sábado, agosto 01, 2020

Whatsapp vai permitir usar a mesma conta em diversos equipamentos

O Whatsapp está a testar uma nova funcionalidade que permite ser utilizado em diversos dispositivos móveis desde que partilhem o mesmo número de telefone, o que implica, naturalmente, a existência de cartões SIM, mesmo que virtuais, instalados em cada equipamento.

Esta possibilidade está a ser testada, de forma restrita, em dispositivos com sistema operativo Android, pelo que os utilizadores de iPhone poderão ter que esperar mais tempo para poderem dispor desta funcionalidade, que tem vindo a ser pedida pelos utilizadores do Whatsapp desde há muito, mas que, por levantar várias questões de programação e gestão, tem sido adiada.

Esta funcionalidade implica um sistema aperfeiçoado de sincronização entre os vários dispositivos agregados a uma mesma conta, incluindo-se aqui mensagens, fotos ou ficheiros enviados e recebidos, bem como a gestão de permissões e das próprias sessões abertas no vádios dispositivos.

Uma vez ultrapassadas estas questões, e verificada a segurança desta funcionalidade, a mesma será alargada aos utilizadores das versões "beta" antes de finalmente ser alargado a todos quantos utilizam esta popular plataforma de comunicações.

sexta-feira, julho 31, 2020

"A sorte ajuda os audazes" - 3ª parte

É, pois, num cenário particularmente adverso, onde os níveis de fadiga sobem rapidamente, antes do verificado em anos anteriores, sob uma pressão acrescida, que se efectua o combate aos fogos, sendo previsível que o número de acidentes, como resultado de um conjunto de vulnerabilidades e do menor discernimento provocado pela fadiga aumente, levando a erros ou decisões menos acertada.

Entre as consequências do cansaço, para além de uma avaliação da situação menos correcta, encontra-se a precipitação de quem sabe que não pode prolongar o esforço durante um período prolongado e vai tentar encurtar o tempo de acção, mesmo que isso implique riscos acrescidos que, efectivamente, poderão ser menores do que um prolongamento excessivo da acção e do perigo resultante de uma fadiga excessiva, seja a nível decisional, seja para a saúde dos operacionais.

Embora só os inquéritos, inevitáveis em caso de morte, e, infelizmente, entre o início da publicação deste conjunto de textos e o dia de hoje, faleceu mais um bombeiro, que ficara gravemente ferido durante o combate ao incêndio em Castro Verde, elevando para quatro o número de bomberios mortos desde o início desta fase de combate aos fogos, possam determinar com maior exactidão o sucedido, estamos diante de um número anormalmente elevado de vítimas mortais.

Mesmo sabendo que um simples conjunto de oscilações, onde um conjunto de coincidências podem pesar estatisticamente, o aumento do número de vítimas parece-nos anormalmente elevado, sobretudo por se concentrar num período muito curto e, tendo em conta que a fase mais crítica de combate aos fogos começou há pouco tempo e se vai prolongar durante mais três meses, quase certamente até ao final de Outubro, mesmo que com uma intensidade mais reduzida durante este mês, a probabilidade da ocorrência de novas fatalidades é alta, de acordo com os indicadores actuais.

quinta-feira, julho 30, 2020

Disponível a versão 70 do Opera

Já está disponível a versão 70, defenitiva do Opera, podendo a mesma ser descarregada através do "site" oficial ou via actualização, caso esteja instalada uma versão anterior, num processo automático, muito rápido, e que aconselhamos a efectuar a todos os que utilizem este navegador.

Uma das principais alterações é a reutilização de tabs recentemente fechadas, que agora aparecem numa lista de fácil visualização, permitindo aceder directamente a cada uma delas, sendo a pesquisa entre tabs igualmente mais simples, com resultados a surgirem, se disponíveis, nas várias tabs abertas.

Também é visível o investimento nos "workspaces", ou conjuntos de tabs, que passam a ter icones diferentes, tornando-se mais facilmente identificáveis, havendo igualmente melhoramentos na pesquisa do histórico e favoritos, com um campo de pesquisa lateral mais largo e onde os conteúdos são mais fáceis de visualizar.

No registo de alterações podem-se encontrar todas as alterações introduzidas, a maioria algumas a nível de funcionamento interno, e que não são visíveis, nem correspondem a novas funcionalidades, mas que contribuem para uma maior segurança, estabilidade e rapidez deste navegador que consideramos como um dos mais completos e adquados às necessidades dos dias de hoje.

quarta-feira, julho 29, 2020

"A sorte ajuda os audazes" - 2ª parte

Para além do esforço das corporações durante a pandemia, e muitas tiveram que se dividir para efectuar o transporte de doentes infectados com Covid-19, enquanto noutras parte do efectivo esteve infectado, reduzindo a capacidade operacional e aumentando o esforço dos restantes elementos, resultando num desgaste substancial mesmo antes da época de maior esforço.

A entrega de material, não obstante os anuncios mais ou menos enfáticos e pomposos, por vezes a roçar o rídiculo, não contemplou a totalidade das corporações, nem permitiu que equipamentos obsoletos, cujo prazo de validade foi ultrapassado, fossem substituídos como se impunha, sendo manifesto que as falhas não resultam apenas da pandemia, mas de uma opção orçamental, parecendo que alguns continuam a acreditar que a sorte oferece alguma protecção e dispensa outros meios.

