sábado, setembro 21, 2019

O "Trail 2" da TwoNav - 1ª parte

A TwoNav, que muitos associam ao CompeGPS, apresentou os seus novos "Trail 2", um GPS portátil produzido em Espanha, nas próprias instalações da empresa, dando assim um passo no sentido de se autonomizar, sendo agora capaz de oferecer soluções completas, sem dependências de terceiros.

Disponível em diversas versões, cada uma destinada a um fim específico, como desportos radicais ou motorizados, para além de uma versão base, o "Trail 2" é compacto, fácil de transportar e muito preciso, recorrendo aos sinais dos sistemas GPS, Galileo e Glonass, para fornecer os resultados posicionais.

Com apenas 80 x 131 x 20 milímetros e um écran táctil de 3.7" de 480 por 640 pixels, de excelente visibilidade e complementado por um sistema de alta voz, o Trail 2 pesa apenas 220 gramas, incluindo uma bateria integrada de grande duração, que permite operar durante mais de 20 horas, este é um modelo de muito fácil utilização, com 4 botões a complementar o sistema táctil.

O processador de sinais GPS é um SE 880, tendo 1 GB de memória RAM e 16 Gb de memória interna, 12 dos quais disponíveis para o utilizador, com comunicações via GPRS, WiFi e "bluetooth", para além de conexão via cabo USB, incluído na caixa, estando ainda presentes bússola digital, barómetro e acelerómetro.

sexta-feira, setembro 20, 2019

Secretário de Estado da Protecção Civil constituido arguido - 1ª parte

A constituição como arguido do ex-secretário de Estado da Protecção Civil, e a sua subsquente demissão, era expectável, no fundo uma mera questão de tempo, sendo óbvio que o seu adiamento resultou de uma mera gestão política de um incidente cuja gravidade ainda é desconhecida em toda a sua amplitude.

Foram efectuadas buscas à residência de José Artur Neves, do dono da "Foxtrot Aventura", e do general Morato Nunes, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, bem como a diversas instalações deste entidade, incluindo centros distritais de operações de socorro, numa operação que se prolongou várias horas e levou à apreensão de numerosos documentos.

Estão em crimes de corrupção, fraude e participação económica em negócios, numa adjudicação feita pelo gabinete do anterior secretário de Estado a preços muito superiores aos praticados no mercado ao marido de uma autarca socialista, num negócio cujos contornos são mais do que suspeitos e levaram, numa primeira fase, à demissão do adjunto de Artur Neves.

Esta demissão inicial, que não passou de um controle de danos, nunca iria evitar que as investigações se alargassem a outros responsáveis e entidades, sendo manifesto que a ideia era a de adiar, tanto quanto possível, os impactos negativos deste caso, que acaba por ganhar novo ímpeto pouco antes do início da campanha eleitoral.

quinta-feira, setembro 19, 2019

Quase metade das novas ambulâncias do INEM avariadas - 1ª parte

Das 20 novas ambulâncias que entram ao serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em Abril deste ano, 9 estão inoperacionais, uma delas devido a um acidente, as restantes devido a diversas avarias, que afectam as luzes de emergência, bem como a célula sanitária, onde equipamentos, como frigoríficos, deixam de funcionar, obrigando a reparações que as imobilizaram.

São, essencialmente, problemas do foro eléctrico que dizem respeito à conversão do veículo original para este tipo de missão, pelo que nada se pode dizer, em princípio, do fabrico, mas tão somente a nível do serviço que implementou as alterações para que um furgão comum pudesse vir a ser usado como ambulância, um processo repetido e conhecido, pelo que se estranha tão elevado número de falhas.

Estas nove ambulâncias avariadas, que estão distribuídas por diversas zonas do País, foram adquiridas à IVECO por um valor total de 1.035.000 de Euros num lote de 20, portanto, com um custo unitário que excede em pouco os 50.000 Euros, estando previsto que durante o mês de Outubro voltem ao serviço do INEM, que optou por recorrer a veículos mais antigos como meio de substituição.

As ambulâncias de substituição têm entre 10 e 12 anos e os 400 e os 600.000 quilómetros, demasiado para serem consideradas adequadas a missões de socorro, onde a deslocação a alta velocidade é frequente, sendo óbvio que veículos com elevada quilometragem, independentemente da sua manutenção, não proporcionam a segurança adequada, nem garantem uma fiabilidade que permita ter confiança nos meios utilizados.

quarta-feira, setembro 18, 2019

Apresentado o novo Land Rover Defender - 4ª parte



Apesar da nossa preferência para veículos todo o terreno ir para pneus de perfil mais alto, a inclusão de discos de maiores dimensões tem, como consequência inevitavel, o aumento do diâmetro das jantes, do que resulta, caso se pretenda manter os pneus dentro de um dado diâmetro, estes terem um perfil mais baixo, sendo certo de que esta opção expõe mais as jantes, sobretudo em terreno irregular, podendo resultar em danos que, sendo estas em liga leve, facilmente resultam numa reparação onerosa.

Não obstante, graças a uma electrónica muito sofisticada que gere um sistema de transmissão integral elaborado, este Defender apresenta um excelente desempenho fora de estrada, recorrendo a opções e soluções completamente distintas do modelo anterior, onde a mecânica aliada a caixa de transferências e diferenciais representavam uma solução eminentemente física, sem ajuda exterior de electrónica, onde o papel do condutor era essencial.

