Quem utiliza com frequência o eBay já terá enfrentado o problema de um item adquirido, e pago, nunca ter sido entregue, o que se pode dever desde o não envio por parte do vendedor a um extravio, e, neste caso, quase certamente terá acionado a protecção de comprador implementada pelo eBay e que visa ressarcir quem nunca recebeu aquilo por que pagou.
É de notar que a protecção do comprador apenas é aplicável se este cumpriu todas as regras do eBay, efectuando todas as operações a partir dos canais autorizados, e o pagamento foi efectuado através do Paypal, sendo de consultar os termos e regras de funcionamento para evitar eventuais surpresas.
Também se deve ter em atenção que existem númerosos esquemas fraudulentos em torno do eBay, entre estes diversas formas de "phishing", associadas ao envio de correio electrónico falso, através do qual se pretendem obter dados pessoais do utilizador, pelo que todo o cuidado é pouco e, em caso de dúvida, deve-se contactar o eBay através do endereço "phishing@ebay.com" antes de qualquer acção.
O processo de pedido de devolução de pagamento é simples, passando pela selecção da opção referente à não recepção de um dado item, a qual só pode ser escolhida quando o prazo máximo previsto para entrega foi ultrapassado, podendo-se, para além de uma breve mensagem a descrever o sucedido, que deve ser sucinta e rigorosa, optar entre solicitar o reenvio ou a devolução do valor pago, que, em caso de devolução, regressará ao meio de pagamento utilizado ou a este associado.
sábado, junho 13, 2020
sexta-feira, junho 12, 2020
Grenadier entra na fase final de desenvolvimento
Surgiram as primeiras fotografias do Ineos Grenadier, o todo o terreno inspirado no Defender e cuja produção será, parcialmente, feita em Portugal, sendo óbvio que o projecto se encontra bastante adiantado e que a data de lançamento, prevista para o próximo ano, deverá ser respeitada.
Nas fotos, apesar da camuflagem, é possível identificar um conjunto de traços comuns com o anterior Defender, nomeadamente as linhas rectas, o formato da grelha e um conjunto de elementos que associamos ao modelo da Land Rover, aqui recriado com base num motor da BMW, que fornece motores com seis cilindros em linha e turbo-compressor a gasolina e diesel e que serão acoplados a uma caixa automática.
A abordagem da Ineos do conceito de todo o terreno aponta para um veículo sóbrio, com interior bastante despojado, muito resistente, com grandes possibilidades de customização por parte dos seus compradores, esperando-se que se possam utilizar muitos dos opcionais já existentes no mercado, incluindo-se aqui aqueles que se destinavam ao Defender, o que permite dispor de um modelo prático e funcional, com excelente comportamento fora de estrada.
Ainda não se sabem as características todas deste novo modelo, nem a data exacta da sua disponibilidade, mas o facto é que o projecto parece bem lançado e que chegará ao seu termo, ficando em aberto se o Grenadier será um exito comercial que justifique o investimento realizado e ser mantido em produção durante o tempo necessário para ocupar um lugar de destaque entre os todo o terreno actuais.
Nas fotos, apesar da camuflagem, é possível identificar um conjunto de traços comuns com o anterior Defender, nomeadamente as linhas rectas, o formato da grelha e um conjunto de elementos que associamos ao modelo da Land Rover, aqui recriado com base num motor da BMW, que fornece motores com seis cilindros em linha e turbo-compressor a gasolina e diesel e que serão acoplados a uma caixa automática.
A abordagem da Ineos do conceito de todo o terreno aponta para um veículo sóbrio, com interior bastante despojado, muito resistente, com grandes possibilidades de customização por parte dos seus compradores, esperando-se que se possam utilizar muitos dos opcionais já existentes no mercado, incluindo-se aqui aqueles que se destinavam ao Defender, o que permite dispor de um modelo prático e funcional, com excelente comportamento fora de estrada.
Ainda não se sabem as características todas deste novo modelo, nem a data exacta da sua disponibilidade, mas o facto é que o projecto parece bem lançado e que chegará ao seu termo, ficando em aberto se o Grenadier será um exito comercial que justifique o investimento realizado e ser mantido em produção durante o tempo necessário para ocupar um lugar de destaque entre os todo o terreno actuais.
quinta-feira, junho 11, 2020
Um país sem serviço postal universal - 1ª parte
Um dos problemas que se têm vindo a agravar, desde muito antes da pandemia, e que afectam a todos, incluindo a escrita deste "blog", é a degradação do serviço dos CTT, do que decorre um atraso absurdo na entrega de objectos postais, alguns dos quais nunca chegam, entre os quais se encontram alguns dos que se destinavam a ser aqui incluídos, dando origem a alguns dos artigos que publicamos.
Destes atrasos já resultaram o adiamento, muitas vezes por um período indefenido, de artigos, alguns dos quais nunca foram publicados, mas este será um problema menor face ao que podemos, infelizmente, esperar dos CTT e o impacto negativo na economia nacional, o qual é dificilmente quantificável e raramente discutido por quem gere o País.
O custo do desempenho dos CTT representa uma incalculável destruição de valor, comprometendo actividades empresariais, suspendendo projectos, atrasando receitas do Estado, e prejudicando os particulares que recorrem à empresa que incumpre o estipulado na contratualização do Serviço Postal Universal, o que já resultou na imposição de sanções por parte da autoridade reguladora do sector o que, em caso algum, reparou os prejuízos causados aos seus clientes.
