sábado, dezembro 08, 2018

Alternativas ao mercado britânico - 1ª parte

Com a possibilidade da efectivação do Brexit, e a imposição de barreiras alfandegárias, que implicarão demoras e custos acrescidos nas aquisições de alguma monta efectuadas a partir do Reino Unido, convém explorar outras possibilidades, nomeadamente entre os países onde uma conjugação de factores, como o elevado nível de vida e um mercado com dimensão importante possam contribuir para a competitividade dos preços.

É aconselhável começar a efectuar este tipo de estudo antes da concretização do Brexit, assumindo que este irá ocorrer e estando preparado se tal suceder, mas também para estarem disponíveis outras opções, o que se torna relevante para efeitos comparativos e para uma melhor percepção dos produtos disponíveis nos vários mercados, bem como do seu posicionamento relativo.

Apesar de ser um dos melhores mercados para adquirir excedentes militares, muitos deles virtualmente novos, apenas considerados como inúteis devido ao termo da Guerra Fria, poucos são aqueles que pesquisam em lojas ou no próprio EBay alemão, algo que se pode dever, em parte, devido a barreiras linguísticas, mas também pela natural apetência pelo popular mercado inglês, onde diversas peças podem ser adquiridas por um excelente preço.

A grande disponibilidade de excedentes tem como consequência preços particularmente competitivos, sobretudo quando se fala de caixas com uma boa capacidade para armazenamento e protecção de objectos de alguma dimensão, reservatórios de combustível, diversos tipos de ferramentas ou mesmo alguns tipos de vestuário, para citar apenas alguns exemplos mais comuns e que se podem encontrar por preços inferiores aos habituais.

sexta-feira, dezembro 07, 2018

Sistemas de navegação de baixo preço - 1ª parte

Apesar de ser favoráveis a equipamentos mais polivalentes, os sistemas de navegação destinados a veículos continuam a ser a preferência de muitos, dado o baixo preço a que é possível adquirí-los, nalguns casos abaixo dos 30 Euros, incluindo portes e cartão de memória, e por satisfazerem as necessidades básicas de navegação e mesmo de uso multimédia.

Sendo de muito fácil utilização, incluindo o suporte adequado ao modelo, que permite colocá-lo com facilidade e removê-lo após o uso, e incluindo cabos para alimentação via tomada de isqueiro e USB, que serve igualmente para alimentação e transferência de dados, não é necessário adquirir acessórios, estando pronto para ser utilizado assim que retirado da respectiva embalagem.

Este tipo de equipamento, que não se baseia em "Android", costuma ter um núcleo baseado em Windows CE, que proporciona as funções básicas e a comunicação com o "hardware", e um conjunto de programas instalados, nativos e inamovíveis, complementados por mapas que, na maior parte dos casos, podem ser actualizados pelo utilizador.

Os modelos mais acessíveis são pequenos, com écrans de 5", 480 x 272, suportando vídeos 720P, semelhante ao de muitos telemóveis, e baseiam-se em processadores com dois núcleos, como o MSTAR2531, dispondo de 8 Gb de memória interna ROM e 128 de memória RAM, o suficiente para o conjunto de aplicações incluídas e para o sistema operativo Microsoft Windows CE 6.0.

quinta-feira, dezembro 06, 2018

Aquecimento para vestuário

Estão disponíveis, por um preço bastante acessível, sistemas de aquecimento eléctrico destinados a vestuário, o que permite converter uma vulgar peça de roupa de modo a agasalhar devidamente o utilizador, num processo simples, que pode ser feito pelo próprio, e cujo custo total fica abaixo da dezena de Euros, custo esse final por dispensar o recurso a pilhas ou necessitar de outros acessórios.

Estes sistemas são, na sua maioria, compostos por diversas superfícies que se aproximam muito, em termos funcionais, de cobertores eléctricos de muito pequenas dimensões, alguns dos quais possuem uma película aderente, activável por calor, como um ferro de passar, o que permite manter um posicionamento fixo de cada peça.

Estas superfícies estão ligadas a um ponto de ligação comum, para onde convergem os diversos condutores eléctricos e de onde sai outro, que termina num conector USB, e se destina ao aquecimento das superfícies que, mantendo o calor, irão proporcionar algumas horas de aquecimento ao utilizador.

Cinco superfícies permite uma distribuição eficaz e equilibrada, com três nas costas, ao longo da coluna, e uma de cada lado do peito, proporcionando um aquecimento adequado, mesmo com base num sistema de muito baixa voltagem e com um consumo de energia insignificante.

quarta-feira, dezembro 05, 2018

A responsabilidade extraviada - 2ª parte

Seguindo a pista dos documentos, outras entidades são envolvidas, como a Direcção-Geral de Energia, bem como a direcção local, mais directamente responsável, sendo evidente que muitos foram os que tomaram conhecimento da situação e, efectivamente, não agiram, numa absurda teia de cumplicidades onde a negligência e a indiferença pela vida humana, que estava manifestamente em risco, são particularmente óbvios.

Não estamos diante de algo imprevisível, nem sequer que carecesse de novos estudos ou perícias, sendo uma situação onde o senso comum, o tipo de percepção que os tribunais têm em conta, diria, imediatamente, que era necessário proceder a uma intervenção, que, numa primeira fase, passaria pelo encerramento da via, no limite autorizando-o apenas, e numa base temporária, a quem não tivesse alternativa.

