sábado, agosto 21, 2021

Construção de para-choques em ferro no "Instructables"

Apesar de não se destinar a nenhum modelo de Land Rover, o projecto que encontramos no "Instructables", não deixa de ser interessante por incluir um conjunto de instruções detalhadas sobre a construção de um para-choques em ferro, incluindo diversas possibilidades e soluções técnicas a ter em conta.

Estão devidamente descritos e ilustrados os vários passos que permitem finalizar este projecto, detalhando-os devidamente com as necessárias instruções e fornecendo informações quanto ao tipo de ferramentas e equipamentos necessários para a conclusão do projecto.

São usadas diversas técnicas, incluindo processo sofisticados, como cortes a laser, pelo que nem todo o processo pode estar ao alcance de todos, sendo, logicamente, proceder às devidas adaptações, inclusivé em função do veículo a que se destina, mas podem-se encontrar neste artigo um conjunto de informações muito úteis que também ajuda a estabelecer a complexidade deste tipo de construção.

Apesar do elevado nível de qualidade alcançado neste projecto, que rivaliza com modelos produzidos industrialmente, não podemos deixar de lembrar que este tipo de para-choque não é legal, nem legalizável, por não incluir os certificados emitidos por uma entidade reconhecida que permitam o seu averbamento em veículos que já possuissem para-choques em ferro.

sexta-feira, agosto 20, 2021

O Xiaomi Mi RA75 AC1200 - 1ª parte

Tem-se verificado um aumento da complexidade das redes domésticas, o que se acelerou durante o período da pandemia, com o tele-trabalho e as aulas não presenciais a terem um impacto severo no aumento do tráfego de dados e na sua distribuição por um cada vez maior número de dispositivos, resultando, em muitos casos, numa substancial degradação do desempenho.

Entre as opções para melhorar o acesso, para quem não pretenda recorrer a cablagem, ou o recurso a esta, usando as ligações eléctricas, os repetidores serão uma opção a ter em conta, permitindo diversos tipos de configuração, projectando o alcance e intensidade de sinal de rede de modo a abranger toda a área onde esta deve estar disponível e com qualidade.

Idealmente, os repetidores devem ter uma porta para ligação fixa, preferencialmente com velocidade até 1 Gb por segundo e operar nas duas frequências WiFi padronizadas, a 2.4 e 5.0 GHz, e serem de dimensões reduzidas, eventualmente sendo ligados directamente a uma tomada na parede, devendo ter diversas opções de configuração, inclusivé a nível de segurança.

Apesar de dispor apenas de uma porta Ethernet de 100 Mb/s, o Xiaomi Mi RA75 AC1200, por ser um equipamento de preço acessível, ficando abaixo da trintena de Euros, incluindo todos os encargos e portes, e comunicar nas duas frequências WiFi, pode ser uma escolha interessante e servir como termo de comparação para outros equipamentos.

quinta-feira, agosto 19, 2021

O sistema de discos externos da Orico - 2ª parte

Este sistema de armazenamento é simples de instalar, não carecendo de ferramentas e suporta "hot-swap" ou seja, os discos podem ser adicionados e retirados sem necessidade de desligar o sistema, e tem um sistema de cópia directo, que funciona sem recurso a sistemas externos, de muito fácil utilização, bastando premir um botão para duplicar discos.

O sistema é independente dos sistemas operativos dos equipamentos que a eles acedem, bastando que possam aceder à rede, podendo ser Windows, Linux ou iOS, com os discos a serem vistos como unidades independentes e com o sistema de ficheiros inerentes a cada sistema operativo, constituindo, em termos práticos, uma extensão do armazenamento local.

O modelo da Orico inclui uma fonte de alimentação externa e o manual de instruções, sendo fornecido sem discos, e tem um custo, dependendo do modelo exacto, que começa nos 60 Euros, incluindo portes a partir da Ásia e o IVA, cobrado na altura do pagamento, o que evita posteriores encargos aduaneiros.

Apesar de ter um preço um pouco mais elevado do que algumas soluções alternativas, o 6558US3-C-BK tem pontos a seu favor, incluindo a qualidade de construção, a versatilidade e o desempenho elevado, sendo de ter em conta por parte de quem necessite de adicionar armazenamento partilhado a uma pequena rede, seja doméstica, seja de uma pequena empresa ou departamento.

quarta-feira, agosto 18, 2021

Vaga de calor chega a Portugal - 3ª parte

No entanto, após uma curtíssima investigação, os "drones" sobreviventes foram considerados aptos para voltar ao serviço, dado a "probabilidade de mais um acidente ser diminuta", o que, objectivamente, significa que o mais importante é dar este meio como operacional, mesmo que seja dúbio que estejam em condições e que o inquérito pouco ou nada tenha apurado.

Este é apenas um de entre tantos casos, outro exemplo será o SIRESP, que continuam a limitar a eficácia no combate aos fogos e a desperdiçar milhões de Euros provenientes do Orçamento do Estado, portanto dinheiro público, e que poderia ser empregue de forma muito mais eficiente com o mesmo objectivo, mas com um tipo de aquisição diferente, ou ser usado para o pagamento de bombeiros profissionais que reforçassem o actual dispositivo.

