sábado, dezembro 09, 2017

Molas luminosas para fotografias

Todos os anos, por esta época, sugerimos algumas recordações de baixo preço adequadas a serem oferecidas como recordações natalícias, recaindo hoje a escolha sobre um sistema luminoso que se aproxima em termos de configuração, de uma corda de roupa, com as respectivas molas, nas quais podem ser penduradas, por exemplo, fotografias ou cartões de Natal.

Cada "clip" luminoso, semelhante a uma mola de roupa, tem perto de 53 x 14 x 5 milímetros, possuindo um pequeno "led", cuja luz pode ser branca, num tom normal, intenso, e noutro mais suave, ou em múltiplas cores, com os preços a serem muito semelhantes para os vários modelos, ficando perto dos 5 Euros para um sistema que inclui 20 "leds".

Existem cordões deste tipo com 10, 20 ou mesmo 40 "leds", que se extendem por entre pouco mais de um metro e mais de quatro, consoante o número de "leds", podendo ser facilmente suspensos ou presos, como consequência do baixo peso e da facilidade em dobrar o cordão, que, naturalmente, não deve ser vincado, para evitar danificar os condutores eléctricos interiores.

Este tipo de iluminação existe em duas versões com sistema de alimentação distintos, uma ligada a um conjunto de três baterias tipo "AA", de 1.5 volts, e outra que se liga a um conector USB, sendo que no resto, partilham os mesmos componentes, com os "leds" a serem alimentados a 4.5 ou 5 volts, dependendo do modelo exacto, numa escolha que praticamente não afecta o preço.

sexta-feira, dezembro 08, 2017

"Files Go" do Google já disponível

O Google lançou recentemente um novo gestor de ficheiros e de espaço de armazenamento para dispositivos Android que, apesar de ainda em fase de teste, já pode ser instalado e testado sem quaisquer custos para o utilizador, tal como sucede com as aplicações desenvolvidas pelo Google.

O "Files Go" permite gerir o espaço, aconselhando o utilizador a tomar opções como apagar aplicações raramente utilizadas, gerir o espaço ocupado pela cache, apagar ficheiros duplicados, pesquisar ficheiros com maior rapidez e facilidade, centralizando um conjunto de operações que nem sempre são fáceis de efectuar num equipamento Android.

Também é implementada uma funcionalidade que facilita, de forma rápida e segura, a partilha de ficheiros entre dispositivos que utilizem esta aplicação, mesmo em modo "off line", mesmo em modo "off line", recorrendo a uma comunicação "bluetooth".

Na sua versão actual, o "Files Go" ocupa apenas 6 Mb, podendo ainda ter alguns erros, como qualquer versão de teste, mas encontra-se perto da sua versão final, sendo suficientemente estável e fiável para ser utilizado por todos quantos tiverem instalada uma versão de Android 5.0 ou superior, pelo que aconselhamos a que seja testada.

quinta-feira, dezembro 07, 2017

Equipamentos de diagnósticos para Td5 - 4ª parte

Obviamente, o preço será sempre um dos factores de escolha, com o Autel a ficar pela centena de Euros, enquanto o Icarsoft custa um pouco menos do dobro, ambos incluindo portes, e os restantes se situam acima dos 350 Euros, algo que corresponde às capacidades e funcionalidades oferecidas, as quais implicam um maior custo mas, igualmente, maiores benefícios para o utilizador.

Obter equipamentos em 2ª mão revela-se difícil, moroso, dada a raridade dos mesmos, e muitas vezes pouco vantajoso, sobretudo porque basta terem licença para um modelo diferente do que possui o potencial comprador, e obrigarem ao pagamento de novo licenciamento, para que o preço fique ao nível, ou bastante próximo, de um equipamento novo, já com a licença pretendida e a garantia do fabricante completa, para além de, naturalmente, não ter marcas de uso ou ter sido utilizado de forma incorrecta.

No entanto, para quem for paciente e tiver alguma sorte, fica sempre a possibilidade de adquirir um equipamento utilizado, o que consideramos apenas se justificar caso, paga a totalidade das despesas, o valor final fique abaixo dos 70% a 80% do preço em novo, dependendo do modelo exacto e valor total da poupança realizada, para o que se deve ter em conta a possibilidade de promoções por parte dos vários fabricantes.

quarta-feira, dezembro 06, 2017

Equipamentos de navegação "Android" para veículos - 4ª parte

Para além de gravarem vídeos com ângulo de 170º em formato MP4, com compressão H.264, as câmaras podem igualmente tirar fotos estáticas, com resoluções que vão, no caso da câmara principal, até aos 5 megapixels, permitindo obter boas fotos, muito embora as lentes não se revelem as adequadas a uma resolução tão elevada, sobretudo em movimento.

As duas câmaras destinam-se não só a gravar os percursos, mas também a manter dados deste, os quais ficam bloqueados caso o sensor de movimento detecte uma variação compatível com um acidente, evitando assim que sejam reescritos caso a gravação continue pelo tempo necessário para que se sobreponham.

