sábado, setembro 26, 2020

A ferramenta multifuncional DIGOO DG-PL91 - 1ª parte

A DIGOO DG-PL91 é um utensílio multifuncional que vem responder a um conjunto de necessidades típicas da vida ao ar livre, incorporando um único equipamento as funcionalidades habitualmente dispersas por vários utensílios, revelando-se prático e com um custo inferior ao das ferramentas que substitui.

A lâmina é em aço inoxidável 3CR13 e o punho em liga de alumínio, ambos em cor negra, e tem dimensões de apenas 85 x 33 x 12 milímetros, pesando somente 325 gramas, o que permite um transporte fácil na pequena bolsa que vem incluída e permite ser fixa num cinto ou correia.

Este utensílio pode ser utilizada como faca, com ou sem serrilha, alicade, cortador de arame, chave de parafusos com múltiplas pontas, abridor de latas e garrafas e mesmo para manipular ou segurar outros objectos e ferramentas, evitando um contacto directo ou permitido uma melhor aplicação da força exercida.

Estão incluídos, e incorporados para transporte, 9 diferentes chaves de fendas, o que torna este utensílio compatível com um grande número de parafusos, e a lâmina, bastante resistente e afiada, corta com facilidade e precisão, transmitindo segurança durante o uso.

sexta-feira, setembro 25, 2020

"Stay away Covid" já operacionalizada - 8ª parte

Naturalmente, ao não introduzir os respectivos códigos, quem testou positivo coloca em risco familiares e amigos, podendo, inclusivé, impedir saber da existência possibilidade de ter sido contagiado múltiplas vezes, mas a privacidade, eventualmente egoismo, e alguma estigmatização tem determinado este tipo de comportamento.

Apesar da garantia de privacidade, é manifesta a desconfiança dos utilizadores, e, tendo em conta que os mesmos utilizadores instalam aplicações muito mais intrusivas, entre estas as do Google e do Facebook, temos que concluir que a desconfiança quanto ao uso dos dados recolhidos, ou à segurança dos mesmos, se centra nas entidades oficiais e na sua capacidade de gerir a informação ou de a proteger.

Esta desconfiança, que deriva de factores por demais conhecidos, e de que estamos igualmente convictos, acaba por estar na base do completo falhanço do "Stay away Covid" , isto na data em que escrevemos, mas que, por se tratar de um problema estrutural e completamente consolidado, presumimos se continue a manter, derrotando completamente uma ideia que tem vertentes positivas e uma implementação que é garantida como segura e mantendo a privacidade dos utilizadores.

Ao longo de anos, agentes do Estado corroeram os fundamentos da estrutura deste, destruindo a confiança dos cidadãos em autoridades e entidades públicas, e com isso inutilizaram o projecto do "Stay away Covid", que corresponde a uma ilusão, tão inútil quanto aos seus propósitos, como esclarecedora quanto ao que as populações sentem por quem determina os seus destinos.

quinta-feira, setembro 24, 2020

O arrancador de 1000A da iMars - 1ª parte

Uma das tecnologias que tem evoluído mais rapidamente nos últimos anos tem sido a das baterias, sendo hoje possível dispor de unidades de muito pequenas dimensões, mas potentes, a preços francamente concorrenciais, sendo que, em muitos casos, estão integradas em equipamentos polivalentes.

O arrancador de 1000A da iMars é exemplo do que hoje se produz, combinando diversas funcionalidades num único equipamento muito leve e compacto, fácil de acomodar e transportar, e que responderá às necessidades da maioria daqueles que necessitam de um equipamento deste tipo.

Este arrancador tem uma potência de pico de 1000A e a capacidade de 13.800 mAh, o que, em teoria, permite fazer arrancar motores a gasolina com até 4.0 litros de cilindrada e diesel até aos 3.0 litros, desde que funcionando a 12V, o que o torna compatível com uma grande parte dos motores actualmente em uso.

Por outro lado, funciona como um sistema de alimentação, baseado na mesma bateria de 13.800 mAh, e obviamente o consumo da energia desta pode resultar de qualquer das funcionalidades do equipamento, permite carregar completamente equipamentos como telemóveis, câmaras ou "tablets" através de portas USB.

quarta-feira, setembro 23, 2020

"Stay away Covid" já operacionalizada - 7ª parte

Numa altura em que se registam várias centenas de infecções por dia e com quase um milhão de descargas da aplicação, o número de códigos introduzidos ronda os quarenta, tendo as autoridades de saúde sido contactadas por perto de meia centena de utilizadores que foram alertados pela aplicação, um número desproporcionadamente pequeno face ao número de utilizadores.

Perto de um milhão de descargas corresponde a perto de um décimo da população portuguesa, pelo que seria de esperar que, face aos milhares de infecções das duas últimas semanas, que podemos estimar quase 10.000, um milhar de utilizadores da aplicação teria conhecimento de ter sido infectado.

