sábado, fevereiro 24, 2007

Adiada a divulgação do relatório do naufrágio da "Luz do Sameiro"


Image Hosted by ImageShack
Operações de resgate do "Luz do Sameiro"

A divulgação do relatório relativo às operações de salvamento da "Luz do Sameiro", que naufragou ao largo da Nazaré a 29 de Dezembro de 2006, foi adiada para o dia 8 de Março, estando prevista a inclusão de um conjunto de recomendações para melhoramentos nos sistemas de busca e salvamento da Marinha e da Força Aérea.

A divulgação do relatório da Inspecção-Geral da Defesa Nacional (IGDN) estava prevista para ontem, mas, ao abrigo da legislação em vigor, a Marinha e da Força Aérea têm um prazo de 10 dias para proceder ao contraditório do conteúdo, prazo que começa a decorrer agora.

Para aferir os procedimentos, os elementos do IGDN, que integravam especialistas da Armada e da Força Aérea, simulou acidentes de forma a avaliar a resposta dos meios de salvamento, numa altura em que estavam nas instalações a partir das quais são coordenados os meios de socorro.

Esta auditoria foi ordenada pelo ministro da Defesa a 12 de Janeiro, sendo na altura estabelecido um prazo de 30 dias que, por razões burocráticas, apenas começou a contar 10 dias depois.

Sabe-se que, segundo os militares da Marinha, seria impossível alcançar a embarcação através do envio de meios navais devido ao local onde se encontrava, no meio da rebentação, e às redes e ao combustível que o rodeavam, mas as explicações quanto à demora na localização e no início das operações deixaram muitas dúvidas quanto a alguns procedimentos e metodologia adoptados.

No respeitante à Força Aérea, para além de um atraso de 10 minutos devido a problemas no EH-101 "Merlin" de salvamento, ficou a questão se a localização geográfica do dispositivo e os meios atribuidos, do que resulta em grande parte a prontidão, serão os mais adequados.

Detalhes referentes a este naufrágio, incluindo uma cronologia detalhada, já foram aqui publicadas, esperando-se que este relatório clarifique o sucedido, sobretudo em termos de procedimentos e da organização dos meios envolvidos e contribua com sugestões válidas e realistas para que uma situação semelhante não volte a ocorrer.

Sem comentários: