sábado, outubro 28, 2023

Google implementa "Locked Folder" no Photos

Recentemente, o Google adicionou uma nova funcionalidade ao Photos, a plataforma onde as fotos provenientes de dispositivos Android podem ser automaticamente alojadas, que consiste numa nova pasta, de uso mais reservado, que foi designada, na versão inglesa, por "Locked Folder".

Esta é, essencialmente, uma pasta protegida, que requer a reintrodução da "password" para efeitos de acesso e cujos conteúdos deixam de aparecer na sequência cronológica habitual, o que permite efectuar um "scroll" sem o risco de ver surgir imagens mais sensíveis e que se pretende manter como reservadas.

Pode-se mover qualquer imagem para a nova pasta, selecionando a opção correspondente, sendo possível marcar várias imagens de modo a que sejam todas movidas de uma só vez, alertando-se para o facto de, no caso de grandes quantidades de imagens, poderem surgir erros, pelo que se aconselha a mover um número reduzido de fotos de cada vez.

Naturalmente, mover imagens para a nova pasta não influência em termos de armazenamento, nem altera as propriedades da imagem, mas esta deixa de estar incluída em albuns originais, de ser pesquisavel juntamente com outras fotos, perdendo ligações, "tags" ou partilhas, sendo este o inconveniente que tem como contrapartida uma maior privacidade e segurança de fotos mais sensíveis.

sexta-feira, outubro 27, 2023

Opera 104 final já disponível - 2ª parte

Chamamos a atenção para o facto de ser necessário ter conta no Opera e efectuar a autenticação para recorrer ao Aria e que, tal como outras plataformas de inteligência artificial, dos resultados da interacção podem ser gerados textos errados, imprecisos ou enganadores, pelo que se impõe a sua verificação cuidadosa antes de qualquer utilização, sobretudo a nível profissional ou em situações de maior responsabilidade ou risco.

Também existem melhoramentos a nível de visibilidade no "modo escuro", com as "tabs" e os diversos marcadores a ficarem mais fáveis de visualizar, os ajustes da barra de endereços e os seus diversos efeitos foram melhorados, resultando em movimentos mais fluídos e num melhor posicionamento, o que melhora a experiência visual.

Em termos visuais, os ícons da aplicação foram alterados para todas as plataformas onde o Opera corre, mas também foram introduzidas melhorias, sobretudo a nível de segurança, e corrigidos erros e falhas, a maior parte das quais serão virtualmente indetectáveis pelo utilizador, que apenas terá noção de uma maior estabilidade e menos falhas, incluindo no suporte de aplicações.

Sendo esta uma actualização particularmente interessante, sobretudo para quem recorra à inteligência artificial do Opera, aconselhamos os nossos leitores a actualizar o seu navegador e testar as novas possibilidades que agora oferece, acrescendo o facto de, nesta nova versão, estarem presentes diversos melhoramentos e correcções, que vão permitir uma experiência de navegação mais segura e interactiva.

quinta-feira, outubro 26, 2023

Google Discover passa a apresentar a qualidade do ar

Sob a barra de pesquisa de sugestões, o Google Discover há apresenta um conjunto de mini cartões com diversas informações, abrangendo áreas como as finanças, o desporto ou a meteorologia, vindo agora adicionar a qualidade do ar na localização estimada do utilizador.

Esta nova opção surge na versão beta para Android com a versão 14.32, onde surge um cartão aparentemente sem conteúdo mas que, quando se toca nele, apresenta os dados da qualidade do ar, de forma indicativa, complementada pela informação relativa à hora em que os dados foram recolhidos e se numa estação próxima da localização do utilizador.

É de lembrar que o índice de qualidade de ar com valores até 50, normalmente assinaldado com a cor verde, corresponde a uma qualidade aceitável, com poucos ou nenhuns riscos, e que com valores a partir de 51 e até 100 o risco será tolerável e apenas afectará pessoas particularmente sensíveis, mas a partir de 101 podem começar a surgir problemas para pessoas menos saudáveis e, acima de 200 pode ser prejudicial para todos quantos o respirem, sendo de muito alto risco acima de 300, correspondendo a uma situação de emergência.

Em situações particulares, sobretudo caso tenha sido emitido um alerta por parte das autoridades competentes, a informação agora disponibilizada no Discover pode ser relevante, sobretudo porque é, tipicamente, fornecida a partir de dados recentemente actualizados e obtidos num local próximo do utilizador, algo que é particularmente importante dado que as alterações podem surgir com alguma rapidez e variam de acordo com a localização geográfica.

quarta-feira, outubro 25, 2023

Os óculos com "bluetooth" BlitzWolf BW-G02 - 4ª parte

A experiência como sistema de mãos livres é, igualmente, positiva, mesmo em ambientes com maior ruído de fundo e, inclusivé, em conversações com vários intervenientes, isolando bem o som, ou tanto quanto se pode esperar de um dispositivo electrónico, mantendo a ligação "bluetooth" sem interrupções e sem degradação na qualidade da transmissão, conectando-se rapidamente após ser ligado.