Ao recorrer a uma solução baseada na electrónica, onde os sensores e microprocessadores são essenciais, o novo Defender permite uma condução fora de estrada em segurança a quem tenha menos experiência, mas pode acrescentar factores de vulnerabilidade e implicar um tipo de equipamentos de diagnóstico que vai muito para além das conhecidas Nanocom, não apenas no preço, mas na sofisticação e no "know how" necessário para a sua operação, podendo assim ficar, nesta vertente, fora do alcance de muitos proprietários.

Naturalmente, perdendo a anterior rusticidade, que lhe conferia um papel único entre os veículos destinados a expedições nos locais mais remotos, bem como a conhecida modularidade, que facilitava transformações e conversões, o novo Defender instala-se num segmento de mercado muito diferente, com outro público-alvo, que, naturalmente, terá que possuir um poder económico muito superior à média, o que pode comprometer as suas vendas em Portugal.

terça-feira, setembro 17, 2019

O "Personal Vault" no "One Drive" - 1ª parte

O "One Drive" da Microsoft proporciona um espaço de alojamento na "cloud", de muito fácil acesso para quem utiliza o sistema operativo Windows, que o vê como uma simples unidade lógica, semelhante a uma pasta local, no qual podem ser alojados diversos tipos de ficheiros, como documentos ou fotos, sobre os quais operam os mesmos programas que interagem com os seus congéneres armazenados localmente.

No entanto, e por ser um espaço na "cloud" acessível de forma muito aberta e transparente, dispensando autenticações periódicas e mantendo-se activo desde que as credenciais estejam presentes no equipamento a partir do qual o acesso é efectuado, o "One Drive" apresenta alguns problemas de segurança que resultam da sua imediata acessibilidade.

Para obviar esse problema, a Microsoft adicionou o "Personal Vault" ao "One Drive", essencialmente, uma pasta com um nível de protecção superior, destinada a guardar documentos de maior importância, e que implica uma autenticação no momento em que é efectuado o acesso, sendo obrigatória a confirmação via "Microsoft Autheticator", caso instalado, ou por um método alternativo, como um SMS enviado para um dispositivo móvel previamente autenticado.

É necessário instalar, ou actualizar para a versão mais recente, o "software" do "One Drive" para o dispositivo em uso, seja com Windows ou Android, e nessa altura, para além de percorrer as descrições do produto, proceder à autenticação, tal como acontecerá em qualquer acesso corrente, aconselhando-se igualmente a que se instale o "Microsoft Authenticator", que facilita em muito a autenticação do utilizador no acesso a esta funcionalidade.

segunda-feira, setembro 16, 2019

Apresentado o novo Land Rover Defender - 3ª parte



É de notar que todo o espaço interior é substancialmente superior ao do modelo anterior, revelando uma muito maior habitabilidade, algo que não é de espantar dado que este novo Defender tem um maior volume e peso, com todas as quotas relevantes a serem maiores, o que também tem implicações no transporte de carga.

Todos os motores disponíveis são muito evoluídos, começando no SD4, um diesel com 2 litros e 200 cavalos de potência, e que será, quase certamente, o mais vendido em Portugal, passa por um 2 litros a gasolina com 300 cavalos, terminando num 3 litros, igualmente a gasolina, com 400 cavalos de potência.

A transmissão às quatro rodas é feita através de uma caixa automática de 8 velocidades, tendo uma suspensão dianteira SLA com tirante inferior duplo e uma traseira integral link, estando a travagem a cargo de um sistema de travões de disco, com 349 e 325 milímetros, respectivamente à frente e atrás.

As jantes e pneus são, igualmente, muito diferentes do modelo anterior, com jantes que 18 e as 22 polegadas, com entre 8 e 9 de largura, e pneus que começam nos 255/70R18 e terminam nos 275/45R22, resultando em diametros inferiores aos de pneus usados no anterior Defender, como os conhecidos 265/75R16 ou 235/85R16, facto que se deve ao baixo perfil dos pneus escolhidos para o novo modelo.

domingo, setembro 15, 2019

Colas para parafusos

Os líquidos para fixar parafusos, evitando que estes vão afrouxando, são habitualmente designados por "thread lock" e a sua utilização é mais do que recomendada em muitas situações, sobretudo quando existam vibrações ou variações de temperatura, sobretudo quando presentes diferentes materiais, do que podem resultar situações particularmente gravosas, com peças móveis a soltar-se dando origem a avarias críticas.

A utilização deste tipo de cola líquida é extremamente simples, bastando aplicar uma pequena quantidade no parafuso antes de o apertar, sendo necessário verificar se as especificações da mesma e o aperto realizado correspondem ao prescrito nas instruções de montagem, algo essencial para que o processo tenha sucesso.

É de notar que este tipo de colas líquidas possuem características específicas de acordo com a sua composição, pelo que a temperatura de utilização, que neste caso fica limitada aos 150º, o tipo de parafuro suportado, em termos de diâmetro, que para esta cola é de M2 a M12 e a própria vida útil, estimada aqui em 24 meses de armazenamento, são relevantes.

Um pequeno frasco de 10 mililitros de líquido, neste caso em cor azul, com aplicador, com as especificações acima descritas tem um preço que fica pouco abaixo de um Euro, incluindo portes a partir da Ásia, um valor bastante inferior ao de alternativas com melhores características, mas que, para algumas utilizações, são absolutamente necessárias.