sábado, agosto 17, 2013

Óculos com "bluetooth" - 1ª parte

Image Hosted by Google Óculos com "bluetooth"

Existem inúmeros modelos de "kits" de mãos livres, capazes de comunicar com um telemóvel via "bluetooth", sendo um dos mais originais, e dos mais fáceis de utilizar, os que têm formato e funcionalidades de óculos de Sol, com lentes rebatíveis, de modo a poderem ser utilizados mesmo de noite sem prejudicar a visão.

Se em termos estéticos, a aparência destes óculos não nos convence muito, dado o aspecto demasiadamente plástico e com algumas imperfeições visíveis, a sua praticabilidade é interessante, tanto em termos de comunicações, como a nível da filtragem de raios ultra violetas e do escurecimento que proporcionam.

A ligação ao telemóvel obedece à norma "Bluetooth V 1.2", podendo manter a conexão a uma distância que vai até aos 10 metros de distância, e entre as fundionalidades encontram-se a possibilidade de aceitar, rejeitar ou terminar uma chamada telefónica, com modelos mais sofisticados a possuir suporte para gravar em formato MP3.

Estes últimos modelos possuem até 4 Gb de memória onde podem ser alojados ficheiros em formato MP3, WMA e WAV, com um "bit rate" que varia entre os 32 e os 320 Kbps, um SNR (Signal to Noise Ratio) menor que os 85 dB e potência de saída nos altifalantes de 2 x 12 mW (16Ohm).

sexta-feira, agosto 16, 2013

Morreu mais um bombeiro no combate aos fogos

Image Hosted by Google Um incêndio florestal em Portugal

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) anunciou que no combate a um fogo florestal em Coutada, no concelho da Covilhã, morreu o bombeiro Pedro Miguel Jesus Rodrigues, de 41 anos, pertencente aos bombeiros da Covilhã, elevando para dois o número de perda de vidas evido aos incêndios durante este mês de Agosto.

No combate a este incêndio estiveram mobilizados 90 bombeiros, 20 sapadores florestais, cinco elementos da Guarda Nacional Republicana e 15 da força especial de bombeiros, apoiados por 29 veículos e 4 helicópteros.

Image Hosted by Google Um incêndio florestal em Portugal

Noutro acidente, um bombeiro de Celorico de Bastos, Tiago Carvalho, foi atropelado por um veículo da própria corporação, sofrendo ferimentos nas pernas e na bacia quando se preparava para combater o fogo, encontrando-se internado em estado considerado grave no Hospital do Alto Ave, em Guimarães.

Estacionado num piso íngreme, e eventualmente mal travado, o veículo começou a deslocar-se, atropelando o bombeiro que ainda conseguiu avisar os restantes elementos a tempo de estes evitarem ser atingidos, algo que não aconteceu com o Tiago Gonçalves, com um rodado a passar por cima da zona da bacia.

quinta-feira, agosto 15, 2013

Bloqueador de chamadas anónimas para "Android"

Image Hosted by Google Écran do bloqueador de chamadas anónimas

As chamadas anónimas, independentemente da sua proveniência, são consideradas por muitos como uma forma "spam", estando inúmeras vezes ligadas a acções publicitárias ou a alguém particularmente insistente, a ponto de se tornar inconveniente.

Existem inúmeros programas para dispositivos "Android" com este fim, uns mais complexos do que outros, pelo que optamos pelo que nos pareceu ocupar menos espaço de memória e com maior facilidade de utilização, mesmo que prescindindo de algumas funcionalidades.

O "Private Call Blocker" da Implode, revisto a 12 de Agosto de 2013 deverá ser dos mais simples, tendo apenas como opções o bloquear ou não chamadas anónimas e alertar ou não o utilizador, o que é activado e desactivado via uma pequena "check box".

Este pequeno programa gratuito, actualmente na versão 1.1 e com apenas 334 Kb, corre em praticamente todos os dispositivos "Android", desde que com um sistema operativo 2.1 ou superior, sendo uma opção a ter em conta, complementando programas mais complexos onde esta funcionalidade falta.

quarta-feira, agosto 14, 2013

Algum dos nossos amigos solda alumínio em Lisboa?

Image Hosted by Google O Discovery, antes e depois de parcialmente reparado

Com a chegada do indicador de direcção e da pestana que fica sob o grupo óptico, procedemos à primeira parte da reparação do Land Rover Discovery, ficando apenas a faltar a parte respeitante à substituição do para choques, a efectivar brevemente, após a chegada desta peça.

