falha.

terça-feira, dezembro 14, 2021

Portugal regressa ao "estado de calamidade" - 8ª parte

É previsível que surjam ainda novas medidas, mesmo que ineficazes, mas que podem criar a ilusão de empenho, bem como o acelerar dos processos de vacinação, seja a nível das doses de reforço, seja iniciando a de crianças com idade inferior a 12 anos, grande parte das quais, estima-se em 50%, já foi previamente infectada e, possivelmente, terá defesas naturais adequadas, o que dispensaria as duas doses que terão que receber.

Obviamente, ao optar por vacinar crianças durante o periodo das férias escolares tem como consequência imediata uma diminuição da capacidade para vacinar outras idades, pelo que se dará prioridade a quem tem um baixo risco, sacrificando aqueles a quem uma infecção com Covid pode ter consequências mais graves, algo que, para nós, é um completo contra-senso.

Também a vacinação de uma nova faixa ectária sem que se revejam as medidas de contenção, nomeadamente os prazos de isolamento, pode não ter o efeito desejado, concretamente o de manter a normalidade possível nos estabelecimentos de ensino e reduzir as situações onde as aulas não presenciais são exigidas, sendo que estas alterações deveriam ter sido introduzidas na altura do anúncio da vacinação dos jovens até aos 12 anos, o que não justificando a opção, poderia torná-la mais fácil de entender.

No entanto, tendo em conta que esta seria uma decisão com uma forte componente política, que ultrapassa em muito o âmbito da saúde pública, o risco de impopularidade ou erro num período pré-eleitoral determinou a inexistência de alterações substanciais a este nível, o que, em grande medida, torna inútil, em termos práticos e funcionais, a vacinação dos mais novos.

segunda-feira, dezembro 13, 2021

O Baofeng BF-S5 Plus - 1ª parte

Apesar de cada vez mais presentes e resilientes, a possibilidade de falha das redes móveis continua presente, sobretudo em locais mais remotos, onde a cobertura é de menor qualidade, ou em situações específicas, das quais resultem danos nas antenas transmissoras ou na própria infraestrutura de rede.

O Baofeng BF-S5 Plus é um pequeno rádio, com 128 canais, capaz de operar nas frequências de 136-174, 220-260 e 400-520 MHz, com uma potência de 5W, que permite comunicações a distâncias que variam entre os 5 e os 20 quilómetros, em condições ideais, podendo-se esperar um menor alcance em áreas urbanas.

Uma das vantagens deste tipo de equipamento é que dispensa uma rede, operando entre pares, ou dispositivos a operar na mesma frequência, mantendo-se activo por um período que pode chegar aos 7 dias, graças a uma bateria de polímero, amovível, de 1.800 mAh, e que pode ser facilmente trocada em caso de necessidade.

Sendo de pequenas dimensões, com apenas 120 x 55 x 35 milímetros e pesando apenas 180 gramas, o que permite ser facilmente transportado, este Baofeng é bastante resistente, obedecendo à norma IP67, suportando impactos e podendo ser utilizado em circunstâcias adversas, com o exterior em plástico de alta resistência em laranja e negro a garantir uma boa visibilidade do equipamento, que possui uma lanterna incorporada.

domingo, dezembro 12, 2021

Digitalizar filmes antigos - 2ª parte

Apesar do automatismo dos actuais equipamentos, que representam um investimento superior a meio milhar de Euros, para as versões mais básicas, o processo é mais complexo e moroso do que pode parecer à primeira vista, implicando diversos passos para obter um resultado tão bom quanto possível.

Naturalmente, aconselha-se recorrer a equipamentos mais sofisticados, de alta-resolução, dispondo de um sensor HD, luz "led" RGB e com correcção digital de côr, o que permite alinhar e capturar correctamente cada fotograma individual, do que resulta uma muito maior qualidade da digitalização e um menor tempo de processamento, abrindo caminho para uma pós produção com maiors possibilidades.

Tipicamente, uma primeira passagem destina-se a efectuar a limpeza e verificar se existem erros ou falhas, que devem ser corrigidas, antes de uma nova passagem, na qual será feita a digitalização, num processos que demora perto de 7 minutos para cada minuto de filme, o que significa que mesmo um filme curto de 4 minutos implica perto de meia hora de processamento.

Após a digitalização, num trabalho de qualidade, deve ser efectuada uma visualização completa, corrigidos erros, eliminadas sequências danificadas ou que correspondem a zonas inutilizadas ou inúteis dos filmes e equilibradas cores e brancos, de modo a obter a melhor qualidade de imagem possível e uma experiência de visualização equilibrada e dinâmica.