sábado, outubro 03, 2020

Braço articulado para telemóveis - 1ª parte

Com a disseminação da utilização de "smartphones" como câmara, com a possibilidade de partilhar vídeos em tempo real, os tipos de suporte necessário para que possam ser utilizados nas diversas situações tem vindo a aumentar, surgindo algumas propostas interessantes e que podem responder a um conjunto de necessidades específicas.

Para filmar, ou mesmo fotografar, alguns objectos ou cenas, um tripé pode não ser suficiente, pelo que estão disponíveis braços extensíveis ou articulados e ajustáveis, muito semelhantes aos utilizados nalguns candeeiros, e que terminam numa rosca padronizada de 1/4".

Nesta rosca será necessário adicionar um adaptador para o telemóvel, que tipicamente funciona com um sistema de aperto lateral, com mola ou roscagem, e que vai segurar o equipamento, sendo sempre de verificar se o adaptador possui uma rosca de 1/4" e é compatível com o "smartphone" que se pretende utilizar.

Construído em metal, mas bastante leve, com braço duplo articulado e molas, tem um comprimento total de 78 centímetros, permitindo uma elevação máxima de 72 centímetros relativamente à superfície onde é apertado, através de um sistema de torno, que permite uma fixação sólida.

sexta-feira, outubro 02, 2020

NOS apresenta cartão para localizadores por 2.99 Euros por mês - 2ª parte

Existem propostas com mensalidade semelhante, mas que requerem a aquisição de um equipamento, como um localizador pessoal, destinado a pessoas ou animais, mas a tendência dos operadores foi, durante muito tempo, deixar de fora equipamentos que não lhes fossem adquiridos, evitando assim questões de compatibilidade, configuração ou, mesmo, de segurança.

No entanto, nem todos os equipamentos deste tipo são compatíveis, ou este tipo de cartão é a escolha ideal, podendo-se incluir aqui os sistemas de navegação que recorrem a plataformas como o Google Maps e que têm um consumo de dados particularmente elevado, o que obriga a pagamentos extra que podem fazer encarecer esta solução para além do valor de um cartão de dados convencional.

Idealmente, seria de testar o equipamento a que se destina o cartão antes de proceder à respectiva aquisição, sobretudo tendo em conta que existe um contrato subjacente, o que pode levantar dificuldades, ou pelo menos objecções, quando se trate da sua devolução, já que tal implica a resolução de um contrato, situação que pode ser ainda mais complexa caso esta solução esteja incluida num contrato que inclua outros serviços.

Sugerimos aos nossos leitores que utilizem equipamentos com as características que descrevemos, que visitem o "site" da NOS e verifiquem se este novo cartão corresponde efectivamente às suas necessidades, sem esquecer que os restantes operadores irão apresentar soluções semelhantes e que poderão, igualmente, ser incluídos em contratos mais abrangentes.

quinta-feira, outubro 01, 2020

Actualização de Outubro do Windows 10 pronta para ser disponibilizada

A grande actualização de Outubro de 2020 para o Windows 10, designada por 20H2, está pronta, sendo de prever que comece a chegar brevemente aos computadores que se encontram preparados para a receber, sendo prioritários aqueles que já possuem a primeira grande actualização deste ano.

Ao instalar esta actualização, a compilação irá passar de 19041 para 19042, verificando-se que funciona de forma muito semelhante à sua congénere do mesmo mês de 2019, ou seja, para quem tiver efectuado todas as actualizações, esta será uma actualização pequena, em termos de transferência de dados, activando um conjunto de funcionalidades já instaladas, mas inactivas.

Serão visíveis mudanças no menu Iniciar, no modo "tablet", a nível dos menus de configurações, nas notificações e na presença do Edge baseado no "Cromium", mas esta será uma das actualizações com menos alterações perceptíveis, com a Microsoft a garantir numerosos melhoramentos a nível do desempenho, segurança e na correcção de erros.

Para quem tem todas as actualizações feitas, esta actualização será extremamente rápida, ao nível das que são disponibilizadas mensalmente, necessitando, obviamente, de reiniciar o sistema, enquanto para os restantes equipamentos será de prever alguma demora, por incluir um conjunto vasto de actualizações que correspondem a 3 Gb de dados.

quarta-feira, setembro 30, 2020

NOS apresenta cartão para localizadores por 2.99 Euros por mês - 1ª parte

A NOS apresentou um novo cartão SIM destinado à "Internet das coisas", e que pode ser instalado em equipamentos que necessitam de comunicar via rede móvel, seja usando SMS clássico, seja circuito de dados, e que tem um preço mensal de apenas 2.99 Euros.

Durante muito tempo, a solução para este tipo de equipamento era adquirir um cartão de dados, que podia ter um custo acima da dezena de Euros mensais, ou um recarregável, que, somando os carregamento para o manter activo, representa uma despesa que também fica mais elevada do que a solução agora proposta pela NOS e que vem, efectivamente, responder a uma necessidade de um crescente número de utilizadores.

