Quando pensamos que já tinhamos visto o pior em termos de equipamentos supostamente de segurança destinados a veículos, deparamo-nos com um substituto de farol traseiro de nevoeiro em forma de laser, tão perigoso quanto ilegal, mesmo quando apontado em angulo na direcção da estrada, provocando reflexos inusitados e algo agressivos.
Este laser classe 3B, de 200 mw, opera entre os -40 e os 120º, tem uma resistência de acordo com as normas IPX4, sendo fixo ao veículo através de parafusos ou de um adesivo de duas faces 3M, ligando-se de forma idêntica ao de um vulgar farol de nevoeiro, a uma cablagem de 12 ou 24 volts, podendo ser activado por um simples interruptor.
Apesar de ter um sistema de orientação em profundidade, sobretudo em tempo de chuva, onde os reflexos aumentam, e sobre terreno irregular, que por momentos eleva a direcção do foco, este laser que parece tornar o ambiente circundante em algo quase fantasmagórico, sem dúvida que assinala a presença do veículo onde está instalado, esperando-se que atraindo os olhares das autoridades competentes.
O preço deste proibidíssimo equipamento, que indiscutivelmente coloca em perigo todos os utentes da via, inclusivé quem optar por instalar este laser, excede em pouco os três Euros, sendo de prever que o valor das coimas a que está sujeito possa ser centenas de vezes superior ao valor pago por este absurdo que nos abstemos de qualificar.
sábado, maio 23, 2015
sexta-feira, maio 22, 2015
A câmara para veículo GS2000 com GPS - 3ª parte
A sensibilidade do "sensor G" pode ser regulada, podendo ser completamente desactivado, e nas imagens recolhias pela sua activação são adicionados hora, data e informação geográfica, esta proveniente do GPS, a outra funcionalidade da GS2000 que a distingue de modelos mais acessíveis.
O GPS neste tipo de câmara não permite navegação, ou seja, não está associado a nenhum tipo de cartografia ou de indicações de itinerário, destinando-se apenas a geo referenciar imagens individuais ou incluidas em sequências vídeo, adicionando ainda a velocidade instantânea do veículo.
Esta informação pode ser afixada nas próprias imagens visualizadas no écran TFT da câmara ou, recorrendo ao programa incluido ou a alguns dos vários que se destinam ao mesmo efeito, num computador pessoal, sendo possível visualizar, para além do vídeo, o percurso percorrido, a velocidade e orientação, de forma muito semelhante ao que descrevemos quando analizamos alguns dos programas grátis destinados a este efeito.
Naturalmente, que existem diversas utilizações para este tipo de informação, e que só por sí pode justificar a aquisição deste tipo de equipamento, mas deve ser tido em conta que, para este nível de preço, a qualidade de imagem não é a melhor, sendo adequada sobretudo para ser exibida na Internet, sabendo-se que o próprio processamento efectuado na altura do alojamento, como acontece no Youtube, reduz a resolução.
O GPS neste tipo de câmara não permite navegação, ou seja, não está associado a nenhum tipo de cartografia ou de indicações de itinerário, destinando-se apenas a geo referenciar imagens individuais ou incluidas em sequências vídeo, adicionando ainda a velocidade instantânea do veículo.
Esta informação pode ser afixada nas próprias imagens visualizadas no écran TFT da câmara ou, recorrendo ao programa incluido ou a alguns dos vários que se destinam ao mesmo efeito, num computador pessoal, sendo possível visualizar, para além do vídeo, o percurso percorrido, a velocidade e orientação, de forma muito semelhante ao que descrevemos quando analizamos alguns dos programas grátis destinados a este efeito.
Naturalmente, que existem diversas utilizações para este tipo de informação, e que só por sí pode justificar a aquisição deste tipo de equipamento, mas deve ser tido em conta que, para este nível de preço, a qualidade de imagem não é a melhor, sendo adequada sobretudo para ser exibida na Internet, sabendo-se que o próprio processamento efectuado na altura do alojamento, como acontece no Youtube, reduz a resolução.
quinta-feira, maio 21, 2015
Fogos florestais quintuplicam face a 2015 - 3ª parte
Mesmo o fornecimento de diversos equipamentos, entre estes de protecção individual, e que nesta conjuntura devia ser apressado, de forma a que houvesse a necessária adaptação aos mesmos, está aprazada para o final da "Fase Bravo", o que, de acordo com o que nos ensina a experiência, aponta para um quase certo atraso, ficando em aberta a possibilidade de as entregas terminarem muito depois do prometido e, sobretudo, do período de maior necessidade dos mesmos.
