sábado, maio 28, 2022

Google Photo disponibiliza melhoramento de cor da pele humana

O Google melhora continuamente os seus programas, tendo introduzido uma nova funcionalidade no Photos, destinada a melhorar a tonalidade da pele humana, permitindo selecionar, de forma automática, qual o tom que melhor se enquadra em cada caso concreto, obtendo um resultado que se aproxima dos filtros profissionais.

Depois de ter surgido em Outubro do ano passado no Pixel Pro, a tecnologia do Google, baseada em inteligência artificial, que permite detectar formas e identificar faces, tem recorrido a algoritmos melhorados para equilibrar as cores da pele, conferindo-lhes um tom muito mais aproximado da realidade, para o que contou com a colaboração de especialistas nas mais diversas áreas e de fotógrafos profissionais.

Para utilizar esta nova funcionalidade, dentro da aplicação e depois de selecionar a foto que se pretende editar ou melhorar, abre-se o menú e desce-se até à opção onde se encontram os filtros, alguns dos quais conhecidos, outros que são novidade, selecionando a etiqueta "Made with Real Tone" para aplicar a seleção.

Tal como sucede com melhoramentos anteriores, esta funcionalidade não chega simultaneamente a todos os utilizadores, começando, naturalmente, pelos que recorrem a versões de teste, com o novo "Real Tone filter" a surgir nas várias plataformas, que incluem iOS, Android e computadores pessoais, de forma faseada, esperando-se que, dentro de pouco tempo, esteja ao alcance de todos os utilizadores.

sexta-feira, maio 27, 2022

Localizador CJ730 Plus - 2ª parte

Este sistema de corte, inicialmente previsto para 30A, suporta agora 60A, oferecendo distintas possibilidades de instalação que, naturalmente, devem ser deixadas ao cuidado de um profissional, sendo sempre de testar as condições de recepção do sinal do GPS e da transmissão e recepção de dados via rede móvel antes de se proceder à selecção do local defenitivo.

O localizador recebe sinais dos sistemas GPS e Glonass, pelo que, para além de redundancia, oferece uma boa precisão, e pode utilizar cartões a operar nas redes 2G e 4G, havendo fornecedores que disponibilizam trabalhos de conversão e compatibilização com as redes móveis utilizadas localmente, o que permite uma utilização praticamente universal.

É de notar que este localizador tem um receptor de GPS, um MTK2503, não depende da rede móvel para localização, inclui uma bateria interna, o que permite continuar a funcionar mesmo que a bateria do veículo seja removida ou desligada, tem apenas 31 x 31 x 57 milímetros, pelo que é muito fácil de dissimular, e pode ser utilizado directamente, via telemóvel, ou através de uma plataforma de gestão, disponibilizada gratuitamente.

O preço deste localizador, incluindo portes a partir da Ásia, ronda a vintena de Euros, um pouco mais para a versão Plus, que inclui os diversos melhoramentos, e um pouco menos para a normal, justificando-se plenamente pagar o extra de dois ou três Euros para obter o modelo mais eficaz, uma diferença insignificante face aos melhoramentos a nível da electrónica e das funcionalidades oferecidas.

quinta-feira, maio 26, 2022

Criado novo grupo de trabalho para melhorar o SIRESP - 2ª parte

É a primeira vez que o 5G, com as suas numerosas possibilidades, é equacionado, o que fará sentido por agora o serviço ser disponibilizado, mas que vem reforçar uma flagrante indefenição que resulta da falta de visão e de uma estratégia concreta, na qual o SIRESP é apenas um componente, integrado numa solução mais complexa, e com a tecnologia a ser um meio e não um fim.

Enquanto opções essenciais a nível de segurança e protecção, nas suas mais variadas vertentes continuam adiadas, o melhoramento do SIRESP não terá um impacto decisivo, ocorrendo-nos que a sucessão de estudos não visa mais do que ir adiando investimentos que, caso se opte por uma mudança substancial, como a transição para uma plataforma mais recente, será sempre substancial.

Infelizmente, tendo em conta a cadência de estudos e a falta de concretização dos mesmos, leva-nos a crer que estes apenas existem para justificar a inação que, caso nada mude, levará o SIRESP para o seu fim, eventualmente dando lugar a uma solução diferente que, no limite, pode não passar de um conjunto de redes virtuais a funcionar sobre as redes dos operadores, com o investimento a ser feito a nível de equipamentos terminais e nalguma redudância ou na extensão das redes a locais onde a sua exploração comercial ou requisitos contratuais o dispensariam.

Dado que pouco ou nada tem sido feito durante um período em que as tecnologias têm evoluido, a opção por uma solução mais avançada facilmente justifica a inação, sendo certo que, quanto maior o salto tecnológico, mais facilmente se justificam os atrasos e a necessidade de um investimento muito substancial, particularmente atrativo para quem opera no sector e que, dispondo de novas soluções, algumas das quais recentes, as quer rentabilizar, independentemente da sua adequação ao fim proposto.

quarta-feira, maio 25, 2022

Candeeiro com "leds" e painel solar - 2ª parte

Este candeeiro, de desenho moderno e discreto, inteiramente de cor negra, mede 227 x 84 milímetros, tem uma bateria interna de lítio 18650 de 3.7V 1200 mAh, que é carregada durante o dia através do painel solar da face superior, com uma autonomia que depende em muito da forma de utilização, que depende da configuração e das solicitações, que dependem do número de activações via sensor de movimento.

