sábado, agosto 03, 2019

Extensão para "pen" "wifi"

Quando o sinal de "wifi" é fraco, pode-se recorrer a diversos truques ou técnicas, existindo opções a nível de configuração, como a selecção de canais ou o forçar uma determinada frequência, ou a nível físico, reposicionando ou reorientando antenas, sendo certo que, por vezes, de uma pequena alteração resultam modificações substanciais na ligação.

Um dos processos mais baratos, com preços que podem ficar entre os três e os quatro Euros, incluindo portes a partir da Ásia, é a simples extensão USB com base, disponíveis para portas USB 2.0 e 3.0 e em diversos comprimentos de cabo, cuja instalação é inteiramente física, pelo que não é necessário modificar configurações, sendo, obviamente, de adquirir o modelo que melhor se adeque às portas utilizadas.

Esta extensão permite que se desloque uma "pen" USB do conector do computador, onde esta pode ficar parcialmente tapada, do que resulta uma conexão com menor desempenho, para uma posição onde a ligação seja mais eficaz, podendo, por exemplo, deslocar-se a "pen" para um local mais alto ou um pouco mais próximo do ponto de acesso e com uma linha mais directa.

Caso a "pen" disponha de anternas orientáveis, sugerimos que se proceda à respectica reorientação, podendo a operação ser complementada com novas configurações lógicas na ligação, após o que, recorrendo a uma simples fita adesiva de face dupla, se pode colocar o suporte no seu lugar defenitivo, aquele que assegure um melhor desempenho na conexão pretendida.

sexta-feira, agosto 02, 2019

"Kit" da Protecção Civil é inflamável - 3ª parte

É necessário prever o comportamento humano, sobretudo em situações extremas, incluindo aqui as que implicam desespero, e avaliar se um dado equipamento, mesmo que as limitações do mesmo sejam amplamente divulgadas, vai ser usado dentro das normas e procedimentos estabelecidos, sem o que este não deve ser distribuído.

Sabendo que, quaisquer que sejam os avisos e alertas, a possibilidade de utilizar na frente de fogo uma gola altamente inflamável é bastante real, em caso algum esta deveria ter sido distribuída, mesmo que como instrumento de "marketing", como forma de antecipar e prevenir possíveis acidentes cuja responsabilidade, inevitavelmente, irá recair sobre quem distribuiu o material em causa.

Deve-se, ainda, investigar o processo de adjudicação, por ter contornos preocupantes, ao ser efectuado um ajuste directo com uma empresa recente, a "Foxtrot Aventuras", com actividade numa área completamente distinta do objecto adjudicado e que, na base de dados onde o Estado regista os concursos, se destina a protecção, do que, independentemente do conceito aplicável, decorre a imposição de um conjunto de características.

O uso do poliester, altamente inflamável e perigoso, tornando-se prejudicial com temperaturas elevadas, podendo afectar as vias respiratórias, não tem qualquer lugar numa gola que se revela, para além de traiçoeira, incómoda, demonstrando que este material é completamente desadequado, facto que, segundo foi noticiado, levou o proprietário da empresa a sugerir a sua substituição por outro, algo que foi recusado, levando a crer ao mesmo que se tratava de um simples produto de "marketing".

quinta-feira, agosto 01, 2019

O equipamento de diagnóstico Vgate VS890 - 2ª parte

É possível selecionar diversas línguas, entre estas o Inglês e o Português, que serão as mais populares entre nós, e um grande número de marcas, que incluem os modelos mais populares em produção o que não implica que haja o suporte para todos os veículos, pelo que deve ser avaliado se um dado modelo individual é suportado, caso se destine a um uso específico.

A navegação revela-se simples e intuitiva, com uma boa capacidade de comunicação após ser efectuada a configuração inicial e, caso necessário, a actualização da programação, o que implica a ligação a um computador pessoal e a instalação do "software" necessário, incluindo a nível de controladores, sendo suportadas as versões mais recentes do Windows.

A base de dados de erros é extensa e a ajuda contextualizada a suficiente, com o VS890 a fornecer um bom conjunto de dados, incluindo em tempo real, que, nalguns casos, implicam um nível de conhecimentos acima do comum para que sejam devidamente interpretados e analizados, fornecendo a informação necessária para a maioria dos diagnósticos de um veículo.

Para além do equipamento de diagnóstico, é incluído um cabo OBD2 e outro USB, destina a ligação a um computador, e um manual de utilizador inglês, com o conjunto a ter um preço que varia entre os 25 e os 30 Euros, já incluindo portes a partir da Ásia, um valor que é mais do que justo para um equipamento que tem características bastante interessantes e pode auxiliar a determinar causas de problemas num veículo sem recurso a uma oficina.

quarta-feira, julho 31, 2019

"Kit" da Protecção Civil é inflamável - 2ª parte

Mesmo sendo um instrumento de "marketing", e tivesse sido emitido o aviso de que não devia ser usado perto de chamas, algo que nunca aconteceu, é certo que muitos seriam os esquecimentos, correndo-se o risco de que fosse utilizado junto do fogo, dada a ilusão de protecção que cria.

Por outro lado, destinando-se a uma protecção do fumo, quando afastado do fogo, para além da possibilidade de projecções atingirem esta gola, será pouco expectável que, quando o fogo se aproxima e, muito provavelmente, o fumo aumenta, esta suposta protecção fosse descartada, pelo que será de prever que permanecesse em uso.

