sábado, novembro 11, 2023

Decorrem os descontos de 11/11

Na altura em que este texto é publicado, pelas 00:00, hora portuguesa, o dia 11/11 já começou há 8 horas, pelo que este dia de grandes descontos já decorre, acabando pelas 16:00 portuguesas, salvo havendo correcções que respeitem os fusos horários, pelo que, face às informações entretanto recebidas, sugerimos a eventuais interessados que se apressem.

Centrando-nos nos principais "sites", como o Aliexpress e o Banggood, aqueles com os quais temos uma maior experiência, e que serão, de alguma forma exemplificadores e condicionadores das promoções praticadas, podemos constatar que os descontos rondam os 10 a 15%, podendo ser directos, sobre o valor a pagar, ou por escalões, com um valor fixo para os vários intervalos em termos de volume de compras.

É de notar que surgem descontos muito superiores, alguns da ordem dos 60 ou 70%, mas os mesmos são fictícios, sendo que o produto já teria um desconto anunciado um pouco inferior durante outros períodos, algo que não é de estranhar dado que, mesmo fora destes períodos, surgem produtos com descontos que podem rondar os 50% e que agora, para os escoar, vêm esse desconto aumentado.

Tipicamente, os descontos de 11/11 prolongam-se durante dois a três dias, dependendo do vendedor, de modo a abranger de forma ampla os vários fusos horários e permitir a potenciais interessados fazer comparações e ter tempo para decidir, mas, não obstante este intervalo de tempo poder parecer interessante, o facto é que alguns produtos podem esgotar rapidamente e nem todos os vendedores prolongam a campanha de igual forma, pelo que é de agir com rapidez e prudência, efectuando as compras assim que possível, depois de devidamente analizadas.

sexta-feira, novembro 10, 2023

O arrancador Popdeer PD JX1 - 2ª parte

Tal como a maioria dos equipamentos deste tipo, estão presentes protecções contra curto-circuito, sobrecorrente e sobrecarga, com os conectores de boa qualidade a apenas encaixarem numa posição e a operação a revelar-se fácil e segura, desde que os procedimentos de segurança sejam devidamente cumpridos.

Está presente uma lanterna LED, com boa capacidade em termos de iluminação, podendo ainda ser usado para carregar dispositivos electrónicos USB, caso da maioria dos telemóveis e "tablets" actualmente em uso, revelando-se bastante eficaz nesta função, com capacidade de efectuar carregamentos a 3A.

O conjunto inclui o arrancador, um cabo para ligação à bateria, outro para carregamento USB, um estojo de transporte e o manual do utilizador, tendo um preço final, incluindo portes e IVA, que fica um pouco abaixo dos 50 Euros, com a entrega, a partir da República Chega, a ser efectuada em 4 a 5 dias úteis.

Este arrancador tem o mínimo de funcionalidades, funcionando igualmente como lanterna e bateria, tendo como vantagens principais o baixo preço e as reduzidas dimensões e peso, cumprindo a sua função de fazer arrancar motores muito perto do limite das suas possibilidades, sendo igualmente penalizado pelas pequenas dimensões dos cabos que o acompanham, o que, sendo uma forma de reduzir custos, não será a opção mais feliz.

quinta-feira, novembro 09, 2023

Documentos passam para o mundo digital - 3ª parte

Também os cartões de fidelização, podem ser armazenados em formato virtual, sendo comummente aceites nas lojas, mas existem diversas limitações, incluindo dependentes do dispositivo, que pode ou não permitir operações sem contacto.

O Google Wallet é seguro, com dois níveis de autenticação, os pagamentos são encriptados, não sendo partilhadas com o destinatário nem os dados bancários, nem informações para além das que o utilizador ceda, e estão disponíveis sistemas para que, no caso de perda ou furto do dispositivo, este possa ser localizado ou, no limite, os dados possam apagados remotamente.

Em alguns estados dos Estados Unidos, os documentos de identificação, como a carta de condução ou documentos estaduais, já podem ser adicionados ao Google Wallet de forma muito semelhante aquela que é praticada entre nós na aplicação oficial do Estado, o que nos deixa a interrogação se esta possibilidade um dia se concretizará entre nós, permitindo que a totalidade dos documentos em formato digitais se concentrem numa única aplicação.

A digitalização, quando efectuada de forma segura e prática, oferece inúmeras vantagens face aos documentos físicos, mas existem óbvias limitações, seja a nível da necessidade de conectividade, sendo certo que o acesso à Internet nem sempre está disponível, sobretudo em locais mais remotos, seja pela ausência de dispositivos por parte das entidades oficiais, sem o que o procedimento se torna mais complexo do que seria desejável.

quarta-feira, novembro 08, 2023

O arrancador Popdeer PD JX1 - 1ª parte

Quando o Inverno, o período mais penalizador para as baterias dos veículos com motor a explosão, se aproxima, será de equacionar a aquisição de um arrancador, essencial para quem reside em locais mais remotos ou pode necessitar do veículo para finalidades que impliquem colocá-lo rapidamente em funcionamento, valendo a pena analizar algumas das propostas actualmente disponíveis no mercado.

O Popdeer PD JX1 tem no interior uma bateria de 15000mAh capaz de proporcionar, segundo o fabricante, uma corrente de pico de 1500 A, o suficiente para a maioria dos veículos automóveis disponíveis no mercado, incluindo modelos diesel com motores com mais de 2 litros de cilindrada.

