sábado, maio 08, 2021

Écrans em espelho com o "Letsview" - 1ª parte

Utilizar em espelho um computador pessoal, com sistema operativo Windows ou MacOS, uma "smart TV" e dispositivos móveis Android ou iOS, permite replicar num écran de maiores dimensões o conteúdo de um pequeno écran táctil, facilitando a visualização de conteúdos.

O "Letsview" fornece, gratuitamente, o "software" necessário para concretizar esta funcionalidade, estando disponível para as várias plataformas que mencionamos, sendo de instalação simples e rápida, ficando ao alcance dos utilizadores menos experientes.

Essencialmente, é necessário descarregar e intalar o "software" compatível com o sistema operativo dos equipamentos que se pretende conectar, proceder à instalação, num processo automatizado e verificar se ambos estão conectados na mesma rede e se possuem acesso à Internet.

Seguidamente, usa-se um dos métodos possíveis de reconhecimento mútuo entre equipamentos, que pode ser um "pin" digitado ou o recurso à leitura de um código QR, após o que os dispositivos se devem reconhecer mutuamente, estando presente uma função de refrescamento ou redetecção, caso não surjam imediatamente.

sexta-feira, maio 07, 2021

O "drone" ZLRC SG906 PRO - 3ª parte

As câmaras 4K têm um campo de visão de 110° e resoluções em modo vídeo de 2048 x 1080P para gravação no cartão de memória e 1208 x 720P e 2048 x 1080P para transmissão, com 25 imagens por segundo e uso de formato MP4, enquanto para fotos as resoluções possíveis são de 4096 x 3072P para gravação local e para transmissão, usando o formato JPEG.

As câmaras têm um "zoom" de 50X, por "software", suportam reconhecimento gestual, que pode ser usado para comandos ou seguimento, sendo anunciado que pode transmitir imagens a uma distância de entre os 600 e os 800 metros, gravando localmente, num cartão micro SD com capacidade até aos 64 Gb quando fora de alcance para efeitos de transmissão de imagem.

A câmara montada na frente está montada num "gimbal", portanto é estabilizada, o que reduz trepidações, e é orientável, enquanto a que se encontra no dorso se destina a filmagens na vertical, podendo-se selecionar uma delas, ficando a outra inactiva, ou seja, apenas uma câmara pode operar a cada momento.

Está disponível uma aplicação que, para além de permitir correcções ou reequilibrar cores ou contrastes, facilita uma edição básica, a adição de som ou bandas sonoras, bem como a partilha dos vídeos e fotos nas redes sociais mais conhecidas de forma quase automática, algo que, nos tempos que correm, parece ser essencial.

quinta-feira, maio 06, 2021

Evolução das plataformas de comércio "online" - 4ª parte

Quando comparamos preços para aquisição directa, os preços no eBay raramente são os mais favoráveis, pelo que o atractivo desta plataforma consiste nas vendas por leilão, indisponíveis na concorrência mais directa, para além da possibilidade de efectuar propostas de compra, quando tal é aceite pelos vendedores.

Os leilões de produtos em 2ª mão, sobretudo quando adquiridos dentro do espaço comunitário, continuam a ser, para nós, o principal ponto de interesse do eBay, enquanto uma boa parte das restantes aquisições, de produtos novos a preços tabelados, se tem concentrado noutras plataformas, com preferência para os items em armazém na Europa e que, para além de entregues com maior rapidez, não pagam direitos alfandegários.

É de notar que o eBay, através do seu programa de entregas global, faz acrescer ao preço, quando aplicável, todas as taxas alfandegárias, o que permite ir avaliando o valor total a pagar, mas tal implica que o vendedor recorra a este sistema, o que implica recorrer às transportadoras que têm acordo com o eBay e aceitar o serviço destas, sem discutir preços ou opções.

Uma vantagem que o eBay conserva é o recurso ao Paypal, nem sempre disponível noutros concorrentes, caso concreto do Aliexpress, mas que pode ser encontrado noutras plataformas, caso do Banggood ou similares, o que limita alguma capacidade em termos da protecção oferecida ao comprador, não obstante ser comum a protecção de compras, com reembolso em caso de falha na entrega, mas que se pode revelar mais difícil de accionar quando o problema é a nível de descrepância na descrição ou em características que, podendo ser menos relevantes, podem ser essenciais para quem adquiriu o produto.

quarta-feira, maio 05, 2021

O "drone" ZLRC SG906 PRO - 2ª parte

Com um tempo de voo de 25 minutos e um sistema de regresso automático ao ponto de partida quando a bateria estiver com pouca carga, o ZLRC SG906 PRO tem uma boa capacidade para evitar obstáculos, reconhecendo-os visualmente e com o auxílio de um receptor GPS e Glonass de elevada precisão, que facilita o planeamento e gestão dos voos, seja no exterior, seja mesmo no interior.

Estão presentes os habituais sensores, como altímetro, e este "drone" pode voar até aos 120 metros de altitude, tecla para retorno automático, sistemas de estabilização que permitem manter rotas e altitude, seguimento de trajectos, navegação por pontos geográficos, rotação e filmagem em torno de um ponto específico e a uma altitude pré-programada, para mencionar os que consideramos mais úteis de entre o conjunto suportado, seja directamente, seja via aplicação.

