sábado, novembro 20, 2021

"Ardcase" contra o furto de Defenders - 2ª parte

A utilização é, obviamente, muito simples, bastando colocar a "Ardcase" sob os pedais, após o que a tampa é fechada, cobrindo completamente os pedais, trancando-se com a chave fornecida, a mesma que permite o processo inverso de remoção, permitindo a condução normal do veículo.

A primeira versão da "Ardcase", actualmente com um desconto de 25% por estar a ser descontinuada, está disponível para os modelos com condução à direita dos diversos modelos de Defender e para condução à esquerda dos Td5 e Tdci, os mesmo que, no caso de condução à direita, já podem aceder à segunda versão da "Ardcase".

As "Ardcase" são fornecidas com um suporte designado por "Ardsafe", compatível com ambas as versões, e que pode ser aparafusado numa superfície plana, tendo um preço de 115 Libras para a primeira versão e de 155 para a segunda, acrescendo IVA e portes a partir de Inglaterra, sendo de prever imposto de importação no caso do modelo mais dispendioso.

Este é um acessório algo dispendioso, volumoso e, efectivamente, pouco prático, mas realmente muito seguro e cuja remoção sem chave é praticamente impossível nas condições habituais, pelo que pode ser uma opção a ter em conta para situações específicas, nomeadamente quando o Defender fica numa zona onde os furtos são mais frequentes e a segurança electrónica é insuficiente.

sexta-feira, novembro 19, 2021

You, um novo motor de pesquisa - 2ª parte

A privacidade também tem uma importância fundamental, com o You a garantir que não fornece a terceiros os dados dos seus utilizadores, facilita a pesquisa anónima e não inclui publicidade, evitando outra fonte habitual de intrusões a nível de privacidade.

A rapidez de resposta também foi positiva, tal como a forma de completar automaticamente as pesquisas, embora aqui nos pareça menos completo que o Google, algo que é compensado pela velocidade, mesmo tendo em conta a forma de organizar os resultados, o que significa que a plataforma foi bem desenvolvida e, mesmo que possamos assumir ter ainda um número baixo de utilizadores, está bem implementada.

Para tirar todo o partido deste novo motor, é necessário criar um utilizador, com base num endereço de correio electrónico, sem necessidade de fornecer mais informações, criando-se assim um perfíl parametrizável, onde as preferências ficam guardadas, o que facilita substancialmente o uso do You, que possui extensão para o Chrome e a possibilidade de ser o motor de pesquisa principal.

Naturalmente, sugerimos aos nossos leitores que experimentem este mecanismo de pesquisa, comparando os resultados com os obtidos via Google, e estabelecendo qual, e em que situações, um pode ter vantagens sobre o outro, sendo certo que o You não está integrado com um vasto conjunto de produtos e plataformas, tal como acontece com o seu concorrente, algo que tanto pode ser uma vantagem, como uma desvantagem.

quinta-feira, novembro 18, 2021

Equipamentos autónomos no Whatsapp - 1ª parte

A última actualização do Whatsapp, incluindo a versão para "web", que corre num computador pessoal, apresenta uma novidade particularmente relevante, concretamente a possibilidade de ser utilizado sem que o telefone que suporta o número utilizado esteja ligado.

Anteriormente, a aplicação para "web" espelhava o dispositivo móvel, pelo que, uma vez perdida a conexão com este, ficava imediatamente inoperacional, o que limitava substancialmente esta alternativa que, pela relação de dependência, era, essencialmente, uma mudança de "interface".

Para poder recorrer a esta nova funcionalidade, é necessário dispor da versão mais recente de Whatsapp, o que implica instalar a versão Beta mais recente, aderindo a este programa, após o que é possível proceder à instalação e sincronização da versão mais recente para computadores, que pode ser uma aplicação autónoma ou integrada no "browser", como sucede, por exemplo, com o "Opera".

Após dispor das versões mais recentes nos equipamentos a sincronizar, é necessário recorrer ao dispositivo que possui o cartão com o número associado à conta de Whatsapp para ler o código QR gerado nos restantes equipamentos, ficando estes a funcionar autonomamente a partir daí.

quarta-feira, novembro 17, 2021

"Ardcase" contra o furto de Defenders - 1ª parte

Um processo que se pode considerar algo básico e pouco prático, mas que é francamente eficaz no sentido de evitar o furto de veículos baseia-se no bloqueio dos pedais, muitas vezes feito através de uma tranca que prende ao volante, mas que pode assumir a forma de um obstáculo quase inultrapassável caso impeça o acesso à totalidade dos pedais.

A "Ardcase" desenvolvida pela Mud Stuff é, essencialmente, uma caixa em aço que se fecha em redor dos pedais dos vários modelos de Defender, sendo trancada por uma fechadura, o que impossibilida a condução do veículo sem a sua remoção, algo que é particularmente difícil de fazer.

