As caixas em plástico ABS de alta resistência, capazes de suportar choques e água, são indispensáveis em expedição, estando disponíveis inúmeros modelos, com dimensões e capacidades completamente distintas, o que se reflete no respectivo preço, pelo que apenas nos concentraremos num item, oferecido em três opções distintas.
Os dois modelos mais pequenos destinam-se essencialmente a proteger de impactos equipamentos electrónicos no seu interior, possuindo um revestimento destinado a absorver choques, sendo relativamente estanques mas não à prova de água, como é o caso do último modelo, de maiores dimensões e com um sistema de fecho mais eficaz, destinado a garantir uma estanquicidade completa.
É manifesto que todos os modelos são, essencialmente, à prova de água, mas apenas o último se revela eficaz caso submerso por um período prolongado, sendo que esta situação será algo invulgar na maior partes das utilizações, com a resistência aos impactos a ser semelhante para todos, talvez maior no caso do modelo mais pequeno, dado o seu escasso peso e o facto de as paredes estarem mais próximas.
As dimensões possíveis são de 170 x 110 x 48, 190 x 120 x 52 e 200 x 98 x 82 milímetros, pesam 149, 187 e 386 gramas, com preços que rondam os 4, 5 e 8 Euros respectivamente, sempre incluindo portes a partir da Ásia, com estas caixas a revelar-se de boa qualidade e adequadas a acomodar pequenos equipamentos de electrónica, como câmaras de acções, telemóveis ou GPS, protegendo-os de forma bastante eficaz.
sábado, julho 21, 2018
sexta-feira, julho 20, 2018
Lentes Yongnuo compatíveis com Canon - 1ª parte
Há muito que esperavamos que fabricantes chineses oferecessem equipamentos ou acessórios para fotografia que replicam os produzidos por marcas de renome, como a Canon ou Nikon, sendo natural que tenham começado por opcionais de menor nível tecnológico e evoluindo até às objectivas, com sistemas de focagem automática compatíveis e características que replicam as originais.
A ligação de uma objectiva a uma câmara digital não é tão pacífica quanto pode parecer à primeira vista, sendo necessária compatibilidade física e lógica, o que implica que o "firmware" ou a progamação interna do equipamento, replique a do original, sem o que podem surgir erros ou falhas funcionais.
A Yongnuo YN EF de 50mm f/1.8 AF é um exemplo do que este fabricante chinês produz, sendo esta objectiva uma réplica de um modelo da Canon destinadas às câmaras com sistema EF, o padrão actual desta marca, e que implica todo um sistema de encaixa, ligação física a nível de contactos e compatibilidade com a programação interna da câmara.
Com um corpo em plástico resistente, os contactos são cobertos a ouro, para evitar corrosão e facilitar a condutividade e lentes revestidas, esta objectiva pesa apenas 120 gramas, mede 70 por 46 milímetros e tem roscagem de 52 milímetros para filtros ou outros acessórios, que serão os mesmos suportados pelo modelo idêntico da Canon.
A ligação de uma objectiva a uma câmara digital não é tão pacífica quanto pode parecer à primeira vista, sendo necessária compatibilidade física e lógica, o que implica que o "firmware" ou a progamação interna do equipamento, replique a do original, sem o que podem surgir erros ou falhas funcionais.
A Yongnuo YN EF de 50mm f/1.8 AF é um exemplo do que este fabricante chinês produz, sendo esta objectiva uma réplica de um modelo da Canon destinadas às câmaras com sistema EF, o padrão actual desta marca, e que implica todo um sistema de encaixa, ligação física a nível de contactos e compatibilidade com a programação interna da câmara.
Com um corpo em plástico resistente, os contactos são cobertos a ouro, para evitar corrosão e facilitar a condutividade e lentes revestidas, esta objectiva pesa apenas 120 gramas, mede 70 por 46 milímetros e tem roscagem de 52 milímetros para filtros ou outros acessórios, que serão os mesmos suportados pelo modelo idêntico da Canon.
quinta-feira, julho 19, 2018
2018 é um dos anos com menor área ardida - 1ª parte
2018 está a ser o segundo ano com menor área ardida da última década, com apenas 1.800 hectares consumidos pelas chamas, contra mais de 48.000 no ano passado, tendo contribuido para tal um Verão que tarda e, naturalmente, a devastação de anos anteriores, do que resulta uma menor área que possa ser consumida pelos fogos e maiores descontinuidades, que servem como barreiras naturais.
