sábado, março 28, 2020

O fim de um velho Mundo - 1ª parte

Poucos esperariam que uma epidemia originária de uma cidade chinesa, cujo nome era virtualmente desconhecido, alastrasse por todo o Mundo, atingindo um cada vez maior número de países, fazendo inúmeras vítimas e comprometendo a economia global, num processo inexorável e cujo termo é imprevisível.

Ainda é cedo para ter uma ideia do impacto que esta pandemia terá, sendo certo de que será devastador para inúmeras comunidades, algumas completamente dizimadas, ou o efeito que terá no tecido económico, com tudo o que tal implica a nível do empobrecimento generalizado, que, naturalmente, irá afectar sobretudo os mais desfavorecidos, mas que atingirá, igualmente, sectores completos, como os ligados à actividade turística, particularmente importante nas receitas nacionais.

Numa altura em alguns dos países com maior peso são governados de forma errática por quem, numa primeira fase, absolutamente determinante para o controle da epidemia, negou todas as evidências ou adoptou medidas ineficazes, sacrificando os seus concidadãos à economia, ignorando que sem os primeiros, ou perdendo a confiança destes, a segunda não recupera, não temos dúvidas de factores adicionais potencionam aquilo que já é uma tragédia à escala global.

Uma coisa é certa, o Mundo, tal como nós conhecemos e recordamos, acabou com esta pandemia, tal o impacto que esta terá nos hábitos e costumes, na forma de nos relacionarmos ou de trabalharmos, no funcionamento da economia ou na relação de forças entre os vários países, e que, uma vez ultrapassado o problema a nível de saúde, muitos outros irão subsistir e permanecer por diversos anos.

sexta-feira, março 27, 2020

Entregas durante o período de restrições - 1ª parte

Numa altura em que enfrentamos uma epidemia, e quando existem diversas restrições à circulação, as entregas ao domicílio de encomendas efectuadas "online" ganha uma especial importância, sendo um factor decisivo para a diminuição do risco inerente à necessidade de efectuar deslocações, mas que apenas terá efeito caso os prazos de entrega sejam razoáveis.

Ninguém espera que, nesta conjuntura, os prazos de entrega se mantenham, seja pelas dificuldades de produção na origem, que pode resultar dos mais diversos factores, que passam pela reconversão da produção para produtos mais urgentes à falta de material, passando pela indisponibilidade de mão de obra.

Mas, mesmo que os produtos existam na origem, o seu transporte e distribuição representa um problema complexo, sendo manifesto que os vários países e respectivas cadeias logísticas são afectados de forma distinta, com consequências que afectam de forma diferente os vários operadores, alguns dos quais parece terem colapsado, tal o nível de serviço prestado.

Efectivamente, nenhum dos volumes que seriam entregues via CTT chegou, independentemente da data de envio o que, para items pequenos, de baixo custo e sem tratamento a nível aduaneiro, revela um aumento dos atrasos que se têm vindo a sentir, como resultado da degradação do serviço prestado por esta empresa.

quinta-feira, março 26, 2020

O "blog" em tempo de crise - 2ª parte

Naturalmente, esta é uma situação dinâmica, em permanente mudança, que se pode alterar como consequência dos mais diversos factores, alguns dos quais imprevisíveis e tão simples como a simples entrega de um equipamento para análise e testes, ou mais complexas, como uma modificação das determinações governamentais, das quais decorram um cenário distinto do actual.

Iremos, por exemplo, revisitar alguns temas, com uma abordagem distinta, reavaliar produtos que, após uma experiência mais extensiva, justificam uma descrição mais detalhada, ou analizar novidades que possam ser testadas via Internet ou após descarga e instalação local, tentando que os constrangimentos não se revelem demasiadamente penalizadores para este espaço.

Salientamos a necessidade, ou mesmo a obrigatoriedade, de seguir as indicações das entidades competentes, de analizar a informação, evitando a propagação de boatos, de manter um estado de alerta que evite comportamentos de risco, bem como ser vítima de situações menos claras, algumas manifestamente criminosas, que têm acontecido, e de manter a calma e optimismo, estando preparados para o pior, mas esperando o melhor.

Fazemos votos de que todos os nossos leitores, bem como os seus entes queridos, e, no fundo, a todos, independentemente do local onde residam, ultrapassem da melhor forma este período difícil, que certamente deixará muitas marcas, e do qual o País irá demorar anos a recuperar, certos de que, quando tal aconteça, nada será como dantes.

quarta-feira, março 25, 2020

Nova imagem do Facebook chegou aos computadores

A nova imagem do Facebook, acedida via "browser", com a possibilidade de modo escuro, já chegou a uma grande parte dos utilizadores, sendo necessário activá-la, recorrendo à opção de mudança para o novo modo, disponível no menu acessível no canto superior do lado direito.

Na altura da mudança, ou posteriormente, nas configurações, o utilizador pode selecionar o modo escuro, cujo exemplo da aparência pode ser visto na imagem que incluímos, sendo sempre possível reverter para o modo claro e, inclusivé, para o aspecto anterior do Facebook.

