sábado, abril 13, 2019

Redes de comunicações em residências - 6ª parte

É um erro comum pensar que, estando o "router" protegido, um dispositivo que acede via um ponto de acesso, ou "hotspot", ligado por cabo, será controlado centralmente e não no equipamento a partir do qual efectua a ligação, pelo que se este último não estiver protegido, representa uma porta aberta para todos quantos quiserem aceder, pondo em perigo a segurança da rede.

Este problema, que consideramos sério por ser algo para que muitos utilizadores estão escassamente sensibilizados, foi debatido em textos anteriores, cuja leitura aconselhamos, sendo absolutamente necessário que cada ponto de acesso a uma rede esteja devidamente protegido com uma chave e que esta possua a mesma robustez daquela que é utilizada no "router", sem o que irão surgir vulnerabilidades, sendo que a segurança de uma rede equivale, tal como em tudo, à do seu ponto mais fraco, pelo que havendo um ponto de acesso desprotegido, esta falta de protecção passa a abranger toda a rede.

Desde a rede mais simples, com um pequeno número de equipamentos ligados directamente a um "router", a configurações mais complexas, com distribuição de sinal por diversos pontos de uma residência, todas devem obedecer a um conjunto de princípios dos quais resultem funcionalidade, disponibilidade, equilíbrio e segurança, pelo que o planeamento é sempre essencial, sendo raros os casos onde basta confiar no instinto, algo que acontece apenas em soluções muito simples.

Se os equipamentos mais recentes e sofisticados oferecem um maior número de funcionalidades e de segurança, o aumento da complexidade, mesmo que a configuração base surja como simples e intuitiva, não dispensa a observação de regras e um mínimo de conhecimentos, sem o que as surpresas, normalmente desagradáveis, poderão surgir, com consequências que podem revelar-se graves, caso se permita, por exemplo, uma intrusão de que resulte no acesso a dados armazenados num dos equipamentos, do que facilmente resultam prejuizos difíceis de contabilizar.

sexta-feira, abril 12, 2019

Experiências de impressão 3D - 3ª parte

Caso se pretenda uma solução mais personalizada, estudada para o caso concreto econstruída à medida ou de maior qualidade, o preço subirá, não sendo de espantar que fique pelas três dezenas de Euros, se estudada por um especialista na área que fornece igualmente o material, tipicamente mais dispendioso do que aquele que é adquirido no EBay recorrendo a componentes individuais que terão que ser montados pelo utilizador.

Convém, ainda, dispor de algum "stock" de peças de substituição ou reparação que, efectivamente, são quase consumíveis, dado terem uma esperança de vida limitada, incluindo-se aqui os bicos, extrusores, fita adesiva e tubos em teflon e, eventualmente, um motor, de modo a que, em caso de avaria, a reparação seja efectuada com rapidez e com o mínimo de tempo de imobilização.

Este pequeno conjunto de peças, mesmo incluindo um motor, que será a peça mais dispendiosa, tem um custo que pode rondar a dezena de Euros, podendo-se adicionar, incluido neste valor, uma dezena de agulhas de limpeza, um acessório essencial quando se verifique o entupimento de um bico e que pode evitar a substituição do mesmo.

Também sugerimos dispor de diversos tipos de PLA, já que a temperatura de fusão difere entre fabricantes, sendo certo que os resultados obtidos com alguns tipos poderão ser melhores, para além de que, aqueles que permitem operar a temperaturas mais baixas, resultam em poupança de energia eléctrica e reduzem a probabilidade de entupimento resultante de problemas de refrigeração.

quinta-feira, abril 11, 2019

Experiências de impressão 3D - 2ª parte

Por outro lado, o PLA, que pode ser adquirido por uma quinzena de Euros por quilo, é extremamente barato, tal como o são, comparativamente, as impressoras que recorrem a este material, pelo que o preço de um modelo em plástico com perto de uma quinzena de centímetros é de poucos cêntimos em termos da matéria utilizada e pouco mais para a energia eléctrica consumida durante o processo.

Também é manifesto que os modelos em PLA são francamente resistentes, se excluirmos os detalhes que acrescentamos, como mastros ou peças adicionais, sendo certo que não se danificam quando caem, por exemplo, de cima de uma mesa, permitindo uma manipulação mais fácil e adequando-os a peças de jogo sempre que os detalhes não comprometam a aparência.

Naturalmente, uma impressora PLA adquirida para montar permite, e necessita de alguns melhoramentos, sobretudo a nível da cabeça de impressão, tendo optado por investir algumas dezenas de Euros em dois sistemas de cabeça alternativos, um directo, melhorado, e outro remoto, do tipo "Bowden", que separa os componentes, colocando o motor que empurra o PLA fora do suporte onde se encontra o extrusor.

Sem incluir montagem, e recorrendo ao motor existente, cada uma destas soluções ronda os doze a quinze Euros, dependendo do tipo de material exacto, podendo-se obter um segundo motor por perto de meia dúzia de Euros e um segundo suporte por um valor quase simbólico, o que permite dispor de duas soluções distintas, que podem ser trocadas com alguma facilidade, muito embora tal implique, durante o processo, nivelar a base de impressão.

quarta-feira, abril 10, 2019

"Opera" 60 final disponível

Foi disponibilizada a versão 60 do "Opera", o "browser" que, pelas suas características inovadoras, tem merecido a nossa preferência, sendo o primeiro a estar preparado para a "Web 3.0" e incluindo uma carteira para criptomoedas, características que, num futuro próximo, pode ser decisiva.

Com um novo desenho, sem bordos, mais limpa, com menos linhas divisórias e um alto contraste, o novo "Opera" surge como algo minimalista, colocando de parte tudo o que é secundário ou desnecessário, reposicionando alguns comandos ou funções, de modo a serem mais acessíveis ou intuitivos.

