sábado, novembro 25, 2023

O anel Jakcom R4 com NFC - 3ª parte

Os utilitários, incluindo um bloco de notas, flexibilizam a utilização deste anel, sendo fácil a partilha de dados, incluindo na "cloud", mas também a autenticação do portador, incluindo efectuar "logins", desde que o dispositivo que procede à autenticação suporte o mesmo tipo de tecnologia.

Existindo em inúmeras variantes e com características distintas, a que correspondem preços muito díspares, mas, tipicamente, obedecendo aos mesmo conceito, os aneis NFC podem ser adquiridos por poucos Euros, para os modelos mais simples, atingindo várias dezenas para modelos mais sofisticados e com melhor acabamento, caso deste Jakcom R4, que custa entre 20 e 25 Euros, já incluindo portes e IVA.

Para os mais exigentes, do mesmo fabricante está disponível o R5, que custa, praticamente, o dobro, mas tem características que o colocam noutro patamar, tendo um armazenamento interno de 128 Gb, o que permite armazenar ficheiros de grandes dimensões, e dispõe de 6 módulos RFID, o que o torna particularmente flexível.

O R5 pode simular dois módulos IC, outros dois ID e dois NFC, o que significa que um total de seis cartões podem coexistir e ser usados de forma simples e transparente, tendo ainda a possibilidade de interagir com a maioria das plataformas de correio electrónico e redes sociais existentes, bem como activar equipamentos domésticos inteligentes conectados à Internet.

sexta-feira, novembro 24, 2023

Sexta-feira de todos os perigos

Chegou a anunciada "Sexta-Feira Negra", e, com ela, para além das esperadas oportunidades, chegam igualmente um conjunto de riscos e ameaças para quem efectua compras via Internet neste dia durante o qual os potenciais clientes são bombardeados, via correio electrónico, com as mais variadas ofertas.

É exactamente por este ser um dia muito específico, durante o qual o volume de ofertas enviadas por correio electrónico ser francamente superior ao normal, que muitos burlões, alguns deles integrados em redes especializadas, aproveitam a oportunidade para desencadear ataques, por vezes muito sofisticados, alguns dos quais passam pela elaboração de "sites" falsos, que replicam os pertencentes a algumas das mais conhecidas empresas que efectuam promoções nesta data.

Muitas destes mensagens são particularmente perigosas por incluirem ligações genuínas e falsas misturadas, pelo que o utilizador, após percorrer algumas ligações que apontam para um "site" autêntico, pode, ao escolher outra ligação, estar num "site" falso, de aparência idêntica, mas que, no final, se destina a receber dados bancários que poderão ser utilizados para os mais diversos fins, colocando a vítima diante de problemas sérios.

Com a disseminação dos sistemas de inteligência artificial, cada vez mais acessíveis, os ataques informáticos são cada vez mais sofisticados e direcionados, nalguns casos personalizados, criando riscos acrescidos, potenciados pela urgência que resulta da combinação de preços baixos e "stocks" limitados, que facilmente fazem vítimas mesmo entre quem está habituado a efectuar compras na Internet, pelo que, sobretudo no dia de hoje, aconselhamos cuidados redobrados não apenas na altura de comprar, mas na própria navegação.

quinta-feira, novembro 23, 2023

CoPilot previsto para o Windows 10 - 3ª parte

Num futuro muito breve, estas e outras ferramentas disponibilizadas pelos diversos fornecedores, vão permitir uma cada vez maior capacidade de dispor de uma assistência interactiva, apoiada em tecnologias evoluídas, como as que permitem a realidade aumentada, complementada por dispositivos autónomos, colocando ao serviço dos seus utilizadores um manancial de possibilidades que permitirão actuar em áreas inovadoras e ganhos de produtividade importantes.

Estamos convictos que todas as plataformas que recorrem aos vários sistemas de inteligência artificial disponibilizados devem ser testados, mesmo que o propósito não seja o de uma utilização regular, dado que apontam o caminho que os vários fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços pretendem seguir, o que permite, de alguma forma, antecipar o futuro nas suas várias vertentes.

Não temos dúvidas que o impacto dos sistemas de inteligência artificial serão enormes, podendo revolucionar vários sectores laborais, sendo possível que quase extingam algumas profissões, enquanto permitam e criação de novas oportunidades noutros sectores, pelo que este pode ser um dos maiores saltos civilizacionais com os quais nos deparamos, com tudo o que tal tem de positivo e negativo.

Sugerimos aos nossos leitores, caso possível, que testem o CoPilot, avaliando as suas capacidades e adequação às necessidades individuais de cada um, eventualmente em paralelo como outras plataformas baseadas nos mesmos conceitos, selecionando o que melhor responda aos seus requisitos, caso pretendam utilizar um tipo de ferramentas que, brevemente, estarão disseminadas por todas as actividades.

quarta-feira, novembro 22, 2023

Os aneis Jakcom com NFC - 2ª parte

Construído num material cerâmico, resultante de micro-cristais, forjados durante dois dias a uma temperatura de 1.400º e posteriormente polido num equipamento de CNC, o R4 tem um aspecto único, sendo excelentemente finalizado e transmitindo uma aparência luxuosa, adequado a um produto de gama alta.

