sábado, julho 31, 2010

Aplicações do Google certificadas pelo governo americano

Image Hosted by Imageshack
Écran do correio do Google

O Google disponibilizou uma nova versão das suas aplicações de produtividade, a qual vem certificada pelo governo dos Estados Unidos, podendo assim ser utilizados pelos organismos públicos, desde que não incluam informação classificada.

A nova versão das aplicações, baseadas em "cloud computing", são as primeiras com este tipo de tecnologia a serem certificados para serem utilizadas pelo Estado, garantindo a implementação de um conjunto de requisitos de segurança mais elevados do que os obrigatórios para uso particular.

Entre as aplicações encontram-se o serviço de correio electrónico e de calendário, os quais estão alojados em servidores próprios, independentes dos equipamentos que alojam aplicações equivalentes para empresas ou instituições privadas, factor onde reside o maior factor diferencial em termos de segurança.

As aplicações "on-line" do Google têm-se revelado cada vez mais populares, sendo vantagens inegáveis o facto de serem gratuitas, abertas e manterem a independência entre a plataforma aplicacional e os dados dos utilizadores, resultando numa grande portabilidade e autonomia de quem recorre a estes serviços.

sexta-feira, julho 30, 2010

Filtros de partículas para escapes - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um sistema de filtro de partículas para escapes

A legislação actual prevê o uso de filtros ou tapa chamas de escape, designado por "spark arrester" em alguns países anglo-saxónicos, em todos os veículos, inclusivé os do Estado, que se desloquem em áreas florestais durante o período crítico de fogos florestais.

Este tipo de dispositivo consta, no seu essencial, de uma fina malha metálica que deve reter partículas incandescentes emitidas através dos tubos de escape, e de um sistema de fixação, que permita a sua instalação.

Obviamente o processo mais simples é o de adquirir uma simples rede fina em metal e uma braçadeira, colocando a mesma de modo a cobrir a extremidade do escape e sendo fixa em redor do tubo por pressão.

No entanto, existem modelos aprovados e destinados a vários modelos de escapes patronizados, que não só permitem uma fixação mais fácil, como são construidos em materiais resistentes, capazes de suportar temperaturas e pressões elevadas.

Encontro Ibérico de Land Rovers de 10 a 12 de Setembro

Image Hosted by Imageshack
O cartaz do Encontro Ibérico

Realiza-se no Parque Senhora dos Verdes, em Gouveia, de 10 a 12 de Setembro, o VII Encontro Ibérico de Land Rovers, numa organização que envolve diversos clubes ou empresas que têm esta marca no centro da sua atenção.

Estarão presentes ou representados os clubes Land Rover mais importantes, bem como diversas empresas que fornecem material, equipamentos ou peças, e inúmeros adeptos da marca que terão ao seu dispor numerosos motivos de interesse.

Estarão disponíveis, para além de zonas para acampar ou confeccionar refeições, exposições, com destaque para a dos 25 anos do Range Rover, pista de obstáculos, local de venda e troca de equipamentos, equipamentos de lazer e espaços de convívio e muitos outros motivos de interesse.

Deixamos esta sugestão de actividade para o segundo fim de semana de Setembro para todos quantos apreciem os Land Rover, o todo o terreno ou pretendam visitar a zona de Gouveia e da Serra da Estrela, onde se encontram inúmeros motivos de interesse que complementam devidamente uma visita ao Encontro Ibérico.

quinta-feira, julho 29, 2010

Caixas de arrumação para Serie e Defender da Barebox

Image Hosted by Imageshack
Uma das caixas produzidas pela Barebox

Já apresentamos diversos modelos de caixas metálicas de arrumação para os Land Rover Serie e Defender, cada vez mais necessárias devido à insegurança que se verifica e à falta de compartimentos seguros nestes modelos de veículo.

Estas caixas são produzidas com um comprimento de 80 cm, por um preço de 85 libras, e de 90 cm, custando 90 libras, com a abertura na direcção desejada pelo cliente, tendo ambas altura e largura idênticas.

A Barebox fornece as caixas sem pintura, podendo ser lacadas a preto, e sem fechaduras, estando previsto algumas inovações nesta área, facto que permite manter os preços a um nível mais baixo do que a concorrência, cabendo ao cliente a finalização da caixa.

Apesar de actualmente, por limitações da transportadora contratualizada, os envios serem apenas para Inglaterra, a aquisição é possível seja quem tenha alguém naquele País que possa proceder ao reenvio para Portugal, seja contratando uma transportadora que levante a caixa nas instalações da empresa.

