sábado, novembro 08, 2008

Gmail chega ao Android


Image Hosted by ImageShack
Écran do Gmail num telemóvel Android

A esperada integração dos produtos do Google na plataforma "Android" envolve, entre outras vertentes, a inclusão de um acesso facilitado ao Gmail através dos telemóveis que suportem este sistema operativo.

Com o "Android" deixa de haver necessidade de sincronizar o correio entre o telemóvel e o computador, dado que esta é feita de forma automática e reflete-se em ambos os equipamentos, tal como não é necessário actualizar a caixa de recepção, porque tal é igualmente feito automaticamente.

As características conhecidas do Gmail, que incluem etiquetas, a visão completa de uma conversação, estrelas para destacar mensagens, pesquisas e notificações, bem como a excelente filtragem de mensagens indesejáveis, estarão integralmente disponíveis nos telemóveis que recorram à plataforma "Android".

Acresce ainda a vantagem de dispor de um largo volume para armazenamento de mensagens, a possibilidade de enviar e receber em anexo às mensagens ficheiros de diversos tipos, incluindo textos, imagens, audio, PDF e outros, sempre com notificações activas no caso de receber correio visíveis na barra de tarefas.

Já exprimimos as nossas expectativas nesta nova plataforma móvel, sendo que os sucessivos anúncios e melhorias introduzidos pelo Google vêm reforçar a ideia de que os telemóveis com "Android" serão um dos sistemas mais utilizados num futuro próximo por parte de quem necessite de uma integração de serviços abrangente.

sexta-feira, novembro 07, 2008

Disponível o Skype 4.0 Beta


Image Hosted by ImageShack
Écran do novo Skype 4.0 Beta

Está disponível para descarga a versão Beta, de teste, em língua inglesa do Skype 4.0 destinada a sistemas operativos Windows 2000, XP e Vista.

A nova versão, para além de um "interface" redesenhado, que inclui modos compacto e alargado, implementa uma melhor qualidade de transmissão de vídeo, maior facilidade na adição de contactos e um sistema de alertas melhorado.

É necessário, para além de uma ligação de alta velocidade à Internet, um sistema de som, que inclua microfone, para chamadas audio e, caso se pretenda usar vídeo, uma camara adequada suportada pelo sistema operativo.

Esta versão está disponível desde 30 de Outubro, podendo ser testada por todos quantos quiserem conhecer a evolução do Skype, coexistindo com a que será a última evolução da terceira geração do "software", a 3.8, a qual, sendo uma versão final, deverá oferecer uma maior estabilidade.

INEM diz que longo atraso não foi a causa de morte - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma central de encaminhamento do INEM

Temos, ainda, a punição aplicada ao responsável pelo erro que, não sendo escrutinada, tanto pode ser insuficiente, caso estejamos perante uma negligência grave, agravada pelos resultados, como pode não ser mais do que o típico "bode expiatório" a quem são atribuidas culpas por uma situação cuja origem está na falta de recursos ou ineficácia da coordenação, do que resulta uma quase impossibilidade de efectuar um trabalho eficaz.

Esta situação, que não é única, também veio expor, mais uma vez, as fragilidades do sistema de coordenação e de orientação e a necessidade de rever rapidamente toda a estrutura que insiste em pecar por falta de meios técnicos e humanos, do que resulta um atendimento defeciente ou mesmo a perda de uma elevada percentagem de chamadas.

O sucedido, em conjunto com outras ocorrências, revela um subdimensionamento de meios que facilmente origina um excesso de trabalho e erros por parte de quem, por vezes apressadamente devido à pressão, tenta manter em funcionamento um sistema que necessita de reforço, pelo que seria conveniente que fosse uma entidade autónoma e independente a averiguar onde começa a responsabilidade do operador e que parte deve ser imputada ao INEM e aos seus dirigentes.

Já não é a primeira vez, e infelizmente não será a última, em que, independentemente de poder haver alguma responsabilidade individual, esta parece não ser partilhada pela instituição para a qual o funcionário trabalha, nem é avaliado o enquadramento laboral ou as condições que determinam a sua prestação, incluindo desde a formação aos recursos disponíveis, passando pelo próprio sistema de controle e supervisão.

quinta-feira, novembro 06, 2008

Óculos negros em policarbonato com filtro UV


Image Hosted by ImageShack
Óculos negros em policarbonato com filtro UV

Destinados aos praticantes de tiro desportivo, os modelos em policarbonato são duráveis e flexíveis, oferecendo protecção contra os raios ultra-violeta e contra elementos como poeiras ou mesmo pequenos impactos, tendo-se vindo a popularizar junto de diversas forças policiais e militares.

