sábado, janeiro 29, 2011

Anti-congelante e baixas temperaturas - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um anti-congelante para temperaturas extremas

A maioria dos anti-congelantes vendidos nas grandes superfícies congela entre os -2 e os -5º, o que é aceitável para o Sul do País, mas insuficiente para o Norte, onde durante a noite as temperaturas podem ser francamente inferiores resultando no congelamento do líquido que, ao deixar de circular, deixa de arrefecer devidamente o motor.

Salientamos ainda que o volume de um líquido aumenta quando este congela, correndo-se o risco de provocar danos nas tubagens devido ao aumento de pressão que daí resulta, situação que ocorre mesmo e sobretudo com o motor parado, dado que nestas condições não há aquecimento mecânico.

É certo que um anti-congelante de melhor qualidade e capaz de suportar temperaturas mais baixas será francamente mais dispendioso que os que habitualmente se encontram nas grandes superfícies, e que em motores de maior capacidade será necessário mais de uma dezena de litros, mas este é um investimento a ter em conta caso se transite em locais onde a temperatura seja negativa.

Sugerimos, para quem se desloca a zonas nevadas no Norte e Interior do País que escolham um anti-congelante que suporte até aos 20 ou 25º negativos e que obedeça às especificações do fabricante do veículo, seguindo escrupulosamente as instruções de utilização.

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Facebook vai lançar telemóvel inteligente

Image Hosted by ImageShack
O Facebook num dispositivo móvel

Após meses de especulação, o telemóvel inteligente promovido pelo Facebook deverá ser lançado durante o próximo mês, segundo uma notícia da PC World, segundo a qual o produtor deste novo equipamento será a HTC.

Este fabricante de telemóveis, sedeado em Taiwan, irá produzir os dois "smartphones" que serã comercializados sob a marca Facebook, correspondendo, essencialmente, a equipamentos com uma versão adaptada do sistema operativo "Android", da Google.

O "Android" instalado nestes telefones inteligentes está personalizado de acordo com as especificações do Facebook, com acesso facilitado às funcionalidades do "site", incluindo desde as mensagens aos comentários, passando pelo envio de fotografias até ao suporte para aplicações que correm dentro desta rede social.

Espera-se que os telemóveis Facebook cheguem à Europa ainda durante o primeiro semestre deste ano e aos EUA no segundo, desconhecendo-se ainda quais os valores pelos quais serão comercializados nos vários mercados.

Anti-congelante e baixas temperaturas - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um depósito de anti-congelante

Três distritos do Continente, Braga, Guarda e Castelo Branco estão em "Alerta Amarelo" devido à queda de neve e às baixas temperaturas que aí se fazem sentir, que caem para valores bastante abaixo do 0 durante a noite.

Esta situação, que confirma as previsões do Instituto de Meteorologia, não tem afectado a circulação viária, mas tem influência a nível da mecânica, devendo ter-se em atenção uma preparação específica para esta eventualidade.

Menos lembrado a nível da preparação dos veículos para o tempo frio, mesmo por parte de quantos se deslocam para zonas frias onde não residem habitualmente, está a selecção adequada do anti-congelante a usar no circuito de refrigeração do motor.

Da preparação para circular em zonas muito frias, deve-se ter um especial cuidado no tipo de anti-congelante utilizado, sendo de verificar se este não tem um ponto de solidificação ou congelamento abaixo da temperatura mínima expectável, com alguma tolerância para situações imprevistas.

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Inversor de corrente no Defender - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O molde e suportes para colocar o inversor no Defender

Optamos por adquirir um dos modelos de inversores de corrente que mencionamos num texto anterior, por considerarmos que os equipamentos a carregar, por terem bateria própria, podem ser conectados e operar sem problemas ligado a um modelo sem sinusóide completa.

Obviamente, existem aplicações onde um modelo mais complexo e sofisticado, mas cujo preço atinge algumas centenas de Euros será necessária, mas para carregar equipamentos mais simples, como um portátil, uma máquina fotográfica digital ou um telemóvel, este modelo de 1000W de pico e com um conector USB seria suficiente.

Como opção em termos de local de instalação optamos pela divisória da caixa de carga, dado estar perto da bateria e restante cablagem do veículo, portanto reduzindo a necessidade de grandes passagens de cabos, e por este ser simultaneamente um local acessível e discreto, evitando olhares indiscretos.

Para fixar este modelo de inversor podem ser usadas quatro pequenas peças metálicas em "L", ficando um dos braços preso ao inversor através de um dos parafusos que fecham a caixa, e o outro sendo fixo na divisória com um par de parafusos, a que se adiciona uma anilha e uma porca.

