sábado, julho 14, 2018

Versão gratuita do Microsoft "Teams" - 1ª parte

A Microsoft lançou uma versão gratuita do "Teams", uma plataforma colaborativa destinada a empresas, que agora passa a estar disponível para todos, sem limitações em termos de pesquisas e de mensagens, mas com um máximo de 300 utilizadores, o que será mais do que suficiente para a esmagadora maioria das situações.

Apesar de 300.000 empresas já utilizarem o "Teams", a falta de uma versão gratuita, que excluísse a necessidade de uma subscrição do Office 365, tem posto de parte muitas pequenas empresas e profissionais liberais, que optam por outras soluções, como o "Slack", cuja proposta equivalente agora se vê ultrapassada no respeitante à oferta de espaço, pesquisas e interacções.

Apesar de as aplicações "online" da Microsoft ainda não oferecerem as funcionalidades das versões instaladas localmente, e da concorrência de outras plataformas, como a "G-Suite" do Google, este passo vem alargar o uso do "Teams" a novos utilizadores, o que irão permitir a sua expansão numa área cada vez mais competitiva, sobretudo a nível empresarial, nomeadamente quando a empresa opere a partir de locais distintos.

O "Teams" está globalmente disponível, suportando um total de 40 linguas diferentes, atribui a cada equipa até 10 Gb de espaço, com cada utilizador a poder utilizar até 2 Gb deste, oferece um número ilimitado de mensagens, pesquisas e integração com apps e permite comunicação áudio e vídeo directo entre elementos do mesmo grupo.

sexta-feira, julho 13, 2018

A Nanocom de 1ª geração - 4ª parte

Comparada com as Nanocom Evolution, o modelo inicial tem óbvias limitações, nomeadamente pelo facto de não poder ser utilizada como consola de informação suplementar, com apresentação de informação em tempo real, ou pela rapidez com que é efectuada a ligação a um computador, sendo patente que as duas centenas de Euros de diferença no preço correspondem a uma evolução real a nível do "hardware", enquanto as formas de licenciamento se revelam mais favoráveis no primeiro modelo.

Em contrapartida, este modelo é compacto e resistente, muito fácil de acondicionar e de transportar, sendo fácil colocar a Nanocom com os cabos dentro de uma pequena caixa estanque, que pode ser adquirida por um preço baixo, e que pode ficar acondicionada debaixo de um dos assentos do Defender ou atrás destes, embora neste último caso fique mais exposta em caso de assalto.

Convém registar o equipamento, para o que pode ser necessário contactar o fabricante, de modo a que o número de identificação volte a ficar disponível, o que facilita em muito o suporte, abrindo caminho para a participação nos foruns, onde muitas das questões relativas a este modelo são abordadas e respondidas, evitando-se assim a espera de uma resposta pessoal por parte da Blackbox.

Obviamente, qualquer opinião será discutível, mas o nosso conselho vai no sentido de, caso necessitem de um equipamento de diagnóstico para Land Rover que inclua os Td5 e seja possível encontrar uma Nanocom de 1ª geração por um preço que se aproxime das duas centenas de libras, que não percam a oportunidade de o adquirir.

quinta-feira, julho 12, 2018

Adicionar "bluetooth" a um rádio antigo

Já apresentamos alguns pequenos acessórios que permitem adicionar funcionalidades de "bluetooth" e leitura de suportes digitais a um auto rádio que possui apenas uma entrada normalizada de 3.5 milímetros, destinada a ligar à porta AUX, que serve igualmente de suporte físico do equipamento.

Com apenas 55 x 25 x 10 milímetros, suportanto "bluetooth" v4.0+EDR Classe 2 e um perfíl de áudia A2DP, operando na banda dos 2.4 GHz, este adaptador é carregado via porta micro USB, o que permite operar até 8 horas, sendo ligado à saída do rádio, após o que deverá ser emparelhado com um equipamento móvel.

Para além de servir de ligação, disponibilizando funcionalidades de "kit" de mãos livres entre um dispositivo móvel e o rádio, incorporando um microfone, permite ainda ouvir neste o conteúdo de um cartão SD, com capacidade de até 32 Gb, disponibilizando-o através da conexão AUX.

O preço deste dispositivo, incluindo cabo, conector e manual, bem como os portes, fica pouco acima dos 4 Euros, e permite dar uma nova vida a um rádio antigo, constituindo uma boa alternativa a outros "kits" de mãos livres, mas pode, igualmente, ser ligado a uns simples auscultadores ou sistema de som, adicionando novas funcionalidades e podendo facilmente transitar de um equipamento para outro, bastando encaixá-lo no conector AUX.

quarta-feira, julho 11, 2018

A Nanocom de 1ª geração - 3ª parte

O manual das Nanocom, tal como o "software" de suporte, está disponível e a sua leitura é essencial para quem pretenda utilizar um equipamento que, acedendo directamente a parâmetros de funcionamento de um veículo, pode causar danos sérios, pelo que se aconselha a uma aprendizagem com alguém com experiência, que possa elucidar quanto a algumas das opções e respectivas consequências, evitando erros com consequências graves.

Dependendo do veículo em que é utilizada, a Nanocom oferece um conjunto de funcionalidades diferentes, embora com um conjunto de traços comuns, como a gestão do motor, modificação de valores ou de configuração de diversos parâmetros de funcionamento, análise de dados, leitura e remoção de códigos de erro, emparelhamento do imobilizador ou ajustes diversos, como alguns modelos de suspensão.

