sábado, setembro 23, 2023

O rádio JSD-520 - 1ª parte

Embora existam modelos francamente sofisticados, com sistemas de navegação e inúmeras funcionalidades, muitos são os que optam pelo modelo de rádio mais básico, que tem vantagens a nível de preço, facilidade de operação e, o que não deixa de ser relevante, são bastante mais seguros, dado que, do seu preço baixo enquanto novos resulta um valor virtualmente nulo quando usados, pelo que possibilidade de furto é francamente menor.

O modelo designado por JSD-520 pelo qual optamos, apenas devido ao preço, é extremamente básico, mas inclui as funcionalidades mínimas, sendo compatível com as frequência FM entre os 87.5 e os 108 MHz e proporcionando som até aos 45W através de 4 colunas.

Tal como a maioria dos rádios desta gama, está disponível um conector AUX, o que permite transmitir o som proveniente de um dispositivo compatível, como um telemóvel, um conector USB e outro SD, capazes de ler ficheiros nos formatos MP3, FLAC, WAV, WMA e APE, bem como capacidade de comunicação via "bluetooth", operando como sistema de mãos livres.

A operação é simples e intuitiva, após uma programação inicial que permite armazenar até 18 frequências, que serão acedidas directamente através de teclas, com teclas destinadas a efectuar a mudança de modo, a atender e desligar chamadas, ou a selecionar o tipo de som, a serem memorizadas rapidamente, levando a um uso simples.

sexta-feira, setembro 22, 2023

Sistema de largada de carga para drones - 2ª parte

A operação em sí é extremamente simples, bastando prender a carga no sistema de largada, com o sistema de controle remoto, operavel até aos 150 metros e que é independente do do drone, a abrir o retentor, do que resulta a queda livre do objecto suspenso, aconselhando-se a que a operação seja efectuada com o drone estacionário e a uma altitude baixa e segura.

Este acessório tem dimensões de apenas 55 x 54 x 26 milímetros, pesa somente 32 gramas, incluindo no interior uma bateria de 3.7V 350 mAh, que permite até 12 horas de funcionamento, sendo carregada via porta Micro USB, com o tempo de carregamento a durar até perto de 90 minutos, enquanto o controle remoto tem bateria própria, que pode ter uma validade de alguns anos.

O conjunto inclui, para além do sistema de largada com o respectivo cabo de fixação, um cabo de carregamento, o contole remoto, um cordão para largada de objectos e um manual de instruções, tendo um preço que fica abaixo da dezena de Euros, incluindo o IVA e portes, sendo este um valor mais que justificável face às possibilidades que oferece.

Existem, obviamente, opções muito mais sofisticadas, embora obedecendo aos mesmos princípios, algumas dos quais pensados em modelos de drone específicos, oferecendo outras funcionalidades ou um desempenho superior, complementando o sistema de largada da carga com acessórios que facilitem a operação do drone e o protejam melhor durante este tipo de operação.

quinta-feira, setembro 21, 2023

Google melhora localização de dispositivos - 2ª parte

No fundo, o Google acaba por replicar, de forma muito aproximada, o conceito do "Find My network" da Apple, seja em termos de funcionalidades, seja a nível dos problemas que decorreram da sua utilização de forma ilícita, sendo óbvio que a intenção é evitar o mesmo tipo de problemas que o seu concorrente enfrentou.

Sendo uma plataforma que recorre a múltiplos dispositivos, conectados via "bluetooth", funcionando como uma gigantesca teia com uma infinidade de nós em movimento e conexões dinâmicas, a implementação de controles e sistemas de prevenção e alerta de abuso revela-se particularmente complexa, o que tem facilitado situações de abuso na conhecida e testada solução da Apple que, naturalmente, o Google quer evitar, tentando antecipar possíveis problemas, sobretudo os que decorram de vulnerabilidades ou falhas da sua própria rede.

Prudentemente, o Google tem vindo a adiar a disponibilização da nova versão do sistema de localização, esperando para ver se as diversas questões legais que surgem com a plataforma da Apple são ultrapassadas, ou como são resolvidas, evitando os problemas jurídicos que, inevitavelmente, irão surgir, bem como os problemas legais que a legislação comunitário coloca a este tipo de plataforma.

Inevitavelmente, uma vez ultrapassados os problemas que têm adiado a sua disponibilização, a plataforma de localização do Google irá ser disponibilizada, com óbvias vantagens para quem tiver que localizar um dispositivo, que será grandemente facilitada, esperando-se que os problemas conhecidos no sistema da Apple não sejam transpostos, para o que o Google terá ainda que efectuar um processo de aprendizagem e teste particularmente complexo.

quarta-feira, setembro 20, 2023

Sistema de largada de carga para drones - 1ª parte

Um acessório pouco conhecido mas que, por um valor muito baixo, pode alterar funcionalmente um drone, é o sistema amovível que permite largar pequenas cargas e que dispensa qualquer tipo de instalação complexa ou permanente e pode ser operado remotamente de forma independente.

Existem diversos acessórios deste tipo, pelo que o modelo a que recorremos é apenas exemplificativo, sendo compatível com um bom númeo de drones, tendo uma capacidade para transportar volumes com peso de até 750 gramas, o que tende a exceder bastante a capacidade da maioria dos drones em termos de carga.

