sábado, janeiro 01, 2011

Feliz 2011

Image Hosted by ImageShack
Feliz 2011

No início de um novo ano, desejamos a todos os nossos amigos e leitores um 2011 muito feliz em que os vossos sonhos se tornem realidade.

Esta é, sobretudo, uma altura de celebração, pelo que não vamos perder-nos em análises do ano que agora terminou nem perspectivar o que agora começa, pelo que optamos por deixar uma mensagem de esperança e de confiança no futuro.

A todos, desejamos um feliz ano de 2011 com muita alegria e paz.

sexta-feira, dezembro 31, 2010

Consola de tejadilho para Defender

Image Hosted by ImageShack
Consola de tejadilho para Defender

Para além das consolas mais convencionais, que são colocadas no "tablier" ou mesmo na "cubby box", existem modelos que permitem aproveitar a parte central do tejadilho dos Land Rover Defender com tecto rígido, mesmo que na versão "truck cab".

O objectivo central desta unidade, que pesa perto de 8 kg, é a de alojar o rádio e o CB, mas possui espaço para outros equipamentos, como um GPS, dando alguma liberdade de configuração, embora obrigando a mudar a luz inferior caso se pretenda manter esta funcionalidade.

Image Hosted by ImageShack
Consola de tejadilho para Defender

O formato permite uma instalação fácil, sem afectar o espaço interior e protegendo os equipamentos nele instalados de eventuais entradas de água, nem interferindo com a visibilidade directa ou do espelho retrovisor.

O preço, com taxas de 2010, as quais irão aumentar no próximo ano, mas sem incluir portes a partir de Inglaterra, ultrapassa um pouco as três centenas de Euros, sendo compatível com todos os Defender de tejadilho rígido, apesar de feito de acordo com o perfíl dos Td5.

A câmara para automóvel HD720P - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Conectores e comandos da câmara HD720P

Na gravação pode ser incluida a data e hora, e para além de imagem pode ser gravado o som através de um microfone incorporado, com a possibilidade de o conteúdo ser visualizado no écran LCD de 2.3" rebatível.

Os comandos são extremamente fáceis de operar, com um conjunto de botões laterais e menus de navegação sobre o écran, sendo assim selecionadas as opções possíveis, como o número de imagens por segundo ou a resolução das mesmas.

A HD720P é alimentada a 5 Vols DC, podendo ser via o carregador de automóvel, que se liga a uma tomada de isqueiro padronizada, ou ligada a uma tomada doméstica de 220 Volts, para o que é necessário adquirir separadamente um transformador.

Este modelo mede apenas 100 x 63 x 25 mm e no conjunto, para além da alimentação via tomada de isqueiro, inclui o suporte com sucção para montagem no parabrisas, um cabo USB para transferência de dados e o manual do utilizador.

quinta-feira, dezembro 30, 2010

Painel de instrumentos para Defender iluminado com "leds"

Image Hosted by ImageShack
Painel de instrumentos de um Defender iluminado com "leds"

Não sendo particularmente favoráveis a alterações estilísticas nos Defender, reconhecemos que algumas melhorias, inclusivé a nível da visibilidade do painel de instrumentos podem ser vantajosas, sem com tal desvirtuar excessivamente este modelo conhecido por ser algo espartano.

A ideia é converter a iluminação do painel de instrumentos do Defender em algo semelhante ao de veículos mais recentes, como os últimos modelos da VolksWagen ou da Audi, que usam um sistema de "leds" de cor azul.

Para instalar basta desmontar o painel e substituir as lâmpadas convencionais aí instaladas pelos novos "leds", os quais já incluem uma resistência de modo a evitar a utilização de componentes adicionais e a permitir, caso se pretenda, repor a situação de origem.

O preço, com portes incluidos, fica um pouco abaixo da trintena de Euros, podendo ser encomendados em azul, tal como surge na imagem, em vermelho ou em branco, e para modelos com odómetro analógico e digital, ficando-se assim com um painel iluminado por "xenon", bastante mais visível do que na versão anterior.

A câmara para automóvel HD720P - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
A câmara para automóvel HD720P

A evolução nas câmaras destinadas a gravar percursos realizados por um veículo em movimento tem sido constante, pelo que, com base num modelo recente e de baixo custo, decidimos voltar a este tema, dado que estes equipamentos podem ter múltiplos usos.

Estas câmaras têm diversas utilidade, desde o simples lazer, que será o motivo da aquisição da maioria, até um uso profissional, como o registo de uma missão, mas também como forma de implementar um sistema que permita, em caso de acidente, ter ums testemunha virtual.

