sábado, fevereiro 06, 2021

Opera 74 final já disponível

Foi disponibilizada na passada quarta-feira a versão final do Opera 74, incluindo alguns melhoramentos e novas funcionalidades, mas, sobretudo, corrigindo diversos pequenos erros ou falhas e melhorando o desempenho e estabilidade globais, o que justifica plenamente efectuar esta utilização, que se realiza de forma automática e muito rápida.

Foi adicionada a possibilidade de colocar uma "tab" em silêncio, mantendo-a presente, mas não activa, libertando memória, mas permitindo um rápido regresso, melhora o desempenho global, sobretudo em equipamentos com menores recursos, com esta nova funcionalidade a vir activa na configuração original.

As "Easy Files", que incluem os ficheiros recentemente descarregados, deixam de estar limitadas a três, passando a incluir os ficheiros mais recentes, sendo incluído um menú de "feedback" de utilização mais simples e imediata, o que vem facilitar a utilização desta funcionalidade, ainda desconhecida por muitos, mas que vale a pena explorar.

Também a pesquisa por uma palavra nas "tabs", que percorre todas aquelas que estão abertas ou foram fechadas recentemente, foi melhorada, sendo acedida clicando na lupa ou pressionado "ctrl" e "space", após o que se pode digitar a palavra a pesquisar, com as "tabs" a abrir de acordo com a pesquisa, fechando automaticamente se, por se continuar a digitar, esta for excluída.

sexta-feira, fevereiro 05, 2021

Uma tragédia há muito anunciada - 4ª parte

Ao invés, as decisões foram sendo adiadas, com a célebre reunião de dia 12 no Infarmed a ser o melhor exemplo daquilo que nunca se pode fazer, e o próprio calendário, estabelecendo dias de espera, transmitir a percepção da falta de urgência e, consequentemente, da normalização de atitudes de maior risco, que, face à mensagem transmitida, pareciam agora normais e socialmente aceitáveis.

Mesmo face a um galopante agravamento da situação, o governo manteve um rumo direito ao abismo, ignorando avisos de especialistas e números cada vez mais preocupantes, numa completa falta de capacidade para decidir, esperando, mais uma vez, que fossem os acontecimentos e a pressão popular, essa sim, alarmada com o número de mortos a ultrapassar as duas centenas por dia, a exigir medidas.

Nem assim foram adoptadas, de imediato, as medidas de confinamento e restrições capazes de controlar os danos, perdendo um tempo precioso com hesitações, quando toda a doutrina aponta para a absoluta necessidade de reduzir contactos, como única forma de controlar uma situação que, a cada dia, se revelava mais desastrosa e comprometedora para as populações e para a própria economia do país.

Sem capacidade para assumir os erros, mesmo o pedido de ajuda internacional, inevitável face à extensão da tragédia, foi efectuado da forma mais discreta possível, e muito tardiamente, com os primeiros observadores, que vieram estudar a situação, a chegar quando o número de mortes diárias rondava as 300 e todo o sistema de saúde parecia colapsar.

quinta-feira, fevereiro 04, 2021

Conector OTG por Euro

Entre os acessórios mais úteis para quem usa um telemóvel com funcionalidade OTG, abreviatura de "on the go", que permite ligar dispositivos de armazenamento externos via porta USB, são os conectores necessários a efectuar esta ligação física,

O modelo que hoje apresentamos tem a vantagem de ser de dimensões particularmente reduzidas, com apenas 20 x 12,45 x 2.55 milímetros, que, quando em uso, ficam parcialmente no interior dos dispositivos a utilizar, e conecta directamente as populares "pen" USB, que ficam, praticamente, encostadas ao telemóvel.

Tal como outros conectores deste tipo, a instalação é meramente física, correspondendo a encaixá-lo adequadamente, com o suporte lógico a ser fornecido pelo próprio sistema operativo, evitando-se assim a necessidade de instalar programas ou controladores de suporte, o que pode não estar ao alcance de todos e pode resultar nalguma instabilidade ou perda de desempenho do equipamento.

Disponível para equipamentos com USB do tipo C ou micro-USB, com um preço que ronda um Euro, incluindo portes a partir da Ásia, suporta os sistemas operativos mais conhecidos, incluindo não apenas dispositivos móveis, mas também aqueles que usam sistemas operativos da família Windows, MacOS e Linux, com "kernel" 2.4.x ou mais recente, estes conectores revelam-se verdadeiramente universais e de extrema utilidade.

quarta-feira, fevereiro 03, 2021

Uma tragédia há muito anunciada - 3ª parte

Dado que, pela mesma altura, surgem as primeiras vacinas, e todos assistimos à festa que rodeou a sua chegada, a mensagem era óbvia, apontando, mesmo que subjectivamente, no sentido de se ter terminado um capítulo, como disseram responsáveis políticos, que assinalaram o "fim do princípio", a que se pode associar, naturalmente, o ultrapassar da fase mais crítica da pandemia.

Imediatamente a seguir ao período de Natal, surge a passagem de ano, altura em que o número de infecções assimtomáticas já tinha disparado, pelo que os contágios, mesmo que sendo em número desconhecido, para o que contribuiu a falta de testagem nesses dias, se multiplicaram novamente, dando origem a um novo conjunto de cadeias de transmissão, cuja percepção só surgiu em meados de Janeiro.

