sábado, setembro 25, 2021

Sistema de vigilância WiFi com 4 câmaras - 3ª parte

Esta unidade gere todo o sistema, permite o acesso à configuração e armazena os dados, assegurando ainda a conectividade entre todas as unidades que, funcionalmente, integram esta solução, para o que dispõe de ligações Ethernet sem fios, obedecendo ao protocolo 802.11b/g/n, via cabo, a 10 e 100 Mbps, suportando os protocolos habituais, e um conector USB 2.0, usado para ligar um rato, que complementa os botões de controle.

Esta estação, de pequenas dimensões, com apenas 255 x 21 x 43 milímetros, e baixo consumo, requerendo apenas o transformador DC 12V/2A, suporta quatro canais em simultâneo, com gravações de vídeo até 1920 x 1080, implementando as funções habituais de reprodução, em vários modos, e dispondo de alarmes, nomeadamente quando exista detecção de movimento através de uma das câmaras.

O conjunto incluir a estação base de 4 canais, quatro câmaras, com as respectivas antenas WiFi, cinco fontes de alimentação, um rato USB, cabo de rede, os parafusos para montagem e o manual de utilizador em inglês, tendo um preço total, incluindo portes e IVA, que fica um pouco abaixo dos 65 Euros, valor a que acresce, caso não esteja disponível, o de um disco rígido.

Este modelo é apenas um exemplo do que está disponível nos dias de hoje e nesta gama de preço, tendo as características mais comuns neste tipo de sistema, havendo, naturalmente, inúmeras alternativas, com outros níveis de sofisticação ou suporte para um maior número de câmaras, tornado-os adequados a uma utilização mais profissional, lembrando que, qualquer que seja a solução adoptada, deve obedecer à legislação em vigor.

sexta-feira, setembro 24, 2021

O sistema de iluminação XANES LX200 - 1ª parte

Os sistemas de iluminação pessoais destinados a serem utilzados na cabeça têm evoluído de forma muito significativa com a evolução dos "leds", hoje a preços muito acessíveis, conjugado com um melhor desempenho das baterias, hoje muito miniaturizadas e com maiores capacidades.

O XANES LX200 é exemplo de um sistema que alia a sofisticação a um preço muito acessível, podendo ser utilizado em múltiplas situações, desde a prática do desporto a actividades profissionais, passando pela sua utilização como meio de segurança, conferindo ao portador uma boa visibilidade, facilitando a sua localização.

Tal como a maioria dos equipamentos deste tipo, a bateria de iões de lítio, com capacidade de 1200mAh do LX200 é carregado via porta USB, tendo um tempo de carregamento de 4 horas, permitindo até 20 horas de utilização, dependendo do tipo de luzes activadas e respectivo modo de funcionamento.

Com uma intensidade máxima de 350 lumens e uma potência de até 10W, recorrendo a lâmpadas COB e XPE, o LX200 tem um alcance entre os 50 e os 200 metros, podendo ser activado através de um interruptor ou de um simples gesto de mão, com modos de baixa e alta intensidade e intermitente.

quinta-feira, setembro 23, 2021

Promoção de artigos para automóveis no Lidl a partir de 27 de Setembro

A partir do dia 27 de Setembro estarão em promoção nas lojas da cadeia Lidl diversos equipamentos destinados a veículos, incluindo capas para assentos, tapetes, acessórios para arrumação e viagem, carregadores USB, sistemas para limpeza a alta pressão e um inversor de corrente.

O inversor de corrente, eventualmente o item mais interessante, permite transformar a corrente do veículo, 12V DC para 220V AC, ou seja passa a ser possível utilizar ou carregar equipamentos eléctricos ou electrónicos de pequenas dimensões, para além de dispositivos com carregamento via porta USB

Este inversor de 300W tem protecções contra polaridade, sobrecarga, sobretensão, curto-circuito e descarregamento total da bateria para automóvel, deixando de consumir energia quando a voltagem desta baixa, o que significa, inevitavelmente, que, quanto tal acontece, também deixa de alimentar os equipamentos nele conectados.

O inversor vendido pelo Lidl custa 29.90 Euros, tem uma base que facilita o seu aparafusamento a uma superfície plana, para uma montagem mais defenitiva, e inclui cabos para ligação à bateria ou à tomada de isqueiro, aconselhando-se, numa instalação permamente, que seja feita uma ligação por cabos com terminais, directamente à bateria do veículo.

quarta-feira, setembro 22, 2021

Sistema de vigilância WiFi com 4 câmaras - 2ª parte

Funcionando sem fios, de acordo com o protocolo 802.11b/g/n, mas dispondo de conector RJ-45 para ligação por cabo de rede, a instalação das câmaras é, essencialmente, física, bastando aparafusar a base na parede, acoplar a câmara e ligar o transformador que fornece a energia indispensável ao respectivo funcionamento, após o que esta fica funcional e pronta para ser configurada no sistema.

Estas câmaras têm um sensor CMOS de 1/4", com lentes de 4 milímetros, e com uma resolução máxima de 1280 x 720 pixels, tendo capacidade para operar em modo cor com até 0.1 Lux e em preto e branco com até 0.01 Lux com o auxílio de 3 lâmpadas IR com alcance até aos 30 metros, dependendo das condições de visibilidade.

