sábado, fevereiro 05, 2011

Câmara de filmar num porta-chaves - 1ª parte

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Uma câmara de filmar num porta-chaves

A descida de custo a nível da electrónica e a sua miniaturização tem permitido que equipamentos ainda há um par de anos vendidos por largas dezenas ou mesmo centenas de Euros hoje possam ser adquiridos por valores irrisórios, incluindo-se entre estes as câmaras de filmar de dimensões reduzidas.

Esta camera grava imagens a cor dinâmicas com resolução até 720 x 480 e estáticas até 1280 x 1024 pixels, gravando igualmente som num cartão de memória com capacidade até aos 8 Gb, que neste caso tem que ser adquirido separadamente.

A operação é extremamente simples, bastando premir um botão para iniciar e terminar a recolha de imagens, podendo operar até 2 horas com base numa bateria interna recarregável de polímero de lítio, ou sem restrições de tempo se ligada a uma porta USB.

O vídeo pode, posteriormente, ser visualizado num computador, através de ligação via cabo USB, incluido, ou removendo o cartão de memória e introduzindo-o num leitor adequado, o que permite a leitura em qualquer sistema, mesmo nos não directamente suportados, desde que reconheçam o formato AVI.

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Google adiciona museus ao Street View

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Um écran do "Art Project"

O Google, através da sua iniciativa "Art Project", adicionou ao Street View a possibilidade de visitar 17 museus, localizados em 11 cidades de 9 países distintos.

Mais de um milhar de obras de arte em museus como a National Gallery, em Londres, na Inglaterra, a Galeria degli Uffizi, em Florença, Itália, o Museum of Modern Art, de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Museu Thyssen-Bornemisza, de Madrid, em Espanha estão agora disponíveis e podem ser vistas numa visita virtual, num formato de alta resolução.

Estão ainda disponíveis 17 obras em super resolução, bem como informações relativas às obras apresentadas e ligação a alguns dos vídeos referentes a elas e alojados no YouTube e uma funcionalidade que permite a cada utilizador criar a sua própria colecção e partilhá-la com os seus contactos.

Esta nova funcionalidade adiciona mais uma perspectiva extremamente interessante a uma plataforma que tem vindo a crescer e a abranger cada vez mais áreas, passando da informação geográfica inicial até a uma visão do Mundo em formato digital.

Relatório do Tribunal de Contas denuncia fragilidades do INEM - 3ª parte

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Uma ambulância do INEM

Aliás, este esforço adicional e os custos que daí resultam já levaram a um complexo problema de custos, seja a nível dos que serão suportados pelo erário público, seja o que irá recair sobre os utentes, condenados a pagar pelo transporte não urgente, algo que será uma forma de aliviar o Estado do aumento de custos a nível do socorro.

Devemos, no entanto, relembrar que o INEM, e o dispositivo de socorro, sobretudo na área pré-hospitalar, passaram a ser submetidos a um muito maior esforço após o encerramento de numerosos serviços de atendimento permanente, do que resulta um aumento das distâncias a percorrer, maior tempo de percurso e um maior empenhamento de meios.

O INEM, tal como as corporações de bombeiros, suportaram este súbito acréscimo sobretudo a nível de duração das missões, do que decorre um aumento do tempo médio e, consequentemente, a necessidade de mais meios e de uma gestão mais rigorosa, ficando, obviamente, de parte a questão do atendimento telefónico, a qual não tem a mesma dependência geográfica.

Assim, excluindo o atendimento, os progressos no desempenho acabam por se esbater diante da maior complexidade das missões, pelo que as melhorias pouco mais que compensam o acréscimo de dificuldades resultantes de uma política que pretende compensar a falta de atendimento hospitalar através do incremento de meios de socorro.

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Suportes de "jerry-can" da Front Runner

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Um suporte duplo de "jerry-can" da Front Runner

Já apresentamos diversas possibilidades de instalar "jerry-cans" de combustível nos Land Rover Defender, chegando agora a vez de abordar algumas das soluções da Front Runner, que propõe algumas soluções fora do comum.

O suporte para um par de "jerry-cans" colocados lateralmente e transportados deitados é comum, similar ao de outros fabricantes que optam por acondicionar da mesma forma estes populares reservatórios com 20 litros de capacidade, podendo assim ser colocados, por exemplo, num "roof rack".

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Um suporte lateral de "jerry-can" da Front Runner

Um suporte diferente, mas do mesmo fabricante, permite montar um "jerry-can" semelhante preso na lateral de um Defender, preso na zona da goteira, sendo possível transportar diversos destes reservatórios assim colocados, o que poupando espaço, coloca algumas questões em termos da dimensão lateral do veículo.