Obviamente, será necessário ao utilizador saber interpretar a informação recebida e, caso necessário, adoptar os procedimentos para efectuar as alterações necessárias ou corrigir problemas existentes, seja pessoalmente, seja recorrendo a quem tenha a capacidade técnica para o fazer, sem o que os dados obtidos serão meramente informativos o que, em muitos casos, será, só por sí, uma vantagem a ter em conta.

A programação de unidades de gestão recorrendo ao envio de um ficheiro, é uma das funcionalidades mais conhecidas das Nanocom, podendo efectuar a salvaguarda da parametrização existente ou enviar um novo mapa, caso o veículo em causa assim o permita, o que acontece, nomeadamente, com os Td5 com as centralinas NNN, que pode ser programado via porta OBD2.

terça-feira, julho 10, 2018

Google Maps implementa funcionalidades do Waze - 2ª parte

A existência de obstáculos ou constrangimentos numa via implica um recálculo de trajectos ou o aviso de demora, pelo que a implementação desta funcionalidade terá um impacto nalguns casos superior à habitual informação da densidade do trânsito, já presente no Google Maps, e que não traduz toda a realidade deste, conferindo um nível de actualização em tempo real muito superior.

Aqueles que são "beta testers" podem, desde já, descarregar a "Maps - Navigation & Transport (Beta)", a aplicação ainda em fase de teste, destinada a plataformas móveis Android", onde as novidades surgem em primeiro lugar, sendo patente a evolução a nível do próprio nome, agora modificado.

Naturalmente, o recurso a versões de teste implica alguns riscos, mas o facto é que, no respeitante aquelas que são disponibilizadas pelo Google, este tem sido insignificante, com as novas características e correcção de erros a justificar a inclusão no programa que permite avaliar cada versão antes de esta ser disponibilizada para o público em geral.

Admitimos que o facto de o Waze se basear num conceito diferente, que funciona mais como comunidade interactiva, lhe tem permitido manter a autonomia, mas, face à actual evolução, estamos crentes que haverá uma integração, mesmo que o Google mude algo nos seus Maps, incluindo o próprio nome, como forma de satisfazer os utilizadores do Waze e estimular a sua permanência e interactividade na nova plataforma que se avizinha.

segunda-feira, julho 09, 2018

A Nanocom de 1ª geração - 2ª parte

Tendo capacidade para ser utilizada de forma independente, sem ligação a um computador, estas Nanocom são muito pequenas, fáceis de transportar e, para além do cabo de ligação à porta OBD2, dispensam outros acessórios, tendo capacidade de armazenar na sua memória interna mapas e dados, o que garante a sua autonomia mesmo quando utilizadas para reprogramar uma centralina.

Embora fáceis de usar, o tipo de écran utilizado restringe muito os modos de navegação, tornando-a algo fastidiosa, muito passo a passo, subindo e descendo níveis e selecionando opções no termo de um acesso moroso e nem sempre intuitivo em termos de disposição dos vários menús hierárquicos, tornando este equipamento em algo tão distante do modelo actual como os actuais "smartphones" o são dos antigos telemóveis.

Naturalmente, para outro tipo de funcionalidades, inclusivé para carregar dados, a ligação a um computador é essencial, para o que é necessário instalar o programa que o fabricante disponibiliza para o efeito e pode ser descarregado gratuitamente, sendo assim possível aceder de forma mais simples aos vários menús, agora em modo gráfico e com o auxílio de um teclado e de um rato.

Mais importante que a facilidade de utilização via computador, é a possibilidade de observar a informação em modo gráfico ou em tabelas, o que permite aceder e entender um vasto conjunto de informação que, no pequeno écran da Nanocom, resulta de difícil acesso ou cuja forma de apresentação condiciona a respectiva utilidade, dificultando a sua interpretação.

domingo, julho 08, 2018

Pinos com bola de reboque - 2ª parte

A questão do comprimento é, portanto, relevante, seja pela necessidade de ter margem para aperto, seja porque um pino excessivamente comprido fica vulnerável, ou pode constituir um perigo em diversas situações, pelo que pode ser necessário cortar o excesso, deixando uma margem de segurança, e efectuar um novo furo para que o pino de segurança fique no lugar pretendido.

Quando fora de uso, este tipo de pino com bola de reboque não pode estar no veículo, devendo ser removido e guardado, o que, para além de respeitar a legalidade, também contribui para prevenir eventuais furtos, podendo-se, para o evitar, fazer passar um cadeado pelo furo do pino de segurança.

Deve-se, ainda, respeitar os limites do sistema de engate do veículo, verificar a sua correcta fixação, e ter em atenção que a condução com um reboque tem diversas implicações a nível de condução, sobretudo quando este não tem qualquer tipo de sistema de travagem, o que se traduz num comportamento muito dependente do tipo de condução e das manobras efectuadas.

É de esperar que um destes pinos custe perto de uma trintena de Euros, dependendo do modelo exacto, dado que existem modelos que têm um maior diâmetro, suportanto maior peso de reboque, a que acrescem, eventualmente, portes, pelo que se deve contar com 40 Euros para um pino com a configuração adequada, podendo ser um pouco mais caso se opte por algum tipo de modificação.