O comando, tal como acontece com outros modelos, inclui um suporte para telemóvel ou "tablet", que subsititui um écran, o que permite reduzir o preço do "drone", recorrendo às funcionalidades disponibilizadas pelo dispositivo usado, sendo controlado por WiFi nas frequências de 2.4 e 5.0 GHz com alcance anunciado de até 1200 metros de distância.

Este comando, alimentado por 4 baterias AAA, é bastante intuitivo e fácil de utilizar, apresentando num pequeno écran LCD um conjunto de dados e informações relevantes para a operação, enquando as restantes informações, incluindo informações de voo, e que necessitam de maior espaço para serem devidamente apresentadas, a surgirem no écran do dispositivo móvel.

terça-feira, maio 04, 2021

Evolução das plataformas de comércio "online" - 3ª parte

Da nossa experiência, para items com valores que ultrapassam a quinzena de Euros, o prazo típico de entrega do Aliexpress ou do Banggood ronda as três semanas, enquanto via eBay ultrapassa os dois meses, sem que desta demora resulte um preço total inferior, podendo mesmo acontecer o contrário.

A situação é ainda mais favorável para alguns grossistas que agora dispõe de grandes armazéns na Europa, como o que a Banggood possui na República Checa, a partir dos quais os envios são bastante mais rápidos para clientes comunitários, estando os produtos isentos do pagamento de taxas aduaneiras, as quais foram pagas na altura da entrada destes num país da Comunidade Europeia.

Com o anunciado alargamento do pagamento de IVA a todos os produtos entrados no espaço comunitário europeu, deixando de estar isentos aqueles cujo valor é inferior a 22 Euros, a localização do item passa a ser um factor decisivo, e o seu envio a partir de um país comunitário a única forma de evitar despesas inesperadas ou um atraso excessivo na entrega.

As comissões que os vendedores pagam no eBay, e que, inevitavelmente, se refletem no preço final do item, tendem a ser elevadas, como forma de rentabilizar uma plataforma excelente, com funcionalidades de muito bom nível, mas que começa a perder contra a concorrência, onde os vendedores, por pagarem menos ao prestador do serviço, podem oferecer preços mais baixos.

segunda-feira, maio 03, 2021

O "drone" ZLRC SG906 PRO - 1ª parte

Ainda há poucos anos, um "drone" com um razoável número de funcionalidades e uma câmara de boa qualidade estaria apenas ao alcance de um restrito número de utilizadores, a maior parte dos quais fariam dele uma utilização profissional, rentabilizando assim um investimento que podia ser na ordem dos milhares de Euros, pelo que a prestação de serviços recorrendo a este tipo de equipamento era muito dispendiosa.

Actualmente, consequência de uma evolução extremamente rápida e da popularização dos "drones", os preços foram-se reduzindo de forma inimaginável para muitos, enquanto a qualidade e as funcionalidades, mesmo em modelos de baixo custo, se equiparam às de muitos modelos profissionais, colocando um elevado nível tecnológico ao alcance do utilizador comum.

O modelo que usamos como exemplo é o ZLRC SG906 PRO, um "drone" que pode ser adquirido por entre os 110 e os 125 Euros, dependendo do número de baterias incluídas, que, no primeiro caso é apenas uma e no último são três, o que permite um uso quase contínuo do "drone", e que disponibiliza um conjunto de funcionalidades que irá satisfazer a maioria dos utilizadores.

O ZLRC SG906 PRO é um modelo "brushless" dobrável, equipado com duas câmaras de funcionamento alternado, estabilizadas mecanicamentente em dois eixos, "zoom" de até 50X e uma resolução máxima de 4K, concebido com o objectivo de proporcionar imagens dinâmicas e estáticas de elevada resolução, capazes de serem utilizadas num vasto conjunto de situações.

domingo, maio 02, 2021

Evolução das plataformas de comércio "online" - 2ª parte

Estas mudanças devem-se a um conjunto extenso de factores, um dos quais a evolução do eBay que, sendo de início uma plataforma utilizada, sobretudo, por particulares, para vender items de que já não necessitavam, ou com eles pretenciam obter algum dinheiro, para o domínio dos vendedores profissionais, onde os artigos à venda, na sua esmagadora maioria, estão disponíveis para compra directa e não em leilão.

Com o eBay a assumir-se, essencialmente, como uma agregação de vendedores profissionais, complementados por alguns particulares, e o tradicional formato de leilão a perder-se, assumindo contornos de compra "on line", a concorrência com outras plataformas é agora mais directa, começando a perder em diversas vertentes.

Por outro lado, do sistema de portes do eBay, que muitas vezes são gratuitos, o que se traduz por incluído no preço do item, resulta uma cada vez demora nas entregas, acaba por penalizar esta plataforma, que, em artigos cujo preço de aquisição ultrapassa valores entre a dezena e a vintena de Euros, se vê ultrapassada pela concorrência, que recorre a métodos de envio francamente mais rápidos.

Para valores desta ordem, ou superior, as encomendas via Aliexpress são entregues via transportadora, com entrada na Europa via Espanha, o que reduz substancialmente o período necessário ao tratamento alfandegário, chegando ao destino dois a três dias depois, enquanto o mesmo serviço via CTT, o mais comum no eBay, salvo quando se solicita, e paga, outro tipo de envio, pode resultar em semanas de espera.