sábado, dezembro 26, 2020

Ferramento multi-usos com machado - 1ª parte

As ferramentas de múltiplos usos encontram-se entre os utensílios favoritos daqueles que apreciam a vida ao ar livre, as viagens e as expedições, tendo vindo a verificar-se uma notável evolução destas nos últimos anos, não apenas em termos de flexibilidade de utilização, mas na própria qualidade de construção.

O modelo que hoje apresentamos é de maiores dimensões e francamente mais complexo do que a maioria das ferramentas desta classe, tendo 175 milímetros de comprimento, o que implica ser transportada num estojo apropriado, fornecido conjuntamente, e não no bolso, como acontece com modelos de menores dimensões.

Pesando pouco menos de meio quilo, construído em alumínio de elevada qualidade e aço inoxidável 2CR13, as várias ferramentas incluídas são de fácil acesso, encontrando-se bem protegidas quando não se encontram em uso, pecando, sobretudo, pelas dimensões, pouco confortáveis para o transporte, caso se pretenda usar um bolso, e demasiado pequena para permitir aplicar toda a força necessárias nalgumas acções mais exigentes.

Assim, entende-se o compromisso assumido pelo fabricante e a escolha das várias ferramentas e possibilidades que estas oferecem, bem como o volume reservado para cada uma, sendo certo que existe um bom equilíbrio do que pode resultar o interesse nesta solução por parte de muitos adeptos da vida ao ar livre.

sexta-feira, dezembro 25, 2020

Feliz Natal de 2020

Tal como nos anos anteriores, chegou a altura de desejar a todos os nossos amigos e leitores um Natal muito feliz, agradecendo a vossa presença durante estes anos, em que temos escrito este "blog", e muito especialmente por nos acompanharem neste difícil ano de 2019, quase a terminar.

Este foi um ano estranho, completamente atípico, pelo que as reflexões e textos que publicamos fugiram ao padrão habitual, algo que pensamos ser natural e consequência de mudanças profundas num Mundo que não voltará a ser o mesmo e no qual temos que reaprender a viver.

Nesta época natalícia, homenageamos todos aqueles que, ao longo deste ano, deram o seu melhor para proteger a vida e a saúde dos demais, bem como os que tanto se sacrificaram, e arricaram, para que o País se mantivesse em funcionamento, e que na sua esmagadora maioria permanecerão anónimos para sempre.

Para todos, os mais sinceros votos de umas Festas muito felizes.

quinta-feira, dezembro 24, 2020

Conector USB da MUD

O conector USB desenvolvido pela MUD, destinado às suas consolas para os Defender TD5 pós 2002 e Td4, é igualmente compatív

el com os Discovery e com os Freelander, pelo que pode ser uma opção interessante para quem possua um destes modelos. Este conector, de pequenas dimensões, ocupa o espaço não utilizado de um dos botões, que, em muitos casos, está simplesmente coberto por uma peça em plástico e que, uma vez removida, permite a instalação deste opcional, bastando para tal efectuar a ligação dos cabos ao sistema eléctrico do veículo.

Nas instruções, que se podem descarregar para consulta, encontram-se todos os detalhes de instalação, que, sendo simples, deve ser efectuada por quem tenha os conhecimentos adequados, podendo ser ligado onde exista corrente permanente ou onde esta apenas exista quando o veículo está ligado, com o conector a proteger o veículo através de um fusível independente.

O preço deste conector USB é de 24 Libras, a que acrescem portes, um valor elevado, quando comparado com outras opções disponíveis no mercado, mas que pode ser interessante para quem pretender uma melhor integração do conector no interior e preferir optar por um produto seguro e elevada qualidade.

quarta-feira, dezembro 23, 2020

"Modo escuro" chega ao Facebook para Android

Alguns meses após ter redesenhado a versão para computadores, com uma nova aparência, contestada por muitos, o Facebook fez igualmente evoluir a versão destinada a dispositivos móveis Android, tendo introduzido o "modo escuro" nas versões "beta".

Sendo ainda uma versão "beta", a possibilidade de activar o "modo escuro" não surge de forma tão evidente como apareceu na versão "web", sendo necessário aceder ao menú de configuração, no qual se encontra a possibilidade de activar e desactivar esta opção, que funciona de forma independente do sistema operativo, ou seja, não é necessário que esta seja disponibilizada pelo Android ou que este seja a versão mais recente, bastando que seja suportada pela aplicação.

Apesar de estarmos a usar uma versão "beta", que será menos estável do que as defenitivas, e com as quais já tivemos problemas no passado, sendo que, no limite, algumas nem sequer eram carregadas, a versão concreta onde surge o "modo escuro" não parece apresentar problemas adicionais a nível de estabilidade ou desempenho, podendo ser utilizada sem inconvenientes visíveis.