Dado que o fornecedor assegura que o material entregue corresponde ao pedido da ANEPC, respeitando na integra o caderno de encargos, e, supostamente, fosse um item destinado a divulgação ou "marketing", terá que ser averiguado qual o conteúdo exacto dos documentos e o que efectivamente foi solicitado, como forma de apurar as reais responsabilidades.

Seja como for, em caso algum se pode distribuir um equipamento ou objecto que, mesmo sendo destinado a um fim específico, e emitidos os avisos que restringem a sua utilização, possa ser utilizado de forma errada, algo que, em sutuações de maior tensão, pode facilmente acontecer, podendo ainda criar uma falsa sensação de protecção que pode ser desmentida da pior forma.

terça-feira, julho 30, 2019

Acomodação de pequenos objectos em Defender - 3ª parte

Para quem necessita de ter à mão cartões, como um cartão de crédito ou multibanco, o pequeno "clip" que se coloca na pala de Sol permite acomodar até 3 cartões e um par de óculos, ficando preso por uma mola, pelo que é fácil de instalar, remover ou passar para outro veículo.

Por um preço que ronda os 3 a 4 Euros, este suporte com apenas 85 x 85 x 25 milímetros, de cor negra, moldado em plástico ABS, revelou-se prático, ficando solidamente fixo e servindo bem o propósito a que se destina, pelo que não deixa de ser um item a ter em conta, que pode, igualmente, constituir uma pequena recordação para oferecer.

Guardamos para o fim a pequena bolsa lateral, em rede, que se pode colar numa superfície graças às fitas adesivas que possui, como no interior de uma porta, e onde podem ser colocados pequenos objectos, por a termos em uso desde há anos e, não obstante as pequenas dimensões, de apenas 15 por 8 centímetros, se tem revelado particularmente útil.

Por pouco mais de um Euro e meio, esta bolsa vem suprir uma evidente falta dos Defender, que não possuem uma simples bolsa onde se possa colocar um cartão bancário, particularmente útil para pagar portagens ou combustível, pelo que, face ao preço, será um dos investimentos que farão mais sentido para quem possua um destes veículos.

segunda-feira, julho 29, 2019

"Kit" da Protecção Civil é inflamável - 1ª parte

A distribuição de um "kit" fornecido pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil destinado às populações que vivem em zonas de maior risco de incêndio e incluem um lenço de protecção contra o fumo, ineficaz pela ausência de tratamento anticarbonização, e feitas em material sintético, extremamente inflamável, já foi apresentada como parte de um mecanismo de auto-protecção ou como um simples instrumento de "marketing".

Apesar de o "kit" ser constituído por vários items, incluindo um estojo de primeiros socorros, ou apito, lanterna e bússola, dado que apenas a gola e, eventualmente, o colete, se destinam a serem envergados, e somente o primeiro destes poderia ser, pela sua aparência, um equipamento de protecção, as atenções centram-se sobre a agora célebre gola 100% em poliester.

Manifestamente, reina a confusão entre as entidades responsáveis, e as declarações do ministro da Administração Interna, de tão lamentáveis, como absurdas, nem justificam comentários, mas as afirmações de uma responsável da ANEPC, que considerou que a gola podia ser usada numa situação de fumo, mas longe do fogo, contradizem quer a possibilidade de estarmos diante de um instrumento de "marketing", seja a actuação normal de quem envergue esta suposta protecção.

Aparentemente, o fabrico em poliester faria parte do caderno de encargos e a empresa vencedora, que não opera no sector dos equipamentos de protecção, sempre assumiu que estaria a fornecer os items para uma campanha de "marketing", nunca questionando a utilização destas golas, nem os critérios de adjudicação onde, pelo que se sabe, o preço era relevante, o que coloca de parte materiais com outro tipo de características.

domingo, julho 28, 2019

Sistemas de protecção solar para veículos - 3ª parte

A melhor solução, e a mais dispendiosa, é a que consiste num conjunto de paineis interiores, de alta qualidade, cortados à medida para o modelo específico a que se destinam e cujo preço pode ultrapassar a centena de Euros, mas que aliam uma grande facilidade de colocação e remoção à eficácia no fim a que se destinam, baixando efectivamente a temperatura, sem comprometer a visibilidade.

Este tipo de solução inclui, normalmente, cinco paineis, para toda a zona traseira, incluindo as portas traseiras, sendo fixos por um conjunto de "clips", permitindo que os vidros continuem a poder ser abertos, e sem interferir com o exterior da viatura, proporcionando o máximo de conforto que, naturalmente, implica um preço muito mais elevado face à qualidade do produto proposto.

Guardamos para o fim o mais conhecido sistema, o de um painel semi-rígido com exterior metalizado, muito utilizado sobretudo quando os veículos estão parqueados, mas que alguns utilizam nos vidros laterais durante viagens, e que, sendo bastante baratos, bloqueiam completamente a visão, pelo que, sendo usados, estamos diante de algo que deve ser evitado quando o veículo esteja em movimento.

Dentro das soluções propostas existem inúmeras variantes ou versões, incluindo com ilustrações, sobretudo destinadas aos mais novos, tendo cada uma as suas vantagens e desvantagens, mas sendo sempre de inquirir junto das entidades oficiais se podem ser utilizadas sem problemas legais, evitando surpresas que, para além de desagradáveis, podem ser particularmente onerosas.