sábado, junho 12, 2021

Opera 77 final já disponível - 1ª parte

Já se encontra disponível a versão 77 estável do Opera, o navegador que temos utilizado, reportando a compilação 77.0.4054.64 após actualização, que é rápida e automática, pelo que se aconselha a que seja efectuada assim que possível.

Do registo de alterações constam, essencialmente, correcções e a utilização de uma versão do "Chromium" mais evoluída, pelo que não estarão visíveis alterações funcionais, com a alteração mais visível a verificar-se a nível do "login", que agora passa por um sistema de autenticação com geração de códigos, como o "Google Authenticator".

Esta nova segurança é relevante, porque o Opera permite sincronizar dispositivos e armazenar todo um conjunto de dados críticos, entre estes os de autenticação para diversas plataformas, pelo que uma falha de segurança pode revelar-se particularmente grave e com consequências que podem ser catastróficas.

Este processo de autenticação é tanto mais necessário quanto se utilizem mais dispositivos para aceder à mesma conta do Opera, nomeadamente para quem também utilize a versão móvel do navegador, sendo certo que será mais provável perder um dispositivo móvel, com as credenciais do utilizador, do que um equipamento fixo, o que mais que justifica uma nova camada de segurança.

sexta-feira, junho 11, 2021

O HP Z400 via eBay inglês - 3ª parte

Os discos rígidos tinham capacidades a partir dos 250 Gb, o dobro no caso da unidade de que dispomos, tendo o Z400 espaço interno para mais três discos, assumindo que se mantém o leitor e gravador de DVD incluído mas que, nos dias de hoje, tem pouca utilidade, sendo possível melhorar o desempenho caso se substitua o disco original por um modelo SSD.

Está integrado o sistema de som estéreo, de alta defenição e frequência até aos 192 KHz, e uma conexão Ethernet, velocidades até aos 1 Gb/s e suporte para gestão através do protocolo ASF 2.0, baseada no "chip" Broadcom BCM5764M, não estando disponível, nativamente, qualquer tipo de comunicações sem fios, o que implica, em caso de necessidade, adicionar uma placa ou "pen", por exemplo, recorrendo a uma das portas USB disponíveis.

Uma das vantagens dos equipamentos de marca é incluirem um sistema operativo licenciado, que na altura do lançamento do Z400 era o Windows 7, mas que a Microsoft permite actualizar para Windows 10, mantendo a respectiva genuinidade, o que garante a possibilidade de instalar todas as actualizações disponíveis, sem a necessidade de recorrer a processos alternativos que, inevitavelmente, para além das questões legais, se revelam pouco seguros.

Neste caso concreto, vinha instalado o Windows 10, validado com a chave do Windows 7 originalmente associado a este equipamento, bastando proceder à respectiva actualização e configuração, após o que se pode instalar o "software" necessário para efeitos de produtividade, num processo simples e ao alcance de quem tenha alguma experiência na área das tecnologias de informação.

quinta-feira, junho 10, 2021

"Kit" de motorização para bicicletas - 3ª parte

Para quem tenha interesse num modelo mais personalizado, e que pode ter melhores características, existem todas as peças necessárias para construir um motociclo único, que, para além de uma estética mais atractiva tenha outros melhoramentos, como um sistema de travagem mais eficaz ou um depósito de combustível de maior capacidade, obtendo um produto mais funcional, capaz de ser utilizado no dia a dia com menos restrições.

Naturalmente, este tipo de motociclo não tem a sofisticação das modernas bicicletas eléctricas, recorrendo a uma tecnologia antiga e poluente, embora as emissões sejam reduzidas, dado que o motor é de pequena cilindrada, e o facto de ser montado de forma artesanal pode levantar algumas questões, incluindo a nível legal, que devem ser equacionadas com atenção.

Daqui decorre que a sua utilização em vias destinadas a bicicletas pode ser dúbia, por este tipo de bicicleta motorizada nada ter a ver com os modelos habitualmente utilizados nas ciclovias que são cada vez mais frequentes em muitas cidades, não obstante, em termos legais, não serem distintas do modelo mais comum em Lisboa, concretamento o da Gira.

Com preços entre os 100 e os 150 Euros para um "kit" de conversão completo, que inclui tudo o que é necessário para dispor de um motociclo funcional, partindo de uma bicicleta, expedido a partir de um país comunitário, como a Alemanha, esta pode ser uma solução interessante para todos quantos pretendam um meio de transporte barato, prático e de muito baixo custo.

quarta-feira, junho 09, 2021

O HP Z400 via eBay inglês - 2ª parte

Os HP Z400 começaram a ser produzidos a partir de 2010, pelo que são equipamentos com alguma idade, mas foram construídos com materiais de excelente qualidade e a melhor tecnologia então disponível e possuem um conjunto de funcionalidades e capacidade de expansão interessantes.

Com um processador Xeon W3565 de quatro núcleos a 3.2 GHz, com velocidade máxima de 3.46 GHz, uma "cache" L3 de 8 Mb e arquitectura de 64 bits, instalado num "socket" LGA1366 de uma placa com o "chipset" Intel X58 Express, este não é um computador particularmente rápido para os dias de hoje, mas responde à maioria das solicitações, com excepção de alguns jogos particularmente exigentes.