Dependendo dos modelos, as câmara podem ser utilizadas para facilitar manobras de marcha atrás, com a imagem invertida, tal como sucede no espelho retrovisor, e como auxílio de condução, ajudando a manter o veículo na respectiva faixa de rodagem e, dependendo dos mapas, contribuindo para que circulem na velocidade mais adequada ao local onde transita.

A função "picture in picture" ou PIP permite a sobreposição de diversas imagens dinâmicas, tornando possível visualizar, em simultâneo, a transmissão de ambas as câmaras e informação proveniente de diversas fontes, que se distribuem de forma adequada num écran de 7" de boa resolução.

terça-feira, dezembro 05, 2017

Equipamentos de diagnósticos para Td5 - 3ª parte

Existem diferenças substanciais em termos de funcionalidades, podendo-se separar os dois primeiros equipamentos que se destinam essencialmente a ler, analisar e apagar códigos de erro, mas que não possuem as capacidades de programação, proceder a ajustes ou a configurações ou mesmo efectuar correcções, possibilidades existentes nos modelos mais dispendiosos, que oferecem um número muito superior de opções, as quais se podem revelar úteis em diversas situações.

Também é de salientar que o Lynx, ao contrário dos restantes equipamentos, não se destina a um funcionamento "standalone", ou seja requer a ligação a um dispositivo onde corre um programa informático e no qual são visualizados os dados e a partir da qual é exercido o controle, pelo que estamos diante de uma configuração que pode resultar de utilização mais difícil num veículo em movimento ou a análise de dados em tempo real por um único técnico que terá, igualmente, que conduzir.

Muito popular entre os proprietários dos Td5, para os quais o Nanocom foi inicialmente desenvolvido, os Evolution suportam agora outros modelos da Land Rover, desde que seja adquirida a necessária licença, sendo ainda hoje um dos equipamentos mais eficazes e para os quais existe um maior "know how", um factor que pode ser essencial na sua escolha, que é partilhada por muitos dos que utilizam veículos com a motorização Td5.

O Nanocom original tinha um pequeno LCD, onde apenas era possível visualizar informação em modo de texto e destinava-se apenas aos Td5, mas o Evolution tem novas funcionalidades e uma capacidade gráfica completamente diferente, facilitando em muito a utilização, permitindo ver informação mais complexa em tempo real.

segunda-feira, dezembro 04, 2017

Equipamentos de navegação "Android" para veículos - 3ª parte

Com processadores de quatro núcleos, 1 Gb de memória RAM e 16 de memória interna, que pode ser expandida via cartão micro-SD de até 64 Gb, é manifesto que estes equipamentos se destinam a uma utilização específica, já que a memória de que dispõe se revela insuficiente para utilizações mais exigentes, como as requeridas aos modernos "smartphones".

Sendo essencialmente destinados a navegação, pode-se optar entre o programa incluído, que possui os seus próprio mapas, ou o mais comum "Google Maps", que necessita de ligação à Internet, pelo que se aconselha, logo numa primeira fase, a efectuar as configurações necessárias ao acesso.

A ligação à Internet, caso não disponha de módulo que permite um acesso directo via 3G ou 4G, é efectuada via WiFi, recorrendo às normas 802.11 até n, o que permite efectuar a ligação através de um telemóvel com dados e configurado como "hotspot", uma funcionalidade presente nos telemóveis Android.

Na maioria destes equipamentos, a câmara principal, incluída na unidade base, tem uma resolução de 1080P a 30 imagens por segundo, duplicando para 60 caso se use a câmara em 720P, do que resulta uma imagem com menos resolução, mas mais fluída, enquando a câmara secundária tem uma resolução VGA, de 640 x 480 pixels.

domingo, dezembro 03, 2017

"Borda d´Água" de 2018 já disponível

Poucas publicações se podem orgulhar de atingirem os 89 anos de idade, e menos ainda entre os almanaques, autênticas enciclopédias onde se mistura sabedoria popular, curiosidades, ciência e um conjunto de informações sobre os ciclos da Natureza e que tinham eco sobretudo entre os agricultores.

A edição de 2018 do "Borda d´Água", o mais conhecido almanaque português, já se encontra disponível há algum tempo, podendo ser encontrado nos locais mais improváveis, incluindo em venda ambulante, mantendo uma tradição que permanece enraizada num País onde o seu conteúdo parece, aos olhos de muitos, completamente anacrónico como parte de um passado quase esquecido.

Muito popular entre os que têm origem nas aldeias, sobretudo naquelas onde a agricultura tinha maior peso, mas também entre os seus descendentes, que desde sempre recordam esta publicação, o "Borda d´Água" permanece imutável no seu estilo, com as páginas, em papel que se aproxima muito daquele que é utilizado nos jornais, a terem que ser cortadas pelos leitores para acederem ao seu interior.

Com um preço de 2.20 Euros, que pode ser inflacionado por quem o vende de forma ambulante, nas 24 páginas pode-se encontrar informação astronómica e astrológica, calendários, incluindo feriados e um conjunto de informações úteis ou interessantes, compondo uma publicação que merece o nosso apoio por representar uma tradição a manter.