Construída em chapa de aço de 3 milímetros, com uma fechadura no caso da primeira versão e uma tranca deslizante, igualmente com fechadura, na segunda versão, a "Ardcase" resiste durante bastante tempo a tentativas para que seja cortada ou furada, tornando impraticável o furto, salvo se o tempo sem que o acto seja detectado, for muito prolongado, correndo ainda o risco de danificar um ou vários pedais no processo.

A fechadura da versão inicial está protegida por uma chapa adicional de 7 milímetros de aço, o que torna o seu acesso virtualmente impossível a berbequins portáteis, enquanto o sistema da segunda, com o sistema de tranca deslizante de 60 milímetros é ainda mais difícil de ultrapassar.

terça-feira, novembro 16, 2021

Interruptor para bateria com controle remoto - 2ª parte

Naturalmente, é possível montar este interruptor noutro ponto, desligando outro componente essencial para que o veículo funcione, como o motor de arranque ou bomba de combustível eléctica, o que pode ser recomendável caso seja necessário manter activos componentes como centralinas.

Observando os componentes no interior, inclusivé a placa com o circuito lógico, bem como o conjunto fornecido, este pequeno interruptor aparenta qualidade e durabilidade, sendo de estranhar porque inclui apenas um comando, quando o normal seria, tal como sucede na maioria dos alarmes, vir acompanhado de dois comandos.

Para quem possui um veículo antigo esta é uma opção a ter em conta para obter uma segurança adicional, aconselhando-se a que este interruptor, ou outro semelhante, seja colocado num local discreto, de modo a que não possa ser imediatamente anulado atravé do restabelecimento do circuito original.

O preço deste interruptor, incluindo o comando, o conjunto de conectores para ligações e o manual, sem incluir os cabos, que deverão ser cortados na dimensão pretendida, ronda os 25 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo uma das soluções mais práticas para quem pretende, simplesmente, desligar a bateria ou outro componente que permita imobilizar um veículo.

segunda-feira, novembro 15, 2021

You, um novo motor de pesquisa - 1ª parte

A omnipresença do Google tem feito esquecer muitos dos motores de pesquisa existentes na Internet e, sobretudo, condicionado o surgimento de novas alternativas, pelo que a chegada do You representa uma lufada de ar fresco numa área que continua fortemente condicionada pela posição dominante do Google.

O You tem características distintas, ao colocar o utilizador no centro das opções de pesquisa, permitindo escolher as suas fontes de informação preferidas, ou descriminar negativamente outras, integrando diversas plataformas, sempre parametrizáveis, o que permite receber um tipo de informação mais de acordo com o pretendido.

Os resultados das pesquisas surgem agrupados, com possibilidade de selecionar fontes ou organizá-las, sendo possível selecionar as imagens, vídeos, notícias ou mapas de entre os resultados gerais, tal como se pode selecionar o tipo de composição da página de resultados que nos surgiu, durante os testes efectuados, como bastante completa e com resultados interessantes.

A pré-visualização dos vídeos obtidos como resultados de pesquisas é particularmente interessante, bastando colocar o cursor sobre cada um para que corram, sem ser necessário sair da página de pesquisa, tendo obtido um bom resultado em termos de pesquisa de imagens, com uma selecção que nos pareceu adequada e respondendo muito positivamente ao pretendido.

domingo, novembro 14, 2021

Etiquetas e privacidade - 3ª parte

Caso os dois processos sejam utilizados conjuntamente, primeiramente o rolo e depois a destruidora de papel, mais ainda se os restos forem distribuídos por vários recipientes, só muito dificilmente a informação será acessível, pelo que esta estará convenientemente protegida.

Naturalmente, existem outras alternativas, algumas tão simples como o fogo, mas tal nem sempre é conveniente ou seguro, outras mais sofisticadas, mas todas com o mesmo objectivo, o de impedir o acesso a informação pessoal, que pode ser uma porta de entrada para visitantes indesejáveis, alguns com capacidade para provocar grandes prejuízos a nivel financeiro ou mesmo a título pessoal.

Um exemplo das consequências é a possibilidade de serem utilizados em esquemas de "phishing", que, com recurso a um conjunto de dados consistentes, onde consta informação pessoal, mais facilmente ganham credibilidade, com as probabilidades de serem bem sucedidos, enganando as vítimas, a aumentar substancialmente.

Tem sido muito valorizada a protecção de identidade quando online, enquanto pouco se aponta para os perigos decorrentes da acessibilidade da informação contida nas etiquetas de cartas e, sobretudo, de encomendas provenientes do exterior, onde se encontra um vasto conjunto de informações que facilitam a pesquisa na Internet e a sua complementação com dados adicionais, podendo dar origem a situações que vão desde o incómodo ao perigoso.