Já só metade dos portugueses vota - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um leitor de cartões

É patente que desta implementação tecnológica resultou um aumento das abstenções, mas esta deve-se essencialmente a um completo divórcio entre a actual classe política e os eleitores, demonstrando uma completa falta de confiança e a necessidade de terminar este ciclo político que já nada de novo e positivo tem a trazer.

Manifestamente, a descrença tem vindo a aumentar na proporção da crise que se atravessa e das respostas dadas a nível governamental, sendo óbvio que a ausência de uma perspectiva estratégica e os sacrifícios pedidos em muito contribuem para este protesto silencioso.

Como resposta, ao invês de entender a mensagem e mudar de atitude, surge uma vez mais a ideia de tornar o voto obrigatório, forma de camuflar uma realidade insofismável e de conferir uma pálida imagem de normalidade a um regime onde a democracia surge como uma teoria que diariamente se afasta da realidade.

Este não é um sistema esgotado, mas tão somente uma peça a que somos obrigados a assitir, pagando o respectivo ingresso, onde os protagonistas, pela sua falta de talento, há muito deviam ter sido substituidos ao invés de prolongarem uma triste história que já ninguém aplaude.

quarta-feira, janeiro 26, 2011

"Clips" de fixação no Defender - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um "clip" de fixação

Uma das formas mais comuns de fixar ferramentas no interior de uma viatura é recorrendo a "clips" metálicos de mola, que prendem cabos de formato cilindrico, sob pressão, mantendo assim o objecto imobilizado.

O objectivo concreto é o de fixar no interior do Defender uma pá que adquirimos há uns meses e que tem sido transportada quase solta na caixa de carga, solução que, obviamente, anda muito longe do ideal.

A maior dificuldade em termos de selecção resulta do facto de considerarmos que os "clips" deveriam ser fixos por dois parafusos, evitando um eventual movimento de rotação ou mesmo, no limite, desprenderem-se, e optarmos por uma versão fechada, na qual as extremidades se unem.

Outras opções são a finalização, que pode ser zincada ou com revestimento a plástico, a flexibilidade, que depende do material e da sua configuração, e, naturalmente, a dimensão a qual corresponderá ao diametro do objecto ou ferramenta a ser fixado e que, neste caso, será entre os 32 e 34mm, correspondendo a 1 1/4".

Já só metade dos portugueses vota - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um "Cartão do Cidadão"

Há muito que se esperava que da substituição do "Cartão de Eleitor" pelo novo "Cartão do Cidadão" onde o número de eleitor se encontra electronicamente gravado, mas não é visível sem um leitor adequado resultassem dificuldades na altura de votar, podendo, no limite, impedir que alguns eleitores o façam.

Esta é a consequência de um deslumbramento tecnológico que não é suportado por um planeamento adequado e pelos meios financeiros necessários, essenciais para que as informações alojadas num "chip" sejam acessíveis e, consequentemente, utilizáveis.

A situação foi bem patente nestas últimas eleições presidenciais, mas é análoga ao que se verifica com inúmeros cartões que igualmente têm informações apenas acessíveis através de um leitor adequado, sem o que se vêm restringidos ao que neles está visível e que tende a ser muito menos do que o somatório dos documentos que substitui.

O irrealismo destas medidas, infelizmente, traduzem a ausência de uma ligação entre os políticos e a realidade do País, sendo manifesto que estes vivem num universo paralelo, indiferentes aos problemas dos cidadãos, enquanto se comprazem na elaboração de medidas que, não tivessem as consequências que daí decorrem, seriam risíveis.

terça-feira, janeiro 25, 2011

Portes gratuitos na Amazon inglesa a partir de 25 libras

Image Hosted by ImageShack
Um écran da Amazon inglesa

A Amazon inglesa passou a oferecer portes gratuitos para encomendas a partir de 25 libras e com destino a diversos países europeus, entre os quais se encontra Portugal.

Para usufruir desta vantagem é necessário que a encomenda atinja as 25 libras, seja enviada para um único destino e não inclua alguns items de electrónica e certificados de presente, os quais darão origem a pagamento de portes parciais e proporcionais.

Na escolha do método de envio é necessário selecionar a opção "super saving", a qual estará disponível quando se verifiquem as condições requeridas, aconselhando-se a rever o conteúdo da encomenda de modo a que se consiga obter portes gratuitos.

No "site" da Amazon encontram-se todos os detalhes necessários ao processamento da encomenda e a forma de escolher esta opção de transporte, a qual vem compensar o aumento do VAT inglês que se verificou no passado dia 4 de Janeiro.

