sábado, janeiro 08, 2022

O alicate de rebites Topshak RG3 - 2ª parte

Embora em italiano, é fácil entender o conteúdo e as várias funcionalidades desta ferramenta, onde a possibilidade de abrir entalhes em placas de metal é interessante e inovadara, demonstando bem a grande capacidade deste RG3, que se revela muito útil para quem trabalha com metais, podendo ser um bom investimento, por dispensar a aquisição de outras ferramentas.

Da utilização, salienta-se que se trata de um produto inovador e com excelentes capacidades, opinião unânime a nível dos vários utilizadores que deixaram a sua opinião, com o nosso destaque a ir para a rapidez com que aplica os rebites roscados e a robustez da sua fixação, o que permite, recorrendo a parafusos de qualidade, suportar grandes pesos.

Para além do alicate de rebites, estão incluídas as cabeças amovíveis para os diversos tipos de rebites roscados, incluindo M5, M6, M8, 10-24, 1/4-20 and 5/16-18, bem como para rebites convencionais 2.4, 3.2, 4.0, 4.8 e 6.4 milímetros, cada com 10 unidades para serem aplicadas, o respectivo manual, bem como caixas para componentes e para o conjunto.

O preço deste alicate ronda a meia centena de Euros, incluindo portes a partir da República Checa, o que significa que não há lugar ao pagamento de direitos alfandegários, sendo uma boa opção para quem tenha uma pequena oficina ou faça trabalhos onde seja necessário aplicar rebites de diversos tipos.

sexta-feira, janeiro 07, 2022

"Sites" do grupo Impresa sob controle de "hackers" - 3ª parte

Independentemente da forma de ataque, e existem alguns muito elaborados e para cuja defesa são necessárias ferramentas dispendiosas e pessoal especializado, será difícil não reconhecer a fragilidade de um sistema que, numa dada altura do ano é incapaz de detectar um ataque prolongado e desenvolver os procedimentos necessários para o combater, apercebendo-se do sucedido ao mesmo tempo que todos os visitantes do "site", na altura em que os "hackers" anunciam a sua acção.

A altura escolhida não foi selecionada ao acaso, é óbvio que a época de Natal e passagem de ano, sobretudo quando existe imposição de trabalho não presencial, tem como consequência uma menor presença de pessoal especializado, capaz de exercer um controle efectivo sobre o sistema e de analizar situações anormais, como um tráfego que, não resultando num alerta, indicia algo estranho.

Portanto, a altura do ataque foi cirurgicamente escolhida, e, pelo volume de informação copiado, deve ter demorado um período de tempo razoável, durante o qual houve um volume de acessos e um tráfego de dados anormal, podendo, inclusivé, ter impactado o desempenho, sem que tal fosse detectado, seja por sistemas de monitorização, seja por algum operador que estranhasse a situação e interviesse ou reportasse o ocorrido.

Independentemente do desfecho final, e obviamente o retomar do funcionamento normal do "site" e redes sociais não é o mais relevante, mas as consequências do acesso à informação, este ataque deve servir de alerta para um tipo de criminalidade cada vez mais comum nos dias de hoje e para a qual se deve estar especialmente alerta, adoptando as medidas preventivas mais eficazes para os prevenir e um sistema de alerta adequado que não permita o prolongar de um ataque.

quinta-feira, janeiro 06, 2022

Novo material para impressão 3D substitui o alumínio - 1ª parte

Após um largo período de testes, a equipa de investigação e desenvolvimento da Weerg apresentou um novo material exclusivo, designado por PEEK, e que, apesar de ser um polímero termoplástico orgânico, oferece propriedades mecânicas semelhantes às do alumínio.

A Weerg é uma empresa baseada em Itália, que fornece serviços nas áreas do CNC e da impressão 3D, vendo os seus produtos via Internet para todo o Mundo, e que dispõe de equipamentos de excelente qualidade, como as impressoras 3D industriais HP Multi Jet Fusion 5210, as Lherr 4000 para resina e um conjunto de máquinas para CNC, que consegue agora reforçar a sua oferta com um material inovador.

O novo PEEK destina-se a substituir metais não ferrosos, como o alumínio, sendo um polímero da família da polietercetona, com uma elevada resistência UTS que vai até 89 MPa, é inífugo e tolera bem óleos, gorduras e hidrocarbonetos, suportando temperaturas até aos 145º, que pode ser aumentada até aos 250º caso tratado termicamente.

O PEEK resiste bem a vibrações, por muito intensas que seja e suporta humidade, podendo ser utilizado em condições muito severas, com diversos tipos de agressões em simultâneo, o que permite que seja utilizado em áreas tão diversificadas como a mecânica, a aeronáutica, os componentes estrutrais, ou mesmo para o fabrico de próteses ou implantes.

quarta-feira, janeiro 05, 2022

"Sites" do grupo Impresa sob controle de "hackers" - 2ª parte

Alegadamente, os "hackers" terão ganho acesso aos "painéis de cloud (AWS) entre outros tipos de dispositivos", pelo que poderão, enquanto o acesso se mantiver, controlar os conteúdos, mas o mais problemático é o que pode suceder posteriormente, mesmo quando o controle passar para quem legitimamente o deve deter, depois de um período durante a qual toda a informação pode ter sido comprometida, copiada ou manipulada.