Existem diversos tipos de lente, com diferentes graus de filtragem, que vão desde o transparente até níveis elevados, destinados a cenários de elevado brilho, como a neve, num formato envolvente que protege lateralmente.


Image Hosted by ImageShack
Lentes UV do modelo FS-2

O formato das hastes, que exerce alguma pressão em redor da cabeça, tem a vantagem de mantê-los fixos, mesmo em situações em que outros modelos cairiam, mas tem a desvantagem de poderem tornar-se algo desconfortáveis, sobretudo se usados durante períodos prolongados, dispensando, no entanto, sistemas de segurança adicionais e de uma certa fragilidade.

Este modelo, vagamente baseado no desenhos dos dispendiosos Oakley's & Wiley-X's, têm armação plástico negro, pesam apenas 27 gramas e não custam mais do que meia dúzia de euros, pelo que estarão ao alcance de todos e podem ser um presente prático e útil para quantos precisem de proteger os olhos.

Marinha vai ter novas lanchas de salvamento - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Lancha de fiscalização da Marinha

Esta embarcação tem uma tripulação de quatro elementos, pode tansportar até uma dezena de náufragos e uma maca e está equipada com múltiplos sistemas de comunicações rádio, capazes de operar nas bandas VHF, UHF, cidadão, incluindo ainda transmissores de vários tipos e auxiliares de navegação que incluem radar, GPS e sonar

A nova lancha tem uma potência de 1.300 cavalos, obtidos a partir de dois motores de potência idêntica e sistema de propulsão a jacto, atinge os 30 nós, correspondentes a 55 Km/h, e possui uma autonomía de 200 milhas náuticas.

Este importante passo tem, no entanto, que ser complementado por um sistema de escuta permanentemente activo, por helicópteros devidamente posicionados e pelo número adequado de estações terrestres, onde seja coordenado o esforço dos meios de salvamento, sem o que a operação destes novos meios ficará seriamente comprometida e a eficácia de cada uma destas novas lanchas substancialmente limitada.

Portugal necessita urgentemente de rever o sistema de socorro a náufragos, não apenas pelo respeito e solidariedade que merecem aqueles que vivem do mar, mas também por razões económicas, pois este é um sector de actividade tradicional do qual dependem inúmeras famílias, no qual é necessário voltar a apostar como factor de desenvolvimento nacional.

quarta-feira, novembro 05, 2008

Virus esconde-se em falsa versão de Messenger


Image Hosted by ImageShack
Écran do falso programa de instalação

Por termos mencionado a próxima actualização do MSN Messenger, justifica-se alertar para o envio de falsas mensagens de correio electrónico, reportando uma eventual falha de segurança neste programa e instanto a efectuar uma actualização.

O programa, que pretende ser genuino, ao instalar-se infecta o computador com um vírus do tipo Trojan, que permite controlar remotamente o equipamento, aceder a dados pessoais e usá-lo, por exemplo, para o envio de "spam".

Esta armadilha pode ser detectada, tal como muitas outras, através da linguagem, que inclui imprecisões e menções impossíveis de acontecer num producto genuino, bem com erros grosseiros, visando sobretudo os utilizadores do Live Messenger 7.5, uma versão já ultrapassada e que há muito devia ter sido substituida por razões de funcionalidade e de segurança.

O nível de risco deste tipo de ataque é considerado baixo, dado que só é eficaz caso consiga enganar o utilizador, mas deve haver uma especial atenção quando internautas mais jovens ou menos experientes podem ser tentados a efectuar uma actualização cujas consequências são sempre imprevisíveis.

Aconselhamos a implementar medidas de segurança que impeça a instalação de programas por parte dos menos experientes, retirando-lhes a possibilidade de administrar o sistema, de modo a que, caso seja necessário proceder a alterações, as mesmas sejam realizadas apenas por quem esteja devidamente preparado para tomar decisões que, parecendo quase intuitivas, acarretam sérias responsabilidades.