A câmara HD720P é um gravador de vídeo com um sensor de 1/4" CMOS, que permite resoluções até 1280 x 768 pixels em formato WxGA, 720 x 480 e de 640 x 480 em VGA, ambos com até 30 imagens, ou "frames" por segundo.

O vídeo é gravado em formato AVI, gravado num cartão de memória SD/MMC com até 64 Gb, começando a gravar automaticamente após a câmara ser ligada e usando o método cíclico, de reescrever o bloco de gravação de 5 minutos mais antigo, quando a memória fica cheia.

quarta-feira, dezembro 29, 2010

O 1º Land Rover da Matchbox

Image Hosted by ImageShack
O 1º Land Rover da Matchbox

Para os colecionadores mais antigos, a Matchbox será um dos fabricantes mais emblemáticos, sobretudo devido aos pequenos modelos de baixo preço e dimensões reduzidas que cabiam numa caixa semelhante às usadas para vender fósforos.

As primeiras miniaturas da Matchbox, e não apenas as que reproduzem este Land Rover, são sobretudo brinquedos, destinados a crianças, e não modelos rigorosos para adultos, pelo que o nível de detalhes é francamente baixo e a própria linha muito simplificada.

Image Hosted by ImageShack
O 1º Land Rover da Matchbox

Assim, o Serie I tem apenas o formato geral, sendo omitido sobretudo aquilo que será mais frágil, como o parabrisas que aqui não tem vidros, mas incluindo a figura de um condutor, apelativa para os mais novos, e com um conjunto de pneus e jantes que pouco têm a ver com a realidade, sendo, no sobretudo, um brinquedo sólido e duradouro feito numa época em que estas eram as exigências fundamentais.

Enquanto o modelo original, fabricado nos anos 50, pode custar acima da centena de Euros, com os preços a disparar caso esteja como novo e inclua a caixa, a reprodução agora lançada no mercado custa menos de sete Euros, incluindo a caixa e o historial do modelo e da marca.

"Operação Natal": aumento do número de mortos nas estradas - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um automóvel acidentado

A este cenário, temos forçosamente de adicionar o comportamento dos condutores, excessivamente confiantes nas próprias aptidões e na sorte, a qual nem sempre os acompanha, pelo que o número de manobras irrefletidas continua a manter-se elevado, facto bem patente na própria observação que se pode efectuar no dia a dia.

Acresce ainda o facto de nestes dias de fim de semana de Natal haver condições meteorológicas desvaforáveis, com chuva sobre a maioria do território nacional, queda de neve no Norte e terras altas e formação de nevoeiro, factor que, inevitavelmente, faz aumentar o número de acidentes em vias muitas vezes mal concebidas, com pisos inadequados e mau escoamento de água.

Lembramos que ao número de mortos contabilizados, segundo as projecções disponíveis, irão acrescer perto de 30% mais, resultantes dos feridos que perdem a vida no primeiro mês de internamento hospitalar, pelo que o total poderá rondar as 12 vítimas mortais, o qual traduz com maior precisão a realidade nacional.

Depois de uns breves dias de acalmia, virá um período idêntico na passagem de ano, o qual, estatisticamente, tende a ser ainda mais complicado do que a época natalícia, com mais acidentes de viação e um maior número de vítimas, pelo que reiteramos, uma vez mais, os conselhos habituais que visam uma condução tão segura quanto possível.

terça-feira, dezembro 28, 2010

O multi-funções Houdini 30100 par automobilistas

Image Hosted by ImageShack
O multi-funções Houdini 30100 par automobilistas

Nesta época de Natal, mantemos a tradição de anos anteriores de sugerir algumas pequenas recordações que sejam simultaneamente úteis e possíveis de adquirir a um preço módico, evitando a tentação de gastos excessivos.

Um dos equipamentos multi-funções de pequena dimensão destinados aos condutores é o Houdini 30100 Automotive Escape Tool (AET), concebido sobretudo a pensar na possibilidade de haver ocupantes presos no interior de um veículo.

No Houdini estão concentrados quatro instrumentos, incluindo uma ponta para quebrar vidros, uma lâmina protegida para cortar o cinto de segurança, uma lanterna com lampada de "led" de 5 lumens, cuja bateria permite uma autonomia de até 5 horas e um apito, audível até cerca de 400 metros de distância.

Apesar de a hipótese de um cinto de segurança ficar encravado ser virtualmente inexistente, não deixa de ser real, pelo que o interesse do Houdini recai essencialmente nas suas restantes funcionalidades, as quais podem ser úteis em situações de emergência na sequência de um acidente rodoviário.