A VPN, gratuita e sem limitação de dados, bem como o bloqueio de publicidade, mantêm-se no topo das funcionalidades, mas será o facto de esta versão vir preparada para a "Web 3.0", acedendo a cadeias de blocos, ou "blockchains" Ethereum, igualmente designadas por dAppps, pensadas numa Internet descentralizada e colaborativa, o que esta nova versão inclui de mais relevante, mesmo que, actualmente, pareça fazer pouca diferença.

Com a versão 60, designada por "Reborn 3" durante o desenvolvimento, o "Opera" mantém-se na vanguarda dos "browsers" em termos de tecnologia e de funcionalidades, pelo que consideramos que deve ser, pelo menos, testado pelos utilizadores, com a versão para "desktop" a ser cada vez mais compatíbilizada com a que é disponiblilizada para dispositivos móveis, partilhando dados e recursos, facilitando em muito a utilização de ambas, com amplas vantagens para os utilizadores.

terça-feira, abril 09, 2019

Experiências de impressão 3D - 1ª parte

Após algumas experiências, nem todas bem sucedidades, os primeiros objectos impressos pela impressora 3D que temos vindo a testar começam a adquirir a forma final, permitindo-nos familiarizarmo-nos com este tipo de tecnologia que, estamos certos, terá um grande impacto num futuro próximo.

Por serem as mais populares, e de mais baixo preço, as impressoras de PLA são as mais utilizadas, permitindo imprimir objectos resistentes, adequados a uma manipulação intensiva, permitindo uma aprendizagem rápida e pouco dispendiosa de que resultem objectos satisfatórios para a maior parte das situações.

Do tipo de tecnologia e materiais utilizados decorre, no entanto, que ficam visíveis as linhas correspondentes às camadas, o que implica trabalhos de finalização, recorrendo a algum tipo de resina e a lixa fina, caso se pretenda uma superfície completamente lisa, sendo impossível imprimir de forma adequada objectos ou detalhes de muito pequenas dimensões.

Naturalmente, uma impressora de resina, como a "Photon Cubic", obviaria grande parte deste trabalho, imprimindo objectos de muito melhor qualidade e que carecem de muito poucos acabamentos, podendo, inclusivé, imprimir o armamento, o que, a médio prazo, dependendo do número de impressões, poderia revelar-se um bom investimento, sobretudo para quem optar por vender modelos por sí impressos.

segunda-feira, abril 08, 2019

Avisador de nível de fluído de arrefecimento

Os Land Rover mais antigos, incluindo-se aqui os Discovery 1, não possuem um sistema avisador do nível do líquido de refrigeração, do que podem resultar problemas graves, como queimar a junta da cabeça, pelo que pode ser equacionada a substituição da tampa do reservatório por uma que inclua o sensor.

Este tipo de sensor, muito simples, necessita de ser ligado a um sistema de aviso, sonoro ou visual, fazendo tocar um alarme ou acendendo uma luz avisadora, pelo que será sempre de efectuar algumas ligações eléctricas simples, fechando o circuito quando o nível baixa, o que permite a passagem da corrente eléctrica e, consequentemente, o accionamento do alarme.

Existem vários fornecedores, com as respectivas referências, como a AMO, com o W0133-1611058-AMO, sendo que este peça é exactamente a mesma usada nos Opela Vectra ou Calibra, com motores de 1.6, 1.8 ou 2.0 cc, que podem ser adquiridas como alternativa à PRC7925 da Land Rover, com os preços a começarem abaixo da vintena de Euros e a poder alcançar perto da centena, dependendo do modelo exacto e do fornecedor.

Em alternativa, existem sensores universais que se colocam não na tampa, mas no próprio vaso, o que implica que este seja furado no nível pretendido, após o que o sensor é instalado, sendo necessário, obviamente, que vede bem e suporte a pressão existente no circuito sem verter, sob pena de comprometer a solução e colocar o motor em risco.

domingo, abril 07, 2019

Primeira grande actualização do Windows 10 de 2019 a chegar

Estamos a perto de uma semana do lançamento da primeira grande actualização do Windows 10 deste ano, a 1903, estando neste momento completa a lista de inovações e implementações, algumas das quais anunciadas há muito, estando previstos melhoramentos em diversas áreas, sobretudo a nível da apresentação e ligação com o utilizador e a segurança.

Ao colocar em maior destaque o acesso a algumas configurações ou opções, a Microsoft facilita o entendimento de algumas das características deste sistema operativo, algumas das quais presentes há muito, mas pouco utilizadas, por virtualmente desconhecidas, incluindo-se entre estas algumas que consideramos relevantes, como a maior facilidade na parametrização de ligações via rede ou do sistema de protecção, incluindo-se aqui anti-virus ou tentativas de "phishing".

A forma de acesso ao sistema, a pesquisa interna e externa, recorrendo aos habituais sistemas de exploradores ou a um processo via voz, uma visualização mais imediata do estado do sistema, acedendo de forma mais directa às principais opções, ajuda a uma maior facilidade de operação, detecção e correcção de erros e, consequentemente, à segurança do sistema, a qual, naturalmente, também depende muito da estabilidade e da correcção de erros no código, onde podem ser encontradas as maiores vulnerabilidades.

Outros procedimentos, como instalação ou remoção de programas, despiste e resolução de problemas, o sub-sistema Linux, bem com um conjunto de novas funcionalidades, são igualmente bem vindos, com a Microsoft a continuar a apostar em tornar o Windows 10 o seu sistema operativo mais fácil de utilizar, sendo óbvio que, com a excepção dos lamentáveis e vergonhosos incidentes resultantes da última actualização do ano passado, tem vindo a promover melhoramentos relevantes e uma experiência mais positiva para os utilizadores.