Os preços rondam os 110 Euros, a que acrescem portes a partir de Inglaterra, um valor que supera em muito o de dois suportes individuais, tendo, no entanto, a vantagem de ocupar menos espaço e pesar menos, algo que, só por sí, pensamos não justificar o preço salvo em casos excepcionais.

Relatório do Tribunal de Contas denuncia fragilidades do INEM - 2ª parte

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Uma ambulância do INEM

O segundo problema, o da indiferenciação de meios, que alcança os 43.6% das intervenções, é igualmente da maior gravidade, dada a inexistência de meios e mesmo de pessoal com as qualificações adequadas, tem implicações graves

A falta de meios de Suporte Imediato de Vida (SIV), com os níveis mais elevados no Porto, com 9.8%, e Lisboa, com 3.5% e mais de 20% das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a terem taxas de indisponibilidade superior a um mês, derivado, segundo o INEM, da falta de médicos, estão na origem deste problema.

Há, no entanto, mais pessoal especializado em falta, sobretudo a nível de pessoal de enfermagem, que continua a enfrentar problemas contratuais, mas também na falta de uma carreira por parte dos técnicos de emergência, de forma semelhante ao que sucede noutros países ocidentais, onde a evolução técnica e progressão hierárquica oferece perspectivas de profissionais completamente diferentes.

Esta maior especialização, ou diferenciação, sobretudo a promessa de um maior número de VMER e de ambulâncias de SIV, para além de uma necessidade, eram uma contrapartida ao encerramento de numerosos serviços de atendimento permanentes, sobretudo em zonas remotas do Interior do País, onde a questão das distâncias e das acessibilidades se coloca de forma muito mais premente.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

A mini-camara DVR D011 - 2ª parte

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A mini-camara DVR D011

A D011 pode ser conectada via USB a um computador com os sistemas operativos da família Windows a partir da versão ME, sendo incluidos os respectivos controladores, bem como "software" para descarga e visualização do conteúdo do cartão Micro SD.

Para outros sistemas operativos, não suportados, o conteúdo do cartão pode ser acedido removendo-o da câmara e colocando-o num leitor apropriado ligado ao computador, que será reconhecido como mais uma unidade de armazenamento.

A D011 está disponível em preto e prateado, custa menos de uma vintena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, e no conjunto encontram-se o suporte para para-brisas, cabos de ligação, carregador, CD com "software" de suporte e manual de utilização, faltando apenas o cartão de memória para que possa ser utilizada.

Não sendo dos modelos mais sofisticados, a D011 é sólida, muito fácil de transportar e utilizar, com uma aparência que lembra uma lanterna de bolso, e permite obter imagens numa resolução aceitável, mesmo em movimento, mas fica longe dos padrões actuais que permitem acima dos 1.280 pixels mesmo para imagens em movimento.

Relatório do Tribunal de Contas denuncia fragilidades do INEM - 1ª parte

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Uma ambulância do INEM

Um recente relatório do Tribunal de Contas (TC) aponta para numerosas deficiências na actuação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tendo sido dado destaque ao período de espera médio, na ordem dos 13 segundos, quando o recomendado seria de apenas 5.

No entanto, não serão estes 8 segundos, cuja importância não menorizamos, mas a taxa de chamadas não atendidas e a falta de meios diferenciados e adequados a cada emergência específica que consideramos como apresentando a maior gravidade.

Segundo o TC, as chamadas não atendidas, por contraponto às que o foram, variam entre os 23.1% no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra, que também apresentou os melhores tempos de atendimento, e os 59.1% de Lisboa, onde o tempo de resposta foi o mais lento, sendo que qualquer destas percentagens parece francamente insatisfatória.

Não obtivemos dados quanto a situações onde existam falhas sucessivas no atendimento de uma mesma chamada, mas esta é uma situação que, observando as estatísticas, terá inevitavelmente ocorrido, do que resulta um atraso no socorro, com consequências que dificilmente se podem prever ou mesmo determinar à posteriori.

terça-feira, fevereiro 01, 2011

A mini-camara DVR D011 - 1ª parte

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A mini-camara DVR D011

As mini-camaras para gravar sequências de vídeo em situações onde estas não ser empunhadas, como durante a prática de desportos ou a condução, têm vindo a popularizar-se, com os modelos mais compactos e menos sofisticados a atingir preços francamente acessíveis.

Alguns modelos de baixo custo duplicam as funcionalidades, podendo também ser usadas como uma "webcam" convencional, para além da sua função de gravação de imagens num suporte magnético que tende a ser um cartão de memória Micro-SD.

A D011 é um exemplo típico de uma destas micro-camaras, pesando apenas 54 gramas incluindo a bateria, com uma resolução máxima estática de 1280 X 1024 pixels e gravação de vídeo até 720 X 480 pixels, com 30 imagens por segundo, as quais podem ser gravadas num cartão Micro-SD com capacidade até aos 16 Gb.