No entanto, para além de substitui o para-choques, é necessário reparar um pouco da chapa, soldando um suporte em alumínio, algo que, pela ausência de recursos e de prática, não podemos fazer de forma autónoma, pelo que teremos que obter alguma ajuda, seja através de algum dos adeptos da marca, seja recorrendo a uma oficina.

Esta é, esperamos, uma operação bastante simples e rápida, sobretudo porque o para-choques não tem qualquer tipo de ligação eléctrica, pelo que agradecemos a quem seja capaz e tiver disponibilidade para nos ajudar, em Lisboa, nos contacte, de forma a podermos combinar esta pequena reparação onde a maior dificuldade, cremos sinceramente, seja soldar o alumínio.

Caso não seja possível obter esta ajuda, naturalmente, recorreremos a uma oficina, esperando que, face ao pouco tempo da reparação e não haver necessidade de peças novas, já que o para-choques será fornecido por nós, o preço da reparação seja módico.

terça-feira, agosto 13, 2013

Alguém imprime em vinil para veículos?

Numa perspectiva de divulgar o "blog" Verão Verde, procuramos quem possa imprimir, gratuitamente ou a muito baixo custo, alguns autocolantes em vinil, para veículos, com o endereço Verão Verde em formato quadrado, com entre 15 e 20 centímetros de lado.

Caso seja mais prático, os autocolantes podem ser impressos numa folha de maiores dimensões, sendo posteriormente cortada recorrendo a uma guilhotina, de modo a ficar com a dimensão pretendida, que escolhemos por permitir uma fácil visualização, sem se tornar demasiadamente grande.

Naturalmente, que forneceremos, no formato pretendido e com uma dimensão que permite uma impressão de qualidade, com uma resolução superior a 6.000 pixels de lado, o "QR code" a imprimir, em preto sobre um fundo branco, de modo a que facilite ao máximo a leitura, testando assim se esta será a solução adequada.

Entretanto, fica a sugestão de que divulguem este "blog" junto dos vossos contactos, nomeadamente daqueles que possam ter mais interesse nas temáticas abordadas, e que comentem e apoiem o nosso espaço.

segunda-feira, agosto 12, 2013

Óculos com lentes polarizadas por 6 Euros o par

Image Hosted by Google Óculos polarizados de baixo custo

Mencionamos por diversas vezes as vantagens de utilizar óculos polarizados, sobretudo durante a condução de veículos, tendo descrito alguns modelos, sendo hoje a altura de chamar a atenção para um modelo de muito baixo custo, ideal para ter como recurso num veículo, cujo preço ronda a meia dúzia de Euros por duas unidades.

Estes óculos possuem uma armação extremamente leve em plástico negro e lentes de cor negro esverdeadas em resina, com nível de protecção contra raios ultra violetas 400, redução da intensidade da luz estimada em 50%, sendo polarizadas.

Se as lentes correspondem ao pretendido, com um desempenho aceitável, embora não da melhor qualidade e menos resistente do que a de outros modelos similares, a armação é algo fraca, menos ajustável e confortável do que de modelos mais sofisticados, sendo obviamente aqui que é obtida a poupança de que resulta um tão baixo preço.

Não sendo tão resistentes ou sofisticados como outros modelos, sobretudo aqueles que possuem uma armação em liga metálica, os quais tendem a incluir bolsa de transporte, estes óculos oferecem um desempenho muito semelhante, sendo uma boa opção como reserva para emergências.

domingo, agosto 11, 2013

"Spray" de WD-40 no Minipreço

Image Hosted by Google Um "spray" de WD-40

Estão disponíveis em diversas lojas da cadeia de mercados Minipreço, "sprays" de WD-40, uma substância de múltiplos usos que se popularizou em várias áreas de actividade dadas as suas capacidades para remover humidade, de onde origina o ser nome "water displacement".

Usado para libertar peças e engrenagens presas, incluindo as que estão enferrujadas, remover humidade, eliminar ruidos, limpar e proteger superfícies, sobretudo metálicas, entre muitas outras aplicações, o WD-40 complemente de forma eficaz as ferramentas de uma pequena oficina, poupando o material e o esforço de quem aí trabalha.

As embalagens vendidas no Minipreço são de 220 + 20 mililitros, e custam 3.49 Euros, sendo este um valor competitivo, sobretudo se acumulado com outras promoções ou descontos, do que pode resultar, em termos finais, um preço que ronda os três Euros.