Para além de ser possível ligar e desligar manualmente, pode-se selecionar o tipo e intensidade da luz, temporizar o período de funcionamento após detecção de movimento, durante o qual os "leds", que, conforme o modelo, podem ser 18 2835 SMD, 72 COB SMD e 30 COB SMD, ficam ligados, com efeitos distintos de acordo com o número e tipo de "leds" utilizados.

Um modelo muito semelhante, que tem um preço que fica perto da vintena de Euros, inclui um comando remoto, que funciona via infra-vermelhos, que facilita em muito a operação, sobretudo quando se pretende o acionamento manual, pelo que este acréscimo no preço pode fazer sentido para muitos potenciais interessados.

Não sendo um dos modelos mais sofisticados, este candeiro alia um preço muito baixo a um custo a nível de consumo de energia virtualmente inexistente, cumprindo bem a sua função, caso esta seja, como propõe o fabricante, iluminar zonas exteriores sempre que seja detectada uma presença, proporcionando um bom nível de iluminação numa área de algumas dezenas de metros quadrados.

terça-feira, maio 24, 2022

Criado novo grupo de trabalho para melhorar o SIRESP - 1ª parte

A apenas seis meses do término do actual contrato da rede de emergência do Estado, tantas vezes renegociado, por vezes em condições discutíveis, o Governo criou um grupo de trabalho que recorre a militares para preparar o novo concurso que irá atribuir um novo contrato de operação e manutenção do SIRESP.

É a terceira vez, desde 2019, que o Governo cria grupos de trabalho que viram encontrar as melhores soluções para esta rede, com sucessivos cadernos de encargos, do que resultam novas despesas sem que, efectivamente, se verifique a concretização das propostas, num longo arrastar de um processo que tem tudo de duvidoso.

É de notar que o mês passado, o Governo substituiu a então presidente da SIRESP SA, Sandra Perdigão Neves pelo brigadeiro-general do Exército Paulo Viegas Nunes, pretendendo uma solução mais defenitiva para o SIRESP a partir do próximo ano, já que o actual contrato base terminou em Junho de 2021, apó o que se passou para um sistema de indemnizações compensatórias, um processo, mais uma vez, duvidoso.

Depois de de numerosas hesitações, foi estabelecido que é necessária uma evolução tecnológica, o que implica todo um conjunto de recursos técnicos e competências em diversas áreas, estando em equação a transição para uma rede 5G, cujos serviços começaram, recentemente, a ser disponibilizados mas que, actualmente, não abrange a totalidade do terriório nacional.

segunda-feira, maio 23, 2022

Candeeiro com "leds" e painel solar - 1ª parte

A energia solar, com utilização directa do equipamento onde está instalado o painel, deve ser uma dos poucas formas de energia que não são pesadamente tributadas, do que decorre que, conjuntamente com dispositivos de elevada eficiência, pode ser uma solução a ter em conta, mesmo que para casos pontuais.

O baixo preço de um modelo de candeeiro para exterior, disponível em três configurações distintas, que fica perto dos 14 Euros, incluindo impostos e portes, despertou o nosso interesse, por ser, manifestamente, uma solução prática, de baixo custo e de muito fácil implementação, que dispensa quaisquer tipos de ligações, resumindo-se a aparafurar o candeeiro no local pretendido.

Este candeeiro está disponível em 3 configurações distintas, é construído em plástico ABS e policarbonato, de elevada resistência, completamente selado, obedecendo à norma IP65, pelo que pode ser instalada no exterior e suportar condições atomosféricas rigorosas, incluindo vento e chuva.

O controle é efectuado por dois butões, que permitem a configuração e activação manual, e porum sensor de movimento, com alcance de entre 8 e 12 metros, barangendo um ângulo de 120º, assumindo-se que a instalação foi efectuada a uma altura mínima de 3 metros acima do solo.

domingo, maio 22, 2022

Land Rover Owners de Junho de 2022 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Junho de 2022, com o destaque da capa a ir para Defender do modelo antigo, completamente reconstruído e transformado num veículo de expedição devidamente preparado, incluindo um conjunto de acessórios e equipamentos que lhe permite um desempenho e habitabilidade acima da média.

Para além de um artigo sobre técnicas e truques para conferir uma nova vida aos Defender, também é interessante seguir a reconstrução de um antigo Serie II por um grupo de estudantes univesitários, bem como analizar a lista de 29 produtos que são interessantes para os veículos da marca, sendo uma boa fonte de inspiração para os seus proprietários.

Para além de expedições e passeios em Inglaterra, inevitáveis tendo em conta a origem da revista, aquelas que têm como cenário as zonas mais remotas da Grécia, entre montanhas e desertos, são bem mais interessantes, um guia essencial sobre os Freelander 1 e 2 e outro sobre o Defender T-EV da Twisted merecem, igualmente, uma leitura atenta.

Entre as secções regulares, destacam-se os artigos técnicos, que incluem a instalação de um "roll cage" e a organização de um conjunto de ferramentas essencial, mas também a participação dos leitores e actividades dos clubes, para além da apresentação de novos produtos, os testes prolongados ou a publicidade temática, onde se pode, igualmente, encontrar muitas novidades, num número bastante interessante, sobretudo para os adeptos dos antigos Defender.