sábado, setembro 22, 2018

Para um Inverno que se avizinha - 2ª parte

As cadeias para neve podem ser necessárias mesmo para veículos com tracção integral e bloqueio de diferencial, sendo de selecionar umas que tenham as dimensões adequadas aos pneus utilizados, o que implica alguns cuidados, dado que os pneus dos todo o terreno têm uma secção superior à da maioria dos veículos de estrada.

Construídos em plástico de alta resistência e com tolerância a temperaturas extremas, este tipo de cadeia é de muito fácil instalação, embora um pouco trabalhosa, dada a necessidade de aplicar 3 em cada pneu, pelo menos num dos eixos, algo que é efectuado com o veículo parado, sendo de o mudar ligeiramente de posição para facilitar o posicionamento das cadeias que fiquem numa posição menos acessível.

Destinando-se a superfícies escorregadias ou pouco consistentes, como neve, mas também lama ou mesmo areia, estas cadeias têm um limite de velocidade de 40 km/hora, deve-se ter em atenção que, por terem sido concebidas a pensar no Inverno, a tolerância ao frio, que vai até aos 50º negativos, é bastante maior do que face ao calor, podendo temperaturas mais elevadas danificar estas cadeias.

Com um preço de 35 Euros para cada conjunto de 3 unidades, caso se pretenda colocá-las em todos os pneus estamos diante de uma despesa considerável, mas que se pode justificar em locais onde a neve seja mais profunda e exista uma necessidade imperiosa de circular, mesmo em situações mais adversas.

sexta-feira, setembro 21, 2018

Quatro proprietários de casas reconstruídas em Pedrogão são arguidos - 1ª parte

Era absolutamente inevitável que, para além dos responsáveis pelo processo de reconstrução das casas destruídas pelos fogos no concelho de Pedrogão Grande, também que, sem a tal ter direito, beneficiou dos apoios públicos e da solidariedade de todos quantos contribuiram fossem constituídos arguidos num processo que, cremos, terminará com condenações.

Já foram quatro os proprietários que, sabendo que as respectivas casas não eram primeira habitação ou já se encontravam danificadas ou inabitáveis antes dos incêndios, recorreram a artifícios para serem ressarcidos de algo que não perderam, ou obterem algo a que não tinham direito, foram constituídos arguidos, sendo de prever que outros venham a sê-lo no futuro.

O conjunto de crimes pelos quais estão indiciados são vários e, conjuntamente, podem resultar em penas pesadas, que podem passar pelo cumprimento de prisão efectiva, para além da devolução do valor a que, indevidamente, acederam, do que pode resultar a perda do imóvel reabilitado a favor do Estado, caso seja esta a forma de pagamento considerada como a mais adequada.

Segundo o DIAP de Leiria, existirão "factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção, participação económica em negócio, burla qualificada e falsificação de documento, num processo que se encontra segredo de justiça", sendo de prever que, para além dos quatro arguidos actuais, que incluem o irmão do presidente da Junta de Freguesia de Vila Facaia, e o presidente da Assembleia de Freguesia da Graça, mais proprietários venham a ser constituidos como arguidos.

quinta-feira, setembro 20, 2018

Para um Inverno que se avizinha - 1ª parte

Com o aproximar do Inverno, alguns veículos que se podem considerar mais rústicos, e neles forçosamente temos que incluir os Land Rover Defender, demonstram não possuir o mesmo tipo de equipamento incluído em modelos mais modernos, do que pode decorrer alguma falta de conforto acrescida e mesmo alguns riscos a nível de circulação.

O sistema de desembaciamento de vidros, semelhante ao de modelos mais antigos, revela-se algo ineficaz, sobretudo no respeitante à incapacidade de desembaciar os vidros laterais, pelo que a adição de um novo sistema, que encaminha o ar de forma mais eficaz, pode solucionar este problema, aumentando a segurança na condução.

Composto por simples peças rígidas, que se instalam facilmente, bastando desaparafusar as saídas existentes e recorrer aos mesmos parafusos para prender as novas, esta alteração simples, e que tem um preço que ronda os 80 Euros, incluindo portes, vai aumentar a visibilidade durante a condução, evitando a necessidade de limpar manualmente os vidros, algo que nem sempre é possível.

A cobertura para a entrada do sistema de circulação de ar, destinada a evitar a entrada de neve ou outros detritos, justifica-se sobretudo em zonas mais remotas, onde a probabilidade de tal ocorrer seja mais elevado, o que justificará instalar, recorrendo a simples parafusos, um opcional cujo preço ronda a trintena de Euros.

quarta-feira, setembro 19, 2018

Ministério Público vai acusar 18 por crimes no incêndio de Pedrogão Grande - 3ª parte

Não se pode aceitar situações de responsabilidades colectivas e difusas, onde os vários intervenientes são julgados como um todo, e como um todo evitam condenações pelos actos mais graves que praticaram, nem o facilitismo que generaliza, penalizando a todos, mesmo os inocentes com penas suspensas ou multas, como forma de apaziguar ou consolar a opinião pública, algo que pode suceder quando uma condenação é necessária para justificar um longo e penoso processo.

Também não se pode converter um processo judicial num julgamento político, sendo de separar devidamente as duas áreas, sem que, caso um decisor político tenha sido negligente enquanto governante, para além da avaliação política, seja igualmente julgado pelos seus actos, ou pela ausência destes, num processo que deve evitar as contaminações que o jogo partidário tende a promover.

