sábado, outubro 19, 2019

O Brexit do costume - 1ª parte

Nunca foi nossa intenção fazer futurologia, e menos ainda no respeitante ao Brexit, a anunciada, mas nunca concretizada saída do Reino Unido da União Europeia, tal o número de inicidentes e de adiamentos que já se verificaram, mas, na impossibilidade de uma previsão quanto à data, voltamos a este assunto que vai afectar o comércio com as empresas sedeadas num território que pode deixar de estar abrangido pelas leis comunitárias.

A livre circulação de bens a que estamos habituados deixará de se verificar, passando a ocorrer um processo idêntico ao que decorre quando se procede a uma importação, com todas as implicações que daí derivam, incluindo em termos de demoras, algo que, mesmo que exista um acordo de comércio livre, irá, certamente acontecer.

Independentemente dos acordos a celebrar, o aumento de preço inicial é inevitável, podendo ser, posteriormente, compensado pela previsível desvalorização da moeda inglesa e pelos inevitáveis ajustes por parte das empresas que pretendem manter os seus clientes no espaço comunitário, mas será sempre de prever demoras e incertezas, sobretudo no curto prazo.

As simulações efectuadas, e que tinham como cenário uma saída sem acordo, revelaram inúmeros problemas e constrangimentos, sendo óbvio que não existe uma preparação adequada que permita evitar atrasos de monta, mesmo tendo em conta apenas a vertente operacional, sem adicionar a componente burocrática, a qual dificilmente pode ser previamente estabelecida e depende em muito do país de destino das mercadorias.

sexta-feira, outubro 18, 2019

A "EasyPrivacy Tracking Protection List" - 2ª parte

Outras listas conhecidas são a "Fanboy's Annoyance List", que bloqueia conteúdos de páginas sociais, incluindo os "pop-ups" contidos nelas, enquanto a "Fanboy's Social Blocking List" se limita a remover conteúdos de redes sociais, como os botões de "like" ou partilha do Facebook e que muitas vezes são incluídos em páginas de "sites", reduzindo a possibilidade de uma interacção inadvertida.

Estes filtros são, essencialmente, ficheiros de texto cujo conteúdo são as referências dos anúncios ou páginas a bloquear, pelo que são de fácil manutenção e parametrização, podendo ser alterados mesmo por quem tenha pouca experiência nesta área, sendo, no entanto, de optar por colaborar com que faz esta acção a nível geral, de modo a que todos beneficiem de cada melhoramento.

Com a versão 64, o Opera optou por recorrer a este conjunto de listas para reforçar a sua capacidade para bloquear publicidade, tendo a vantagem de ser particularmente eficaz e bem mantida, mas, naturalmente, passando para um controle exterior o seu conteúdo, pelo que as exclusões deixam de ser controladas por quem desenvolve o navegador, sendo agora de uma fonte externa, em cujo o discernimento é necessário confiar.

Naturalmente, e porque a Internet gratuita, tal como a conhecemos, vive, em grande parte, de receitas publicitárias, será de tentar encontrar um equilíbrio razoável entre a manutenção da privacidade, um valor que consideramos superior, o desempenho, evitando carregar conteúdos inúteis, e a sustentabilidade dos "sites" para os quais a publicidade é essencial, alguns dos quais são da maior relevância para revelar factos ou aspectos que, muitas vezes, são ignorados pelas grandes cadeias de informação e necessitam ser expostos para uma melhor apreensão da realidade, pelo que estes inibidores devem ser usados tendo em vista as várias consequências do seu uso.

quinta-feira, outubro 17, 2019

Componentes de embraiagem da LOFclutches - 2ª parte

Naturalmente, os discos de embraiagem, nos seus diversos modelos e variantes, sólidos ou bi-massa, em diversos materiais e seguindo distintas especificações, destinando-se a fins distintos, e a veículos com níveis de preparação e potência diferenciados, merecem igualmente destaque, estando presentes discos de diversas proveniências, mas sempre de qualidade garantida, com a LOFclutches a prestar aconselhamento quanto à sua adequação a cada caso específico.

