sábado, março 04, 2023

O "smartwatch" LIGE - 4ª parte

Este problema é tanto mais grave tratando-se de quem já tem algum tipo de distúrbio e vê no "smartwatch" uma ferramenta que lhe permita reforçar convicções, estabelecendo metas irrealistas, cuja tentativa de alcançar, a qualquer custo, pode implicar comportamentos irracionais, muitas vezes partilhados e incentivados em grupos compostos por quem persegue os mesmos objectivos, resultando numa espiral que tende a resultar numa auto-destruição.

Outro perigo, este óbvio, resulta de uma menor qualidade dos sensores, ou inadequação ao uso, ou a uma aplicação de controle com falhas ou erros, que possa induzir o portador em erro, proporcionando informações falsas que, naturalmente, caso sejam aceites por quem as recebe, levem a comportamentos ou preocupações desadequados, o que, no caso de quem tenha uma maior obcessão por esta vertente, e são muitos os que adquirem "smartwatches" para efeitos de monitorização, pode levar a atitudes perigosas.

Apesar de, teoricamente, neutra, o recurso às tecnologia mais recentes podem ter consequências distintas, umas positivas, outras negativas, sendo sempre de verificar se estas são adequadas a cada utilizador específico, nas circunstâncias em que se encontra, avaliando qual o impacto real, incluindo efeitos colaterais, da sua utilização, com especial atenção a todos aquelas que interagem mais directamente com a saúde e qualidade de vida.

Para todos quantos disponham de um telemóvel compatível, necessitem de um complemento com sensores corporais e saibam como utilizá-lo, de forma a apenas, ou maioritariamente, recolherem benefícios, um "smartwatch" pode revelar-se um bom investimento, valendo a pena adquirir um modelo económica, desde que com uma qualidade aceitável, e testá-lo, não apenas do ponto de vista funcional, mas na forma como se integra na vivência diária, acompanhando o impacto resultante do seu uso.

sexta-feira, março 03, 2023

O drone SonicModell Skyhunter - 2ª parte

Com uma fuselagem em EPO e fibra de carbono com 180 centímetros de envergadura e 140 de comprimento, o SonicModell Skyhunter é um drone de grandes dimensões, com uma superfície alar de 35 decímetros quadrados, pensado para voos longos que podem chegar aos 100 minutos, abrangendo uma larga área, com capacidade de transporte de carga, podendo atingir um peso máximo à descolagem de 3.5 quilos.

O Skyhunter é resistente, com reforços em fibra de carbono na fuselagem e nas asas, pelo que pode operar mesmo em condições climáticas mais adversas, com os compartimentos internos a oferecerem espaço para a colocação dos componentes essenciais, como motor, bateria de alta capacidade, transmissores ou servos, mas também para câmaras que permitem transmitir imagens em tempo real e para carga extra, que pode ir até perto das 500 gramas.

A estrutura foi concebida de modo a que o drone possa ser parcialmente desmontado, para efeitos de transporte, sobretudo a nível da cauda, tendo pontos de fixação para que possa ser adicionado um trem de aterragem, essencial para as configurações mais avançadas, onde um motor mais potente e hélice de maiores dimensões estão presentes.

O fabricante sugere, como configuração base recomendada, instalar um motor sem escovas do modelo KV920 2820-3542, um hélice APC 11 x 7 ou 12 x 6, 3 controlador de velocidade sem escovas de 60A, três servos 9-15g e uma bateria de polímeros de lítio 4S com capacidade de entre os 5.000 e os 10.000 mAh, mas permite configurações mais elaboradas, destinadas a outros fins.

quinta-feira, março 02, 2023

O "smartwatch" LIGE - 3ª parte

Este modelo suporta NFC, o que permite interagir com dispositivos compatíveis, dependendo, naturalmente, de aplicações e compatibilidade, recorrendo a um protocolo cada vez mais utilizado, inclusivé em aplicações domésticas, como as que permitem abrir portas ou interagir com equipamentos instalados em casa.

A bateria de 260 mAh permite 5 a 7 dias de utilização, e o dobro em "stand by", com o carregador a vir incluído no conjunto, tal como a bracelete e o manual de utilizador, tendo um preço que, dependendo do fornecedor, pode ficar entre os 20 e os 30 Euros, incluindo portes a partir da Ásia e todos os impostos e encargos.

Os "smartwatch", desde com sensores de qualidade e "software" adequado, encontram-se entre os dispositivos mais flexíveis para controlar um conjunto de actividades físicas e a forma como se refletem no estado de saúde de quem os utiliza, proporcionando um conjunto de informaões relevantes que podem ajudar a seguir um estilo de vida mais saudável, com todos os benefícios que tal implica.

Acrescem ainda todas as restantes funcionalidades e a forma como complementam um telefone inteligente, pelo que, em princípio, estamos diante de um dispositivo cuja utilização terá um impacto positivo em várias vertentes, mas, por outro lado, também pode representar um perigo, quando a análise dos dados recebidos tenda a tornar-se obcessiva, começando a condicionar o utilizador muito para além do razoável.

quarta-feira, março 01, 2023

O drone SonicModell Skyhunter - 1ª parte

É inegavel que os drones passaram a desempenhar um conjunto de missões variado, sendo nalguns casos virtualmente insubstituíveis, oferecendo novas possibilidades a um preço cada vez mais baixo, o que os coloca ao alcance de um cada vez maior número de utilizadores, sejam estes particulares, empresariais ou instituicionais, que encontram nestes equipamentos soluções eficientes.

