sábado, novembro 10, 2012

Skype substitui Messenger - 2ª parte

Image Hosted by Google No acordo entre Microsoft e Skype

Essencial será uma forma de migração transparente, com um processo de "upgrade" fácil, que permita não apenas uma transição fácil de plataforma, como migrar os contactos e demais dados referentes às antigas aplicações, sem o que muitos serão aqueles que resistirão à mudança.

A Microsoft tentará providenciar uma solução global de comunicações, integrada e simplificada, onde estejam presentes as funcionalidades que a maioria dos utilizadores necessita, com um "interface" intuitivo e simples de utilizar, num produto já compatível com plataformas tão diversificadas como o Windows, Linux, Android, Symbian, iPhone

No entanto, para quem, como nós, recorrer ao Hotmail e ao Messenger desde há anos, basicamente desde que foram disponibilizados, o fim destes serviços não deixa de ser acompanhado de alguma nostalgia, mesmo estando conscientes de que há muito estes serviços necessitam de francos melhoramentos.

Aconselhamos os nossos leitores a, com antecedência, instalarem a última versão do Skype, configurarem uma conta e testarem as funcionalidades, integrando com outras plataformas que também utilizem, de modo a que, antes da data limite de utilização do Messenger, possam migrar de forma tranquila, mantendo a sua capacidade de comunicação intacta.

sexta-feira, novembro 09, 2012

Cores de Outono na Serra da Estrela

Image Hosted by Google Cartaz de anúncio da actividade

Com o apoio da BehindNature, realiza-se entre 16 a 18 de Novembro o "Cores de Outono na Serra da Estrela", na zona serrana que lhe deu o nome, uma visita fotográfica organizada pela fotógrafa Sónia Guerreiro.

Esta actividade destina-se a todos quantos apreciem fotografia, independentemente da experiência, não tem exigências físicas de maior, estando acessível a todos, e o percurso, mesmo quando por estradas não alcatroadas, pode ser efectuado por qualquer veículo.

A maioria dos nossos leitores conhece a zona da Serra da Estrela, pelo que nos dispensamos de descrever a sua beleza natural, sendo que também podem aqui ser encontrados muitos outros motivos de interesse, seja a nível das edificações, sejam os costumes e tradições populares, bem como produtos produzidos localmente.

As inscrições devem ser enviadas até ao dia 10, amanhã, para o "site" da organização, que também pode ser contactada através do telemóvel 966159487.

Skype substitui Messenger - 1ª parte

Image Hosted by Google Um écran do Skype

Mais de dois anos após ter adquirido o Skype, um sistema que começo por transmitir voz sobre IP e implementou sucessivamente novas funcionalidades, incluindo video chamada e visualização de ambiente de trabalho remoto, a Microsoft anunciou que irá cessar as operações do popular Messenger a nível mundial com excepção para a China.

Esta transição irá decorrer até Março de 2013, tendo sido aconselhado, desde já, aos utilizadores que comecem a instalar a versão mais recente do Skype e a testar as suas funcionalidades antes de o Messenger deixar de estar disponível.

Esta é apenas parte de uma autêntica revolução que inclui o termo do icónico Hotmail, com o inerente termo do uso de endereços referentes a este domínio, bem como novas formas de integração dos vários serviços dependentes da Microsoft, que incluem os produtos da família Live, os quais proporcionam numerosos serviços, esperando-se uma cada vez maior integração com outras plataformas.

Actualmente, a integração com o Facebook está disponível, funcionando de forma simples, eficaz e integrada, esperando-se que, de forma análoga, venha a integrar-se com outras plataformas, algo completamente essencial para o sucesso do Skype como substituto do Messenger.

quinta-feira, novembro 08, 2012

20 anos de Lomografia - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma máquina fotográfica Lomo

A maioria das câmaras de Lomografia são produzidas de forma a serem obtidos efeitos especiais, como angulos particularmente amplos, saturação excessiva de cores, distorção óptica, entre outros, estando disponíveis adaptadores para que as modernas máquinas digitais possam replicar este estilo de imagens.

Todas estas técnicas e os efeitos resultantes, considerados como negativos em fotografias convencionais, com fotos com pouca defenição, tiradas de angulos não convencionais, com cores fora do comum, resultando em fotos originais que são muito apreciadas dentro desta comunidade.