Este anel, pela forma como é construído, não aparenta desgaste de uso, mas pode revelar-se vulnerável a impactos violentos, opera na frequência dos 13.56MHz a 125kHz, operando a distâncias entre os 1 e os 3 centímetros, tendo um módulo IC do tipo UID, um módulo ID T5577 e o módulo NFC do tipo Ntag213.

Naturalmente, sendo um anel, e portanto, podendo ser exposto a condições climáticas adversas, obedece ao protocolo IP68 e pode operar em temperaturas que vão desde os -50º até aos +80º, dispensando qualquer carregamento, esperando-se que funcione sem problemas ou manutenção durante anos, até ao termo da sua vida útil que resultará, quase certamente, da obsolecência, algo que sucede com um cada vez maior número de equipamentos electrónicos.

O processo de leitura e escrita do R4 é o mesmo utilizado para um vulgar cartão, podendo ser acedido via "software", tendo sempre em atenção que a edição do conteúdo de forma não autorizada pode comprometer o seu uso e, consequentemente, fazer terminar a garantia de um ano que o fabricante oferece neste produto.

terça-feira, novembro 21, 2023

CoPilot previsto para o Windows 10 - 2ª parte

Os utilizadores do Windows 10, para além de actualizarem o sistema, devem, ainda, selecionar a opção que permite receber actualizações e correcções que não sejam de segurança assim que disponíveis, o que irá assegurar que o CoPilot, quando disponível para o dispositivo em uso, será descarregado e instalado.

A Microsoft não esclareceu totalmente se todos os dispositivos com Windows 10 poderão receber o CoPilot, podendo haver questões relacionadas com a própria versão do Windows, localização e mesmo as características do equipamento, sendo certo que ao adicionar novas funcionalidades, caso os recursos sejam inadequados, o desempenho pode ser penalizado, com a possibilidade de compromenter a capacidade de resposta do sistema e inviabilizando, em termos efectivos, a sua utilização.

Estamos convictos que todas as plataformas que recorrem aos vários sistemas de inteligência artificial disponibilizados devem ser testados, mesmo que o propósito não seja o de uma utilização regular, dado que apontam o caminho que os vários fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços pretendem seguir, o que permite, de alguma forma, antecipar o futuro nas suas várias vertentes.

Uma das características mais interessantes do CoPilot e da plataforma de inteligência artificial da Microsoft é, precisamente, a de permitir aos programadores desenvolver as suas próprias plataformas, com as especificidades que pretendam e que podem funcionar num âmbito mais restrito ou mais alargado, sendo uma solução a ter em conta para quem tenha uma organização a seu cargo e a queira dotar com novas ferramentas.

segunda-feira, novembro 20, 2023

Os aneis Jakcom com NFC - 1ª parte

A tecnologia NFC, abreviatura de Near Field Communication, resulta de um conjunto de tecnologias e protocolos de comunicações que permitem a conexão de dispositivos a curtas distâncias, tipicamente 4 centímetos ou menos, sendo utilizado, sobretudo para a transmissão de pequenos volumes de dados.

Esta tecnologia pode estar implementada em dispositivos móveis, como telemóveis Android, mas também num vasto conjunto de equipamentos, sendo os mais comuns os terminais de pagamento que permitem operações sem contacto directo, mas também sistemas de acesso, servindo como suporte a inúmeras aplicações que operam sobre este tipo de conexão.

Sendo cada vez mais acessível, e com os circuitos mais miniaturizados, a implementação do NFC já se encontra presente em numerosos equipamentos de pequenas dimensões, entre estes aneis, que permitem, dependendo da aplicação de suporte e das características físicas, substituir um grande número de cartões ou outros dispositivos, bastando aproximar o dedo ao equipamento que vai receber a informação.

Existem inúmeros modelos de anel com NFC, pelo que os Jakcom que mencionamos neste conjunto de textos é apenas exemplificativo das possibilidades deste tipo de dispositivo, cabendo a cada utilizador aferir qual o modelo concreto que mais se adequa às suas necessidades e se enquadra dentro do orçamento disponível.

domingo, novembro 19, 2023

Signal e Whatsapp passam a ter "usernames"

Muito pouco tempo depois de o seu rival Signal ter introduzido nomes de utilizadores, ou "usernames", o Whatsapp seguiu o mesmo caminho, visando, no primeiro caso, melhorar o nível de privacidade e, no segundo, uma melhor identificação em canais onde vários utilizadores possam usar o mesmo nome.

Assim, embora a funcionalidade tenha a mesma designação, o facto é que o objectivo subjacente é distinto, sendo para nós mais relevante e com maior impacto a opção do Signal, para quem a privacidade parece ser uma maior prioridade, enquanto o Whatsapp encara esta novidade como uma facilitação em termos de identificação de utilizadores e conteúdos sem prescindir realmente da forma de identificação primária.

No entanto, espera-se que o Whatsapp, que tem tido uma política de desenvolvimento mais rápida desde que integrado no grupo Meta, venha a expandir a possibilidade do uso dos "usernames", acompanhando a opção do Signal, o que permitiria melhorar substancialmente a privacidade e, consequentemente, a segurança dos seus utilizadores, muitas vezes vítimas de diversos tipos de fraude.

Esta novidade, seja no Signal, seja no Whatsapp, está a ser implementada faseadamente, sendo necessário dispor da última versão da aplicação, procedendo à respectiva actualização, não sendo possível determinar quando todos os utilizadores a poderão utilizar, sendo previsível que o processo esteja concluído num curto espaço de tempo.