Portanto, mas crítico do que a usurpação do espaço "online", é o aviso de que terão sido copiados 50 Terabytes de informações e que estes "dados serão vazados caso o valor necessário não for pago", o que, a ser verdade, constitui uma fuga de informação grave, não apenas a nível interno, mas também porque compromete a informação constante dos registos de clientes, incluindo a forma como estes acedem ao "site" e a informação pessoal nele depositado e pela qual o grupo Impresa é responsável.

Tratando-se de um grupo de comunicação social, podem surgir outros problemas, como a forma como as notícias são tratadas e divulgadas, a identificação de fontes, mas também todo um conjunto de informação contratual e de gestão, que pode revelar informações capazes de comprometer a confiança nos métodos utilizados e a credibilidade do grupo.

Desconhece-se qual o montante pedido como resgate, sendo normal que quaisquer negociações, a existirem, são, tipicamente, mantidas secretas, sendo conhecidos casos de cedência, mesmo que após negociação do valor, mas, na maioria, não há lugar a qualquer pagamento, seguindo a perspectiva de não negociar com terroristas salvo quando existem vidas humanas em perigo.

terça-feira, janeiro 04, 2022

Portugal regressa ao "estado de calamidade" - 14ª parte

O principal problema que encontramos é na estratégia adequada, face a uma percepção inadequada da situação e aos condicionalismos que resultam dos trágicos, e mesmo criminosos, erros do passado, e da proximidade de um acto eleitoral, o que determina uma abordagem diferente da que houve no ano anterior, mais prudente, mas tão errática como anteriormente, sem ser baseada em dados concretos.

Ao tentar proteger de forma semelhante os mais e os menos vulneráveis, sem efectuar um conjunto de descriminações resultantes do impacto do virus nas várias camadas da população, continua-se a trilhar um caminho perigosamente desequilibrado, protegendo um por defeito e outros por excesso, enquanto se compromete de forma cada vez mais grave a actividade económica, num país que tem uma das mais baixas taxas de recuperação da Europa.

Continua a não existir uma linha de pensamento firme e coerente, com sólida fundamentação científica, e aqui entendemos que esta terá que abranger várias áreas, não apenas a nível da medicina ou epidemiologia, mas incluindo todas as que são necessárias para a condução durante um periodo de crise e a antecipação do futuro, evitando que este seja comprometido pela falta de racionalidade e equilibrio de muitas das medidas que têm sido adoptadas, grande parte destas sem resultados efectivos.

Janeiro será, sem dúvida, um mês complicado a vários níveis, para o sistema de saúde, que terá que enfrentar as consequências de uma nova vaga pandémica, mas também para as empresas, fortemente limitadas na última semana de um ano, essencial para muitos procedimentos, e a primeira de um novo ano, altura de balanços e contagens, e que começarão 2022 com duas semanas de atraso face a muitos concorrentes estrangeiros, e para todos quantos, no meio de indecisões e erros, vivem na incerteza enquanto sentem tempo e recursos a esgotarem-se sem a perspectiva de um amanhã melhor.

segunda-feira, janeiro 03, 2022

"Sites" do grupo Impresa sob controle de "hackers" - 1ª parte

Os "sites" do grupo Impresa, que incluem o do jornal Expresso, a SIC, SIC Notícias e Blitz foram atacados durante a madrugada do domingo passado por um grupo de "hackers" designado por "Lapsus Group", que exige o pagamento de um resgate para permitir o acesso aos conteúdos originais.

Num comunicado disponibilizado na manhã de domingo na SIC Notícias, o grupo Impresa, para além de confirmar o ataque informático, algo impossível de negar, admitindo que "algumas das suas páginas nas redes sociais estão, temporariamente, indisponíveis, aparentemente alvo de um ataque informático", informa que "estão a ser desencadeadas ações no sentido de resolver a situação".

Este é o mesmo grupo que terá atacado diversas instituições no Brasil, como o Ministério da Saúde brasileiro, e tem como objectivo a obtenção de um resgate, num processo conhecido como " ransomware", não tendo motivações políticas ou ideológicas.

Na página do Twitter do Expresso, o "Lapsus Group" publicou um link do Telegram com a legenda "Lapsus$ é oficialmente o novo presidente de Portugal", o que demonstra que outras plataformas usadas pelo grupo Impresa também podem ter sido comprometidas, possuindos os códigos de acesso às redes sociais o que permite, também aqui, manipular conteúdos.

domingo, janeiro 02, 2022

O alicate de rebites Topshak RG3 - 1ª parte

Sempre fomos da opinião que, havendo opção, será sempre de utilizar rebites roscados internamente, que os anglo-saxónicos designam por "rivnuts", em vez dos rebites convencionais, o que permite recorrer a parafusos como forma de manter peças ou componentes fixos no lugar pretendido, removendo-os caso necessário.

Um dos alicates mais flexíveis, capaz de aplicar ambos os tipos de rebite e com diversos diâmetros é o Topshak RG3, uma ferramenta de alta qualidade, polivalente, que inclui o conjunto de acessórios que permite usar os diversos tipos de rebite, para além de um estojo e sistema de acomodação de componentes de boa qualidade.

Esta é uma ferramente muito robusta, bem concebida, em termos funcionais e práticos, que multiplica por 25 a força aplicada, com componentes ou acessórios que podem ser substituídos com rapidez e sem o recurso a ferramentas ou utensílios que não os fornecidos e se revela ergonómica e fácil de utilizar.

O conjunto de vídeos disponíveis no Youtube ilustram bem, embora com o óbvio componente de publicidade, a utilização prática desta ferramenta, explorando as suas capacidades e possibilidades num conjunto distinto de utilizações, tendo em vista os vários fins a que se destina.