sábado, abril 27, 2013

Parque da Peneda-Gerês vai receber sistema de detecção de fogos - 2ª parte

Image Hosted by Google Um incêndio florestal em Portugal

O sistema envia um conjunto de informações, incluindo a localização da ocorrência, fotografias, dados meteorológicos e ambientais, entre outros, para um servidor, onde os dados serão analizados, permitindo sustentar decisões operacionais ou enviar alertas para outras entidades.

Tendo sido previsto para 2012 e adiado para o presente ano, esta opção de proteger o único Parque Nacional, dotando-o de novos meios de prevenção, era absolutamente necessária, sobretudo depois dos incêndios que devastaram largas áreas de grande interesse ecológico em anos precedentes.

Muitos ainda se lembrarão que o PNPG ardeu dias a fio, em grandes fogos que devastaram largas áreas, e onde a intervenção se revelou extremamente complicada, não apenas devido ao relevo, mas também como resultado da inacessibilidade de várias zonas do parque, o que impossibilitou ou dificultou um combate directo e atempado.

Com a implementação deste sistema, mesmo que o alerta seja mais rápido e a informação mais precisa, os restantes problemas continuam por abordar, nomeadamente a forma como se pretende combater os fogos nos locais mais inacessíveis, certos de que a via aérea é insuficiente, bem como a falta de acções de prevenção, em parte resultantes de cortes orçamentais.

sexta-feira, abril 26, 2013

Câmaras para veículo com GPS - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma câmara para veículo com GPS

A evolução das câmaras para instalar em veículos ao longo dos últimos anos tem sido notável, começando por um aumento da resolução, passando pela estabilização da imagem ou pela facilidade de utilização, apontando agora para a integração com GPS e inclusão de sensores G.

O modelo que hoje propomos tem uma resolução de 1920 x 1080 P, a 30 FPS, mais do que suficiente para obter uma boa imagem, obtido através de um sensor CMOS de 5 megapixels, com "zoom" digital de 4 aumentos, e focagem desde os 12 centímetros ao infinito.

Estão ainda disponíveis resoluções de 1440 × 1080 a 30 FPS, de 1280 × 720, também a 30 FPS, e de 848 × 480, esta a 60 FPS, para uma maior fluidez e estabilização e imagem, adquada para situações de maior velocidade ou trepidação, perdendo, no entanto, em termos da defenição da mesma.

A imagem recolhida tem um angulo de 120 graus, sendo obtida através de um conjunto de 4 lentes de focagem fixa, com abertura de 2.0 e focagem de 3.4 mm, podendo o sistema ser activado automaticamente quando recebe energia através do próprio veículo onde está instalada.

Parque da Peneda-Gerês vai receber sistema de detecção de fogos - 1ª parte

Image Hosted by Google Um incêndio florestal em Portugal

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciou que será implementado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) um sistema de sensores, capazes de identificar o fumo de origem orgânica proveniente de fogos florestais, o qual deverá estar operacional este Verão.

Segundo informação da ANPC, um conjunto de 13 câmaras com sensores, colocadas em locais estratégicos e com capacidade de detectar fogos a distâncias de até 15 quilómetros, de deverá estar operacional a 01 de Julho, coincidindo com o início da "Fase Charlie" de combate aos incêndios florestais.

Cada equipamento, para além do sensor óptico, inclui uma câmara de alta resolução, com rotação horizontal de 360 graus e elevação vertical entre 45 a 90 graus, para além de sensores atmosféricos capazes de fornecer em permanência informações relativas a temperatura e humidade do ar, direcção e velocidade do vento, e pluviosidade.

Os equipamentos ficam distribuidos pelos distritos de Viana do Castelo, com 7 unidades, de Braga, com 4, e de Vila Real, com 2, todos dentro do perímetro do PNPG, funcionando como sistema de alerta e como auxílio no planeamento de operações, sobretudo a nível de primeira intervenção.

quinta-feira, abril 25, 2013

5 litros de líquido de limpeza de vidros por 1 Euro

Image Hosted by Google Líquido para parabrisas do Continente

Por um periodo limitado, uma promoção nos supermercados Modelo e Continente permite adquirir 5 litros de líquido de limpeza de parabrisas por 1 Euro, o que corresponde a perto de metade do preço habitual, que se cifra em 1.99 Euros.

Quando comparado com o preço do líquido vendido sob a marca do próprio Continente, que consta da imagem, e no "site" se encontra a 3.69 Euros, a poupança ainda é maior, sendo que a composição e funcionalidades apontam todas no mesmo sentido.

Sendo um produto de rápido consumo, e que não sofre degradação por estar armazenado, apesar de ocupar algum espaço, não é má ideia comprar mais do que uma unidade, dado que em muitos veículos 5 litros apenas permite encher uma única vez o reservatório para o líquido destinado à limpeza de vidros.

Nesta época de restrições, onde a poupança se impõe, fica esta sugestão para quem recorra a este tipo de líquido em vez de utilizar água comum, sendo este um preço muito inferior aquele a que estamos habituados e, confessamos, pouca ou nenhuma diferença conseguimos encontrar entre as várias opções disponíveis.

domingo, abril 21, 2013

Calculador de guinchos da Terrafirma

Image Hosted by Google O calculador da Terrafirma

A Terrafirma disponibilizou um calculador que permite aos adeptos do todo o terreno seleccionar o modelo de guincho, de entre os disponibilizados por este fornecedor, mais adequado às suas necessidades, permitindo optar por um conjunto de critérios.

Para além do tipo de guincho, eléctrico ou hidráulico, de cabo, em metal ou sintético, a capacidade e velocidade, bem como o peso do veículo onde o mesmo será instalado, são as opções disponíveis, dando origem a um conjunto de resultados que devem servir ao futuro utilizador.

Apesar de faltarem algumas opções óbvias, como a voltagem de operação, esta é uma ferramenta interessante, que, para além de calculador, funciona também como um pequeno catálogo, onde a oferta da Terrafirma pode ser consultada e comparada.

Sendo bastante intuitiva a selecção de um guicho em função do modelo de veículo, vale a pena ver este calculador, bem como visitar o "site" da Terrafirma, onde é possível encontrar produtos de interesse e solicitar informações e documentação complementar.