Estas câmaras, de pequenas dimensões, com apenas 65 x 65 x 170 milímetros e pesando apenas 325 gramas são compatíveis com uma colocação no exterior, desde que obedecendo à legislação em vigor, obedecendo à norma IP66, podendo ser controladas remotamente via Android ou iOS e enviando vídeos codificados de acordo com a norma H.264 via cabo ou WiFi para a estação base.

A estação base é um equipamento francamente mais complexo, que deve, antes de ser utilizado, receber um disco rígido de 3.5", com ligação SATA, onde serão armazenados os dados, conectada por cabo a uma rede local, após o que se conecta um écran e um rato, essenciais para as operações de configuração inicial, podendo estes periféricos serem dispensados em operação.

terça-feira, setembro 21, 2021

Land Rover Owners de Outubro de 2021 já nas bancas

Já pode ser adquirida nos pontos de venda habituais a edição de Outubro de 2021 da Land Rover Owners International, com o destaque de capa a recair num Defender 110, do modelo anterior, completamente reconstruído e que estará melhor do que na altura em que saiu de fábrica, como consequência dos inúmeros melhoramentos introduzidos e o recurso a materiais de melhor qualidade.

Um artigo que não deixa de ser interessante é o comparativo entre o Ineos Grenadier e o novo Defender, sendo óbvio que o primeiro tem muito mais a ver com o Defender original do que o seu sucessor da Land Rover, tal como o é aquele que descreve o restauro de um Serie I, repondo toda a originalidade deste modelo.

As expedições, em locais tão variados como o Botswana, país africano de grande rios, onde os veículos são levados ao limite, ou o Dorset, em Inglaterra, com percursos ao alcance da maioria dos praticantes de todo o terreno, o recurso ao combustível E10 e as suas consequências para os motores, no respeitante à sua longevidade, já que em termos de desempenho, sabe-se que é inferior ao da gasolina, justificam igualmente uma leitura, sobretudo este último, por tocar num assunto delicado.

Complementam este número as secções habituais, onde encontramos as rúbricas onde participam os leitores e a divulgação de actividades de clubes, a apresentação de novos produtos, complementados por uma extensa publicidade, e testes prolongados feitos pelos editores, a que acresce um conjunto de artigos técnicos, entre os quais um sobre o melhoramento da suspensão dos Serie, que interessará sobretudo a quem possui um destes veículos.

segunda-feira, setembro 20, 2021

Sistema de vigilância WiFi com 4 câmaras - 1ª parte

Com a cada vez mais significativa descida de preços dos equipamentos electrónicos, os sistemas de vigilância inteiramente digitais revelam-se hoje particularmente acessíveis, mesmo aqueles implementam um conjunto de funcionalidades sofisticadas e permitem vigiar espaços amplos.

Antes de iniciar este artigo, queremos salientar que, salvo no interior de uma residência, e portanto aplicável em espaços privados de acesso público, a legislação que regula a protecção de dados tem sempre que ser tido em conta, pelo que esta deve ser lida com atenção, devendo-se realçar que o sistema deve ser instalado por uma empresa com alvará, a quem compete a gestão dos dados recolhidos.

O "kit" da KKmoon que serve de base a este conjunto de textos é, essencialmente, uma solução completa, que inclui uma estação base e quatro câmaras, conectados entre sí via rede sem fios, bem como todos os acessórios necessários para que este sistema seja adicionado a uma rede local com acesso à Internet, do que dependem diversas funcionalidades, podendo, e devendo, ser complementado com um comum disco SATA de 3.5".

Sendo uma solução completa, excluindo o disco, a sua implementação é rápida, feita em poucos passos, que devem começar pelo planeamento, dado todos os equipamentos necessitam de energia eléctrica, e que a estação base terá que ser conectada a uma rede, sendo de verificar se existe uma boa comunicação via WiFi entre as várias câmaras e a estação, sem o que terá que se equacionar um reposicionamento ou o recurso a comunicação por cabos.

domingo, setembro 19, 2021

Sistema de lentes ampliação com iluminação - 2ª parte

Outra característica interessante é o sistema de iluminação, via "led", orientável verticalmente, e que garante um bom nível de luminosidade a pequenas distâncias, sendo activado através de um pequeno interruptor, facilmente acessível, e que recorre a três pequenas baterias CR 1130 como fonte de energia.

Para além das hastes, similares às de óculos, caso estas sejam desmontadas, premindo um botão, está incluída uma banda elástica, que pode ser mais conveniente para alguns utilizadores, com o suporte de nariz a ser ajustável, bem como uma pequena flanela de limpeza, para além de uma caixa para guardar as lentes, protegendo-as do pó e de contactos.

Todo os sistema é muito ajustável, de concepção modular, revelando-se leve e confortável durante a utilização, tendo como principal inconveniente alguma dificuldade na troca de lentes que, sendo simples em teoria, obriga a alguns cuidados para evitar danos, algo que resulta de uma concepção que podia ser melhorada com facilidade.

Com um preço que ronda a dezena de Euros, incluindo portes, mas a que acresce IVA, pago na altura da aquisição, caso esta seja feita no eBay ou num dos maiores grossistas com base na Ásia, como forma de dispensar procedimentos alfandegários extra, esta é uma solução que consideramos bastante interessante para todos quantos necessitam de um sistema de ampliação da visão na manipulação de pequenos objectos.