Embora tenhamos dúvida quanto às reais capacidades da bateria, foi capaz de fazer arrancar o motor de um Mercedes com motor 2.2 diesel quando tinha uma carga perto dos 80%, mas a carga cai para baixo dos 70% e duvidamos que faça mais do que outro arranque antes de ser completamente recarregado.

Assim que por em causa as especificações do fabricante, sendo certo que é possível arrancar um motor duas a três vezes entre cada carregamento completo, dependendo das características destes, sendo óbvio que, quando a carga cai para baixo dos 60%, só pode fazer arrancar motores de menor cilindrada a gasolina.

terça-feira, novembro 07, 2023

Visão imersiva e inteligência artificial chegam ao Google Maps - 3ª parte

Alguns elementos essenciais para uma melhor orientação, como um edifício que pode servir de referência, são agora mais facilmente identificáveis, com a imagem virtual a aproximar-se cada vez mais da realidade, sempre complementadas por informação contextual que pode ser filtrada ou selecionada pelo utilizador de forma a dispor do tipo de informação de que realmente necessita, sem que esta seja excessiva e possa distrair da condução.

As estações de carregamento, com as suas características, incluindo compatibilidade com os vários modelos de veículos, e disponibilidade, passam a estar cada vez mais presentes, sendo fornecidas informações e alertas no sentido de facilitar o planeamento e evitar que a carga das baterias se esgote, permitindo aos condutores de veículos eléctricos circular com mais confiança e menos ansiedade.

Estão, igualmente, presentes mais sugestões, facilmente pesquisáveis, que tornem o percurso mais interessante, estabelecer locais de paragem, podendo-se deixar ao Google a possibilidade de ter a iniciativa das sugestões, de forma livre, em vez de condicionadas pelas preferências e critérios do utilizador.

Cada vez mais interactivo e imersivo, o Google Maps tem vindo a progredir desde o seu lançamento, em que era pouco mais do que um sistema de cartografia digital interactivo, sendo agora uma forma de ver o Mundo que tende a permitir ao utilizador uma experiência que se aproxima da realidade presencial, esperando-se que todas estas novidades abranjam Portugal num futuro próximo.

segunda-feira, novembro 06, 2023

Google adiciona funcionalidade "On-the-Go" ao Meet - 1ª parte

Quem utiliza uma versão recente de Android, como a 13, ter-se-à apercebido de um conjunto de actualizações, em várias plataformas do Google, cuja importância justificou a apresentação de um resumo dos respectivos conteúdos, o que atesta que estas são mais do que actualizações de rotina, implementanto novas funcionalidades que, para muitos, antecipam a chegada da versão 14 do Android.

Estas actualizações com novas funcionalidades são um conjunto que vai passar pela actualização de cada uma das aplicações envolvidas, e só no termo deste processo, ou seja, quando as várias aplicações incluídas neste conjunto tiverem sido actualizadas, o utilizador será notificado, com a apresentação das novidades que passam a ficar disponíveis no dispositivo em uso.

Uma das plataformas actualizada foi o Meet, o sistema de mensagens instantâneas do Google, que agora possui um modo designado por "On-the-Go", optimizado para uma utilização durante deslocações, detectando se o utilizador se encontra em movimento, seja a pé, seja num veículo, surgindo no écran a pergunta se este modo deve ser activado, cabendo ao utilizador tomar uma decisão.

Este modo caracteriza-se visualmente pelos botões de maiores dimensões, de utilização mais fácil, para as funções essenciais, como a selecção do dispositivo áudio, emudecer uma conversa ou obter detalhes sobre a conversação e os respectivos participantes.

domingo, novembro 05, 2023

O Defender 90 da Hot Wheels na escala 1/64

Apesar de se destinar a um mercado muito concreto, o dos brinquedos para crianças, o pequeno Land Rover Defender 90 da Hot Wheels, na escala 1/64, é particularmente detalhado, com um conjunto de pormenores interessante, que acaba por colocá-lo ao nível de modelos mais dispendisos e fabricados para o mercado dos colecionadores.

Os modelos da Hot Wheels são vendidos inteiramente montados, com diversos acabamentos distintos, tendo a particularidade de as diferenças irem para além da simples pintura, podendo representar algumas das váriaa versões produzidas, com pneus específicos ou capotas diferentes, como as presentes nos "truck cab", e incluindo algumas pinturas e decorações para competição.

Os modelos da Hot Wheels estão disponíveis em diversas séries, com embalagens que começam no simples "blister" em plástico com fundo em cartão, às séries mais dispendiosas, em caixa, que acondicionam os modelos de melhor qualidade, que, com a mesma base, incluem mais opcionais e um maior número de detalhes, colocando-os num patamar distinto e mais próximo do modelo de colecção do que do brinquedo.

Tal como muitos outros fabricantes, a opção da Hot Wheels foi pelo Td4, patente no formato do capot, ligeiramente arqueado, e que o distingue dos modelos anteriores, como os Tdi e os Td5, com o capot plano, representando bem o último modelo da anterior geração de Defender através de uma miniatura que pode ser adquirida em grandes superfícies ou postos de abastecimento de combustíveis por poucos Euros.