Este acessório consta de uma base que é acoplada ao drone, ficando na parte inferior deste, sendo de a apertar com a correia, incluida, e posicionada de modo a que o centro de gravidade não seja alterado, do que decorreriam perturbações no voo e, no limite, perdas de controle e possibilidade de acidente.

A posição exacta de montagem acaba por ser o passo mais complexo, sendo de efectuar testes com e sem carga, em ambiente controlado, verificando se não existe uma interferência com sensores ou campo de visão, e que a correia não aperta em torno de componentes frágeis ou que não podem ser submetidos a qualquer tipo de pressão, bem como não fica a obstruir tomadas de ar ou grelhas de ventilação.

terça-feira, setembro 19, 2023

"Pneus Online", uma solução a ter em conta - 2ª parte

Colocamos a encomenda numa terça-feira, da parte da tarde, pagando por Paypal, por questões de segurança, dado que este meio de pagamento prevê a devolução do pagamento em caso de falha por parte do fornecedor, tendo os pneus sido entregues na sexta-feira seguinte, da parte da manhã, via Seur.

Todo o processo de encomenta é simples, rápido, com a navegação entre páginas a ser fluída, estando disponíveis as características completas e boas descrições complementares na página de cada produto, sendo possível aos clientes acrescentar a sua experiência, com a fase de pagamento a revelar-se fácil de seguir, estando presentes diversas opções, aconselhando-se sempre as que ofereçam maior segurança e processamento externo numa plataforma segura, como é o caso do Paypal, o que evita que dados bancários sejam entregues à empresa que recebe o pagamento.

No "site", para além dos pneus que procuravamos, encontramos um bom numero de opções, a preços competitivos, e com uma elevada percentagem disponível para entrega imediata, com o fornecedor a comprometer-se a entregar num prazo de 2 a 3 dias úteis a seguir à colocação da encomenda e respectivo pagamento, o que, efectivamente cumpriu, algo que, nos dias de hoje, tende a ser raro.

Para quem procura pneus e se sente confiante para encomendar "online", o que não é uma opção universal, mesmo num mundo globalizado como o nosso, esta pode ser uma opção a ter em conta, sabendo que, recorrendo a meios de pagamento que ofereçam alguma protecção, o risco, que sempre existe, diminui substancialmente, podendo revelar-se compensador face aos valores praticados em lojas físicas onde a vertente da proximidade geográfica é relevante.

segunda-feira, setembro 18, 2023

A câmara de imagem térmica Infiray T2S - 2ª parte

A aplicação permite aceder a estatísticas de medição de temperatura, registando os valores mínimos, máximos e médios, bem como funções de análise gráfica, recorrendo a paletes de cores e corrigindo distorções, sendo descarregada através das lojas das plataformas a que se destinam, o que é francamente mais seguro do que quando proveniente do "site" de um fabricante.

Este é um modelo de muito pequenas dimensões, com apenas 26 x 26 x 24.2 milímetros e um peso inferior a 18 gramas, pelo que é de transporte e acomodação muito fácil, não pesando de forma substancial no conector onde é inserido, nem dificultando a utilização do dispositivo móvel ao qual é acoplado, sendo, obviamente, de o manusear com cuidado acrescido de modo a evitar impactos, mesmo que pequenos.

Existe, ainda, a possibilidade de utilizar esta câmara ligada a um computador pessoal, embora, neste caso", haja utilizadores a queixar-se do "software", sendo sempre de verificar cuidadosamente se a aplicação é compatível com o dispositivo que se pretende utilizar e se existem reclamações quanto a modelos concretos, aconselhando-se a apurar se existe experiência prévia com o equipamento ao qual se destina a câmara.

O conjunto, disponível para Android e iOS, sendo de específicar qual o modelo concreto, inclui, para além do equipamento, com estojo protector, um cabo de ligação e o manual de utilizador, tendo o preço comum que, incluindo portes e IVA, fica perto dos 275 Euros, um valor que pode ser considerado elevado, mas que pode justificar-se em muitas situações, sobretudo a nível profissional.

domingo, setembro 17, 2023

Google melhora localização de dispositivos - 1ª parte

O "Find my device" é uma aplicação do Google particularmente útil para quem perdeu um dispositivo com Android e, naturalmente, pretende localizá-lo e recuperá-lo, que tem vindo a registar diversas alterações e melhoramentos desde o passado mês de Junho.

Para além de um ícon novo, o que podia apenas corresponder a uma maior uniformidade com aplicações do Google, mas a substituição do desenho de um telemóvel pelo de um radar imediatamente indiciou alterações, passando de uma aplicação que, essencialmente, visava localizar dispositivos móveis para uma rede muito mais abrangente, onde outros equipamentos poderão estar incluidos.

Entre as novidades previstas está a possibilidade de assinalar um dispositivo como "perdido", o que permitirá receber notificações caso localizado, bem como a possibilidade de partilhar temporariamente a localização e editar informação de contacto, facilitando assim uma pesquisa mais alargada e abrangente, que inclui um maior número de envolvidos.

O Google requer que, para utilizar a aplicação, os utilizadores se compromentam a usá-la de forma "responsável, segura e legal", recordando que recorrer à rede estabelecida para localizar um dispositivo, e inerentemente o seu utilizador, sem consentimento, é um crime do qual podem decorrer consequências legais.