Segundo os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), entre 01 de Janeiro e 15 de Julho deflagraram 6.035 incêndios, menos 2.624 do que no período homologo do ano passado, e em apenas dois a fase inicial de combate não foi suficiente para que ficassem controlados, exigindo outro tipo de ataque para a sua extinção.
Durante o período mais crítico, entre Julho e Setembro, estão operacionais 10.767 efectivos, apoiados por 2.463 veículos e 55 meios aéreos, o que representa um aumento de 1.027 efectivos, 398 viaturas e sete meios aéreos relativamente ao ano anterior, ficando assim o dispositivo reforçado em mais de 10%, o que, em situações mais críticas, pode revelar-se importante.
Serão vários os factores de que resulta uma escassa área ardida, mas é histórico que a seguir a um ano particularmente complicado, o seguinte tende a ser francamente mais calmo, com a possibilidade de os problemas surgirem um ano depois, altura em que a regeneração de diversas espécies potencia a propagação das chamas, num ciclo que se encontra patente nos registos dos últimos anos.
Segundo os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), entre 01 de Janeiro e 15 de Julho deflagraram 6.035 incêndios, menos 2.624 do que no período homologo do ano passado, e em apenas dois a fase inicial de combate não foi suficiente para que ficassem controlados, exigindo outro tipo de ataque para a sua extinção.
Durante o período mais crítico, entre Julho e Setembro, estão operacionais 10.767 efectivos, apoiados por 2.463 veículos e 55 meios aéreos, o que representa um aumento de 1.027 efectivos, 398 viaturas e sete meios aéreos relativamente ao ano anterior, ficando assim o dispositivo reforçado em mais de 10%, o que, em situações mais críticas, pode revelar-se importante.
Serão vários os factores de que resulta uma escassa área ardida, mas é histórico que a seguir a um ano particularmente complicado, o seguinte tende a ser francamente mais calmo, com a possibilidade de os problemas surgirem um ano depois, altura em que a regeneração de diversas espécies potencia a propagação das chamas, num ciclo que se encontra patente nos registos dos últimos anos.
quarta-feira, julho 18, 2018
Land Rover Owners de Agosto de 2018 já nas bancas
Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Agosto de 2018 da Land Rover Owners International, com o destaque da capa a ir para um comparativo entre os Serie e os Defender, seus sucessores, equacionando-se um conjunto de comparações que incluem factores tão distintos como o comportamento, a diversão ou o preço.
Nesta époda de Verão, e de férias para muitos, as expedições ganham especial destaque, incluindo-se locais tão diversos como o território inglês ou o deserto de Marrocos, bem como o recurso a viaturas muito diferentes, como os antigos Serie ou os mais recentes Defender, incluindo-se aqui diversos níveis de preparação, com tudo o que tal implica no desempenho fora de estrada.
Entre os artigos técnicos merece destaque a reparação da transmissão, necessária quando começam a surgir ruidos, a reparação da dos balões da suspensão dos Discovery 2, mas a alteração radical de um Discovery 1 em muito mau estado ou a opção por estofos veganos num Defender, quanto mais não seja pela curiosidade dos temas, também se revelam interessantes.
Complementam este número artigos sobre actividades de diversos clubes, a divulgação de diversos produtos novos, bem como testes de uso prolongado a outros, há mais tempo disponíveis, a que acresce a extensa publicidade temática e um conjunto de secções regulares, como as cartas e fotografias dos leitores ou a solução de problemas técnicos por estes apresentados, sendo estes alguns dos factores que mantêm esta publicação entre as favoritas dos adeptos da marca.
Nesta époda de Verão, e de férias para muitos, as expedições ganham especial destaque, incluindo-se locais tão diversos como o território inglês ou o deserto de Marrocos, bem como o recurso a viaturas muito diferentes, como os antigos Serie ou os mais recentes Defender, incluindo-se aqui diversos níveis de preparação, com tudo o que tal implica no desempenho fora de estrada.
Entre os artigos técnicos merece destaque a reparação da transmissão, necessária quando começam a surgir ruidos, a reparação da dos balões da suspensão dos Discovery 2, mas a alteração radical de um Discovery 1 em muito mau estado ou a opção por estofos veganos num Defender, quanto mais não seja pela curiosidade dos temas, também se revelam interessantes.