O Z400 suporta memória ECC, ou seja, com correcção de erros, DDR3 a 1333 MHz, instalada num total de 6 ranhuras, o que permite expandir o sistema até aos 24 Gb, recorrendo a 6 DIMM de 4 Gb, opção essa instalada no equipamento que adquirimos e que foi determinante no momendo de decidir pela sua compra.

A placa gráfica incluída é uma Nvidia NVS 310, com 512 Mb, e conectores DVI e DisplayPort, instalada numa ranhura PCI Express 2.0 x16, sendo alternativa às NVIDIA Quadro 2000, com 1 Gb, que algumas unidades possuiam como opção e oferecem uma melhor capacidade gráfica.

terça-feira, junho 08, 2021

Governo investe 31.900.000 de Euros no SIRESP - 2ª parte

Com a chegada ao mercado de empresas como a Starlink, o serviço de Internet por satélite da SpaceX, que recentemente apresentou uma oferta onde este tipo de conexão é proposta por um preço de 99 Euros mensais, a que acresce 499 para o "router" de acesso, pode-se começar a ter em perspectiva uma alternativa fiável e que deixe de depender das sempres vulneráveis cablagens de fibra, que facilmente podem ser danificadas pelo fogo quando não enterradas.

Um sistema de conexão dupla, que mantenha a fibra e recorra, em caso de necessidade, seja por indisponibilidade da ligação primária, seja pela incapacidade destas em assegurar o fluxo de dados necessário, a uma ligação via satélite, seria um investimento a ter em conta, podendo resolver o problema da conectividade das antenas, enquanto se mantêm os mesmos equipamentos terminais.

Obviamente, se fizessemos uma mera multiplicação do valor proposto pela Starlink pelo número de antenas que o SIRESP usa, estariamos diante de um custo elevado, mas para uma quantidade elevada, e tendo em conta que nem todas as antenas do SIRESP se encontram em localizações vulneráveis, o montante total seria francamente inferior, dependendo, naturalmente, das negociações que, neste tipo de contrato, são absolutamente decisivas.

Obviamente, têm que ser introduzidas profundas alterações tecnológicas na estrutura de comunicações do SIRESP, sendo insuficientes, e reprováveis, meros reforços do que existe actualmente, sem dar um salto no sentido de implementar um conjunto de melhorias, sob pena de o investimento a realizar ser um desperdício de dinheiro público, sem que daí resulte nenhuma vantagem para as populações que, queiram ou não, pagam o SIRESP com os seus impostos.

segunda-feira, junho 07, 2021

O HP Z400 via eBay inglês - 1ª parte

Não obstante o aumento de encargos resultantes do Brexit, a aquisição de alguns produtos no Reino Unido continua a ser inevitável, acrescendo, essencialmente o valor do IVA e um pequeno aumento a nível de portes, bem como alguns encargos administrativos, pelo que se pode estimar em quase 30% o acréscimo directo no caso de produtos usados.

Existem, naturalmente, correcções diversas, como ajustes cambiais ou a evolução do mercado, que fica mais fechado e menos concorrencial, sendo de prever que, ponderados os vários factores, o aumento efectivo, para produtos usados fique pelos 20%, sendo disto exemplo a aquisição de computadores em 2ª mão.

Mesmo após este aumento, o facto é que as aquisições de material informático usado no Reino Unido continua a ser compensador, sobretudo se os direitos forem pré-pagos e incluidos num único pagamento, o que reduz substancialmente o valor total a pagar, sendo muito inferiores aos praticados dentro do espaço comunitário, incluindo-se aqui países tão diversos como Portugal ou a Alemanha.

Assim, decidimos voltar ao mercado britânico para aquirir mais uma estação de trabalho, tendo a escolha recaído num HP Z400 com processador Xeon W3565 a 3.20 GHz e 24 Gb de memória RAM, adquirido por perto de uma centena de Euros, incluindo portes e direitos alfandegários, o que representa uma relação qualidade preço interessante.

domingo, junho 06, 2021

"Kit" de motorização para bicicletas - 2ª parte

O conjunto inclui o motor de 50 ou 80 cc, o sistema de ignição, carburador, comandos nos punhos, todo o sistema de correntes com tensores e guarda, o sistema de escape completo, bem como os acessórios necessários à instalação e complementos, como vela e utensílio para a remoção desta.

Esta é, portanto, uma solução completa, com todos os acessórios necessários e manual de instalação, pronta a ser instalada numa bicicleta convencional, num processo simples, acessível para quem saiba um pouco de mecânica e tenha as ferramentas básicas, mas que será, provavelmente, de deixar nas mão de quem saiba do assunto.

É de notar que, apesar de este ser um "kit" universal, a escolha da bicicleta é relevante, sendo essencial que tenha uma configuração que permita instalar todos os componentes, para o que se aconselha uma com quadro em "V", preferencialmente bastante sólido, com roda 26 ou 28 e um bom sistema de travagem, capaz de deter este motociclo de forma eficiente, a que acresce a necessidade de pneus compatíveis com esta modificação.

Para quem pretender um resultado mais sofisticado, existem à venda quadros e acessórios que permitem construir um motociclo à medida, estando disponíveis peças que reproduzem motos dos anos 20, sendo possível, com trabalho, imaginação e algum investimento, alcançar resultados muito interessantes.