Mesmo em actividades que impliquem mais movimento ou situações mais complexas, desde que conectados a um dispositivo fiável, estes óculos mantêm uma comunicação permanente, de qualidade, e, apesar de, com um pouco de atenção, ser patente que não são óculos convencionais, o facto é que são suficientemente discretos para as diferenças passarem desapercebidas para a maior parte de quem os vê.

O preço do conjunto, que inclui os óculos, cabo magnético para carregamento e manual do utilizador, tendo começado pelos 17 Euros, varia, actualmente, entre os 19 e os 23 Euros, incluindo IVA e portes a partir da China, dependendo de ser feita uma pré-encomenda, a encomenda de um dos primeiros exemplares após a disponibilização, ou encomendando numa altura posterior.

Caso seja possível esperar, dado que a data de expedição estimada é 15 de Novembro e a entrega será efectuada, previsivelmente, duas semanas depois, estes óculos parecem ser uma opção a ter em conta por parte de quem pretenda adquirir um equipamento deste tipo e o pretenda utilizar durante a condução, sendo este um modelo que cumpre o disposto na legislação actual.

terça-feira, outubro 24, 2023

Opera 104 final já disponível - 1ª parte

A versão 104 final do Opera, o navegador que adoptamos como padrão, já pode ser descarregada, reportando a compilação 104.0.4944.23, baseada no Chromium 118.0.5993.71 ou posterior, tendo sido introduzidas novas funcionalidades a nível do sistema de inteligência artificial, para além de melhorias na segurança e estabilidade.

A principal alteração reside nos melhoramentos, ditos refinamentos, no Aria, o sistema de inteligência artificial que vem incluído no Opera e que fica agora mais interactivo, mas fácil de utilizar e oferece resultados de melhor qualidade, com respostas mais precisas e bem elaboradas.

O "Aria Compose" ajuda a compor textos, que podem ter as mais distintas configurações e ser usados para mensagens, apresentações, cartas ou ensaios, podento-se interagir sucessivamente de modo a obter os resultados pretendidos, enquanto se treina o Aria no sentido de se adaptar ao estilo pessoal de cada utilizador, do que resultam textos únicos e de boa qualidade.

A segunda novidade é o "Aria Refiner", uma funcionalidade que permite refazer frases, obtendo novas respostas ou composições, sendo possível selecionar apenas áreas específicas do texto, ou compor blocos de texto que serão usados no futuro, bastanto para tal optar pela sua reutilização.

segunda-feira, outubro 23, 2023

Os óculos com "bluetooth" BlitzWolf BW-G02 - 3ª parte

No entanto, tal como sucede com outros equipamentos do mesmo fabricante, e já dispomos de alguns, é manifesto que é necessária alguma habituação até os gestos sairem de forma automática e estarem memorizados os diversos comandos, que podem passar por premir o mesmo botão um determinado número de vezes ou durante um espaço de tempo diferente, algo que, de início, sendo simples, não é intuitivo.

O peso destes óculos é de apenas 36 gramas, tendo no interior uma bateria que permite operar até 5 horas, a qual é carregada por um cabo com conexão magnética ligado a uma porta USB, e que permite o carregamento integral no máximo de 2 horas, podendo cair para perto de metade caso se recorra a um transformador.

Em termos de utilização, apesar de um pouco mais pesados do que uns óculos comuns, o peso não os torna incómodos e, manifestamente, as lentes cumprem bem o seu propósito, mesmo em dias de maior luminosidade, sendo raras as situações em que não se revelam completamente eficazes, bastando, normalmente, um pequeno desvio para evitar um encandeamento.

As lentes com tecnlogia Tri Acetate Cellulose, uma combinação de polímeros avançados e acetato de celulose, encontram-se, em termos tecnológicos, entre as mais avançadas, proporcionando uma boa visão e sendo muito resistentes ao impacto, ultrapassando os modelos em policarbonato em termos de protecção.

domingo, outubro 22, 2023

Google permite gerar imagens a partir da linha de pesquisa

O Google continua a fazer experiências com ferramentas de inteligência artificial, algumas de forma discreta, permitindo a utilizadores baseados nos Estados Unidos e usando a lingua inglesa gerar imagens a partir da tradicional caixa de pesquisas.

A utilização é simples e directa, digitando-se o pretendido, aconselhando-se a que seja a seguir a palavras como "generate", obtendo-se diversos resultados, em vários estilos, que podem ser aperfeiçoados ou editados, replicando directamente na caixa de pesquisa as funcionalidades que muitas plataformas usam separadamente, o que facilita a utilização e o recurso a uma plataforma extremamente potente e eficaz.

É de notar que as funcionalidades em testes, e mesmo aquelas que por outras razões, incluindo legais, começam por apeas estar disponíveis para alguns os países ou utilizadores, e que o Google implementou filtos, no sentido de evitar, tanto quanto possível, uma má utilização destes recursos, podendo não gerar resultados que, por exemplo, promovam a violência.

Neste caso, ainda existem limitações, mas os utilizadores que pretendam efectuar experiências podem tentar recorrer a uma VPN, escolhendo os Estados Unidos como localização, e configurando o sistema para a língua inglesa, o que permite antecipar o que o futuro nos reserva em termos de pesquisa e na interacção com os sistemas de pesquisa, onde a realidade e o imaginário se misturam.