INEM diz que longo atraso não foi a causa de morte - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma ambulância do INEM num centro urbano

O processo de averiguação instaurado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ao operador que enviou uma ambulância de Almeirim para socorrer a vítima de uma paragem cardíaca que se encontrava a apenas 400 metros do quartel de bombeiros de Samora Correia conclui que este teve um "comportamento negligente".

Apesar de ter concluido pela existência de negligência e punido disciplinarmente o operador responsável pela decisão, o INEM considera que esse erro não teve consequências e que a morte da vítima, um cirurgião auditor do Hospital de Vila Franca de Xira, seria inevitável, independentemente do erro ou da forma de socorro.

Lamentavelmente, é impossível provar que este erro teve ou não consequências na perda desta vida humana, podendo o INEM argumentar no sentido que mais serve os seus interesses, mas é demonstrável que teve um efeito devastador para todos quantos assistiram presencialmente a desenrolar desta tragédia e nestes incluem-se familiares próximos que sofreram longos minuto de angústia que seriam minimizados caso houvesse uma intervenção mais rápida.

Mesmo as próprias autoridades de saúde, em campanhas que decorrem, avisam para a necessidade de uma pronta intervenção em caso de acidente ou falha cardíaca, pelo que o atraso no socorro, em caso de dúvida, deve ser considerado como factor determinante em caso de morte da vítima, cabendo a prova do contrário às entidades responsáveis.

terça-feira, novembro 04, 2008

Sistema operativo Linux custaria 10.800.000.000 de dólares se fosse pago


Image Hosted by ImageShack
Desktop do sistema operativo Fedora

Foi estimado em perto de 10.800.000.000 de dólares o custo de desenvolvimento na última versão do sistema operativo Fedora, caso este tiesse sido realizado por uma equipa de programadores pagos em vez de ser desenvolvido por uma comunidade de voluntários.

Perto de um milhar de programadores oriundos de diversos países trabalharam voluntariamente neste projecto, cujo código fonte aberto, ou "open source", valerá perto de 1.400.000.000 de dólares.

Estes valores, que são sempre difíceis de estimar, demonstram não apenas o valor real de tantos produtos desenvolvidos por largas equipas de voluntários, mas também a sua excepcional qualidade.

O próprio argumento usado por diversos fabricantes de que, dado serem produtos gratuitos, teriam pouco ou nenhum suporte tem-se verificado falso, pois as comunidades que desenvolvem estes programas tendem a ser extremamente prestáveis, solidárias e capazes de prestar um melhor serviço do que muitas empresas que vendem os seus produtos.

Mais do que discutir valores, queremos lembrar e agradecer o extraordinário trabalho de desenvolvimento que estas comunidades têm vindo a protagonizar e o seu inestimável contributo para o progresso da informática, mantendo um nível de concorrência absolutamente essencial para que esta progrida.

Marinha vai ter novas lanchas de salvamento - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Lancha de salvamento D. Amélia

O reforço dos meios de salvamento marítimos, que debatemos aquando de diversos naufrágios, dos quais o trágico acidente com a "Luz do Sameiro" será o mais emblemático, merece sempre uma menção, neste caso para louvar as entidades oficiais e, sobretudo, a Marinha portuguesa, em cujo Arsenal do Alfeite foram projectadas e construidas três novas unidades.

Convidamos os nossos leitores a reler os textos na altura públicados, nos quais várias das fragilidades do sistema de socorro a náufragos são abordadas, de forma a que enquadrem a importância destes novos meios, mas que tenham consciência de que estes são ilusórios, se não integrados numa solução mais ampla.

As novas lanchas de salvamento deste modelo ficarão estacionadas em Sagres, Viana do Castelo e de Peniche, mas outras unidades, de menor dimensão, serão colocadas noutras estruturas portuárias espalhadas pela costa continental portuguesa, reforçando assim os meios de socorro e salvamento a partir de Janeiro de 2009, o que permitirá efectuar a rotação de lanchas existentes e abater ao serviço as mais antigas.