Complementam este número artigos sobre actividades de diversos clubes, a divulgação de diversos produtos novos, bem como testes de uso prolongado a outros, há mais tempo disponíveis, a que acresce a extensa publicidade temática e um conjunto de secções regulares, como as cartas e fotografias dos leitores ou a solução de problemas técnicos por estes apresentados, sendo estes alguns dos factores que mantêm esta publicação entre as favoritas dos adeptos da marca.
terça-feira, julho 17, 2018
"Sticks" luminosos
Os "sticks" ou raquetes luminosas usados no controle de tráfego podem ser utilizados em diversar situações, sobretudo em emergências, pelo que a sua presença em situações onde os imprevistos podem suceder serão uma opção a considerar, sendo hoje em dia um equipamento acessível, mesmo para modelos de baixo preço, que, devido ao desenvolvimento de materiais, possuem uma qualidade aceitável.
Sendo, essencialmente, um cilindro com 17.5 centímetros de comprimento e 4 de diâmetro, que pode ser colocados no suporte de quatro pés incluídos no conjunto ou simplesmente empunhados, estes "strobe" laranja e branco é visível a uma longa distância e opera durante horas, dependendo, essencialmente, da qualidade das baterias utilizadas.
Cada unidade necessita de 3 baterias AAA de 1.5V que fornecem energia a um conjunto de sete "leds", de muito baixo consumo, dos quais seis são vermelhos e o restante branco, podendo funcionar em modo contínuo ou intermitente, sendo ligados e desligados por um botão lateral, e revelam-se fáceis de aceder para substituir as pilhas ou limpar contactos, de muito fácil operação e com uma robustez adequada, não obstante todo o conjunto pesar apenas 400 gramas.
O conjunto inclui dois "sticks", com as respectivas bases, uma caixa de transporte em plástico rígido, tendo um preço que ronda a dúzia de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, e podem ser úteis em caso de acidente, como luz de aviso, ou para efeitos de localização, com o seu volume diminuto, sobretudo se transportados individualmente, a permitir uma acomodação muito fácil.
Sendo, essencialmente, um cilindro com 17.5 centímetros de comprimento e 4 de diâmetro, que pode ser colocados no suporte de quatro pés incluídos no conjunto ou simplesmente empunhados, estes "strobe" laranja e branco é visível a uma longa distância e opera durante horas, dependendo, essencialmente, da qualidade das baterias utilizadas.
Cada unidade necessita de 3 baterias AAA de 1.5V que fornecem energia a um conjunto de sete "leds", de muito baixo consumo, dos quais seis são vermelhos e o restante branco, podendo funcionar em modo contínuo ou intermitente, sendo ligados e desligados por um botão lateral, e revelam-se fáceis de aceder para substituir as pilhas ou limpar contactos, de muito fácil operação e com uma robustez adequada, não obstante todo o conjunto pesar apenas 400 gramas.
O conjunto inclui dois "sticks", com as respectivas bases, uma caixa de transporte em plástico rígido, tendo um preço que ronda a dúzia de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, e podem ser úteis em caso de acidente, como luz de aviso, ou para efeitos de localização, com o seu volume diminuto, sobretudo se transportados individualmente, a permitir uma acomodação muito fácil.
segunda-feira, julho 16, 2018
Versão gratuita do Microsoft "Teams" - 2ª parte
São disponibilizadas aos utilizadores as versões "online" do Office 365, incluindo o Word, Excel, PowerPoint e OneNote, complementados pelo SharePoint e OneDrive, pelo que os até 300 utilizadores da versão gratuita terão disponíveis as ferramentas essenciais para trabalhar, podendo as restrições, caso necessários, ser ultrapassadas passando para a versão paga.
O "Workplace Analytics" e a inteligência artificial permite ao "Teams" efectuar avaliações de desempenho, níveis de produtividade, utilização de recursos, custos inerentes à actividade, o que permite à plataforma sugerir alterações de métodos ou comportamentos visando uma maior eficiência a nível do grupo de trabalho.
Naturalmente, esta solução servirá à maioria, sobretudo caso os utilizadores utilizem os recursos pessoais inerentes às suas próprias contas, reservando o espaço do "Teams" para partilhas e complementando-o com o espaço pessoal de que dispõe, sendo da organização e método a seguir, aliado ao necessário "know how", que depende em muito o sucesso da utilização desta plataforma.