E se relativamente a diversos problemas estruturais, os quais demorariam anos a ultrapassar, pouco se fez, com a vulnerabilidade de extensas áreas do território nacional a agravar-se, fruto da falta de recursos e da desertificação, a insistência em acções pontuais, de curta duração, também deixa muito a desejar, sendo que neste caso existem óbvias responsabilidades e nomes que facilmente se podem apontar.
Assim, não deixa de ser de estranhar que, perante a proximidade de um periodo eleitoral, não tenham sido adoptadas algumas medidas que diminuam o risco de incêndio e, sobretudo, a possibilidade de haver vítimas, compondo um quadro onde a responsabilização política será, obviamente, inevitável se negativa, e negligenciável se positiva.
Portanto, pode-se prever que este seja um Verão complicado em termos de fogos florestais e que estes acabam em arma de arremesso política, dada a proximidade das eleições legislativas, que quase irão coincidir com o termo do período mais crítico de incêndios, podendo mesmo decorrer numa altura em que estes ainda se façam sentir, com todo o peso que tal pode ter, sobretudo nas zonas mais atingidas.
E se relativamente a diversos problemas estruturais, os quais demorariam anos a ultrapassar, pouco se fez, com a vulnerabilidade de extensas áreas do território nacional a agravar-se, fruto da falta de recursos e da desertificação, a insistência em acções pontuais, de curta duração, também deixa muito a desejar, sendo que neste caso existem óbvias responsabilidades e nomes que facilmente se podem apontar.
Assim, não deixa de ser de estranhar que, perante a proximidade de um periodo eleitoral, não tenham sido adoptadas algumas medidas que diminuam o risco de incêndio e, sobretudo, a possibilidade de haver vítimas, compondo um quadro onde a responsabilização política será, obviamente, inevitável se negativa, e negligenciável se positiva.
Portanto, pode-se prever que este seja um Verão complicado em termos de fogos florestais e que estes acabam em arma de arremesso política, dada a proximidade das eleições legislativas, que quase irão coincidir com o termo do período mais crítico de incêndios, podendo mesmo decorrer numa altura em que estes ainda se façam sentir, com todo o peso que tal pode ter, sobretudo nas zonas mais atingidas.
quarta-feira, maio 20, 2015
A câmara para veículo GS2000 com GPS - 2ª parte
Torna-se necessário, portanto, inquirir junto do potencial fornecedor quanto às características reais do equipamento e comparar os preços apenas entre as propostas daqueles que confirmem que o modelo que vendem implementa as funcionalidades pretendidas, única forma de, caso estas não correspondam ao pedido, reclamar junto deste e, caso não se encontre uma solução, apresentar o caso junto do Paypal, caso seja este o meio de pagamento escolhido, reportando um item substancialmente diferente do descrito.
A GS2000 é muito semelhante ao de inúmeros modelos que podem ser encontrados seja no EBay, seja em lojas e fornecedores "online", pelo que, com excepção das características mais específicas, a descrição quase pode ser aplicada, de forma genérica, a dezenas de outros modelos que implementem as funcionalidades que pretendemos.
Uma destas funcionalidades é o detector de aceleração, positiva ou negativa, habitualmente designado por "sensor G", e que permite proteger segmentos gravados na altura em que detecta um movimento mais brusco, como uma paragem súbita, tal como acontece em caso de acidente, evitando que essa parte da gravação seja reescrita, caso esteja activado o sistema de gravação circular.
Desta forma, mesmo que o espaço no suporte de memória se encontre completamente preenchido e haja necessidade de reescrever sobre dados existentes, as zonas protegidas pelo accionamento do sensor serão mantidas intactas, o que pode ser relevante em caso de acidente, sobretudo se, por qualquer razão, a câmara permanecer ligada e a gravar.