Este é um investimento substancial, pois cada uma destas lanchas custa perto de 1.300.000 de euros, resultado de uma sofisticação que inclui um casco feito em alumínio, sistema de estabilização, de modo a voltar sempe à posição normal, e um complexo sistema de navegação destinado a busca e salvamento.

segunda-feira, novembro 03, 2008

Versão Beta do Windows 7 deve chegar em Janeiro


Image Hosted by Imageshack
Os primeiros écrans do Windows 7

A Microsoft deverá disponibilizar a primeira versão beta do Windows 7 no início de 2009, mas já começou a divulgar algumas das principais características do seu novo sistema operativo, como o suporte de écran táctil ou a maior abertura à personalização do sistema.

A evolução no sentido da simplificação presidiu ao desenvolvimento do sucessor do Vista, cujo código original inclui cerca de 50.000.000 de linhas de instruções, a que há que se adicionar uma multiplicidade de correcções, adições e controladores de dispositivos, aumentando exponencialmente a complexidade de um sistema operativo que, consideramos, nunca foi o verdadeiro sucessor do XP.

Lento, complexo, com dificuldades em lidar com diversos dispositivos, o Vista continuou a ser preterido em favor do XP que, apesar da sua idade, continua a ser comercializado, mesmo contra a vontade da Microsoft, e arrisca-se, o que seria inédito, a sobreviver ao seu sucessor.

O novo Windows 7 é suposto ser mais rápido, para o que um código de menor dimensão é essencial, mais fácil e intuitivo para o utilizador, com um novo nível de interactividade e mais funcionalidades, sendo o seu sucesso essencial para a Microsoft, que vê um crescente número de utilizadores, sobretudo nos mercados emergentes, a optar pelo Linux.

Todo o terreno solidário - Passeio “Pedras no Caminho”


Image Hosted by ImageShack
Um Land Rover Serie III SWB

Vai-se realizar no próximo dia 13 de Dezembro, um passeio todo o terreno de solidariedade para com o João Pedro, um menino de três anos que necessita de apoio para se deslocar a Cuba para receber tratamento médico

O João Pedro já efectuou diversas terapias que o ajudem a ter a mobilidade normal para uma criança da sua idade, mas tal não é suficiente, pelo que a esperança reside numa ida a Cuba, onde os tratamentos são mais eficazes para os casos mais graves, mas que implicam custos elevados.

Este passeio começa junto da antiga Fábrica do Alumínio em Alcochete, frente ao Campo do Alcochetense e da Praça de Touros, onde estará disponível uma pista, após o que se seguirá um percurso ligeiro até à Adega de Pegões, onde se realizará uma prova de vinhos, seguindo depois para a Sociedade Recreativa de Pegões onde haverá um lanche e outras surpresas.

Para participar neste passeio, é necessário adquirir uma t-shirt alusiva, efectuando uma transferência no valor mínimo de 25 euros para a conta com o NIB 0035 0815 0000 0673 300 54, em nome de João Pedro Garcia, devendo levar o respectivo comprovativo para o evento e confirmar o número de veículos e passageiros presentes para o e-mail jp.pedrasnocaminho@gmail.

Para além do aliciante do passeio, esta é uma iniciativa de solidariedade que merece ser apoiado por todos quanto apreciem o todo o terreno e o vejam como mais do que uma prática recreativa.

domingo, novembro 02, 2008

Asus vai lançar "smartphone" baseado na plataforma Android em 2009


Image Hosted by Imageshack
Um "smartphone" da Asus

Tal como aconteceu com outros fabricantes, como a HTC e a Motorola, também a Asus está a desenvolver um "smartphone" baseado na plataforma móvel "Android" desenvolvida pelo Google.

O novo equipamento deverá chegar ao mercado durante o primeiro semestre de 2009, começando por Taiwan e sendo posteriormente introduzido noutros mercados.

É patente que existe uma cada vez maior aposta dos fabricantes na "Android", o que constitui um sucesso para o Google e aponta uma direcção na evolução da informática móvel e das comunicações, colocando em questão a estratégia de fabricantes como a Microsoft, que apostam em sistemas operativos mais pesados a serem instalados localmente.

Infelizmente, ainda se desconhece quando esta família de equipamentos chegará a Portugal, mas estamos certos de que terão um sucesso muito superior aos iPhone e à grande maioria dos "smartphone" existentes no mercado.