sábado, maio 12, 2012

Testes iniciais com a câmara HD em viatura - 3ª parte

Após colocar a câmara no suporte e orientar o conjunto, sugerimos ligar o cabo de alimentação na tomada de isqueiro, mesmo que a bateria esteja carregada, podendo ainda usar-se um esticador de forma a que o suporte fique preso ao espelho retrovisor, evitando uma queda caso o suporte, por qualquer razão, se solte, podendo-se ainda usar os suportes para os cabos. Ao contrário do modelo anterior, ao ligar o sistema eléctrico do veículo e com o cabo de alimentação ligado na tomada de isqueiro, a câmara passa a ser alimentada mas não se liga automaticamente, sendo necessário efectuá-lo manualmente, após o que começa a gravar de acordo com a configuração seleccionada. A partir deste momento, todo o processo é transparente, com a gravação a efectuar-se em blocos de acordo com o seleccionado, preenchendo o cartão de memória até ao fim e começando a reescrevê-lo de início, de forma circular, quando deixa de haver espaço disponível. Deve, sobretudo, ser tido em conta a iluminação, pois este tipo de câmara, com ou sem os "leds" activados, é bastante vulnerável à luminosidade e a qualidade das imagens, em qualquer resolução, decai substancialmente quando existe pouca luz.

sexta-feira, maio 11, 2012

Hangouts do Google Plus passam a globais

Image Hosted by Google Um écran do Google Hangout +

Ao longo dos próximos dias, o Google vai disponibilizar a todos os utilizadores do Google + a possibilidade de efectuar transmissões em directo de vídeo para todos os membros desta rede, naquilo que é um autêntico canal individual. Até agora, os "Hangouts on Air" estavam reservados a um conjunto restrito de utilizadores especialmente seleccionados, enquanto o utilizador comum apenas podia participar em conversas limitadas a 10 participantes através da funcionalidade "Hangout". Esta funcionalidade é uma evolução da videoconferência já existente e está integrada com o Youtube, permitindo uma publicação imediata no canal pessoal, onde fica alojado em permanência de forma a poder ser visualizado sempre que pretendido.

Testes iniciais com a câmara HD em viatura - 2ª parte

Image Hosted by Google A câmara HD montada no Defender

Antes de utilizar a câmara é necessário colocar na ranhura destinada para o efeito um cartão de memória de formato Micro SD, com um mínimo de 4 Gb mas que pode ir até aos 32 Gb, caso se opte por gravar em HD, e carregar um pouco a bateria, de modo a que se mantenha em funcionamento mesmo se não alimentada externamente em permanência. Tal como com o modelo anterior, convém configurar a linguagem, e neste caso optamos sempre pelo inglês, escolher qual a duração dos blocos de gravação, que preferimos que sejam de 5 minutos, selecionar a resolução, justificando-se optar por 720p, e ajustar a data e a hora. Estas câmaras têm a particularidade de incluir "leds" de iluminação, capazes de projectar alguma luz de forma a melhorar a captação de imagens, mas a eficácia desta solução é reduzida e pode incomodar os restantes condutores, pelo que o seu uso ou desactivação deve ser devidamente equacionado, inclusivé do ponto de vista legal, dada a posição do foco de luz. Todas estas configurações são efectuadas recorrendo às teclas de cursor, para cima e para baixo, após entrar nos menus correspondentes, usando-se a tecla OK para validar as escolhas, as quais ficam registadas na memória interna, sendo a maior dificuldade o facto de não vir incluido um manual de configuração.

quinta-feira, maio 10, 2012

Carroçarias blindadas para Land Rover Defender 110

Image Hosted by ImageShack Uma carroçaria blindada para os 110

Durante as operações militares no Afeganistão, o Exército Inglês utilizou uma versão blindada dos Land Rover 110, habitualmente designada por "Snatch", de forma a conferir alguma protecção conta impactos provenientes de disparos de armas ligeiras e projecção de estilhaços ou fragmentos. Se bem que o "Snatch" tenha demonstrado não ser o adequado para as missões naquele teatro de operações, sobretudo devido à vulnerabilidade face a minas e armadilhas, a blindagem da carroçaria e portas dianteiras provou ser eficaz, pelo que será utilizável noutras circunstâncias. Após o cumprimento da sua missão, foi removida de vários Land Rover 110 a carroçaria e portas blindadas, que para além de limitativas em diversas situações, acrescem em muito o peso total do veículo, penalizando desempenho e consumo de combustível, para além de desgastar com maior rapidez diversos componentes mecânicos. As carroçarias completas, incluindo a plataforma inferior e as portas, igualmente blindadas, encontram-se agora disponíveis como excedentes, podendo ser adquiridas por um valor de uma centena de libras e montadas num Defender 110, sendo a maior dificuldade, e o que torna mais cara a operação, proceder à sua recolha em Inglaterra.