Um dos equipamentos nos quais este cartão pode ser utilizado são os localizadores, que, tipicamente, necessitam de um cartão para usarem a rede móvel, mas consomem muito pouco tráfego, mas também tomadas ou outros sistemas que necessitam de ser activados via rede móvel e que, igualmente, geram muito pouco tráfego na rede.

Entre estes encontram-se numerosos equipamentos de domótica, destacando-se aqueles que, pela sua localização, não podem ser activados via WiFi, ou que, pela sua mobilidade, necessitam de uma solução integralmente móvel, podendo ainda ser usados como complemento de outro tipo de conexão.

terça-feira, setembro 29, 2020

A ferramenta multifuncional DIGOO DG-PL91 - 2ª parte

A DG-PL91 é fácil de utilizar, podendo-se selecionar o utensílio a utilizar com facilidade e confiança, mesmo quando é empunhada com a lâmina aberta, com o punho a proporcionar uma boa aderência, não deslizando da mão inclusivé nas alturas em que se faz mais força, revelando-se agradável ao toque.

Talvez o maior problema desta ferramenta seja ser excessivamente pequena, do que resulta uma lâmina curta e uma maior vulnerabilidade nos encaixes, admitindo-se que seja pouco adequada a quem tenha mãos grandes e, portanto, prefira um utensílio mais volumoso.

É de notar que este tipo de equipamento com multiplas funcionalidades não permite efectuar todas as funções do conjunto de ferramentas específicas que substitui, pelo que, para tarefas de maior exigência, deve ser equacionada o uso de uma ferramenta de maior resistência e volume, que propicie uma melhor aplicação da força e não sofra danos caso esta seja particularmente elevada.

O preço, incluindo portes para Portugal a partir da Ásia ronda a quinzena de Euros, um valor que nos parece justo face à qualidade e acabamentos deste utensílio, francamente superiores às daqueles que se podem adquirir por um preço mais baixo mas que terão uma menor durabilidade se forem submetidos aos esforços típicos da utilização que se pretende dar.

segunda-feira, setembro 28, 2020

O arrancador de 1000A da iMars - 2ª parte

Um sistema de iluminação por "leds" com três modos, SOS, "strobe" ou luz normal, proporciona uma luz intensa que pode estar acesa durante um período prolongado, sendo útil para expedições, campismo ou outras actividades ao ar livre.

Tal como acontece com os arrancadores mais modernos, este também dispõe de um conjunto de sistemas de protecção, evitando curto-circuitos, voltagem ou corrente excessivas ou reduzidas, sobrecarga, sobre-aquecimento e inversão de polaridade, resultando numa utilização segura, protegendo o próprio equipamento, aqueles que nele sejam conectados, e o utilizador.

Este modelo cumpre a norma IP66, sendo resistente a água, poeiras e quedas, pelo que pode ser utilizado sob chuva ou neve, mesmo em climas particularmente rigorosos, podendo operar com temperaturas entre os -20º e os 70º de temperatura.

Com apenas 155 x 88 x 34 milímetros e um peso de somente 350 gramas, este arrancador vem acompanhado de cabos com garras para a bateria, cabo USB e para tomada de isqueiro para carregamento e o respectivo manual de utilização, este equipamento tem um preço de 40 Euros, incluindo envio a partir de Espanha, o que evita o pagamento de direitos alfandegários e demoras excessivas na entrega.

domingo, setembro 27, 2020

A câmara de vigilância Escam QF-260 - 2ª parte

Sendo um modelo à prova de água, que obedece à norma IP67, a montagem é extremamente simples, bastando a respectiva instalação física, que passa por aparafusar o suporte numa superfície plana, de preferência com boa exposição solar, após o que se deve aguardar pelo carregamento das baterias internas e configurar o "software".

A aplicação de suporte permite estabelecer a ligação via rede sem fios, obedecendo aos protocolos IEEE 802.11 b/g/n, na frequência dos 2.4 GHz, estabelecer os parâmetros de operação, como o tipo de detecção de movimentos ou presença, a iluminação a utilizar quando necessário e o tipo de alertas a enviar para um dispositivo móvel, de modo a que, em caso de intrusão, o alarme seja imediato.

Na embalagem, com 256 x 205 x 124 milímetros e peso de 800 gramas, encontra-se a câmara, que mede apenas 195 x 100 x x 95 milímetros, um suporte destinado a ser aparafurado, os respectivos parafusos e buchas, um cabo de ligação, caso se opte por ligá-la desta forma, e o manual de operação.

O preço ronda os 60 Euros, incluindo portes a partir da China, podendo incorrer em direitos alfandegários, do que pode resultar um aumento de preço em entre 20 e 30 Euros, a que acresce o preço de um cartão de memória, pelo que a solução pode ficar perto da centena de Euros, um valor que pensamos justificar-se face às características deste equipamento.