Também é inexplicável que uma pedreira se tenha aproximado de uma estrada muito para além do que as normas de segurança, e o próprio bom senso, o permitem, algo que só falta de inspecções podem, de alguma forma, permtir, como resultado do que poderá ser uma negligência, mas que, obviamente, carece de uma investigação no sentido de apurar todas as possíveis ramificações.

Igualmente, nos vários casos, não foi possível ao Ministério Público, até à data, formular acusações credíveis e que tenham vingado em tribunal, com a responsabilidade, ou culpa, a perder-se nos meandros improváveis de instituições e gabinetes onde as pistas de perdem na diluição de atribuições, uma vezes partilhadas, outras sobrepostas, que a todos e cada um visam ilibar.

terça-feira, dezembro 04, 2018

Novas funcionalidades no Whatsapp - 2ª parte

A resposta a mensagens fica mais acessível, bastando deslizar para a direita um determinado tópico ou conversação para responder directamente a esta, sendo que esta nova opção ganha maior relevo quando a nível de grupo e se pretende uma resposta pessoal, onde existe um maior preenchimento do écran e aumenta a possibilidade de se gerar alguma confusão.

A possibilidade de recorrer a um "QR Code" como forma de partilhar informação de um utilizador, em vez de digitar os dados, está igualmente em estudo, nada garantindo que venha a ser efectivamente implementada, dependendo da receptividade dos utilizadores e da evolução da popularidade deste tipo de código ou da sua possível substituição por outro mais recente e eficaz.

Naturalmente, para utilizar as opções e funcionalidades mais recentes, deverá ser instalada a versão mais recente do programa, sendo possível que algumas, ainda em testes, apenas estejam disponíveis para um conjunto restrito de utilizadores, nomeadamente aqueles que participem em programas de testes, aceitando utilizar versões menos estáveis do programa como contrapartida de funcionalidades ainda não implementadas nas versões estáveis.

Aqueles que tiverem interesse, podem dirigir-se a este "link" da "Play Store" onde é possível proceder à inscrição no programa de testes do Whatsapp, após o que, a nova versão pode ser instalada, sendo que, na página do programa, aparecerá a menção a uma versão "Beta", ou seja, de teste, que, enquanto o utilizador não desistir do programa, passará a ser a utilizada e a que receberá actualizações, sempre que disponíveis.

segunda-feira, dezembro 03, 2018

A responsabilidade extraviada - 1ª parte

Seja no caso dos incêndios florestais, sobretudo naqueles que, por terem causado vítimas mortais, foram mais aprofundadamente investigados, seja em situações semelhantes à que ocorreu recentemente em Borba, existe um conjunto de traços comuns que, inevitavelmente, terminam na negligência de um conjunto de responsáveis e decisores que, tendo competências legais para tal, falharam em agir.

Em primeiro lugar, em ambos os casos existia um cenário particularmente propício ao ocorrido, convergindo um conjunto de situações naturais e provocadas pela acção humana, para que a probabilidade de um acidente fosse elevada, tendo havido alertas para a situação, mesmo que num nível mais conjuntural no caso dos incêndios, e de forma mais permanente quando falamos das pedreiras.

Nas várias situações, ninguém assumiu qualquer tipo de responsabilidade, menos ainda na medida de tirar consequências, que podiam passar pela demissão ou resignação, sendo raro um pedido de desculpas, mesmo que tal se traduza no assumir difuso, inconsequente e vago de algum tipo de relação com o sucedido.

Por ser mais recente, apontamos para a postura do presidente da câmara municipal de Borba, a entidade que tinha a supervisão sobre a estrada atingida pela derrocada, onde circulavam as 5 vítimas mortais, e que, sabendo do risco, algo comprovado por diversos documentos apresentados publicamente por orgãos de comunicação social, não tomou quaisquer medidas, permitindo que esta via se mantivesse aberta.

domingo, dezembro 02, 2018

Novas funcionalidades no Whatsapp - 1ª parte

No cada vez mais popular Whatsapp, o sistema de comunicação sobre IP mais utilizado em muitos países, e que em muitos casos substitui outro meios de comunicação, incluindo-se aqui redes sociais, têm surgido novas funcionalidades, algumas já disponíveis nas versões mais recentes da aplicação, seja para "Android", seja para iOS, outras já previstas e algumas ainda em estudo, estando a sua concretização dependente da receptividade dos utilizadores.

As chamadas de grupo ficam mais fáveis e intuitivas, deixando de ser necessário efectuar uma chamada inicial para outro utilizador e acrescentando sucessivamente outros participantes, passando a poder ser possível incluir todo o grupo de uma só vez, numa funcionalidade que fica primeiro disponível para os utilizadores de iOS.

Estão disponíveis os populares "stickers, muito usados no Facebook ou no Messenger, e que chegam agora ao Whatsapp, com uma boa variedade disponível no produto, mas a que podem ser adicionados mais, sendo facilmente acessíveis a partir no novo ícone agora disponível perto dos emoji.

Também no iOS já está a ser testada a pré-visualização de vídeos, através da barra de notificações, o que evitaria a sua descarga para que se possa aferir do seu conteúdo, sendo esta uma funcionalidade que pode demorar a ficar completamente implementada, tais as modificações necessárias no programa.