sábado, agosto 05, 2023

Colete reflector personalizável - 1ª parte

São inúmeros os modelos de coletes de trabalho disponíveis no mercado, mas alguns são particularmente vocacionados para organizações, podendo ser personalizados com os logos e cores destas, e tendo capacidade de transporte adequada, sendo complementados com faixas reflectoras que, dependendo do uso, devem obedecer às normas e regulamentações em vigor.

Fabricado num misto de algodão, Taslon e Oxford com 200 gramas por metro quadrado, este colete é fechado por um fecho éclair e ajustado através de seis correias, três de cada lado do tronco, sob os braços, o que permite ser usado sobre diversos tipos de vestuário, incluindo agasalhos, e que um mesmo número seja compatível com utilizadores com alturas e pesos distintos.

É relevante, para muitas funções, a presença de faixas reflectoras, sobre os ombros, nas costas e nos bolsos frontais, colocados ao nível da cintura, e que oferecem uma boa capacidade para transporte de objectos, mesmo com algum volume, e que são fechados por velcro.

Complementam estes bolsos, outro do lado direito, um pouco acima, com presilhas para canetas ou objectos cilíndricos de pequeno diâmetro, e outros dois, do mesmo lado, perto do ombro, um dos quais se destina a um equipamento de comunicações, como um rádio, ficando o espaço do lado direito reservados a um cartão identificador, visível através de uma transparência, e para um logotipo.

sexta-feira, agosto 04, 2023

5G já está presente na totalidade dos municípios portugueses - 1ª parte

Todos os municípios portugueses já têm estações 5G instaladas, cobrindo, em teoria, perto de dois terços da população, o que representa um aumento de 12% no segundo trimestre, com quase 8.000 estações já instaladas e em funcionamento.

Este aumento de cobertura é particularmente relevante quando se anuncia o termo do 3G, que começará a ser desligado faseadamente dentro de semanas, mas a distribuição das novas antenas 5G e a sequência a que obedece o desligar do 3G não deixa de levantar diversas questões, entre as quais as que dizem respeito à segurança das populações.

Não temos visto ter sido dado, por parte da comunicação social e de quem opera na área do socorro, grande relevo ao desligar do 3G e à expansão do 5G, como se tal fosse, essencialmente, uma questão comercial, na dependência das operadoras, com o 4G e o muito antigo 2G a garantir a continuidade do serviço, como se tal fosse o suficiente para uma transição pacífica e segura da qual não decorrem efeitos secundários.

Uma análise um pouco mais atenta aponta noutro sentido, sendo de observar que a distribuição das novas antenas, apesar de presentes na totalidade dos concelhos, apenas chega a dois terços dos residentes, excluindo áreas mais remotas, onde o 5G não está disponível, nem podemos ter uma previsão de quando chegará.

quinta-feira, agosto 03, 2023

O Land Rover Defender 110 da Bburago na escala 1/24 - 2ª parte

Também os faróis, e aqui podemos incluir os piscas e outras superfícies vidradas, tal como os espelhos retrovisores, são de excelente qualidade, com os detalhes a chegarem à parte inferior do modelo, prejudicada, sobretudo, pelos orifícios para os parafursos que prendem o modelo à base, algo que é comum à maioria dos fabricantes e que garante uma boa segurança no transporte dentro da embalagem original.

A Bburago optou por uma versão com o tejadilho com grandes áreas transparentes, possibilitando uma melhor visualização de um interior cuidado, e, abrindo o capot, pode-se encontrar uma excelente reprodução do motor, com os detalhes que podemos esperar num modelo de qualidade nesta escala, e que reproduz de forma correcta o que se pode encontrar no veículo real.

Os modelos da Bburago podem ser melhorados, caso se opte por desmontá-los, mesmo que parcialmente, separando a carroçaria do chassis, o que permite aceder ao interior de forma simples, facilitando a pintura ou o adicionar de novos detalhes que, sobretudo com as portas abertas, uma característica que os modelos da Bburago produzidos nas escalas maiores mantêm, ficam particularmente visíveis, do que resulta uma miniatura com um aspecto que a aproxima mais da realidade.

Com um preço que pode ficar perto da vintena de Euros, dependendo do fornecedor, o modelo da Bburago, tal como é apanágio desta marca, tem uma excelente relação qualidade-preço, sendo, provavelmente, a melhor reprodução que se pode encontrar do novo Defender 110 nesta gama de preços, pelo que será uma miniatura a ter em conta por todos quantos apreciam o novo modelo da Land Rover.

quarta-feira, agosto 02, 2023

Écrans de 24" no eBay por 20 Euros - 2ª parte

A conexão é feita via portas DVI-D e VGA, está disponível uma porta áudio de 3.5 milímetros, que liga a dois altifalantes de 1W, com o suporte a obedecer aos standards VESA, não tendo nem portas USB, nem câmara vídeo, faltando uma ligação HDMI que, na altura, ainda não era tão popular como na actualidade, o que implica dispor de um cabo DVI para utilizar o écran em pleno.

Está presente uma tecnologia anti-oscilação, controles de 6 eixos, comunicação digital de alta velocidade e possibilidade de adicionar uma protecção anti-furto da Kensington, com os controles a serem intuitivos, muito embora se aconselhe a descarregar o manual via Internet para uma melhor compreensão, podendo descarregar-se utilitários para o sistema operativo, que, tendo em conta a idade do écran, foram pensados para versões do Windows que já não estão em uso.