Testes iniciais com a câmara HD em viatura - 1ª parte

Image Hosted by Google A câmara HD montada no Defender

Após uma longa espera, e a necessidade de apresentar reclamações junto dos CTT e da entidade supervisora, a ANACOM, recebemos finalmente a câmara vídeo HD destinada a ser usada durante percursos em zonas que consideramos interessantes e que mereçam registo. Ao contrário da esmagadora maioria das câmaras que se encontram no EBay, e que podem ser adquiridas por valores inferiores aos 20 Euros, este modelo permite efectuar gravações de vídeo em HD em modo nativo, sem interpolação por "software", do que resulta sempre uma pior qualidade de imagem. Tal como aconteceu com o modelo que usamos anteriormente, a câmara inclui um suporte ajustável e orientável, destinado a aderir por um sistema de sucção ao parabrisas ou a outra superfície plana, rígida enão porosa, difícil de encontrar no interior da maioria dos veículos. A opção acaba, naturalmente, por recair no parabrisas, sendo que no caso do Defender, por ter o vidro muito perto da vertical, o ajuste se torna um pouco mais complexo, sendo de recorrer ao ajuste do angulo da objectiva da própria câmara.

quarta-feira, maio 09, 2012

Já começou a campanha do Pirilampo Mágico de 2012

Image Hosted by ImageShack O Pirilampo Mágico de 2012

A campanha do Pirilampo Mágico de 2012 da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENARCI) já teve início esta semana, decorrendo até dia 27 deste mês, com a venda do popular boneco em numerosos postos espalhados por todo o País. Numa época de crise, com a diminuição de contribuições e dificuldades acrescidas por parte de muitas instituições, esta é uma forma de ajudar que, felizmente, se tem repetido ao longo de mais de um quarto de século sempre com sucesso. Sugerimos aos nossos leitores a aquisição deste simpático Pirilampo, certos de que cada contributo, mesmo que pequeno, será da maior importância para todos quantos necessitam desta ajuda.

Caixas Laycorn - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack Caixas Laycorn empilhadas

No interior encontram-se calhas para prateleiras, normalmente feitas em aglomerado de madeira ou conta placado, sendo a tampa fixa por um conjunto de parafusos de aperto rápido, ficando as prateleiras expostas na horizontal quando esta é removida. No exterior, existem pegas para facilitar o transportes, sendo as caixas empilháveis, possuindo os encaixes para que assentem correctamente umas sobre as outras sem perigo de deslizamento, podendo-se empilhar até ao tejadilho de um veículo sem problemas. O preço deste tipo de caixa varia enormemente, partindo de pouco mais de uma dúzia de Euros para unidades usadas e algo danificadas ou incompletas, passando pelos 30 a 40 para caixas em bom estado mas com algum sinal de uso e ultrapassando a centena para unidade novas. Acresce, naturalmente, um custo de transporte elevado, que rondará a trintena de Euros para uma unidade isolada, mas que pode decrescer caso se consiga encomendar um conjunto e o fornecedor aceite negociar os portes com uma transportadora.

terça-feira, maio 08, 2012

Tendas da Flatdog já disponíveis na Paddock - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack Uma tenda da Flatdog num Defender

Os fechos éclair YKK, consideramos como os de melhor qualidade e durabilidade, têm garantia vitalícia, sendo usados quer como forma de fechar a tenda, quer para a expandir, recorrendo a novos módulos que podem ser adquiridos separadamente. O conjunto é fornecido completo, com a respectiva escada de acesso, prumos, cordas, estacas, duplo tecto impermeável, bem como todos os acessórios e instruções necessárias à sua instalação e uso. Quando abertas, estas tendas têm 140 x 245 x 130 cm, e fechadas a dimensão é de apenas 140 x 125 x 28 cm, tendo um peso de 54 kg, incluindo a base em madeira de qualidade marítima devidamente envernizada. O preço aproxima-se do milhar de Euros, a que acresce VAT e transporte para este modelo, enquanto o modelo que inclui um compartimento extra junto da escada e que se prolonga até ao solo atinge os 1.233 Euros, igualmente mais VAT e portes.