Estão, igualmente, disponíveis "kits" completos, que incluem diversos componentes, mas também os complementos necessários, mesmo aquelas pequenas peças, como molas ou parafusos, ou de maiores dimensões, como garfos, no sentido de fornecer uma solução completa e consistente, que melhore o desempenho e torne o veículo de mais fácil condução.

Aliás, o facilitar a condução do veículo, e quem conduz diariamente um Defender sabe o que isso significa em termos de embraiagem, sobretudo em percursos onde o recurso a esta é mais constante, é um dos argumentos fortes da LOFclutches, que, em qualque caso, garante que o veículo onde os seus produtos sejam aplicados não será de condução mais difícil, nem exigirá um maior esforço físico do que na sua configuração de origem.

Estão disponíveis produtos para os Serie, Defender, incluindo os mais recentes TDCi e modelos com o motor 2.8 TGV, Discovery e Range Rover P38, bem como uma lista de contactos de centros de instalação especializados e certificados, entre as quais a portuguesa "Td5 Inside", onde este tipo de produto também pode ser adquirido.

quarta-feira, outubro 16, 2019

Lanterna para cabeça - 1ª parte

Cada vez mais populares, as lanternas com múltiplos "leds" usadas na cabeça, ajustadas por correias elásticas, proporcionam uma boa capacidade de iluminação direccional, podendo ser utilizadas nas mais diversas situações, adaptando-se particularmente aquelas em que ambas as mãos devem permanecer livres para outras funções.

O modelo que hoje apresentamos apresenta um conjunto de luzes na parte frontal, enquanto na posterior fica a caixa onde se encontra a bateria recarregável, via cabo USB, e, opcionalmente, duas baterias de iões de lítios de 3.7V e 3000 mAH do tipo 18650, com estes dois elementos, unidos pelas correias elásticas, a equilibrarem-se em termos de peso que atinge o total de 180 gramas.

Estão presentes nesta lanterna, essencialmente construída em liga de alumínio Robust HA III, de especificações militares, duro e anodizado, um total de 5 "leds" T6 e 2 COB ou PE, do que resulta um total de 70W, com alcance superior a 400 metros e um angulo ajustável que pode ir até aos 120º, proporcionando uma excelente área de visão.

Estão disponíveis 6 modos, recorrendo a um sistema inteligente de controle, que incluem 2, 3 e 5 "leds" T6 ligados, 2 XPE ligadas, e a totalidade das luzes ligadas em permanência ou em modo intermitente ou "strobe", o que permite obter o balanço pretendido entre a intensidade e tipo de iluminação e o consumo da bateria, algo que se torna essencial caso se disponha apenas da bateria interna recarregável.

terça-feira, outubro 15, 2019

Componentes de embraiagem da LOFclutches - 1ª parte

Uma das rúbricas que mais apreciamos, e na qual temos maior interesse na Land Rover Owners International é aquela onde são apresentados novos produtos, que podem dar a conhecer gamas completas de alguns fabricantes que, mesmo sendo menos conhecidos, não deixam de produzir produtos inovadores a preços competitivos, o que justifica uma pequena investigação.

No número de Novembro, o último publicado, encontram-se algumas novidades que nos parecem interessantes, seja pela funcionalidade, seja pelo preço, destacando-se uma bomba de embraiagem para os Land Rover Defender, proposta pela LOFclutches, em cujo "site" se podem encontrar diversos produtos e componentes de embraiagem destinados a veículos Land Rover, sempre acompanhados de um extenso conjunto de detalhes técnicos que podem incluir instruções de montagem e vídeos de suporte.