A alimentação é feita por um cabo USB, via "interface" ou carregador, que fornece corrente a 5V DC, carregando uma bateria interna de polímero de lítio que permite gravar autonomamente até 100 minutos, mas com possibilidade de "stand-by" de algumas horas.

Faróis bi-xenon para Defender - 2ª parte

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Os diversos tipos de luz de faróis de halogéneo e xenon

Os conjuntos H4 bi-xenon substituem os médios e máximos de uma viatura, para usar a terminologia mais corrente, recorrendo para tal a um sistema telescópico, que se move quase instantaneamente, pelo que mesmo o sinal de luzes é virtualmente imediato.

Alguns modelos sem este sistema telescópico incluem 4 lâmpadas e respectivos balastros, do que resulta alguma descentragem e uma certa lentidão na mudança entre luzes, sendo, no entanto, um pouco mais baratos do que este "kit".

O "kit" inclui um par de lâmpadas bi-xenon e respectivos balastros de formato compacto, com suportes para os instalar, cablagem e "relay", bem como adaptadores para as lâmpadas e um livro de instruções em inglês.

O preço, incluindo portes a partir de Inglaterra e com uma garantia de fabricante de 12 meses, é de perto de 80 Euros, sendo mais dispendioso que alguns concorrentes, mas dos mais económicos entre os bi-xenon que incluem todas as peças necessárias à sua instalação.

segunda-feira, janeiro 31, 2011

Proteger o depósito de combustível

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A zona do reservatório do Defender

Já acontecera com o Serie 3, e recentemente repetiu-se com o Defender a lamentável e criminosa tentativa de abrir o depósito de combustível com o intuito de nele introduzir água, algo que sucede dias após uma tentativa de intrusão.

Quando esta situação ocorreu com o Serie, e que se repetiu, foi possível detectar a situação e, inclusivé, obter pistas que apontam no sentido de um indivíduo que, pelo comportamento, pelo local onde habita e devido a uma manifesta falta de cuidado, quase certamente seria o autor.

No caso do Defender, o depósito não foi aberto, mas as marcas na fechadura e o facto de a tampa metálica rotativa que a protege ter sido mexida não deixam grandes dúvidas quanto a duas tentativas distintas de abertura.

Obviamente, estamos a tratar de reforçar a segurança, dificultando a abertura do depósito, mas entretanto agradecemos sugestões ou conselhos sobre a forma de resolver este problema onde a intervenção das autoridades oficiais, a menos que alguém conheça quem influencie as decisões, parece ser limitada.

Faróis bi-xenon para Defender - 1ª parte

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O "kit" de faróis bi-xenon para Defender

É manifesto que os faróis dos Land Rover Defender não serão dos mais eficazes existentes no mercado, pelo que não é raro ver estes veículos com faróis adicionais, em barras no tejadilho ou num "A-bar", ou com faróis de substituição.

Existem várias alternativas para substituir os faróis originais, sendo a mais económica aquela que passa apenas pela troca das lâmpadas, mantendo o seu tipo e modo de funcionamento, e a mais eficaz a que implica passar para um sistema diferente, nomeadamente recorrendo a lâmpadas de xenon.

Ao contrário das convencionais lâmpadas de halogéneo, as de xenon não possuem filamentos incandescentes, tendo no seu interior um conjunto de gases que são excitados através de corrente que passa entre dois eléctrodos de tungusténio.

Estas lâmpadas iluminam perto de 3 vezes mais que as de halogéneo e duram até 10 vezes mais, podendo ter várias tonalidades, que vão desde o branco até um tom azulado, mas sempre com um tipo de luminosidade que não incomoda outros condutores.

domingo, janeiro 30, 2011

Carregador USB para baterias de lítio

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O carregador USB para baterias de lítio

Quem possui equipamentos que utilizem baterias de lítio pode beneficiar deste pequeno carregador, que também é porta-chaves e que procede ao carregamento através da energia fornecida por um "interface" USB.

A utilização é extremamente simples, bastando ligar o carregador numa porta USB e prender a bateria de modo que os polos positivo e negativo forneçam energia à bateria, dispondo de um "led" avisador de que o carregamento está em curso.

Quando a bateria estiver carregada, o "led" apaga-se e o carregador deixa de fornecer energia, podendo-se então remover a bateria e reinstalá-la no equipamento onde será utilizada.

Este pequeno carregador mede apenas 45 x 22 x 25mm e pesa somente 12 g, sendo fornecido numa das cores disponíveis, escolhida aleatoriamente, e custa perto de 3 Euros, já incluindo portes a partir da Ásia.