Aqueles que, tendo em conta os possíveis problemas de uma versão ainda em testes, mesmo assim preferirem usar o "modo escuro", podem, havendo vagas, inscrever-se no programa "beta" do Facebook que permite aceder a versões iniciais, e ir, desde já, utilizando esta nova funcionalidade que, pelo menos para nós, se revela bastante interessante.

terça-feira, dezembro 22, 2020

Novas funcionalidade no Google Maps

O Google adcionou uma funcionalidade, que consideramos particularmente interessante, à sua plataforma "Maps", um dos sistemas de mapas digitais mais completos e interactivos da actualidade, e que permite ter sempre à disposição os percursos mais frequentes.

Uma opção "Go" guarda os trajectos habituais, que podem ser acedidos sem a necessidade de uma pesquisa ou de estabelecer um destino, e o sistema é suficientemente interactivo para oferecer alternativas e contemplar diversas formas de deslocação, facilitando assim o planeamento ou, simplesmente, ter noção do tráfego e do tempo estimado de percurso.

Outra novidade interessante é a função "explorar" ser agora um "feed", o que significa que está em permanente actualização, com a participação dos utilizadores, o que aumenta a interacção e permite dispor de dados muito mais recentes e actualizados, bem como a possibilidade de responder ao comentar, conferindo ao "Maps" uma vertente mais próxima da rede social.

Também o sistema de mensagens surge como mais interactivo e completo, facilitando a comunicação entre estabelecimentos ou entidades e os respectivos clientes ou utentes, o que vem, igualmente, aumentar a interactividade desta plataforma cuja evolução merece ser acompanhada, sobretudo porque, na ausência de uma rede social genuína, tem sido escolhida pelo Google como base para novas e mais abrangentes funcionalidades.

segunda-feira, dezembro 21, 2020

"Estado de emergência" prevê crime de desobediência - 2ª parte

Não obstante as previsões dos especialistas, que recorrem a modelos matemáticos e usam os dados mais actuais, apontarem para a possibilidade de o aliviar das restrições no fim de semana prolongado que abarca o Natal corresponder a um acréscimo de entre 800 e 1.500 mortos, o facto é que não houve a coragem política de introduzir alterações ao anunciado, pelo que se prevê um Janeiro particularmente complicado nos serviços de saúde.

Naturalmente, em Janeiro, ou mesmo nos meses seguintes, a percentagem de vacinados não permite mais do que amortecer um pouco o impacto de um súbito aumento de infecções, sendo de recear que, com a chegada da vacina, surja igualmente alguma descompressão que, facilmente, pode levar à inobservância do conjunto de regras que tem contribuido para controlar a pandemia.

Será, portanto, no início de 2021 que, com o aumento dos contágios, a ilusória proximidade da vacinação, o cansaço resultante de restrições, cada vez menos respeitadas, o peso das contas inerentes à transição de ano, bem como os desastrosos resultados de 2020, que, muito provavelmente surgirão novas medidas, mais restritivas, e uma nova quebra na economia, capazes de esmagar as irrealistas esperanças de uma rápida recuperação, que muitos ainda acalentam, prevendo-se um acentuar da conflitualidade social.

Este será apenas mais um episódios, que custará numerosas vidas, na condução errática, tecnicamente e cientificamente deficiente, do controle da pandemia, que visa evitar agitação social numa altura muito especial para as famílias e antes da chegada da vacina, pelo que podemos estar diante do último grande pico antes de a vacinação e a imunidade de grupo permitirem estabelecer uma nova normalidade.

domingo, dezembro 20, 2020

Empresas britânicas começam a suspender envios para a Europa - 3ª parte

Por outro lado, a Libra tem-se vindo a desvalorizar de forma muito rápida e substancial, estando agora em valores que rondam o 1.10 Euros, mas com uma forte tendência para descer, com alguns especialistas a apontar para uma desvalorização que pode atingir os 30%, ou seja, fazer a Libra passar para perto de 80 cêntimos.

Mesmo sendo difícil de prever a evolução cambial da Libra, e a sua paridade com o Euro, todos os especialistas apontam para uma forte desvalorização desta, o que irá agravar todo um conjunto de situações que irão afectar em muito as relações comerciais com o Reino Unido, afectando de forma muito substancial o tecido económico deste.

Uma desvalorização tão substancial da Libra e a perda de valor desta face a outras moedas, não apenas o Euro, mas todas aquelas que são utilizadas no comércio internacional, vai ter um impacto severo no relacionamento do Reino Unido com os seus parceiros comerciais, afectando muito substancialmente os rendimentos e nível de vida dos seus residentes, incluindo-se emigrantes, pelo que irá haver um grande reajuste de preços nos próximos meses, sendo de esperar para ter uma noção da sua evolução concreta.

Aconselhamos prudência aos nossos leitores que pretendam efectuar encomendas a partir do Reino Unido, evitando efectuá-las nesta altura, mesmo que com a intenção de aproveitar os últimos dias em que a transação é intra-comunitária, dado que os riscos envolvidos, e os potenciais atrasos, podem ter consequências particularmente gravosas.