sábado, novembro 18, 2023

Opera 105 final já disponível

A versão 104 final do Opera, o navegador que adoptamos como padrão, já pode ser descarregada, reportando a compilação 105.0.4970.16, baseada no Chromium 119.0.6045.105 ou posterior, tendo, ao contrário de outras actualizações anteriores, sido necessário, nalguns computadores, proceder a um processo manual, recorrendo ao "site", em vez de seguir o procedimento habitual.

Esta é uma actualização que visa, sobretudo, a estabilidade e a correcção de erros, seguindo-se a uma versão, a 104, que realmente implementava numerosas novas funcionalidades, entre estas vária ligadas à inteligência artificial, e que, sendo um momento de ruptura, o produto resultante teria, necessariamente de ser aperfeiçoado e corrigido nos seus detalhes.

No registo de alterações, ou "changelog", a lista de correcções e alterações é extensa, mas é óbvio que não estão presentes grandes modificações, com a versão 105 a ser virtualmente idêntica à anterior, pelo que estamos diante, essencialmente, de uma versão 104 corrigida, eventualmente mais estável e com melhor desempenho, mas que pouco trás de novo para além de ajustes pouco visíveis e que, nalguns casos, apenas surgem em situações de excepção.

Aconselhamos os nossos leitores a proceder a esta actualização, mesmo que tendo que recorrer ao processo manual, dado que esta versão vem corrigir pequenos problemas e falhas e aperfeiçoar a versão 104, baseando-se numa nova versão do Chromium, mais segura, o que vai permitir uma experiência de navegação, com todas as novidades recentemente disponibilizadas, de forma mais rápida e segura.

sexta-feira, novembro 17, 2023

CoPilot previsto para o Windows 10 - 1ª parte

Destinado ao mais recente Windows 11, o sistema de assistência baseado numa forma de inteligência artificial, neste caso "Large Language Modules", ou LLM, que a Microsoft designou por "CoPilot" poderá chegar ao Windows 10, colocando à disposição dos utilizadores deste sistema operativo um conjunto de recursos a que, muito possivelmente, a maioria nunca aspirou.

Desta forma, os utilizadores podem obter um conjunto de respostas e interacções baseadas no tratamento de largos volumes de dados, funcionando a partir das várias plataformas da Microsoft na Cloud, onde o serviço Azure OpenAI está alojado, facilitando a intergração com distintas aplicações, sendo prioritárias as que estão incluídas no Office 365.

Esta funcionalidade, ou potencialidade, destina-se a dotar os sistemas operativos, inicialmente o Windows 11, agora, o Windows 10, de novas capacidades a nível de inteligência artificial, já presentes em plataformas ou aplicações, caso do Edge ou do Skype, centralizando-o, uniformizando-o e permitindo uma utilização de forma mais alargada e abrangente possibilitando o seu alargamento a outras aplicações.

Actualmente, o CoPilot pode ser activado através do icone presente. em posição central, na barra de tarefas do Windows 11 e que abre uma barra lateral que funciona como um assistente virtual, interagindo e complementando aplicações e permitindo recolher de forma rápida dados ou respostas que podem ser apuradas num diálogo com o utilizador.

quinta-feira, novembro 16, 2023

O auto-rádio com CB Nanfone CB8500- 2ª parte

Está disponível uma ranhura para cartões SD, um conector USB e outro AUX, o que permite escutar ficheiros em formato MP3, mesmo durante a operação do rádio CB, e conecção via "bluetooth", seja com um dispositivo de armazenamento ou emissor de música, seja para ser utilizado como um sistema de mãos livres.

A instalação segue os princípios básicos de um auto-rádio de 1 DIN, bastando ligar as fichas ISO e as de antena, uma para o funcionamento como auto-rádio e outra para ser usado como rádio CB, recorrendo ao sistema sonoro instalado na viatura para efeitos de propagação do som, pelo que este vai depender da qualidade das colunas instaladas.

Este equipamento é compatível com veículos com instalação eléctrica a 12V e 24V, tem um corpo de alumínio para melhor dissipação do calor, sendo particularmente bem finalizado, com uma pintura lacada, boa estampagem e acabamentos de bom nível, apresentando uma resistência de bom nível e boa de construção.

O conjunto inclui o rádio Nanfone CB8500, com cabos, suportes e acessórios, bem como o respectivo manual, requerendo, naturalmente, as antenas para uso como auto-rádio e CB, tendo um preço que ronda a centena de Euros, incluindo portes e IVA, um valor que parece bastante favorável tendo em conta os preços praticados no mercado e as funcionalidades que oferece.

quarta-feira, novembro 15, 2023

Google adiciona funcionalidade "On-the-Go" ao Meet - 2ª parte

O vídeo é desactivado, para poupar largura de banda e consumo de dados, sem opção de enviar ou receber "feeds", mas outras funcionalidades, como visualização de apresentações, uso de écran completo ou suporte de salas de conversação é mantido.

A funcionalidade, que será universal, embora vá chegando de forma faseada aos vários utilizadores, caso não activada automaticamente, pode ser acedida através dos menús, na secção "More" ou "Mais", selecionando "On-the-Go", podendo ser desactivada no écran principal quando este modo está em uso.