É de notar que não existem convites, nem outras formas de forçar esta mudança, que pode ainda não ter chegado a todos os utilizadores, mas que, tal como aconteceu anteriormente, dentro de algum tempo esta nova diposição e aparência será a única disponível, pelo que convém começar, desde já, a conhecê-la e a ganhar alguma habituação dada a inevitabilidade do seu uso.

Só uma experiência mais prolongada permitirá determinar se a mudança efectuada foi no sentido positivo, mas o Facebook pretende que a experiência dos utilizadores seja mais interactiva, dando prioridade ao contacto entre os utilizadores e a uma maior dinâmica, sendo óbvio que é necessário uma habituação e familiarização para tirar partido das alterações agora introduzidas.

terça-feira, março 24, 2020

Land Rover Owners da Primavera de 2020 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Primavera de 2020 da Land Rover Owners International, e o protagonismo vai para um extenso teste a pneus, com 28 modelos diferentes a serem testados em diversos pisos e situações e ao longo de milhares de quilómetros, transmitindo um conjunto de informações relevantes e que contribuirão para uma melhor selecção por parte de cada utilizador.

Um conjunto de veículos merece uma atenção especial, incluindo-se um Land Rover com meia-lagarta, designado habitualmente por "half-track", uma solução adoptada por muitos veículos militares, e que permite a este Serie 3 "Centaur" deslocar-se em terrenos difíceis, como as areias do deserto, bem como um Defender, modificado na traseira, e um guia de compras do "Forward Control" modelo 101.

O restauro de um Defender 90 e de um Range Rover Classis, este na fase final, a reparação do sistema de ignição de um motor V8, a instalação de um frigorífico num Discovery 2, incluem informações interessantes, merecendo igualmente uma leitura atenta a narrativa de viagens e expedições, sobretudo as que se realizam fora da Europa, em locais mais remotos, nos quais a preparação dos veículos é decisiva.

Estão, ainda, incluídas as habituais secções, como as que contam com a participação dos leitores e a divulgação de actividades dos vários clubes espalhados pelo Mundo, a substancial publicidade temática, a que acresce a apresentação de novos produtos e uma análise daqueles que estiveram mais tempo em uso, bem como a análise do mercado inglês, completamente diferente do nosso, mas de onde se podem recolher informações a nível de tendências e da evolução dos preços praticados.

segunda-feira, março 23, 2020

O "blog" em tempo de crise - 1ª parte

Do período díficil que atravessamos decorrem algumas consequências óbvias, sendo uma delas uma quase impossibilidade de realizar um conjunto de actividades, bem como maior demora nas entregas de material e equipamentos, que ronda a imprevisibilidade, o que aumenta substancialmente as dificuldades na elaboração de novos textos.

Não obstante, iremos tentar manter a regularidade habitual das publicações, tentando reorientá-las, sempre que necessário e possível, recorrendo ao recursos e meios de que dispomos, mas admitindo, desde já, que podemos não dispor de tudo o que consideramos adequado para a abordagem de alguns temas, pelo que esperamos limitações a vários níveis.

As restrições à circulação, bem como a um vasto conjunto de actividades, implicam o adiamento de alguns testes e experiências, sobretudo no respeitante a veículos ou sistemas móveis, os quais correspondem a uma parte substancial dos conteúdos que divulgamos.

Por outro lado, as entregas via CTT atingem demoras absurdas, muito para além daquelas que, como consequência da degradação do serviço prestado por esta empresa, têm afectado de forma generalizada e particularmente penalizadora todos quantos, mesmo que involuntariamente, dependem dos seus serviços, não se tendo verificado a entrega de qualquer encomenda desde antes do início desta crise.

domingo, março 22, 2020

Sistema de iluminação para cabeça - 2ª parte

A operação é simples, sendo suficiente uma pressão longa no interruptor para activar a iluminação, selecionando-se depois luz branca, com alta e baixa intensidade, ou vermelho, com a simples passagem da mão em frente do sensor frontal, tendo ainda a possibilidade de orientação e regulação nas várias direcções.

A iluminação proporcionada é aquela que se pode esperar de um equipamento destas dimensões e peso, sendo que a luminosidade do "led" COB é bastante aceitável, e o complemento dos restantes "leds" flexibilizam não apenas a utilização, mas também a duração da bateria, desde que o utilizador saiba usar o sistema de forma racional, usando as luzes que mais se adequam a cada situação, para o que basta um simples gesto diante do dispositivo.

Com uma bateria de iões de lítio de 1000 mAh, recarregável via USB, que pode passar pela ligação a um "power bank", a duração da carga dependerá em muito do uso efectuado, bem como da forma de carga, este sistema revela-se prático e autónomo, podendo ser carregado em qualquer das cada vez mais numerosas portas USB que se encontram, actualmente, em inúmeros equipamentos, incluindo, por exemplo, os auto-rádios dos veículos.

Por um preço pouco superior a 5 Euros, incluindo portes para Portugal, a partir da Ásia, esta é uma opção interessante para quem precise de um sistema de iluminação prático, de baixo custo, que dispense pilhas, e que não necessite de iluminar a grandes distâncias, para o que existem soluções mais adequadas e funcionais.