Caixas Laycorn - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack Caixas Laycorn

Já abordamos por diversas vezes o uso de caixas de origem militar como forma de acondicionar equipamentos ou carga no interior dos Land Rover ou de outros veículos durante expedições, recorrendo essencialmente a modelos destinados ao transporte de munições. Dado que a maioria destas caixas são metálicas, o peso tende a ser elevado e a existir algum risco de corrosão, pelo que a sua duração em boas condições pode ter um limite temporal algo curto, razão que nos levou a equacionar alternativas. As caixas Laycorn, de origem militar, com a referência NSN 7215-99-132-0029, 7512-99-137-0248, são utilizadas pelas forças armadas britânicas em múltiplas situações e diversos usos, dado possuirem um conjunto de características muito particulares. Feitas em resina, extremamente resistentes, capazes de suportar água ou humidade sem desgaste, as Laycorn pesam perto de uma dezena de quilos e têm dimensões externas de 89 x 51 x 33 cm, o que lhes confere uma excelente capacidade, um peso aceitável e um bom grau de estanquicidade.

segunda-feira, maio 07, 2012

Tendas da Flatdog já disponíveis na Paddock - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack Uma tenda da Flatdog num Defender

Já se encontram disponíveis na Paddock as tendas de tejadilho anunciadas recentemente e comercializadas sob a marca Flatdog, as quais são efectivamente produzidas pela Tentco, um fabricante conhecido e reputado deste tipo de material. A Tentco é uma empresa baseada na África do Sul, com uma grande experiência na concepção e fabrico de material destinado a expedições, que prima pela qualidade, pelo que as tendas comercializadas pela Paddock se encontram ao nível do que de melhor se produz actualmente seguindo este conceito de tenda. Estas tendas são fabricadas em lona, de cor kakhi, impermeável, resistente aos raios ultra violeta, ao apodrecimento resultante de água, lama ou sujidade, com uma grande durabilidade, mas suficientemente maleável para ser facilmente dobrada e acondicionada. A estrutura é em aço galvanizado, incluindo a moldura flexível em torno das janelas, as quais são de largas dimensões e podem ser abertas, facilitando quer a ventilação, quer o uso para efeitos fotográficos.

Cozinhas de campanha no EBay - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma cozinha de campanha

O uso, nas suas diversas possibilidades e configurações, é extremamente simples e seguro, carecendo das cautelas habituais quando se lida com combustíveis altamente inflamáveis e com o fogo, sendo muito rápido o aquecimento de uma panela de dimensões familiares. O facto de ter dois queimadores, operados independentemente, permite que seja usado como um fogão duplo, sempre que necessário, mas aconselha-se algum cuidado no tipo e dimensão das panelas ou tachos, dando preferência ao uso de um suporte para estas. Este equipamento consegue manter-se funcional em circunstâncias extremas, mesmo com temperaturas muito baixas e ventos fortes, continuando a proporcionar o calor suficiente para cozinhar ou, simplesmente, proporcionar uma fonte de aquecimento. Estes equipamentos são vendidos como excedentes e podem ter sido ligeiramente usados ou experimentados, mas de resto estão perfeitamente funcionais e quase novos, constituindo uma alternativa aos fogareiros mais convencionais, os quais tendem a ser menos eficazes e mais dispendiosos.

domingo, maio 06, 2012

Cozinhas de campanha no EBay - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma cozinha de campanha

Não obstante serem úteis todo o ano, com a proximidade do tempo quente, o equipamento necessário a uma vida autónoma, como no meio da Natureza, adquire maior importância, sendo esta a altura ideal para se proceder a uma compra ponderada e atempada. Entre os vários equipamentos que se podem revelar de interesse, encontram-se as cozinha de campanha provenientes do Exército Suiço, as quais podem ser adquiridas por um valor que ronda os 60 Euros, incluindo portes a partir da Alemanha. Acomodadas em caixas de madeira com aproximadamente 76 x 34 x 28 cm, estas cozinhas ou fogareiros destinados a uso de secções ou pelotões funcionam de forma semelhante aos Petromax, recorrendo a gasolina sem chumbo, e podem ser utilizado a partir dos -30º negativos. Estão incluidos, para além do fogareiro, os vários acessórios necessários à manutenção, incluindo um queimador, óleo, vedantes e demais peças com desgaste mais rápido ou que corram maior risco de avaria, todos acomodados dentro da caixa de transporte incluida no conjunto, onde se encontram as instruções de uso.