sábado, novembro 16, 2019

Efeitos em fotos digitais - 1ª parte

Para muitos, modificar fotografias digitais de forma automática, pode ser a resposta a um gosto pessoal, mas também uma forma de obter uma imagem com aspecto completamente diferente do original e que melhor corresponda a um dado objectivo, como o de uma montagem ou um folheto publicitário.

Embora existam programas sofisticados, que permitem obter excelentes resultados, devidamente personalizados, a maioria são pagos e todos implicam um grau de conhecimento, e mesmo um equipamento informático, que não está ao alcance de todos, pelo que o mais comum, salvo em situações profissionais, é recorrer a uma plataforma "online" que efectue de forma automática as modificações pretendidas.

A grande maioria dessas plataformas é inteiramente automatizada, com algumas a permitir escolher o grau de intensidade do efeito e, nos casos onde tal é aplicável, como o efeito de uma luz, o ponto de origem, pelo que se trata, essencialmente, de carregar uma foto, selecionar o efeito, e proceder à sua descarga ou partilha.

Queremos alertar para alguns perigos desta última opção, nomeadamente quando a partilha é efectuada para uma plataforma ou rede que implica o uso de credenciais de autenticação, por estas, durante o processo, poderem ser passadas ao "site" onde é efectuado o processamento da foto, o que representa um risco de segurança substancial.

sexta-feira, novembro 15, 2019

O rádio digital HYS modelo TC-819DP - 1ª parte

São cada vez mais acessíveis os rádios portáteis digitais, capazes de operar em modo VHF e UHF, pelo que já são muitos aqueles que optam por esta tecnologia, que permite comunicações encriptadas de alta qualidade, colocando de parte os antigos equipamentos analógicos, com os quais estes novos modelos são compatíveis.

O HYS modelo TC-819DP é um rádio com modo digital e analógico portátil que opera nas frequências entre os 136 e os 174 MHz, entre os 400 e os 470 MHz e nos 466 MHz, a mesma dos rádios PMR, com potência em VHF de 5W/1W e em UHF de 4W/1W, tendo um alcance que pode alcançar a dezena de quilómetros.

Com capacidade de armazenamento de 256 canais, espaçados a 12.5 KHz em modo digital e em 25 KHz no modo analógico, possui frequência de modulação 4FSK no modo digital, com precisão menor ou igual a 5%, e 11KF3E/16KF3E no analógico, com uma potência de canal adjacente maior ou igual a 70dB a 25KHz, maior ou igual a60dB a 12.5KHz e maior ou igual a 50dB a 6.25KHz.

O écran LCD permite apresentar os menus em inglês e chinês, e estão presentes as funções mais habituais, como seleção de potência, encriptação de comunicações, busca automática, modo de chamadas múltiplas, funções de SMS, alarme de emergência ou cancelamento remoto de comunicações.

quinta-feira, novembro 14, 2019

Adquirir em plataformas de "crowdfunding" - 3ª parte


Construída em tecido de poliuretano laminado, obedecendo a especificações militares, esta canoa está disponível em duas cores, verde militar e vermelho vivo, existindo ainda duas variantes de maiores dimensões, e com preços francamente mais elevados, mas que possuem outro tipo de capacidade e são mais adequadas a um uso de maior duração em zonas de rápidos.

O preço começou pelos 250 dólares, para os primeiros apoiantes do projecto, passou depois para os 299, num estágio intermédio de desenvolvimento, e encontra-se agora, quando se aproxima do lançamento, nos 325 dólares, existindo opções para conjuntos que podem incluir diversos items ou várias unidades, os quais tendem a permitir aquisições por valores inferiores aos praticados unitariamente.

Uma vez lançado no mercado, o preço de venda será de 400 dólares, ou seja, mais 150 do que aqueles que optaram por efectuar o pagamento logo nas primeiras fases do projecto, o que, caso tudo corra pelo melhor, o que numa larga percentagem dos casos acontece, este será um investimento acertado, demonstrando assim um dos principais factores que tem levado a que esta forma de financiamento tenha uma crescente adesão, sendo adoptado mesmo por parte de firmas conceituadas que, desta forma, reduzem em muito o investimento de capitais próprios.

A opção pela participação numa aquisição durante um processo de "crowdfunding", quando bem estudada, tende a ser rentável, e a nossa experiência confirma-o, permitindo efectuar compras a um preço bastante favorável, sendo que, nalgumas situações, será a única possibilidade de proceder à compra, seja porque nunca será comercializado no mercado, seja porque o preço atingirá valores que vão para além das possibilidades do comprador, levando-nos a sugerir aos nossos leitores que acompanhem as plataformas mais conhecidas e efectuem pesquisas de produtos que lhes venham a interessar.

quarta-feira, novembro 13, 2019

O rádio CD Thunderpole T-3000

A Thunderpole, um fabricante de equipamentos de comunicações inglês, apresentou o rádio CB da bando dos 27 MHz, T-3000, um modelo de preço acessível, custando apenas 99.99 Libras, perto de 115 Euros, e muito compacto, desenhado para ser instalado numa prateleira de 1 DIN, pelo que pode substituir um vulgar autorádio, dado ter a mesma dimensão frontal.

Com apenas 85 milímetros de profundidade, capaz de operar a 12 e 24 volts, este modelo, uma vez instalado, integra-se completamente no painel do veículo, possuindo um microfone frontal, o conector para o microfone e um écran de boas dimensões, com cor selecionavel e intensidade regulável, para além dos botões necessários à operação.