Apurar responsabilidades a todos os níveis é absolutamente essencial, e aqui incluímos os vários níveis hierárquicos e de decisão, como forma de evitar que, tal como acontece em tantos casos, apenas os mais frágeis ou vulneráveis, tipicamente em cargos subalternos, venham a suportar as culpas que, a bem ver, têm origem bem distinta, resultando de decisões muitas vezes de carácter político, cujas consequências nunca são devidamente avaliadas, nem os seus protagonistas devidamente responsabilizados.

Este será, sem dúvida, um processo longo e de desfecho algo imprevisível, seja pela sua complexidade, seja pela estrutura do processo judicial, sendo de prever que incidentes, recursos processuais de vária ordem, venha a atrasar um julgamento que venha a encerrar um dos capítulos mais lamentáveis da história nacional e que é necessário como contributo para a paz de todos aqueles que perderam entes queridos na tragédia de Pedrogão Grande.

terça-feira, setembro 18, 2018

Moldes para pequenas peças - 1ª parte

Existem diversos métodos para produzir pequenos moldes, destinados à produção de pequenas séries, sendo essencial ter como ponto de partida a peça a reproduzir, o que, neste caso, não se pretendendo contruir a peça de raiz, pode ser aquela que queremos substituir, desde que corrigida e com a forma correcta, e que será usado para dar origem ao molde a utlizar.

Os moldes mais baratos são aqueles que são feitos em silicone, um material facilmente moldável e que suporta bem a temperatura dos materiais mais utilizados para este fim, como as ligas metálicas com baixa temperatura de fusão, muito usadas em modelos, ou compostos sintéticos, muito semelhantes a vernizes ou a pequenas esferas plásticas que derretem em água a ferver.

Existem diferentes técnicas para preparar um molde, que irão depender do material a utilizar, que podem dar origem a uma única peça, o que implica um molde de duas peças, ou a duas peças, para o que um molde simples, de uma única peça, será o suficiente, sendo certo de que, num processo caseiro, o material a utilizar será vertido, por gravidade, e não introduzido por pressão, do que resultam algumas limitações.

A título de exemplo, o recurso a uma substância que solidifique por aquecimento, sob efeito da luz solar ou de uma lâmpada de ultra violetas, como as usadas para secar as unhas depois de pintadas, precisa de uma exposição adequada, pelo que um molde aberto, em duas peças, será o mais adequado, sendo necessário, neste caso, proceder à colagem das peças assim moldadas.

segunda-feira, setembro 17, 2018

Land Rover Owners de Outubro de 2018 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Outubro de 2018 da Land Rover Owners International, com um novíssimo Discovery 5, cheio de tecnologia, a merecer o destaque na capa, sendo testado até aos limites fora de estrada, num esforço para avaliar se a nova geração é uma digna sucessora de modelos onde a mecânica era primordial.

O restauro de um antigo Serie 2A, depois de anos de abandono, e que ganhou uma nova vida, um 101 "Forward Control" que continua a trabalhar, não obstante a sua idade, um Defender com uma preparação algo extrema e designado por "British Bulldog", e um artigo sobre os conhecidos guinchos da marca Winch merecem, igualmente uma leitura atenta.

O guia de compra do Range Rover L322, adaptado ao mercado inglês, mas com informações úteis para todos, as expedições, incluindo em antigos Serie, e um conjunto de artigos técnicos, onde a instalação de um suporte de rádio de 2 DIN num Defender merece especial interesse, serão igualmente úteis para muitos leitores.

Tal como acontece com outros números desta publicação, complementam esta edição os artigos que relatam as actividades de diversos clubes, a apresentação de novos produtos, bem como o teste prolongado a outros, mais antigos, sempre complementados pela extensa publicidade temática, a que acrescem as várias secções regulares, incluindo a colaboração dos leitores, ou a resposta a perguntas e dúvidas destes, naquela que continua a ser a publicação independente sobre Land Rover mais popular.

domingo, setembro 16, 2018

Passaporte da Estrada Nacional 2

Com o intuito de promover o potencial turístico dos concelhos atravessados pela Estrada Nacional 2, foi lançado um passaporte, que pode ser pedido gratuitamente, onde os viajantes poderão recolher as provas de atravessamento, sob a forma de carimbos, ficando assim com um comprovativo de presença, tal como acontece com os passaportes destinados a viagens internacionais.

Com 738.5 quilómetros, partindo de Chaves e terminando em Faro, a EN2, que para alguns é a "Route 66" portuguesa, encontra-se entre as estradas mais compridas do Mundo e é a maior na Europa, atravessando 11 distritos os distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro, ou seja, todo o País de Norte a Sul, numa enorme multiplicidade de cenários.

O número de pontos de interesse, alguns deles nas proximidades e que implicam pequenos desvios, é de tal forma elevado que existem publicações destinadas unicamente a esta estrada, tendo características muito diferentes nas várias zonas do País que são atravessadas, e que, conforme a altura do ano, terão paisagens muito diferentes, nalguns casos com implicações que se podem revelar complexas, como a presença de neve ou gelo.

Estão disponíveis na Internet os mapas, locais de interesse, possíveis programações de viagem, ou outras informações que proporcionem a todos quantos pretenderem percorrer esta longa estrada uma viagem interessante e segura, que se irá prolongar por vários dias, pelo que o planeamento terá que ser efectuado com a necessária atenção, independentemente do tipo de viagem que se pretenda efectuar, mesmo que recorrendo a um veículo que proporciona uma boa autonomia.