Apesar da enorme variedade da oferta, cobrindo um cada vez maior número de possibilidades, para situações mais específicas, e dispondo de conhecimentos adequados, é possível adquirir drones na sua configuração base, sem electrónica ou outros acessórios, que podem ser escolhidos de acordo com as necessidades e, eventualmente, partilhados, quando a utilização simultânea não seja um requisito.

O SonicModell Skyhunter é um drone de longo alcance, com uma envergadura de 180 centímetros, fornecido sob a forma de uma fuselagem, sem componentes, que permitirá ao cliente selecionar os que mais se adequam, operacionalizando-o de acordo com as missões a desempenhar, podendo, inclusivé, recorrer a componentes já existentes, o que pode racionalizar o projecto.

Este Skyhunter de envergadura de 1800 mm em escala real é a fuselagem FPV mais clássica para vôo FPV de longa distância, longa distância e carga pesada, o design exclusivo da asa de cauda de lança dupla torna o skyhunter voando super estável, a grande envergadura de 1800 mm fornece força de elevação de alta eficiência, o cabine espaçosa oferece espaço muito grande dentro da fuselagem para engrenagem FPV. A asa principal e a asa traseira destacáveis facilitam a desmontagem e o transporte do Skyhunter.

terça-feira, fevereiro 28, 2023

Land Rover Owners comemorativa dos 75 anos da marca já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição comemorativa do 75º aniversário da Land Rover da Land Rover Owners, um número especial, com maior número de páginas e uma capa comemorativa, onde podem ser vistos uma grande parte dos modelos da marca, desde os mais antigos aos mais recentes, com artigos que abordam a já longa história deste fabricante britânico.

Para além deste interessante conjunto de artigos, também o novos Ineos Grenadier, para muitos uma reedição do antigo Defender, com melhoramentos e diferenças estéticas que resultam do não licenciamento do desenho original por parte da Land Rover, o que impediu maiores parecenças, mereceram uma especial atenção e um teste prolongado, que demonstra bem a valia deste projecto e as capacidades dos veículos resultantes, que não desmerecem aqueles nos quais se inspiraram.

Também as expedições no Devon ou em Marrocos, bem como as actividades que podem ser feitas em família, um Serie 1 86" com um motor 200TDi, a manutenção dos antigos Serie, a renovação de interiores ou a substituição do motor de arranque de um Discovery 3 dão origem a artigos interessantes, sendo que alguns podem permitir poupanças substanciais caso as manutenções sejam efectuadas pelos próprios.

Complementam esta edição especial as secções habituais, destacando-se a apresentação de novos produtos, bem como os teste prolongados, a participação dos leitores e a divulgação das actividades dos clubes, sendo certo que este é um número particularmente apelativo, com conteúdos interessantes e que agradarão aos apreciadores da marca, seja os que se interessam pelos modelos mais antigos, seja os que optam pelas propostas mais recentes, todos presentes nos artigos que ilustram a história da Land Rover, marca que chega agora aos 75 anos de idade.

segunda-feira, fevereiro 27, 2023

O "smartwatch" LIGE - 2ª parte

As possibilidades de configuração, seja em termos visuais, seja na forma como os conteúdos são apresentados, é bastante flexível, pelo que cada utilizador pode personalizar o relógio de acordo com as suas necessidades, facilitando o acesso às aplicações e rotinas mais utilizadas, podendo-se usar as próprias fotos como fundo de écran.

Conjuntamente com a aplicação instalada no telemmóvel, estão presentes funcionalidades tão diversas como a realização e controle de chamadas telefónicas, a selecção de música ou acesso à câmara e respectivo disparo, apresentando ainda um conjunto de informações relevantes, desde o estado do tempo a notificações, passando, obviamente, pela informação horária.

Também é possível receber notificações das principais redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter ou Whatsapp, bem como das principais redes utilizadas na China e outros países asiáticos, ter avisos de mensagens via SMS ou alarmes, e mesmo localizar o telemóvel associado, caso este esteja fora de vista ou num local desconhecido nas proximidades.

Os sensores, bem visíveis na face inferior, que fica encostado na pele, permitem monitorizar batimentos cardíacos, pressão sanguínea, oxigénio no sangue, analizar o sono, seguir diversos tipos de exercícios e desportos, como caminhadas, corridas, ténis, basquetebal, ciclismo, entre outras, estimar o gasto de calorias e analizar o comportamento em termos de padrões de vida saudável.

domingo, fevereiro 26, 2023

Opera 96 estável já disponível

A versão 96 estável do navegador Opera já pode ser descarregada, seja directamente, como instalação nova, seja actualizando uma versão já instalada, devendo, após o processo de actualização, caso efectuada nesta data, reportar a compilação 96.0.4693.20.

Esta é uma actualização para efeitos de melhoramentos e maior estabilidade, corrigindo vulnerabilidades e pequenas falhas, mas sem novidades funcionais, pelo que o protagonismo continua a incidir no "Lucid Mode", na VPN, que pode ser actualizada para uma versão mais sofisticada, e paga, bem como para os "Pinboards" e para a janela "pop up" para os vídeos.

Para além da alteração da versão do Chromium, o núcleo do navegador, a compatibilidade com os sistemas operativos Windows 7 e 8, que deixaram de ter suporte por parte da Microsoft, está presente e é realçada, sendo melhorada a detecção do "software" destinado a visualizar vídeos e que será utilizado na janela "pop up" separada onde a visualização pode decorrer.

Não obstante a falta de novidades, e continua-se à espera da integração do ChatGPT numa próxima versão do Opera, ainda sem data anunciada, este tipo de actualização mais do que se justifica, tal como outras que não incluem novas funcionalidades, dado que os melhoramentos internos, sobretudo a nível de segurança, são absolutamente essenciais.