O T-3000 tem 80 canais europeus e comunitários, mais bandas europeias, uma potência de 4 Watt e opera em modo AM e FM, inclui funções "scan", "squelch" manual e automático, S-Meter, bloqueio de teclas, mudança de banda premindo apenas um botão, subida e descida de canal no microfone, suporta VOX e canais 9 e 19, pelo que implementa as principais funcionalidades que se pretende num rádio CB desta gama.

A instalação tem um misto de rádio, em termos de conexões e face à necessidade de uma antena compatível, e de autorádio, com o mesmo tipo de instalação física, incluindo os acessórios necessários, podendo ainda ser alimentado via tomada de isqueiro e colocado num suporte próprio, o que dispensa instalação, permitindo ser colocado e retirado com facilidade, operando, eventualmente, ligado a uma antena de base magnética.

terça-feira, novembro 12, 2019

Duplicar contornos

Apesar dos avanços dos sistemas ópticos e digitais, nas suas mais diveras formas, a reprodução de uma forma existente pode ser, em muitos casos, efectuada através de equipamentos ou dispositivos mais simples, que funcionam mecanicamente, dispensando quaisquer acessórios ou conhecimento de tecnologias sofisticadas, incluindo-se aqui os duplicadores de contornos.

Construído em plástico ABS, com dimensões de 146 x 105 x 26 milímetros e um peso de apenas 180 gramas, este marcador de perfís tem a capacidade de registar contornos com profundidades até aos 45 milímetros, numa extensão de 146 milímetros, com registo em unidades métricas e imperiais e tendo um preço que ronda os 7 Euros e meio.

O processo de utilização é simples e intuitivo, bastando pressionar este utensílio contra o objecto cuja forma se pretende registar, fazendo com que os perfís sejam deslocados, duplicando a forma original, o que permite o seu registo e facilita a construção de peças com a mesma forma.

Para concluir o processo, pode-se, simplesmente, recorrer a um lápis para seguir o contorno obtido, registando-o numa folha que pode servir de molde ou guia num processo de corte, que reproduzirá a forma do objecto original, sendo que, naturalmente, será de proceder a alguns pequenos ajustes, dependendo da precisão exigida.

segunda-feira, novembro 11, 2019

Adquirir em plataformas de "crowdfunding" - 2ª parte

O pagamento efectua-se, tipicamente, através de um meio electrónico, cartão de crédito ou de débito, podendo haver a alternativa de recorrer ao Paypal, sendo de ter em atenção quais os portes, que devem ser anunciados pelo promotor do projecto, bem como a possibilidade de existir pagamento de direitos alfandegários, algo que ocorre quando o envio é efectuado a partir de um país extra comunitário.

Portanto, depois de feitas a contas e havendo uma estimativa do prazo de entrega, tendo avaliado o grau de cumprimento que se pode esperar de um projecto ainda em curso, será de efectuar uma avaliação dos vários factores e uma análise comparativa com as propostas existentes no mercado, comparando características e preços, antes de optar pela participação numa aquisição via plataforma de "crowdfunding".

Apesar de a maioria das campanhas estar orientada para produtos electrónicos, a variedade é imensa, pelo que optamos por escolher como exemplo algo diferente, concretamente uma canoa insuflável com características que os responsáveis pelo projecto consideram únicas, entre estas a facilidade de transporte, face às suas pequenas dimensões, peso e forma de acomodação, e à capacidade de navegar em locais estreitos e mesmo com alguns obstáculos.

Esta canoa individual tem um peso inferior dois quilos, enche-se em poucos segundos e pode transportar 180 quilos de peso, vindo responder a um pedido para uma embarcação insuflável, compacta e resistente, que pudesse ser enchida sem o recurso a uma bomba e que permitisse o atravessamento de cursos de água estreitos e com corrente forte.

domingo, novembro 10, 2019

Fim de semana trágico nas estradas portuguesas - 3ª parte

Esta seria uma das justificações para o elevado número de veículos detectados em excesso de velocidade, segundo as autoridades policiais, do que resultou que num único fim de semana prolongado, mais de 100 acidentes provocassem uma dezena de vítimas mortais, 24 feridos graves e mais de 350 feridos ligeiros, números que excedem em muito os verificados no ano anterior, mas, se efectivamente muitos circulavam numa velocidade superior ao permitido por lei, certamente muitos outros o faziam a uma velocidade incompatível com as condições da via, incluindo-se aqui o efeito da chuva que ocorreu nesse período.

É de notar que, mesmo não conhecendo estatísticas que estabeleçam a ligação entre o tempo chuvoso, e consequentemente piso molhado, ou outras condições adversas e o número de acidentes, não temos dúvidas que o aumento de acidentes e vítimas está ligado a estes factores, podendo acrescer as questões de calendário, ou seja a existência de feríados que facilitem viagens de maior extensão, mas não um período que dispense quem quer aproveitar este período de aproveitar o escasso tempo ao máximo.

E aqui voltamos ao omnipresente factor humano, consubstanciado num comportamento que a legislação dificilmente poderá controlar, e que fica bem patente pelo número de acidentes que se tende a considerar como ocorrendo em excesso de velocidade mas que, não havendo provas que o demonstrem, serão quase certamente, o resultado de uma velocidade excessiva, fruto de uma óbvia falta de prudência e de alguma incapacidade técnica, factores muito comuns nos condutores portugueses, que se consideram muito melhores a conduzir do que realmente são.

Para estes, apenas a presença de uma autoridade é dissuasora no momento da infração, única forma de prevenir situações que, mesmo posteriormente punidas, podem ter consequências da maior gravidade para os próprios e para terceiros, mas a falta de investimento em meios de vigilância, reduzindo o número de quilómetros percorridos pelas autoridades policiais, enquanto se opta pela que gera maiores receitas, nomeadamente a cobrança de coimas, acaba por promover os comportamentos que urge desencorajar.