Como acontece com uma infecção na qual os sintomas demoram a revelar-se, e nem sempre são aparentes, mesmo para o próprio, uma percepção correcta da realidade implica testagem, mesmo que por amostragem e não de forma sistemática, como forma de acompanhar a situação e poder intervir de imediato, mesmo que com base em informações incompletas e com alguma margem de erro.

Este é o tipo de situação onde uma decisão adiada tem, inevitavelmente, consequências muito mais graves do que uma decisão menos correcta, que pode ser corrigida no futuro, em função da disponibilização de novos dados, mas precisos, num processo contínuo de avaliação e correcção, para o que é necessário saber transmitir uma mensagem clara e merecedora de confiança.

terça-feira, fevereiro 02, 2021

A máquina de café portátil Hibrew ACM009 - 2ª parte

Com uma potência de 80W, e funcionando a 12V, esta máquina de café tem uma bomba que opera a 15Bar e é compatível com cáspsulas Nestle Nespresso, do modelo pequeno, e Nestle Dolce Gusto Capsule, formato grande, bem como outras compatíveis com estes modelos, e cápsulas recarregáveis, do que resulta um preço por café bastante baixo.

A operação é, naturalmente, muito simples, bastando introduzir uma cápsula na máquina, fechar o compartimento, enroscando a tampa, encher o reservatório de água, ligar o equipamento a uma fonte de alimentação e pressionar um botão para obter um café saboroso e quente.

Existem pequenas diferenças de operação, e no tempo necessário para obter um café, dependendo do tipo de alimentação utilizado, mas o resultado final é sensivelmente o mesmo, aproximando-se muito do que se espera das máquinas vendidas nos supermercados e destinadas ao mesmo tipo de cápsula.

O conjunto inclui a máquina de café, um adaptador USB que permite ligar a um equipamento que forneça energia ou a um "power bank", um adaptador para tomadas convencionais de formato europeu, um conector para tomada de isqueiro de um veículo e o manual de operação, sendo uma das opções a ter em conta para quem pretenda uma máquina portátil, de boa qualidade, e com um preço aceitável.

segunda-feira, fevereiro 01, 2021

Uma tragédia há muito anunciada - 2ª parte

Os modelos matemáticos, que recorrem ao tratamento objectivo de dados, mesmo que possam incluir a extrapolação de dados provenientes de outros países ou a introdução de alguns factores, como o efeito do arrefecimento, para o que se estuda o sucedido na Austália, no nosso Verão, Inverno nesse país, ou a variação de distintas medidas de confinamento, dificilmente traduzem a realidade nacional.

Existe um conjunto de factores cuja combinação e interacção tornam cada país absolutamente único, mais difíceis de determinar por estarmos diante de uma situação completamente inédita nas últimas décadas, durante as quais o Mundo mudou radicalmente, mas que não podem ser desprezados ou ignorados, por serem a chave para entender o que esteve na origem da tragédia que vivemos.

Obviamente, a liberdade concedida no Natal teve um impacto decisivo, não apenas do ponto de vista prático, mas na mensagem que transmitiu, dando a entender que a situação actual já permitia uma movimentação da livre e que a proximidade da chegada da vacina, que serviu de base a autênticas sessões de propaganda, resolveria problemas pervalecentes, no que parecia ser o fim da crise que atravessamos.

É óbvio que um alívio, mesmo que temporário e supostamente controlado, quando a pressão é muito elevada, tende a resultar em efeitos muito superiores aos que se previam, com o agravante de ser virtualmente impossível regressar ao rigor do regime anterior após dar a entender que a possibilidade de uma maior liberdade existia e, por razões algo inexplicáveis, era negada.

domingo, janeiro 31, 2021

Land Rover Owners de Março de 2021 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Março de 2021 da Land Rover Owners International, tendo na capa um Defender 110 300Tdi completamente preparado e transformado em veículo de expedição, oferecendo condições de habitabilidade e permanência francamente interessantes.

Naturalmente, com a chegada do novo Defender, este modelo ganha protagonismo, sendo examinada e testada fora de estrada a versão com motor V6, mas modelos mais antigos, como o P38, têm igualmente uma presença de destaque, com artigos sobre o seu restauro um guia de compra que, após o Brexit, está cada vez mais longe da realidade nacional, tendendo a dirigir-se cada vez mais ao mercado britânico.

A reconstrução de um excelente 101 "Forward Control" e um Serie 1, virtualmente perfeito, um conjunto de fotos do primeiro Land Rover, de condução central, recentemente descobertas, algumas expedições, entre estas uma no Líbano, um país que poucos conhecem e de história muito antiga, outra em Inglaterra, alguns artigos de utilidade, como o melhoramento da iluminação no Inverno, revelam-se, igualmente, interessantes e úteis.

Estão, naturalmente, presentes as habituais secções, sendo de destacar o artigo que descreve a actualização de um sistema de telefone "bluetooth" num L322, a instalação de um turbo híbrido e de uma bomba injectora modificada num motor 2.8 Tdi, para além daquelas que divulgam actividades dos clubes ou incluem a participação dos leitores, bem como a extensa publicidade temática e a apresentação de um conjunto de novos produtos, completando assim um número com muitos motivos de interesse.