Os interessados podem, desde já, descarregar a versão gratuita do "Teams" e utilizá-lo, conjuntamente com colegas ou colaboradores, podendo este produto revelar-se especialmente útil quando estes operem a partir de diferentes locais e exista a necessidade de coordenar projectos ou trabalhos e o "online" possa suprir de forma eficaz as limitações impostas pela distância.
O "Workplace Analytics" e a inteligência artificial permite ao "Teams" efectuar avaliações de desempenho, níveis de produtividade, utilização de recursos, custos inerentes à actividade, o que permite à plataforma sugerir alterações de métodos ou comportamentos visando uma maior eficiência a nível do grupo de trabalho.
Naturalmente, esta solução servirá à maioria, sobretudo caso os utilizadores utilizem os recursos pessoais inerentes às suas próprias contas, reservando o espaço do "Teams" para partilhas e complementando-o com o espaço pessoal de que dispõe, sendo da organização e método a seguir, aliado ao necessário "know how", que depende em muito o sucesso da utilização desta plataforma.
Os interessados podem, desde já, descarregar a versão gratuita do "Teams" e utilizá-lo, conjuntamente com colegas ou colaboradores, podendo este produto revelar-se especialmente útil quando estes operem a partir de diferentes locais e exista a necessidade de coordenar projectos ou trabalhos e o "online" possa suprir de forma eficaz as limitações impostas pela distância.
domingo, julho 15, 2018
Italeri lança Range Rover da polícia na escala 1/24
A Italeri, um dos mais conhecidos fabricantes de modelos europeus, anunciou um "kit" do Range Rover em versão da polícia britânica, na escala 1/24 que deverá estar disponível em breve, com algumas lojas da especialidade a aceitarem encomendas prévias, sendo de prever um preço que ronde os 25 Euros.
Não temos grandes duvidas que este será o antigo modelo da Esci, que acabou produzido sob diversas marcas, que agora volta ao mercado incluido no catálogo da Esci, e que acabou por dar origem a numerosas variantes, sempre com a mesma base, a que eram acrescentadas novas peças e decalques, o que potenciou uma base e lhe garantiu uma grande longevidade.
Moldado originalmente em plástico branco e negro, com pneus em borracha, uma transparência de boa qualidade, este era um "kit" simples, cuja montagem era acessível para modelistas pouco experientes, sendo a maior dificuldade a pintura da carroçaria e a adição dos respectivos detalhes, como frisos, e, em modelos específicos, a colocação de acessórios, como a grelha de tejadilho e respectivos acessórios na versão do "Camel Trophy".
Este modelo, apesar da sua idade, continua a ter uma qualidade aceitável, com um interior de bom nível e tendo presentes os detalhes essenciais deste Range Rover, com as grelhas de peças adicionais a permitir construir as versões da polícia, e, espera-se, que futuramente, juntando-se ao do Dakar, surja o interessante modelo do "Camel Trophy", onde estavam presentes diversos acessórios que contribuiam para uma boa reprodução do veículo real.
Não temos grandes duvidas que este será o antigo modelo da Esci, que acabou produzido sob diversas marcas, que agora volta ao mercado incluido no catálogo da Esci, e que acabou por dar origem a numerosas variantes, sempre com a mesma base, a que eram acrescentadas novas peças e decalques, o que potenciou uma base e lhe garantiu uma grande longevidade.
Moldado originalmente em plástico branco e negro, com pneus em borracha, uma transparência de boa qualidade, este era um "kit" simples, cuja montagem era acessível para modelistas pouco experientes, sendo a maior dificuldade a pintura da carroçaria e a adição dos respectivos detalhes, como frisos, e, em modelos específicos, a colocação de acessórios, como a grelha de tejadilho e respectivos acessórios na versão do "Camel Trophy".
Este modelo, apesar da sua idade, continua a ter uma qualidade aceitável, com um interior de bom nível e tendo presentes os detalhes essenciais deste Range Rover, com as grelhas de peças adicionais a permitir construir as versões da polícia, e, espera-se, que futuramente, juntando-se ao do Dakar, surja o interessante modelo do "Camel Trophy", onde estavam presentes diversos acessórios que contribuiam para uma boa reprodução do veículo real.
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