Mesmo com alerta especial e reforços enviados para os distritos mais vulneráveis, ou onde se pode prever uma maior incidência de fogos, podem-se viver situações complexas, resultantes de múltiplos factores, mas onde a temperatura elevada, que condiciona o combate a vários níveis, inclusivé pelo desgaste que provoca no corpo humano, é previsível que surjam situações problemáticas.

O impacto destes incêndios irá prolongar-se no tempo e vai muito além da destruição e perda de vidas humanas que deles decorrem, afectando a vida não apenas nas zonas directamente atingidas, mas em áreas circundantes, onde o fumo e o ar proveniente das zonas queimadas terão um efeito particularmente nocivo nas populações, com efeitos severos nos mais vulneráveis.

terça-feira, agosto 17, 2021

O sistema de discos externos da Orico - 1ª parte

Com o aumento das necessidades de armazenamento de dados e de partilha entre os utilizadores de uma mesma rede, o recurso a discos externos tem vindo a aumentar, pelo que muitos fornecedores de serviço de Internet incluem nos "routers" que fornecem a possibilidade de conectar directamente um conjunto de discos.

Tipicamente, esta conexão é feita a uma porta USB do "router", preferencialmente recorrendo ao protocolo USB 3.0, e a unidade de discos passa a ser partilhada dentro da rede interna, cabendo ao seu gestor defenir as permissões de cada utilizador, num processo autónomo do prestador de serviço.

O modelo 6558US3-C-BK da Orico está disponível em diversas versões, com entre duas e cinco baías ou ranhuras para discos rígidos com formato 3.5" e ligação SATA, suportando até um máximo conjunto de 10 TB por baía, e conectando-se a um dispositivo, que pode ser um computador ou mesmo um "router" via USB 3.0.

A transferência de cada disco atinge os 6.0 Gb por segundo, caso estes seja SATA 3.0, podendo ser acedidos diversos discos em simultâneo, para o que contribui a configuração aberta, destinada a dissipar melhor o calor, e a qualidade de construção, com bons acabamentos e "leds" indicadores intuitivos.

segunda-feira, agosto 16, 2021

Vaga de calor chega a Portugal - 2ª parte

Não obstante o reforço dos meios de combate aos incêndios e o posicionamento de reforços nos locais mais vulneráveis, e independentemente do esforço de todos os envolvidos nas operações, estes nunca serão suficientes caso a situação evolua de forma semelhante ao verificado em Outubro de 2017, altura em que o fogo atingiu uma grande parte do território nacional, no que foi uma das maiores tragédias a nível de incêndios florestais.

Infelizmente, nem todos os meios previstos, e adquiridos, estarão operacionais, destacando-se aqui os sistemas de vigilância, não apenas no respeitante às câmaras, mas, sobretudo, relativamente aos doze "drones" adquiridos por perto de quatro milhões e meio de Euros e que, após a queda de três aparelhos, continuam inoperacionais, o que devia implicar a exigência de uma explicação para este facto objectivo.

Esta aquisição data de Maio do ano passado, tendo o Ministério do Ambiente anunciado os primeiros voos para 01 de Junho, o que foi desmentido pelo Ministério da Defesa, que estabeleceu o dia 21 de Julho para o início dos voos, data essa que foi adiada, pela mesma entidade, para 31 de Agosto, o que não se veio a verificar, dado que não cumpriam os requisitos previstos.

Nessa data, a Força Aérea devolveu os "drones" ao fabricante, estando quatro dos "drones" operacionais no final de Setembro de 2020 para missões de vigilância da floresta, o que corresponde a um terço das unidades adquiridas, algo que, por muito que custe a crer, não impediu a Guarda Nacional Republicada de adquirir outras 14 unidades que ainda não foram entregues.

domingo, agosto 15, 2021

Serviço de Internet por satélite da Starlink disponível em Portugal

A partir de agora, o serviço Starlink, o acesso à Internet via satélite da Space X, está disponível em Portugal, embora com limitações inerentes à fase de lançamento, o que significa que os pedidos de adesão podem não ser aceites de imediato.

Actualmente, as velocidades variam entre os 50 Mb/s e os 150 Mb/s, esperando-se que a velocidade e estabildiade do sistema venha a aumentar ao longo dos próximos meses, sendo de prever que, durante este período durante o qual serão lançados novos satélites, se verifiquem períodos de indisponibilidade do serviço.

À medida que forem sendo lançados novos satélites, instaladas mais estações de terra e forem sendo introduzidas melhorias no "software", a velocidade e a latência irão melhorar substancialmente, permitindo a este sistema ser uma alternativa a outro tipo de ligações e, eventualmente, a melhor opção em locais remotos.

Será aconselhável aos interessados acompanharem o desenvolveimento deste sistema e ir verificando periodicamente a sua disponibilidade no local ou locais onde pretendam receber o sinal de satélite, o que pode ser feito através do "site" da Starlink, onde os preços e condições podem, igualmente, ser revistos.