Português condenado em Inglaterra a 32 meses por acidente rodoviário - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um acidente de viação

Desta forma, mesmo que seja manifesto que houve condução perigosa, o caso tende a ser resolvido a nível de seguradoras, com o responsável a ser punido apenas com uma sanção pecuniária e, eventualmente, uma pena acessória de inibição de conduzir durante o período de alguns meses.

Apenas num muito reduzido número de situações, a maioria das quais ligadas a condenações repetidas, como aquela que resulta da condução sem habilitação legal ao longo de anos, a que acrescem raras situações em que o dolo está presente, se tem assistido a condenações a penas de prisão efectiva, continuando a ser evidente que o crime rodoviário é o menos punido entre nós.

No fundo, assume-se que um azar pode acontecer a todos e, numa perspectiva de auto-defesa, antecipando a possibilidade de estar envolvido num acidente, os intervenientes nos processos tendem a proteger-se, limitando a severidade das sentenças na vertente criminal, aquela que os afecta directamente, enquanto aumentam o valor do pagamento de indemnizações.

Enquanto a perspectiva judicial não mudar, confundindo o que realmente é um crime, do qual podem resultar vítimas, com um mero azar, uma irresponsabilidade desculpável, sobretudo quando o protagonista está enquadrado na sociedade e não tem passado criminal, dificilmente assistiremos a uma real diminuição de atitudes de risco, das quais têm resultado inúmeras vítimas de acidentes rodoviários.

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Ex-comandante dos Voluntários do Cadaval pôs termo à vida

Image Hosted by ImageShack
O comandante António Saroca

O ex-comandante dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, António Santos Saroca, de 57 anos, actualmente no quadro de honra, pôs termo à vida na noite de Domingo na residência onde vivia com a família.

O comandante Saroca participou em diversas missões internacionais, a última ds quais o ano passado no Haiti, como responsável pela logística, continuando a participar em acções no âmbito dos bombeiros até ao final da semana passada.

A todos os familiares, amigos, aos bombeiros do Cadaval, apresentamos os nossos mais sínceros sentimentos pela perda de alguém que passou a vida ao serviço dos outros.

Português condenado em Inglaterra a 32 meses por acidente rodoviário - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um acidente de viação

Um cidadão português foi condenado no Reino Unido a 32 meses de prisão por ter sido considerado culpado por um acidente rodoviário do qual resultou a morte de um cidadão britânico e ferimentos graves noutro.

Em tribunal, o condutor português, de 32 anos, que conduziu perto de 2.500 km em menos de dois dias por razões profissionais, do que resultou um cansaço excessivo, incompatível com a segurança rodiviária, admitiu o crime de condução perigosa, do que resultou esta condenação.

É de realçar que foi excluida qualquer intencionalidade, mas o facto de adoptar uma atitude de risco da qual resultou a perda de uma vida humana implicou o cumprimento de prisão efectiva, o que revela uma cultura de responsabilidade e uma perspectiva por parte do julgador completamente distinta da que se verifica entre nós.

Mesmo quando existe uma atitude pouco prudente, e neste caso o cansaço resultante de demasiadas horas ao volante tem efeitos sensíveis, que todos reconhecemos, a tendência dos tribunais portugueses é a de serem benévolos, baseando a sua decisão na falta de intencionalidade e pouco mais que lamentando o sucedido.

domingo, janeiro 23, 2011

Alerta de frio para o fim-de-semana - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Frio em Portugal

Mais do que a temperatura propriamente dita, têm sido as fogueiras no interior das habitações que têm causado um maior número de vítimas, seja por intoxicação derivada do monóxido de carbono, seja pelos incêndios que tem provocado, afectando sobretudo os mais idosos.

Um triste exemplo é o do fogo num lar de idosos, em Vale do Peso, no concelho do Crato, distrito de Portalegre, onde uma idosa perdeu a vida e sete outros ficaram feridos, originado numa braseira eléctrica, que terá pegado fogo.

Também a época que atravessamos, com uma manifesta crise económica, implica uma redução de custos, que afectarão o aquecimento das habitações, constituindo riscos para a saúde dos residentes, com maior incidência no caso dos que são mais vulneráveis em função da idade e dos estado de saúde.

Igualmente os numerosos sem abrigo, cujas dificuldades aumentam com a diminuição do poder de compra das populações, necessitam de maior apoio quando ocorrem temperaturas mais baixas, situação que tenderá a multiplicar-se ao longo do que ainda falta deste Inverno.