A GS2000 é muito semelhante ao de inúmeros modelos que podem ser encontrados seja no EBay, seja em lojas e fornecedores "online", pelo que, com excepção das características mais específicas, a descrição quase pode ser aplicada, de forma genérica, a dezenas de outros modelos que implementem as funcionalidades que pretendemos.
Uma destas funcionalidades é o detector de aceleração, positiva ou negativa, habitualmente designado por "sensor G", e que permite proteger segmentos gravados na altura em que detecta um movimento mais brusco, como uma paragem súbita, tal como acontece em caso de acidente, evitando que essa parte da gravação seja reescrita, caso esteja activado o sistema de gravação circular.
Desta forma, mesmo que o espaço no suporte de memória se encontre completamente preenchido e haja necessidade de reescrever sobre dados existentes, as zonas protegidas pelo accionamento do sensor serão mantidas intactas, o que pode ser relevante em caso de acidente, sobretudo se, por qualquer razão, a câmara permanecer ligada e a gravar.
terça-feira, maio 19, 2015
Land Rover Owners de Junho de 2015 já nas bancas
Já se encontra à venda, nos locais habituais, a edição de Junho de 2015 da Land Rover Owners International, com o destaque de capa a ir para um Defender 90 construido por 575 libras, mas com o artigo mais relevante, mesmo que podendo ser um pouco especulativo a ter como tema a continuação da produção do Defender na Índia, País da sede do grupo Tata.
Esta possibilidade, ainda incerta, levanta, no entanto, alguns problemas, dado que a alternativa de produzir modelos que começam a ter dificuldades em enquadrar-se nos regulamentos comunitários fora do espaço europeu tem como implicação mais comum, a sua interdição neste mercado, pelo que esta possível solução, embora mantendo o Defender actual em produção, pode torná-lo inacessível a muitos interessados.
Os guias de compras do Discovery 4, Defender 110 e Freelander 2, sendo interessantes nalguns aspectos, destinam-se sobretudo ao mercado inglês, tal como a descrição de um conjunto de percursos, mas a preparação para passeios e expedições em Land Rover é universal e o artigo onde é abordada merece ser lido com atenção.
Em termos técnicos, o processo de aumentar a potência dos motores Tdi, algumas reparações que podem ser efectuadas pelos próprios proprietários, bem como algumas inovações, incluindo as que surgem na publicidade, não deixam de ser interessantes, numa publicação que continua a ser a favorita entre os adeptos da marca.
Esta possibilidade, ainda incerta, levanta, no entanto, alguns problemas, dado que a alternativa de produzir modelos que começam a ter dificuldades em enquadrar-se nos regulamentos comunitários fora do espaço europeu tem como implicação mais comum, a sua interdição neste mercado, pelo que esta possível solução, embora mantendo o Defender actual em produção, pode torná-lo inacessível a muitos interessados.
Os guias de compras do Discovery 4, Defender 110 e Freelander 2, sendo interessantes nalguns aspectos, destinam-se sobretudo ao mercado inglês, tal como a descrição de um conjunto de percursos, mas a preparação para passeios e expedições em Land Rover é universal e o artigo onde é abordada merece ser lido com atenção.
Em termos técnicos, o processo de aumentar a potência dos motores Tdi, algumas reparações que podem ser efectuadas pelos próprios proprietários, bem como algumas inovações, incluindo as que surgem na publicidade, não deixam de ser interessantes, numa publicação que continua a ser a favorita entre os adeptos da marca.
segunda-feira, maio 18, 2015
A câmara para veículo GS2000 com GPS - 1ª parte
Para um dos projectos que temos, adicionar informação posicional a sequências vídeo, de forma simples e prática, implica recorrer a uma câmara com este tipo de funcionalidade, evitando assim operações complexas, sempre possíveis, mas pouco práticas e com resultados menos eficazes, que podem introduzir erros que pretendemos, a todo o custo, evitar.
Existem inúmeros modelos de câmara que possuem "chip" de GPS, e normalmente um sensor de aceleração, positiva ou negativa, com capacidades, características e, obviamente, preços completamente díspares, mas que mantêm um conjunto de características comuns, nomeadamente o gravar e associar velocidade e posição geográfica a cada fotografia e sequência vídeo.
