domingo, fevereiro 25, 2007

O Campsa 3.04


Image Hosted by ImageShack
Zonas onde as alterações são verificadas

A última versão do Campsa, a 3.04, foi apresentada no fim de 2006 e introduz diversas melhorias face às versões anteriores, justificando uma análise mais detalhada.

Se bem que um "upgrade" para esta nova versão seja quase obrigatório, é de ter em atenção que, caso seja efectuado como sobreposição do programa anterior, todo o histórico de imagens é perdido a menos que seja salvaguardado previamente.

Entre as novas funções, para além de uma alteração no "interface" e de uma melhor qualidade das imagens apresentadas, devido a regulações próprias, o Campsa 3.04 inclui a possibilidade de gravar som, em formato "wave", de modo a complementar a informação visual.

Também é novidade a possibilidade de escolher zonas específicas de detecção, de modo a centrar esta função apenas em áreas relevantes, eliminando assim a gravação de movimentos que sabemos serem naturais ou não implicarem qualquer situação que justifique serem recordados.

Esta função é particularmente importante caso, por exemplo, haja uma janela de fundo que origine alterações constantes, mas cujo conteúdo, por ser exterior não é relevante, evitando um excessivo número de imagens que tenham que ser visualizadas, bem como a necessidade de manter um espaço reservado em disco de dimensões substanciais.

Igualmente importante é o envio ou "upload" de imagens via FTP ou File Transfer Protocol, de forma a serem disponibilizadas e acessíveis via Internet, podendo ser visualizadas através de um normal "browser", sendo que, neste caso, deve-se ter em atenção a confguração de zonas mencionadas no parágrafo anterior, evitando assim tráfego inútil.

Para além de agora incluir funções de actualização automática, a versão 3.04 permite dimensionar janelas e ser instalada automaticamente no arranque do computador, evitando esquecimentos ou a dependência da acção de um utilizador cuja presença agora não é necessária para que o programa arranque.

Outras funções, como a inclusão de mensagens pessoais ou a implementação de "trace", onde ficam guardados dados referentes à utilização do programa, são igualmente benvindos, embora acreditemos que serão menos utilizados e poderão mesmo passar desapercebidos, mas ilustram a multiplicidade de funções de um programa que se tem tornado cada vez mais popular entre os seus congéneres.

Lembrando as considerações do texto anterior, sugerimos a quem tiver uma "webcam" a descarga deste programa e, pelo menos, o seu teste, como forma de analisar uma ferramenta que consideramos particularmente interessante na forma como responde a um conjunto de solicitações que se tornam habituais nos dias de hoje.

Sem comentários: