sábado, julho 29, 2023

Écrans de 24" no eBay por 20 Euros - 1ª parte

Na época de Verão, muitos são aqueles que colocam à venda equipamentos informáticos usados, seja porque chegou a altura de os substituir por modelos mais recentes, seja para dispor de um fundo que permita umas férias mais interessantes, o que permite fazer algumas compras pagando um valor anormalmente baixo.

No eBay têm surgido écrans de diversos fabricantes, sobretudo modelos de 24 polegadas, muito embora surjam opções de 27 e 32 polegadas, obviamente francamente mais dispendiosas, com os primeiros a poderem ser adquiridos por valores que ficam abaixo da vintena de Euros, a que acrescem portes que, sendo combinados, podem resultra num preço final que se aproxima dos 30 Euros.

Um dos modelos com maior disponibilidade é o LG 24MB37PM, que foi lançado no já longínquo ano de 2015, pelo que está longe dos modelos mais actuais, com o écran IPS de 24 polegadas a atingir uma resolução máxima de 1920 x 1080, com relação de 16:9 e um máximo de 16777216 cores.

Com pixels de 0.275 milímetros e uma densidade de 92 pontos por polegada, o contraste estático é de 1000 :1, e a luminosidade W-LED, com revestimento fosco anti-brilho, permite ângulos de visualizaão vertical e horizontal de 178º, com o suporte a permitir ajustes que proporcionem o melhor ângulo de visão.

sexta-feira, julho 28, 2023

"X" sucede ao Twitter? - 2ª parte

Se nos lembrarmos que o "Threads" ainda não está disponível universalmente devido a questões relacionadas com a protecção de dados, que plataformas ligadas à inteligência artificial demoraram meses a serem autorizadas e que a possibilidade de operar no sector financeiro enfrenta normas severas, o lançamento do sucessor do Twitter pode ser moroso e complexo, situação agravada após o despedimento de programadores e especialistas essenciais para esta conversão.

Esta profunda reconversão, que tem implicações na filosofia e modo de funcionamento, também pode ter diversas implicações, sendo perfeitamente possível que os utilizadores residentes em países onde o funcionamento da nova plataforma careça de autorizações fiquem sem possibilidade de acesso, ou com condicionamentos, o que pode levar a um desinteresse e mesmo abandono de um substancial número de utilizadores, que se irão juntar a tantos outros que, por outras razões, têm abandonado o Twitter.

Se o caminho escolhido for o que agora se antecipa, o sucessor do Twitter terá pela frente um processo longo até poder funcionar em pleno nos vários mercados onde pretende operar, sendo incerto quanto tempo levará a estar disponível para todos os actuais utilizadores que tenham interesse em manter-se activos após esta transição, o que implica grandes prejuízos para a empresa que, sob a actual direcção, pode mudar novamente de direcção.

Não antevemos grande sucesso ao sucessor do Twitter, seja pelo modelo de negócio seja, sobretudo, como resultado do imediatismo que Musk exige e que é incompatível com o poder regulatório vigente em muitos países, e na própria Comunidade Europeia, podendo o projecto colapsar antes de efectuada a transição e, caso um retrocesso seja inviável, ter como consequência o fim de uma das redes sociais mais populares nos anos mais recentes.

quinta-feira, julho 27, 2023

Opera 101 final já disponível

A versão 101 final do Opera, o navegador que adoptamos como padrão, já pode ser descarregada, reportando a compialação 101.0.4843.25 após ter sido efectuado o rápido processo de actualização que, não sendo activado manualmente, inevitavelmente ocorrerá de forma automática nos próximos dias.

Se nalgumas vertentes a actualização é invisível para os utilizadores, como a actualização do Chromium para a versão 115.0.5790.102, outras correcções são visíveis, mesmo que pouco relevantes, como alinhamentos deficientes de alguns elementos, pequenas falhas nalguns modos, correcão de formas e formatos e mesmo falhas de aplicação em situações muito específicas, com as quais muitos utilizadores nunca se irão deparar.

No entanto, quem tiver uma maior curiosidade, pode aceder ao "changelog" para esta versão e irá aperceber-se da extensão de correcções e melhoramentos, em número muito superior ao habitual, dado que ao passar para a versão "One", que corresponde a uma nova geração, o número de alterações estruturais, que rompem com o passado, aumenta a possibilidade de falhas quando comparado com o que sucede numa simples evolução.

Em termos funcionais, as alterações são poucas, com o Opera a continuar a salientar todas as que foram introduzidas na aperesentação do One, mas o vasto conjunto de correcções e melhoramentos que a versão 101 traz quando comparada com a 100, justifica plenamente uma actualização assim que oportuno.

quarta-feira, julho 26, 2023

"X" sucede ao Twitter? - 1ª parte

O fim do Twitter, tal como o conhecemos, parece aproximar-se rapidamente, podendo mudar de nome, e a designação "X", que surge nos perfis do proprietário e da directora-geral, bem como na luz projectada contra a sede, parece ser a mais provável, mas, mais importante, é uma mudança de funcionamento e filosofia.

Com as receitas publicitárias a cair para metade, após o despedimento de um grande número de funcionários, incluindo na programação, engenharia e moderação, o modelo actual torna-se insustentável, pelo que uma abordagem mais próxima do WeChat, desenvolvido na China, parece ser o destino do sucessor do Twitter, independentemente do nome que vier a ter.