O VAT inglês aumenta a 04 de Janeiro

Image Hosted by ImageShack
O VAT inglês aumenta a 04 de Janeiro

Já tinhamos mencionado num texto anterior o aumento do VAT inglês, equivalente ao nosso IVA, de 17.5% para 20%, efectivo a partir do próximo dia 04 de Janeiro de 2011.

Este aumento vai-se reflectir nos productos adquiridos por particulares em Inglaterra, bem como por todos quantos optem por aí pagar este imposto, pelo que estes últimos 10 dias podem ainda ser aproveitados para uma poupança de 2.5%.

Dado que esta mudança ocorre numa 3ª feira, a seguir a um período de passagem de ano onde o comércio está encerrado, será prudente os interessados não esperarem pelos últimos dias, pois a taxação corresponde ao dia do processamento da encomenda, que pode não ser automático por requerer validação, e que pode não coincidir com a introdução da mesma.

Não obstante esta subida, o nível deste imposto em Inglaterra continuará inferior ao praticado entre nós, mas ultrapassa o de outros países, como a Alemanha, pelo que será de reavaliar, mais uma vez, da vantagem de adquirir determinados bens noutros países comunitários.

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Nova versão "beta" do Firefox 4 disponível

Image Hosted by ImageShack
Um écran do novo Firefox

Uma nova versão "beta" da versão 4 do "Firefox", a oitava desta fase de desenvolvimento e teste, está disponível para descarga, corrigindo perto de 1.400 falhas identificadas na versão anterior e lançada há apenas seis semanas.

O novo "browser" tem suporte para WebGL, um sistema de sincronização de separadores, melhor gestão das extensões, maior segurança de navegação e diversas funcionalidades melhoradas e simplificadas.

Esta versão "beta", a última deste ano, chega com algum atraso face ao previsto, esperando-se que em 2011 surjam mais duas versões também "beta", após o que deverá ser disponibilizada a versão final do "Firefox 4".

"Operação Natal": aumento do número de mortos nas estradas - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Vitima de acidente de viação em Portugal

O número de mortos em acidentes rodoviários nesta época natalícia, a ultrapassar em número de vítimas mortais o ano anterior, segundo os dados disponíveis, merece alguma reflexão, com a atenção a incidir sobre a alteração de alguns parâmetros da sinistralidade viária.

Verifica-se que tem havido menos acidentes do que no ano passado, mas que a sua gravidade tende a aumentar, não obstante a renovação do parque automóvel, o que se traduz por uma maior segurança dos mesmos, os quais circulam, em teoria, em vias igualmente mais seguras.

No entanto, se tal em teoria é verdade, na prática pode não o ser, se introduzirmos na equação o efeito resultante da crise que se atravessa e que tem como consequências uma diminuição dos níveis de manutenção de viaturas e vias e a opção por vias não portajadas, as quais tendem a ser menos seguras que aquelas que implicam pagamento.

Temos assim veículos mais sofisticados, que dependem cada vez mais de uma manutenção adequada de que muitas vezes não beneficiam, com comportamentos imprevisíveis, deslocando-se em vias de qualidade duvidosa, suficientemente desimpedidas devido à diminuição de tráfego resultante da crise, a velocidades superior aos limites da segurança.

domingo, dezembro 26, 2010

Novos Land Rover da Airfix em 2011

Image Hosted by ImageShack
O Land Rover Snatch

A Airfix, um dos mais antigos e conhecidos fabricantes de modelos em miniatura anunciou a sua lista de novidades para o ano de 2011, incluido entre eles dois novos Land Rover do Exército Inglês em serviço no Afeganistão, ambos com base no Defender 110.

O conjunto com a referência A06301 e designado por "British Land Rover Twin Set" inclui dois Land Rover na escala 1/48, o modelo armado WMIK e o Snatch, um veículo de transporte que tem sido alvo de numerosas críticas devido à sua fraca blindagem, incapaz de proteger os seus ocupantes contra explosivos colocados à beira das estradas.

O WMIK ou "Weapons Mounted Installation Kit", por seu lado, é um modelo armado, onde o poder de fogo, mobilidade e visibilidade tenta compensar a falta de protecção oferecida às tripulações, tendo vindo a prestar um serviço importante na luta contra os Talibans.

Apesar de esta não ser a nossa escala favorita, estes são dois modelos interessantes e inéditos, reproduzindo dois veículos actuais que têm surgido por diversas vezes na comunicação social e nas publicações da especialidade.