Este número, quando comparado com menos de meia centena que introduziram o respectivo código, significa que, estatisticamente, que apenas um em cada 20 utilizadores procede de acordo com o propósito da aplicação, do que resulta, naturalmente, a quase inutilidade da mesma.

Queremos reforçar que estas são estimativas, baseadas em números aproximados, que variam diariamente, mas uma oscilação destes, mesmo que algo substancial, não afecta as nossas conclusões, dada a enormidade da descrepância entre a probabilidade de um utilizador da aplicação estar infectado e o número de códigos nela introduzidos, pelo que mesmo que o número de introduções duplicasse ou de contaminações se reduzisse a metade, a teoria continua válida.

terça-feira, setembro 22, 2020

Faleceu o piloto do Canadair acidentado no Gerês

Faleceu o co-piloto espanhol do avião de combate aos incêndios que teve um acidente no dia 8 e Agosto, no Gerês, junto da fronteira luso-espanhola, quando combatia as chamas no concelho de Ponte da Barca, e do qual já resultara a morte do piloto, o comandante Jorge Jardim, de 65 anos.

O co-piloto foi assistido inicialmente num hospital da cidade de Braga, onde ficou internado, sendo posteriormente transferido para o hospital Virgen de la Vega, na cidade espanhola de Salamanca, onde foi operado e permaneceu até receber alta médica.

Após a alta, a 15 de Agosto, uma semana após o acidente, regressou a Babilafuente, de onde é natural e onde a sua família vive, tendo sido encontrado sem vida esta segunda-feira na casa da família, desconhecendo-se ainda as causas da morte, que serão apuradas na autópsia que se irá realizar.

Neste momento, desconhece-se se a morte está relacionada com o acidente sofrido no Gerês, pelo que não se pode incluir, actualmente, entre no número daqueles que perderam a vida no combate aos fogos durante o presente ano, mas a proximidade do acidente, pode, mesmo que indirectamente, ter contribuído para este fim trágico que muito lamentamos.

segunda-feira, setembro 21, 2020

"Stay away Covid" já operacionalizada - 6ª parte

Com o "Stay away Covid" operacionalizado, desde alguns dias, vem-se reforçar a nossa convicção de que a esmagadora maioria dos utilizadores pretende ser alertada para a possibilidade de ter estado numa situação de risco, e a aplicação, apesar dos seus critério, pode estabelecer como havendo risco quando, por exemplo, os utilizadores estavam separados por um vidro, mas não informa o sistema caso tenha sido testado e o resultado seja positivo.

Também temos que concluir que quem tenha sido alertado, raramente contacta as autoridades de saúde, guardando a informação para sí, eventualmente tendo uma maior atenção aos sintomas, mas sem qualquer outro tipo de acção que beneficie a comunidade, do que resulta um risco para todos.

Estas conclusões, baseiam-se nas contas que temos vindo a efectuar, baseadas em números que mudam continuamente, e reforçam a convicção que tinhamos desde a apresentação desta aplicação, e que se basei numa simples análise do comportamento humano condicionado pela conjuntura actual e pela experiência recolhida de casos paralelos, mesmo que com reconhecidas diferenças e pela análise do sucedido noutros países.

Para uma melhor explicação, nada melhor do que observar os dados dos últimos dias, com um número de infecções que, à data que escrevemos estes textos, variam, aproximadamente, entre os 500 e 800, com tendência para aumentar, pelo que se pode apontar, em termos médios, de forma conservadora, para pouco mais de 650, o que corresponde a perto de 10.000 em duas semanas, número que pode servir de base para apresentar a nossa teoria.

domingo, setembro 20, 2020

Novo Blogger obrigatório a partir do final de Setembro

Após anos em que manteve o mesmo tipo de aspecto gráfico, ou "interface", para quem publica os seus posts via Blogger, o Google decidiu alterar completamente o desenho e as funcionalidades da plataforma, tornando-a mais interactiva e visualmente mais apelativa.

A versão que utilizamos durante muitos anos, e à qual, inevitavelmente nos habituamos, já correspondia a um substancial avanço face à versão anterior, mas o Google considerou que a interactividade e integração com outras plataformas e funções necessitava de ser melhorada e já não se encontrava ao nível de alguns concorrentes, pelo que introduziu um conjunto particularmente elevado de modificações de uma só vez, algo que nos parece inadequado dada a falta de progressividade.

Por outro lado, o aumento do número de funcionalidades resulta numa maior lentidão, obriga a reaprender a interagir com esta plataforma e algumas das anteriores opções, que se revelavam intuitivas e de muito fácil acesso, são agora mais complexas, podendo obrigar a usar atalhos, como o recurso a código HTML de posts previamente publicados.

A partir do final deste mês, portanto daqui a aproximadamente duas semanas, deixa de ser possível recorrer ao anterior modelo, pelo que aconselhamos os nossos leitores, que usam esta plataforma, a familiarizarem-se com a versão recentemente disponibilizada e que, brevemente, será a única disponível.