É de salientar que, para além do Meet, outros serviços do Google foram melhorados, recebendo novas funcionalidades, caso do Gmail, mais seguro, podendo impedir que uma mensagem seja descarregada ou encaminhada, com opção de ser destruída num prazo pré-determinado, ou do Photos, que passa a ter novos processos para ordenar as fotos, sendo visíveis em muitas aplicações, para além de melhorias funcionais, pequenas alterações estéticas.

Tendo em conta o conjunto de melhorias, algumas das quais, como as que visam a segurança, podem ser quase imperceptíveis, enquanto outros têm a ver directamente com a interacção com os utilizadores, como nos exemplos mencionados, mas abrangendo outros, como o Youtube ou as Mensagens, justifica-se plenamente proceder às actualizações possíveis, e que variam de acordo com cada equipamento, com os modelos mais recentes, sobretudo os dos fabricantes mais conceituados, a continuarem a receber a respectiva actualização para Android 14.

terça-feira, novembro 14, 2023

Land Rover Serie 1 da Scalextric

Muitos de nós ainda recordamos as pistas de automóveis da Scalextric, construídas de forma modular e com um par de calhas metálicas para cada veículo, proporcionando a energia eléctrica de que este necessita para se mover, e com um punho que controlava a velocidade, funcionando como um potenciómetro.

Embora pouco adaptado a competições numa pista, a Scalextric decidiu produzir um modelo do Land Rover Serie 1 na escala 1/32, compatível com as suas pistas clássicas, e que reproduz de forma bastante aceitável as características deste popular todo o terreno que deu origem a uma longa linhagem que terminou recentemente, quando o anterior modelo do Defender deixou de ser produzido.

Este modelo é disponibilizado concluído, sem requerer por parte do comprador qualquer tipo de finalização, tendo um conjunto de detalhes bastante interessante, incluindo, entre outros, grelha, faróis, jantes, o soberessalente sobre o capot, com uma excelente pintura em verde, um condutor no interior, sendo uma miniatura que pode ser exibida numa colecção, apenas penalizada pelo sistema de tracção para a pista a que se destina.

Com tracção integral, tal como o modelo real, faróis na frente e atrás funcionais, compatível com os mais recentes sistemas de pista da Scalextric, esta miniatura quase parece mais sofisticada do que o veículo original, tendo um preço que fica um pouco acima dos 60 Euros, a que podem acrescer portes e IVA, conforme o local de compra, podendo ser um presente de Natal interessante para quem tenha pistas compatíveis com este pequeno Land Rover.

segunda-feira, novembro 13, 2023

O auto-rádio com CB Nanfone CB8500- 1ª parte

O Nanfone CB8500 é um equipamento que combina as funcionalidades de um auto-rádio convencional com as de um rádio CB, sendo uma opção interessante para quem pretende usar num mesmo veículo dois equipamentos que, na maior parte dos casos, se encontram separados e requerem uma instalação individual.

Se por um lado estamos diante do típico rádio FM, com características muito semelhantes às de qualquer outro modelo disponível no mercado, por outro encontramos um rádio CB, com as funcionalidades habituais, devidamente compatibilizados de modo a que um não interfira com o outro, o que facilita a sua gestão conjunta.

O sistema de configuração, por teclas de navegação, é simples de seguir no écran LCD de boas dimensões e com 7 cores, onde as informações relativas ao funcionamento e estado são bem visíveis em quaiquer condições de visibilidade, não requerendo um período de habituação prolongado para que o rádio seja utilizado em pleno nas suas várias capacidades.

O CB com bandas AM e FM funciona entre os 25 e os 30 MHz, tendo uma potência selecionável de 4 ou 8 Watt, tendo as funcionalidades habituais, como a pesquisa de canais, "squelch" automático e manual, ASQ no microfone e sistema de bloqueio, evitando que as configurações sejam alteradas de forma inadvertida.

domingo, novembro 12, 2023

Comandos 3TXB novos no Aliexpress

Enquanto alguns comandos remotos de modelos mais antigos da Land Rover escasseiam nos mercados habituais, incluindo-se aqui o eBay, atingindo preços elevados, a produção voltou a ser efectuada nalgumas fábricas na Ásia, podendo ser encontrados exemplares novos em "sites" como o Aliexpress.

Um comando 3TXB, usado por diversos modelos da Rover e da Land Rover, incluindo os Defender, Discovery 1 e Freelander, podem agora ser adquiridos novos, obviamente a necessitar de ser programados, por preços que ficam pela trintena de Euros, dependendo da quantidade, já com portes e IVA incluídos.

Esta é, naturalmente, a versão de 433 MHz, destinada ao mercado europeu, com as mesmas características do original, fornecidos dentro de caixas com as referências originais da Lucas, incluindo todos os descritivos, sendo impossíveis de distinguir dos comandos adquiridos através de canais oficiais, com o circuito integrado a aparentar boa qualidade, com os componentes bem soldados e as pistas bem defenidas, pelo que se espera que tenham uma boa resitência e durabilidade longa.

Para todos aqueles que necessitem deste tipo de comandos, esta será uma solução a ter em conta, acabando-se com os valores algo especulativos que se começam a verificar face à escassez de comandos originais e ao inflacionar das unidades em segunda mão que ainda se encontram no mercado, justificando-se dispor de unidades de reserva, preferencialmente programadas, para evitar problemas.