Vaga de fogos em Portugal Continental - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Bombeiros a caminho de um incêndio florestal

Dado que os incêndios, mais do que se combatem, previnem-se e contêm-se, a insustentabilidade de extensas áreas florestais, bem como de matos semi-abandonados ou votados ao mais completo abandono, implicam que as imposições legislativas que visam a sua limpeza pouco efeito têm, tornando-se virtualmente impossível obrigar proprietários sem recursos a fazê-lo.

Uma grande parte dos proprietários, pela sua idade e capacidade financeira, não tem manifestamente possibilidades de proceder à limpeza dos seus terrenos, mas o Estado e as próprias autarquias não são exemplo, com o agravante de escaparem à responsabilização cível e criminal que incide sobre os particulares.

Igualmente grave é o facto de se desconhecerem os reais proprietários de uma grande parte do território nacional, sendo que esta tarefa gigantesca, apesar de iniciada, não está ainda concluida, algo que, com as alterações de propriedades que ocorrem continuamente, parece não ter fim.

Desta forma, para além do não aproveitamento da terra, existe uma impossibilidade prática de responsabilizar os proprietários pela não implementação das medidas de prevenção impostas pela legislação em vigor, as quais, lamentavelmente, também não são observadas pelo próprio Estado e pelas autarquias no respeitante às áreas sob a sua jurisdição.

quarta-feira, julho 28, 2010

Consolas da Raptor Engineering - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Dois dos modelos de consola da Raptor

Assim, temos como configurações possíveis:

P1 - Painel frontal liso, de modo a ser cortado pelo cliente

P2 - 4 orifícios para mostradores de 52 mm de diametro

P3 - 2 orifícios de 27 mm para tomadas de isqueiro de 12 volts e 5 para interruptores tipo Carling

P4 - 2 orifícios de 27 mm para tomadas de isqueiro de 12 volts e 5 para interruptores simples

P5 - 7 orifícios para interruptores simples, do tipo "on" / "off"

Gostariamos que houvesse uma configuração com 3 orifícios para mostradores de 52 mm de diametro e 2 de 27 mm para tomadas de isqueiro, ou eventualmente menos um mostrador e um par de interruptores, de modo a flexibilizar ao máximo a sua utilização, mas na variedade apresentada já se encontram alternativas interessantes.

A Raptor Engineering tem serviços de corte que permitem, caso necessário e com preço a acordar, estudar outras soluções ou alternativas, de modo a satisfazer quem tenha necessidades específicas.

Vaga de fogos em Portugal Continental - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Bombeiros a caminho de um incêndio florestal

Depois de uma segunda-feira com mais de 400 ocorrências, o dia de ontém foi igualmente complicado, com mais de um milhar de efectivos em acção logo pelo início da manhã a combater dezasseis incêndios em sete distritos.

Seria exaustivo mencionar as largas dezenas de ocorrências listadas na página devidadmente actualizada da Autoridade Nacional de Protecção Civil, e este texto estaria desactualizado pouco após a sua publicação, pelo que será de nos centrarmos nalguns aspectos concretos.

Pronunciamo-nos recentemente sobre as questões da falta de acessibilidade e de limpeza das matas, como duas das principais dificuldades com que se defrontam os bombeiros no combate às chamas, mas existem outras que merecem uma atenção especial.

Entre estas, é de salientar o ordenamento do território, ou a completa falta deste, que deriva de problemas estruturais, entre os quais a propriedade dos terrenos e o seu cada vez maior abandono, fruto de uma estratégia de desenvolvimento errada, onde as medidas contribuem para a desertificação do Interior, resultando na sua insustentabiliade e incapacidade de auto-defesa.

terça-feira, julho 27, 2010

Consolas da Raptor Engineering - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um dos modelos de consola da Raptor

Existem diversas alternativas para adicionar novos instrumentos ou comandos ao "tablier" de um Defender, os quais tendem a passar pela substituição da consola central ou adição de uma nova, o que por vezes implica um trabalho complexo.

A Raptor Engineering propõe uma solução prática para quem esteja disposto a prescindir do cinzeiro localizador no topo do "tablier", com um modelo de consola que utiliza os encaixes que aí se encontram, dispensando assim o trabalho de instalação para além da ligação do conteúdo da consola.

São propostos diversos modelos e acabamentos para o painel frontal anodizado, que pode ser em negro, prateado, azul ou vermelho, sendo o custo de todos os modelos idêntico, no total de 35 libras a que acrescem portes.

O painel frontal pode ter uma das seguintes configurações, sendo necessário algum cuidado na altura da encomenda, dado que os modelos se encontram invertidos relativamente aos apresentados nas imagens.

