sábado, junho 23, 2012
Sensores de estacionamento com "display" - 3ª parte
Todos o sistema é extremamente compacto, com a caixa do sistema de controle a medir apenas 105 x 60 x 20 mm, pesando 63 gramas, enquanto o écran a cores mede somente 90 x 15 mm e pesa 88 gramas.
Em termos de especificações, o sistema funciona a 12 V DC, com variações desde os 10.5 aos 16V, e corrente entre os 100 e os 300 mA, operando numa frequência ultrasónica de 40 KHz e detectando obstáculos entre os 0 e os 250 cm.
No conjunto, para além de quatro sensores, uma unidade de controle e outra com o "display" de proximidade, inclui-se uma broca tipo craneano para efectuar os cortes necessários para instalar os sensores, toda a cablagem, bem como instruções de instalação.
Os preços são extremamente variáveis, havendo modelos com ligeiras diferenças, com mais ou menos funcionalidades, e mesmo com os sensores em diferentes cores, de forma a integrarem-se na cor do veículo, pelo que uma pesquisa atenta é mais que aconselhável de modo a seleccionar o modelo mais adequado.
sexta-feira, junho 22, 2012
Sensores de estacionamento com "display" - 2ª parte
O facto de possuir 4 sensores aumenta a cobertura e a possibilidade de detecção de obstáculos pequenos, tornando virtualmente impossível embater neles sem que haja um aviso prévio, com o sistema a alertar de forma áudio e sendo visível a aproximação do obstáculo no écran.
A instalação, na maioria dos veículos com parachoques traseiro em material plástico é extremamente simples, começando-se por efectuar os furos para os quatro sensores, posicionando-os de forma espaçada e uniforme, de modo a abranger toda a rectaguarda do veículo, recorrendo a um berbequim e à broca fornecida.
Seguidamente posiciona-se e fixa-se o écran avisador num local visível, mas que não entre no campo normal de visibilidade em termos de condução, após o que os cabos serão conectados na unidade de controle, que pode ser posicionada num local central, bagageira ou no compartimento do motor, dependendo do modelo do veículo.
Finalmente, liga-se a unidade central ao sistema eléctrico do veiculo, podendo-se, por exemplo, usar uma derivação da alimentação da luz de marcha atrás, de forma a que o sistema não seja activado quando um veículo se aproxime pela rectaguarda e apenas quando a viatura inverte a marcha.
quinta-feira, junho 21, 2012
Sensores de estacionamento com "display" - 1ª parte
Quem utiliza no dia a dia alguns modelos de veículos, sobretudo os modelos comerciais com menos janelas na rectaguarda, sabe bem o quão difícil podem ser algumas manobras que envolvam marcha atrás, dada a fraca visibilidade de alguns angulos.
Para obviar este problema, estão disponíveis diversos modelos de sensores, capazes de detectar os mais diversos obstáculos, incluindo muros baixos ou crianças, alertando o condutor para a proximidade destes obstáculos através de sinalização visual e áudio.
Os modelos mais sofisticados, entre os quais o que descrevemos, possuem dois processadores autónomos, são capazes de monitorar três conjuntos distintos de fluxos de dados e podem ser acedidos através de um sistema de gestão, recorrendo a um protocolo como o KWP 2000.
Acresce ainda a compatibilidade com o sistema anti-furto de alguns modelos e uma elevada resistência aos elementos, suportando chuva, vento, poeira, projecções e variações de temperatura entre os -30 e os +80º sem problemas de operação para a unidade de controle e entre os -20 e os 70º para o "display".
quarta-feira, junho 20, 2012
Caixas estanques de baixo preço
Quando chega a época de férias e de praia, o transporte de alguns bens ou valores de forma a não serem afectados por impactos, água, poeira, e outros elementos habituais nestas circunstâncias é essencial, para o que sugerimos algumas pequenas caixas estanques.