Durante a pandemia, face às limitações impostas, os trabalhos de limpeza das matas foram seriamente afectados, sendo óbvio que, independentemente da manutenção da legislação em vigor, não seria efectuada na mesma extensão em que foi feita em anos anteriores, como resultado de um conjunto de constrangimentos que reduziram em muito a disponibilidade das empresas ou particulares que fazem esta actividade.

Independentemente da evolução climática, e os anos recentes têm sido aqueles em que a temperatura média tem sido mais elevada, o cenário evoluia no sentido negativo, com muitas áreas ardidas há poucos anos a regenerarem-se e, sem limpeza adequada, representarem um perigo acrescido num ano em que a disponibilidade para trabalhos de limpeza, incluindo-se aqui as faixas de protecção, foi menor do que em anos anteriores.

terça-feira, julho 28, 2020

Existe controle de saúde nos bombeiros? - 2ª parte

Neste caso concreto, a ocorrência verificou-se num local onde ocorreu um incêndio, portanto com acessibilidades condicionadas, um condições ambientais perigosas, e sem possibilidade de socorro imediato, obrigando a uma mobilização de meios que, pela sua especificidade, podem não estar imediatamente disponíveis, implicando demora no socorro efectivo e na chegada a um local onde a assistência possa ser prestada com a eficácia necessária.

Não podemos deixar de salientar que outras classes profissionais, igualmente sujeitas a grandes esforços ou a condições de trabalho particularmente pesadas, incluindo-se aqui não apenas outros agentes de socorro, mas também, por exemplo, os que trabalham na área da segurança ou ordem pública, e que neste período foram particularmente sacrificados, não terão sido controlados do ponto de vista da saúde, salvo os testes para o Covid, caso tenham sido expostos a este vírus.

Devemos ainda mencionar que, para além do controle da saúde física, a saúde mental merece uma especial atenção, dado o "stress" que um conjunto de actividades, sobretudo numa época difícil como esta, e tende a ser ainda mais negligenciada, completamente secundarizada ou mesmo esquecida, sem ter em conta que o perigo que tal envolve e a possibilidade, e probabilidade, de as consequências serem ainda mais gravosas do que as que decorrem de factores físicos.

Se antes da pandemia o controle de saúde de muitos profissionais, e aqui incluímos os bombeiros, mesmo que voluntários, já era escassa, actualmente parece aproximar-se ainda mais do inexistente, do que decorre um risco acrescido para quem já arrisca em demasiado num país onde todo um conjunto de decisões estruturantes continua a ser adiado, incluindo-se aqui as que têm implicações a nível do socorro ou do ordenamento do território.

segunda-feira, julho 27, 2020

"A sorte ajuda os audazes" - 1ª parte

Foi com esta célebre frase que o Presidente da República desejou boa sorte aos bombeiros que este ano iam, mais uma vez, enfrentar uma perigosa época de incêndios florestais, desta vez em plena pandemia e numa conjuntura particularmente desfavorável e com meios escassos, incluindo-se aqui falta de equipamentos de protecção individual eficazes.

Infelizmente a frase utilizada pelo Presidente da República não trouxe boa sorte, e efectivamente parece quase insultuosa na noite em que um bombeiro da corporação de Proença-a-Nova, com apenas 21 anos, perdeu a vida quatro outros quatro ficaram feridos, dois dos quais com gravidade, num incêndio de grandes dimensões que ocorreu no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco.

Na sequência de um acidente com uma viatura, que ficou destruída, quatro bombeiros foram projectados para o exterior, enquanto a vítima mortal ficou no interior, sendo arrastado para uma ravina dentro da viatura, onde o corpo carbonizado foi encontrado.

Nas duas últimas semanas, três bombeiros perderam a vida no combate aos incêndios, permanencendo hospitalizados diversos operacionais, contando-se entre estes feridos graves, pelo que o Verão de 2020 já se pode considerar como um dos mais trágicos dos últimos anos em termos de vítimas entre quem combate as chamas, algo que, naturalmente, não se deve a sorte ou azar, mas a um conjunto de factos objectivos.

domingo, julho 26, 2020

Versão 2004 do Windows 10 chega a mais utilizadores

A Microsoft disponibilizou a sua última grande actualização, a 2004, para mais um conjunto de equipamentos, que tinham sido excluídos das primeiras vagas devido a questões relacionadas com o "hardware", do que podiam decorrer incompatibilidades ou um menor desempenho.

A determinação de quais os equipamentos que suportam a nova versão resulta de um misto de correcções introduzidas nesta actualização e da implementação de inteligência artificial que procede à analize de compatibilidade, verificando-se que falhas iniciais ou uma excessiva restrição do tipo de configurações suportadas tem vindo a desaparecer nestas últimas semanas, esperando-se que esta versão se padronize com alguma rapidez.

É de notar que da instalação desta actualização decorram alterações no conjunto de outras actualizações disponíveis, podendo algumas das que estão listadas desaparecerem, enquanto surgem outras, estabelecendo-se um conjunto e percurso diferente do existente antes da instalação da 2004.

Por enquanto, esta actualização ainda não é obrigatória, mas aparece num novo conjunto de equipamentos quando se efectua manualmente o procedimento de pesquisa de novas actualizações disponíveis, cabendo ao utilizador a decisão de instalá-la ou não, sabendo que, se a possibilidade de o fazer surgiu, em princípio poderá dar este passo sem correr riscos excessivos.