Uma câmara para Lomografia custa perto de meia centena de Euros, incluindo portes, acrescendo depois o custo de rolos de 35mm e respectiva revelação, com os conjuntos completos a sairem bem mais caros, mas uma objectiva lomográfica para uma máquina digital, tipo SLR, fica pela quinzena de Euros e pode ser uma alternativa a ter em conta para os menos puristas.

Para quem tiver uma SLR, sugerimos que adquira um dos adaptadores mais baratos, da Holga, por exemplo, de modo a poder efectuar algumas experiências, com a vantagem acrescida do baixo custo inerente às fotos digitais e às múltiplas configurações possíveis na máquina.

quarta-feira, novembro 07, 2012

20 anos de Lomografia - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma máquina fotográfica Lomo

A Sociedade Internacional de Lomografia foi fundada há 20 anos, em Viena, por um grupo de estudantes que redescobrira as velhas câmaras soviéticas analógicas produzidas pela Lomo, representando a marca fora do antigo território soviético.

As câmaras são extremamente simples, apesar de existirem em numerosos modelos, algo típico da engenharia soviética, que produzia equipamentos robustos e de muito baixo custo, muito fáceis de utilizar, bastando apontar e disparar, obtendo-se fotografias num estilo muito próprio.

Este tipo de câmara, baseada na Lomo LC-A, é toda manual, apenas tendo a exposição automática, caso seja opção do fotografo, compensando automaticamente variações de luminosidade, com a focagem dividida em três zonas, 0.8, 1.5, 3.0 e infinito, e o disparo a variar dos 0/500 aos 2 segundos.

Esta pequena câmara, com apenas 107 x 68 x 43.5 mm e pesando 250 gramas, pouco mais funcionalidades implementa, possuindo encaixe para "flash", visor iluminado e uma lente Minitar 1 32mm f/2.8, suportanto ISO 25-400.

terça-feira, novembro 06, 2012

Vendemos duas "baquets"

Image Hosted by Google Uma das baquets

Para dar início a novos projectos, decidimos colocar à venda diverso material, começando por duas "baquets" ou assentos de competição sem marca, semelhantes às Sparco, compatíveis com cintos de quatro pontas, semelhantes aos que constam da fotografia, não homologadas, rígidas, em cor negra.

Têm alguns anos, mas nunca foram usadas e precisam de alguma limpeza eventualmente a vapor, mas como desconhecemos o melhor método, a limpeza fica a cargo do comprador.

O preço individual é de 75 Euros, ou 125 pelas duas, mas aceitam-se ofertas razoáveis, estando o material está localizado em Lisboa e o volume dificulta o envio.

Brevemente iremos colocar à venda outros equipamentos ou dispositivos excedentários, sempre com o propósito de preparar novos projectos, alguns dos quais estão prontos para avançar, mas para os quais necessitamos de financiamento, algo que, não existindo no exterior, procuraremos obter através de recursos próprios.

segunda-feira, novembro 05, 2012

Botas de trabalho no Lidl

Image Hosted by Google As botas de trabalho do Lidl

Apesar de serem originariamente destinadas a ambientes industriais, as botas da Powerfix, comercializadas nas lojas da cadeia Lidl a partir de hoje, por um preço de 17.99 Euros, são uma alternativa interessante para quem necessite de calçado de protecção para outro tipo de actividades.

Estas botas são construidas em aterial exterior robusto e resistente, com isolamento térmico devido à camada amortecedora e parte inferior em alumínio e com sola perfilada e resistente ao desgaste, estando disponíveis nos tamanhos do 40 ao 44 consoante o modelo.

Ao contrário de muitos modelos, com excepção das dispendiosas botas tácticas militares, as botas da Powerfix também protegem completamente os tornozelos, com o cano a subir mais do que na maioria dos modelos de preço semelhante, oferencendo também uma protecção superior.

Esta é uma opção interessante, de custo módico, que pode facilmente suprir a falta de calçado resistente em termos físicos e contra elementos abrasivos ou químicos, com o alumínio a cumprir adequadamente as duas funções protectoras, algo que adiciona mais uma nota positiva a este modelo de calçado.