Fogo volta ao Parque Sintra-Cascais - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Bombeiros no combate a um fogo florestal

Lembramos que muitos acessos são mantidos através da prática consciente do todo o terreno, que em muito contribui para os manter abertos ou para sinalizar a sua intransitablilidade, resultando da proibição desta actividade, a pretexto da diminuição do risco de fogos, uma muito maior vulnerabilidade quando estes ocorrem.

Por outro lado, os cortes orçamentais, que se refletem nas acessibilidades, afectam também a limpeza das matas, tornando-as especialmente vulneráveis quando as condições meteorológicas favorecem o propagar das chamas, consequência de opções orçamentais discutíveis que atribuem verbas segundo critérios por vezes incompreensíveis.

Se esta última questão tem, obviamente, a ver com questões orçamentais e prioritização das verbas disponíveis, a legislação que impede a prática de todo o terreno tem, nitidamente, um impacto negativo, não apenas em termos do combate aos fogos, mas na própria economia local, privada de uma fonte de receitas.

A falta de visão, resultante de uma manifesta incompetência e alheamento da realidade, e de autoridade do Estado, que se traduz no proibicionismo que caracteria a fraqueza das instituições acaba por contribuir mais para a devastação que se verifica do que a lamentável e condenável acção dos incendiários, nestes incluindo actos dolosos e negligentes.

segunda-feira, julho 26, 2010

Na Land Rover Owners International...

Image Hosted by Imageshack
A página da LROI com o artigo

A Land Rover Owners International (LROI) publicara recentemente um artigo sobre viagens fora de estrada em Portugal, que aqui apresentamos, e a propósito da qual houve uma troca de mensagens com o Mark Seville, um dos editores da revista.

No número de Agosto da LROI parte do conteúdo, bem como uma foto do Defender, foram publicadas, acrescentando alguma informação, inclusivé a nível histórico, sobre a realidade do nosso País, conhecido por bem receber quem nos visita.

Obviamente, devido a cortes e omissões, devidos a questões editorias, o texto pode não ter ficado tão claro como seria de desejar, mas o sentido está presente, bem como as menções ao forum da Landmania e à oficina do Alexandre Ideias.

A LRO continua a ser a nossa revista favorita a nível de Land Rovers, acabando por ser uma das referências a nível das publicações independentes que têm como objecto principal esta marca.

Fogo volta ao Parque Sintra-Cascais - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um Kamov Ka-32 numa base

Um incêndio no Parque Natural Sintra-Cascais, que deflagrou durante a madrugada de domingo, pelas 03:00 da manhã, foi combatido por mais de duas centenas de efectivos, tendo durante o dia contado com a intervenção de dois helicópteros pesados Kamov Ka-32.

O fogo começou na zona da Malveira e só começou a ser efectivamente combatido quando o dia nasceu, altura em que se verificaram condições de visibilidade para colocar o dispositivo num terreno irregular e de fracas acessibilidades, após o que os meios disponíveis puderam controlar a situação com alguma rapidez, não obstante alguns reacendimentos posteriores.

Entre os principais problemas surge a ausência de acessos, algo que tende a ocorrer cada vez mais em zonas protegidas, e a falta de limpeza, o que também parece ser mais frequente nesta época de restrições financeiras.

A questão das acessibilidade, que se tem agravado, resulta de uma política errada, que opta por vedar os acessos das áreas protegidas, nalguns casos chegando ao absurdo de taxá-las, pelo que as vias vão deixando de oferecer condições de circulação, nalguns casos ficando intransitáveis.

domingo, julho 25, 2010

Mobile Atlas Creator - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um écran do Mobile Atlas Creator

O "Mobile Atlas Creator" está escrito em Java, tornando-o compatível com as mais diversas plataformas, incluindo Windows, Linux, Mac OS X, sendo necessário que o "Java Runtime Environment" na Versão 6.0 Update 14 (v1.6.0_14) ou superior estejam instalados, sendo ainda necessária uma conexão à Internet de alta velocidade enquanto o programa estiver a correr.

Existe ainda a possibilidade de reduzir o número de cores das imagens descarregadas às rotinas do "Java Advanced Imaging" (JAI), de modo a que estas ocupem menos espaço e carreguem mais rapidamente nos dispositivos móveis de destino.

O "Mobile Atlas Creator" utiliza até 512 de memória real ou RAM, podendo requerer espaço adicional em disco para ficheiros temporários ou de acesso rápido, os quais ficam alojados no mesmo directório configurado para ficheiros de sistema.

Apesar de destinado a dispositivos móveis, dado que o "Mobile Atlas Creator" suporta ficheiros PNG com calibragem MAP, também os utilizadores de computadores pessoais podem ter interesse em explorar este programa e verificar se os resultados permitem uma boa utilização do Oziexplorer.