O WeChat é uma plataforma que inclui uma vertente de rede social, um sistema de mensagens instantâneas e outro de mais ligado ao sector financeiro e que permite realizar pagamentos recorrendo a dispositivos móveis, particularmente popular na China, onde questões ligadas à privacidade dos utilizadores são virtualmente ignoradas, o que facilita muito o desenvolvimento de soluções integradas, que não se deparam com questões consideradas essenciais em muitos países.

Podendo ser, eventualmente, uma solução que venha a suceder ao Twitter, rentabilizando um produto cada vez menos popular e ameaçado por novos rivais, como o "Threads", recentemente apresentado pela Meta, as questões relacionadas com a privacidade aliadas à implementação de vertente financeira pode dificultar a opção de Musk, sendo improvável que consiga as autorizações para operar na Comunidade Europeia com rapidez, o que resulta num impacto financeiro severo.

terça-feira, julho 25, 2023

Estar preparado para as Jornadas Mundiais da Juventude - 4ª parte

Relativamente a esta última questão, remetemos para os textos que escrevemos sobre o Realme Narco 50 5G, que, sendo adquirido via Amazon, tem um preço que ronda os 140 Euros e, estando em stock, será entregue em dois a três dias, podendo, em caso de urgência ser entregue quase de um dia para o outro, o que encarece o preço final em perto de 5 Euros.

Não se espera uma escassez de combustíveis, mas aconselha-se a que os depósitos não estejam vazios, sobretudo porque o sistema de socorro vai estar sob forte pressão, admitimos escassez de transportes, incluindo táxis e TVDE, e uma deslocação urgente a uma unidade de saúde pode passar pelo recurso a viatura própria, para o que esta deve esta disponível e operacional.

Optamos por nos concentramos apenas num conjunto de situações que, certamente, irão fazer-se sentir, mas cada leitor conhecerá as suas especificidades e quais as necessidades que poderão ser afectadas, devendo planear atempadamente, de modo a antecipar faltas ou falhas, sobretudo as que possam ter consequências mais gravosas, incluindo-se aqui, sobretudo, alimentação e medicamentos, sem esquecer os animais de companhia, dado que a falta de reposição irá também extender-se à alimentação que estes consomem.

Fazemos votos para que tudo corra pelo melhor, mas para que tal aconteça, o planeamento e a antecipação são essenciais, evitando confiar na sorte e esperar que não surjam problemas, sem uma alternativa viável que previa situações que, de um momento para o outro, podem revelar-se complexas, no limite insuperáveis, com todas as consequências que daí podem resultar.

segunda-feira, julho 24, 2023

Renovar comandos 3TXB - 1ª parte

A renovação do típico comando de dois botões 3TXB utilizado nos anos novente e seguintes por diversos modelos da Land Rover, incluindo-se aqui o Discovery 1, Defender, Range Rover Classic e Freelander, para além de alguns modelos da Rover, passa, tipicamente, pela substituição da caixa e dos "microswitches".

Se a troca da caixa está ao alcance de muitos, não obstante a troca da placa implicar alguns cuidados para evitar danos, ao trocar a borrachas dos botões, que tendem a degradar-se muito, podem ficar resolvidos alguns problemas, concretamente na altura em que se pressionam os "microswitches" através desta, o que se pode testar facilmente pressionando-os com a caixa aberta e o circuito fixo numa das partes.

A troca dos "microswitches" é, obviamente, mais complexa, devendo ser efectuada apenas por quem tenha experiência e o material adequado à remoção das soldaduras, o que permite soltar os "microswitches" originais, após o que será necessário, depois de limpa a superfície, proceder à sua substituição pelas novas unidades.

Obviamente, antes de proceder a uma substituição deste tipo, será sempre de avaliar a sua necssidade, desenconselhando-se a este tipo de operação, que pode correr mal, sem que haja um motivo válido, como um funcionamento intermitente ou mesmo uma avaria que impliquem uma reparação.

domingo, julho 23, 2023

Estar preparado para as Jornadas Mundiais da Juventude - 3ª parte

Apesar de não terem sido apresentados planos para restringir a circulação na área de Lisboa de forma substancial, as diferenças entre a teoria e a prática serão, certamente, de monta, e estamos certos de que surgirão muitas restrições de última hora, não previstas e menos ainda anunciadas, com todos os efeitos que terão na reposição de stocks, sobretudo nos locais de maior concentração de peregrinos.

Não obstante o consumo incidir, sobretudo, sobre determinados bens, a escassez destes vai levar à procura de alternativas, enquanto as dificuldades de reabastecimento irá afectar a generalidade dos stocks, pelo que a perspectiva de prateleiras vazias não é irrealistas, devendo ser devidamente avaliada essa possibilidade e como esta deve ser mitigada.

Com maiores restrições, o mesmo se deve aplicar aos medicamentos, sobretudo aos que dispensam receita médica, que também podem desaparecer das farmácias, alertando-se para o facto de , no início de Agosto, com temperaturas elevadas e exposição prolongada ao Sol, ser de esperar que os efeitos impliquem algum tipo de medicação que, pelo menos numa primeira fase, será adquirida nas farmácias mais próximas.

Em termos de comunicações móveis, pouco se pode fazer, salvo dispor de um telemóvel livre, cartões para diversas redes, e muitos modelos de telemóvel suportam dois cartões em simultâneo, e dispor de um equipamento que suporte redes 5G, esperando que esta, pela novidade, tenha um menor número de acessos, o que pode permitir estabelecer comunicações quando as restantes redes se encontram saturadas.