Quem já conduziu um destes veículos sabe o quanto a embraiagem pode ser pesada, e o pedal mal colocado só agrava este problema, e muitos saberão que o sistema inclui duas bombas, uma primária e uma secundária, sendo que a substituição desta última pela proposta por 36 libras pela LOFclutches reduzirá, segundo o fabricante desta, a pressão no pedal em perto de 30%, o que, convenhamos, é uma diferença muito substancial.

Apesar de termos optado por destacar esta bomba secundária, outros produtos presentes no "site" merecem ser estudados, como o "kit" de assistência do pedal de embraiagem, essencialmente uma mola que, segundo a LOFclutches reduzirá a pressão em 45%, sendo de muito fácil instalação e operando conjuntamente com os restantes componentes deste fabricante.

segunda-feira, outubro 14, 2019

Land Rover Owners de Novembro de 2019 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Novembro de 2019 da Land Rover Owners International, e, invitavelmente, todo o protagonismo recais sobre o novo Defender, apresentado o mês passado, e que merece 16 páginas, nas quais se podem encontrar as informações mais relevantes, e um conjunto de fotografias interessante, onde o último modelo da marca, e um dos mais importantes na estratégia da Land Rover é descrito com pormenor.

Para além deste inevitável protagonismo, um Series 1 de 1949 ainda em uso, depois de décadas de bons serviços, um Ninety de origem militar transformado num 300Tdi "Wolf", com as especificações de fábrica, e um Serie 3 completamente restaurado mereceram igualmente artigos destacados, tal com o merece um Defender 110 completamente equipado para viagens e que inclui tudo o que é necessário, incluindo cama dupla, chuveiro e casa de banho.

Um Discovery 4, modificado para trabalho e lazer, os passeios e expedições, entre estas uma viagem nas Austrália e a descoberta de percursos no Suffolk, algumas preciosidades antigas, incluídas na secção Roverphile, podem ser inspiradores, numa altura em que, terminado o período crítico de incêndios, podem recomeçar, não obstante a proximidade do tempo frio.

Como sempre, estão presentes artigos técnicos, entre estes a reparação de janelas eléctricas dos Discovery 1 e Range Rover Classic e a reconstrução de um compressor Hitachi EAS, mas também as secções habituais, que incluem a apresentação de novos produtos, os testes prolongados a produtos mais conhecidos e as conhecidas participações de leitores, incluindo-se cartas, fotografias e questões que estes colocam e às quais a redação da revista responde.

domingo, outubro 13, 2019

A "EasyPrivacy Tracking Protection List" - 1ª parte

Apesar de haver uma cada vez maior resistência contra os bloqueadores de anúncios, e recordamos que muitos "sites" e serviços vivem da publicidade, sendo sustentados pelos respectivos anunciantes, com algumas plataformas ou navegadores a retirarem o suporte, pelo menos nativo, dos inibidores de publicidade, este tipo de recurso continua a estar disponível, sendo, muitas vezes essencial para navegar sem intrusões que vão para além do estritamente necessário.

Mencionamos recentemento a "EasyPrivacy Tracking Protection List" a propósito do Opera 64, justificando-se descrever um pouco melhor aquela que é uma das listas mais conhecidas e utilizadas pelos bloqueadores de publicidade, construída de forma colaborativa, e que é utilizada por um grande número de programas que removem anúncios, permitindo um carregamento mais rápido das páginas e uma leitura mais fácil dos conteúdos que interessam ao visitante.

A "EasyList" é o filtro primário que remove a maioria da publicidade constante de páginas internacionais, incluindo janelas ou "pop-ups", imagens e objectos, sendo, essencialmente, uma lista utilizada por diversos bloqueadores de publicidade e sustenta um grande número de outros filtros, que podem ser um conjunto restrito de exclusões ou um complemento destas.

Um destes suplementos opcionais é a "EasyPrivacy", uma lista que remove as várias formas de seguimento ou registo existentes na Internet, incluindo um conjunto de pequenos programas, ou "scripts", que recolhem dados, destinndo-se, essencialmente, a proteger os dados pessoais dos utilizadores.