É de notar que este não é um modelo particularmente rápido, adequado a jogos que correm em alta resolução e com vídeos rápidos, mas, para quem pretenda um écran para trabalho ou navegar na Internet, este LG responde perfeitamente, tendo as características necessárias e proporcionando uma boa visualização de conteúdos.

Em termos de utilização, ligados a estações de trabalho da Dell, estes LG revelaram-se práticos, correspondendo bem ao tipo de resolução da placa gráfica, com excelente desempenho a 1920 x 1200, cores vivas, talvez algo intensas, o que pode ser configurado com facilidade, de modo a que a visualização seja mais agradável e consistente.

terça-feira, agosto 01, 2023

O Land Rover Defender 110 da Bburago na escala 1/24 - 1ª parte

A Bburago, um dos fabricantes de modelos de veículos europeus mais conhecidos, e que continua a operar a partir de Itália, apresentou recentemente uma miniatura do novo Land Rover Defender, na versão 110, na escala 1/24, disponibilizado em verde, negro ou prateado e, tal como é hábito para a Bburago, sendo fornecido completamente montado e pintado.

Com 198 x 80 x 80 milímetros, este é um modelo com boas dimensões, bastante vistoso, com linhas e proporções correctas, e que reproduz bem o novo Defender na versão 110, sendo patente que a Bburago tende a optar pelas versões longas em detrimento das curtas, numa abordagem semelhante à que seguiu para o seu antecessor e mesmo para o Serie 3, este na versão 109.

Com uma carroçaria em metal pintado, peças em plástico e pneus em borracha, este é um modelo interessante, com bons detalhes, sobretudo a nível de interior, e um acabamento de bom nível, capaz de competir com rivais francamente mais dispendiosos, com a Bburago a manter-se num patamar em que tenta conciliar a miniatura, com pormenores de qualidade, e uma vertente de brinquedo, onde as portas dianteiras e capot a abrir e a direcção funcional pontificam.

Salta à vista a qualidade e uniformidade da pintura, com marcações e emblemas em tampografia, os detalhes do interior, particularmente completo, com mostradores, instrumentos, logotipos e todo um excelente conjunto de detalhes, mas que, por moldado em plástico, não terá a tonalidade e brilho mais adequado, bem como as jantes, com os respectivos pneus e os discos de travão, cuja textura parece bastante realista.

segunda-feira, julho 31, 2023

Mensagens do Google passa a ter MLS

O Google anunciou a implementação do Messaging Layer Security (MLS), um protocolo de encriptação padronizado, na sua aplicação de mensagens, o que permite esperar que esta passe a operar conjuntamente com outras plataformas que recorrem ao mesmo standard.

A adopção de um protocolo que permite encriptação entre cada ponto final, permitindo a interoperabilidade de plataformas, tem efeitos práticos relevantes, permitindo a cada utilizador utilizar o cliente ou aplicação preferido para comunicar, mas também é uma resposta política às determinações da Comissão Europeia, que tem vindo a impor restrições contra empresas consideradas monopolistas.

A adesão a um protocolo aberto, usado por múltiplas plataformas, que recorrem a distintas implementações, tem óbvias vantagens, mas pode resultar em diversas vulnerabilidades, com origem nas aplicações ou sistemas mais fracos, onde poderão vir a ser encontradas portas de entrada que possam comprometer a segurança de quem recorre às plataformas mais robustas, situação que merece uma atenção especial.

A implementação do MLS chegará nas actualizações da aplicação, que refletirá as novas implementações da plataforma, pelo que os utilizadores brevemente irão beneficiar desta nova capacidade, sem necessidade de proceder a alterações de configuração, com óbvias vantagens em termos de inter-operabilidade com quem recorrer a outras plataformas de comunicação, dispensando assim aplicações adicionais para o fazer.

domingo, julho 30, 2023

Renovar comandos 3TXB - 2ª parte

Os "kits" têm um preço perto dos 3 Euros para a capa e apenas mais cinquenta cêntimos caso inclua os "microswitches", pelo que sugerimos optar por esta última solução, mesmo que o propósito seja apenas a substituição do exterior, ficando em reserva com as peças que permitem uma reparação mais complexa.

Adicionalmente, pode-se proteger o comando recorrendo a uma capa de silicone, feita à medida, e que se revela bastante eficiente na protecção contra impactos, sendo um investimento de apenas 3 Euros, incluindo IVA e portes, que bem se pode justificar, acrescendo muito pouco ao preço do comando e podendo evitar muitos dissabores.

Dado que a placa se mantém, não é necessário nenhuma reprogramação, mas, caso a pilha tenha sido trocada, pode ser preciso proceder a um novo reconhecimento do comando, que depende do modelo do veículo, mas que não implica dispor de qualquer equipamento, consistindo em passos simples como pressionar um botão um dado número de vezes, eventualmente acompanhado de um passo complementar.

Se excluirmos a mão de obra, caso necessária, esta renovação fica por perto de oito Euros, incluindo uma bateria CR2032 de um fabricante conceituado, podendo ser uma forma de prolongar a vida de um tipo de comando que começa a escassear no mercado, do que resulta o aumento do preço de venda, hoje francamente mais elevado do que se verificava num passado bastante recente.