Dado que o objectivo é a inclusão de vídeo num "site", com o ficheiro alojado no Youtube, e não a utilização isolada dos vídeos, a resolução de 1080P ou mesmo 720P é suficiente, podendo esta última, com um maior número de imagens por segundo, que torna o vídeo mais nítido e fluído, vir a ser a escolha mais correcta, sobretudo se incluida numa composição que inclua mapas e outros dados geográficos e que, só por sí, ocupam uma parte substancial do écran.
De entre os modelos mais acessíveis, com sensor de aceleração e "chip" GPS, a GS2000 é uma opção a ter em conta, desde que com as necessárias precauções, sabendo-se que existem numerosas versões, com programação interna completamente distinta e que, nalguns casos, nem sequer contempla a implementação de GPS, o que tornaria a câmara inútil para os fins pretendidos.
Existem inúmeros modelos de câmara que possuem "chip" de GPS, e normalmente um sensor de aceleração, positiva ou negativa, com capacidades, características e, obviamente, preços completamente díspares, mas que mantêm um conjunto de características comuns, nomeadamente o gravar e associar velocidade e posição geográfica a cada fotografia e sequência vídeo.
Dado que o objectivo é a inclusão de vídeo num "site", com o ficheiro alojado no Youtube, e não a utilização isolada dos vídeos, a resolução de 1080P ou mesmo 720P é suficiente, podendo esta última, com um maior número de imagens por segundo, que torna o vídeo mais nítido e fluído, vir a ser a escolha mais correcta, sobretudo se incluida numa composição que inclua mapas e outros dados geográficos e que, só por sí, ocupam uma parte substancial do écran.
De entre os modelos mais acessíveis, com sensor de aceleração e "chip" GPS, a GS2000 é uma opção a ter em conta, desde que com as necessárias precauções, sabendo-se que existem numerosas versões, com programação interna completamente distinta e que, nalguns casos, nem sequer contempla a implementação de GPS, o que tornaria a câmara inútil para os fins pretendidos.
domingo, maio 17, 2015
Promoção na Frog Island 4x4
Durante um período de tempo limitado, a Frog Island 4x4 tem um conjunto de promoções de material da Terrafirma destinado aos Land Rover Defender e aos Discovery II, alguns deles particularmente adequados às actividades de um Verão que se aproxima.
Os parachoques com suporte para guinchos Warn para Defender, nas suas diversas versões, com e sem ar condicionado, custam 199 Libras, incluindo VAT, mas acrescendo transporte, estando igualmente disponível "kits" de suspensão, igualmente para os Defender, em duas variantes.
Está disponível um conjunto que inclui 4 amortecedores Pro Sport, cones de deslocação e aneis e placas de fixação, destinado a elevar o veículo 2", e outro que é composto pelo conjunto de molas e amortecedores "Heavy duty" com dimensões "standard", ambos pelo preço de 240 libras e nas mesmas condições mencionadas anteriormente.
Para os Defender mais recentes, construidos a partir de 2007, pode-se encontrar um sistema de armazenamento fechado para o tablier, e para os Discovery Td5 estribos laterais e tubagem em silicone, com preços, respectivamente, de 54, 150 e 54 libras, que corresponde a um substancial desconto face aos valores praticados habitualmente.
Os parachoques com suporte para guinchos Warn para Defender, nas suas diversas versões, com e sem ar condicionado, custam 199 Libras, incluindo VAT, mas acrescendo transporte, estando igualmente disponível "kits" de suspensão, igualmente para os Defender, em duas variantes.
Está disponível um conjunto que inclui 4 amortecedores Pro Sport, cones de deslocação e aneis e placas de fixação, destinado a elevar o veículo 2", e outro que é composto pelo conjunto de molas e amortecedores "Heavy duty" com dimensões "standard", ambos pelo preço de 240 libras e nas mesmas condições mencionadas anteriormente.
Para os Defender mais recentes, construidos a partir de 2007, pode-se encontrar um sistema de armazenamento fechado para o tablier, e para os Discovery Td5 estribos laterais e tubagem em silicone, com preços, respectivamente, de 54, 150 e 54 libras, que corresponde a um substancial desconto face aos valores praticados habitualmente.
Subscrever:
Mensagens (Atom)