Para além de estanque, esta caixa suporta impactos e o revestimento interno absorve energia, evitando alguns danos mesmo em equipamentos electrónicos mais sensíveis, como telemóveis ou pequenas câmaras, permitindo também transportar dinheiro ou tabaco sem se danificarem.
Para além do sistema de fecho, bastante eficaz, tem uma cor laranja que a torna bem visível, possuindo ainda um cordão de fixação, facilitando o seu uso e transporte, bem como a localização em cenários naturais, como no campo e sobre a água, onde flutua a menos que completamente cheia de um material pesado.
Esta pequena caixa estanque mede apenas 150 x 80 x 40 mm, pesa perto de 90 gramas e o preço não ultapassa os 3 a 4 Euros, incluindo portes, o que a coloca num patamar muito inferior às Otterbox, de qualidade superior, mas bastante mais dispendiosas.
terça-feira, junho 19, 2012
Gerador de códigos QR
Os códigos QR, ou "QR codes" são cada vez mais utilizados como forma de acesso a um dado endereço na Internet, como registo de um endereço de correio electrónico ou mesmo um evento, entre muitas outras possibilidades.
Existem diversos geradores "on line", como o constante da ligação da imagem que ilustra este texto, bem como para instalar localmente em computadores, sendo necessário um programa adequado para proceder à sua leitura.
Uma vez gerado, o código, sob a forma de uma imagem, pode ser incluido numa etiqueta, uma camisola, um "site", ou onde for necessário, permitindo um acesso rápido e sem necessidade de digitar o endereço associado.
Para quem recorra a veículos com publicidade, esta é uma sugestão que deixamos, dado que permite recolher com facilidade um endereço ou mensagem, com a mesma facilidade com que se tira uma simples fotografia.
segunda-feira, junho 18, 2012
Dobradiças com suporte para "hi lift"
Uma forma inovadora para instalar o "hi lift" num Defender é substituindo as dobradiças do capot que vêm de origem pelo modelo concebido e construido pela Far Corners, uma empresa inglesa especializada em equipamentos para Land Rovers.
Instalar estas dobradiças, feitas em aço zincado de 4 mm e pintado de preto semi brilhante, não implica alterar o veículo, recorrendo aos orifícios originais e aos parafusos cuja localização é ajustável, e que são incluidos no conjunto.
Para além de todos os parafusos, local para cadeado de segurança e correia de velcro para segurar o "hi lift", todo o sistema permite uma instalação extremamente rápida, que pode ser concluida em minutos, sendo a maior dificuldade o remover o capot, para o que será aconselhável duas pessoas.
O preço é de 120 libras, acrescendo 10 caso se pretenda suportes para dois faróis extra, sendo ainda necessário adicionar os portes de envio a partir de Inglaterra, pelo que esta será uma solução que fica perto dos 150 Euros, um valor mais elevado do que o de suportes de "hi lift" convencionais, mas que poupa algum espaço no interior.
domingo, junho 17, 2012
Novo "intercooler" para o Defender - 3ª parte
O custo desta adaptação cifrou-se nos 40 Euros, um valor mais que acessível e que, mesmo adicionando ao do "intercooler", continua a manter esta peça dentro de um preço extremamente baixo, sobretudo tendo em conta a qualidade da mesma.
Naturalmente que, após esta conversão, a instalação, bem como pequenas alterações necessárias nas tubagens, será inevitavelmente na oficina do Alexandre Ideias, o único a quem temos confiado o Defender pelas razões que sempre divulgamos.
Este novo "intercooler" funciona em conjunto com algumas alterações previamente introduzidas, nomeadamente a substituição da centralina MSB por uma NNN reprogramada, a eliminação da EGR e uma linha de escape mais directa, estando previsto adicionar uma "box" da Mastaz que permite aumentar a pressão do turbo.
Aliás, dependendo das conclusões destas transformações, equacionamos a possibilidade de, conjuntamente com uma oficina especializada, disponibilizar um sistema de "upgrades" que possam ser utilizados por quem disponha de um Land Rover com o motor Td5 e pretenda obter um melhor desempenho sem dispêndios excessivos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)