Do desempenho dos CTT resulta um aumento de conflitualidade, dificultando a relação entre clientes e fornecedores, reclamações e pedidos de reembolso como consequência da não entrega de bens, ou de um atraso que indicia a sua perda, e uma desestruturação de cadeias logísticas e inúmeras actividades, privadas de materiais ou componentes, dando origem a um conjunto de problemas que, de tão vasto, não se justifica mencionar aqui, mas que tem custos absurdamente elevados, muito superiores ao valor da empresa que causa tal estrago na economia nacional.
Destes atrasos já resultaram o adiamento, muitas vezes por um período indefenido, de artigos, alguns dos quais nunca foram publicados, mas este será um problema menor face ao que podemos, infelizmente, esperar dos CTT e o impacto negativo na economia nacional, o qual é dificilmente quantificável e raramente discutido por quem gere o País.
O custo do desempenho dos CTT representa uma incalculável destruição de valor, comprometendo actividades empresariais, suspendendo projectos, atrasando receitas do Estado, e prejudicando os particulares que recorrem à empresa que incumpre o estipulado na contratualização do Serviço Postal Universal, o que já resultou na imposição de sanções por parte da autoridade reguladora do sector o que, em caso algum, reparou os prejuízos causados aos seus clientes.
Do desempenho dos CTT resulta um aumento de conflitualidade, dificultando a relação entre clientes e fornecedores, reclamações e pedidos de reembolso como consequência da não entrega de bens, ou de um atraso que indicia a sua perda, e uma desestruturação de cadeias logísticas e inúmeras actividades, privadas de materiais ou componentes, dando origem a um conjunto de problemas que, de tão vasto, não se justifica mencionar aqui, mas que tem custos absurdamente elevados, muito superiores ao valor da empresa que causa tal estrago na economia nacional.
quarta-feira, junho 10, 2020
Suporte para "hi lift" e pá
Existem diversos suportes para o "hi lift", muitos deles de marcas conceituadas, cuja instalação, na maior parte dos casos, implica efectuar furos para que sejam instalados, e se destinam, unicamente, a acomodar este acessório, deixando de fora outros, como pás ou picaretas, os quais podem fazer falta num veículo todo o terreno.
Este "kit" é composto de dois suportes que se destinam a prender, de forma segura, um "hi lift" e uma pá numa grade de tejadilho, incluindo todos os componentes destinados à sua instalação, que é efectuada de forma muito simples, não sendo necessárias alterações ou furos que tornem o processo irreversível ou deixem marcas permanentes.
O "U" de maiores dimensões permite prender o suporte a um tubo de até 32 milímetros de diâmetro, enquanto o menor permite usar tubos com até 25 milímetros de diâmetro como base, caso se prenda o suporte a uma grade, mas, efectuando furos, este suporte pode ser aplicado numa superfície plana, desde que com as dimensões suficientes, o que permite acomodar, seja no interior do veículo, seja numa superfície exterior, para o que se deve usar anilhas de borracha que evitem infiltrações, o "hi lift" e uma pá.
Construído em aço de 3 milímetros, com dimensões de 26 x 8 x 12.5 centímetros, este suporte é compatível com a maioria das grades de tejadilho, ou "roof racks" existentes no mercado, tendo um preço que ronda os 45 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo que, tendo em conta o montante da compra, pode incorrer em taxas alfandegárias.
Este "kit" é composto de dois suportes que se destinam a prender, de forma segura, um "hi lift" e uma pá numa grade de tejadilho, incluindo todos os componentes destinados à sua instalação, que é efectuada de forma muito simples, não sendo necessárias alterações ou furos que tornem o processo irreversível ou deixem marcas permanentes.
O "U" de maiores dimensões permite prender o suporte a um tubo de até 32 milímetros de diâmetro, enquanto o menor permite usar tubos com até 25 milímetros de diâmetro como base, caso se prenda o suporte a uma grade, mas, efectuando furos, este suporte pode ser aplicado numa superfície plana, desde que com as dimensões suficientes, o que permite acomodar, seja no interior do veículo, seja numa superfície exterior, para o que se deve usar anilhas de borracha que evitem infiltrações, o "hi lift" e uma pá.
Construído em aço de 3 milímetros, com dimensões de 26 x 8 x 12.5 centímetros, este suporte é compatível com a maioria das grades de tejadilho, ou "roof racks" existentes no mercado, tendo um preço que ronda os 45 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo que, tendo em conta o montante da compra, pode incorrer em taxas alfandegárias.
terça-feira, junho 09, 2020
Máscaras KN95 já se encontram a 3 Euros - 2ª parte
Os modelos reutilizáveis, e convém verificar quais as especificações do fabricante para saber durante quanto tempo cumprem as normas a que devem obedecer, tendem a revelar-se mais eficientes face a máscaras descartáveis, algo que faz todo o sentido face ao maior investimento realizado e a destinarem-se a uma utilização mais profissional, incluindo-se em ambientes contaminados.
Obviamente, e não obstante serem reutilizáveis, este tipo de máscara não dura para sempre, pelo que será de dispor de reservas, ou que estas sejam complementadas por máscaras descartáveis, sendo nesse caso reservadas para situações de maior risco, como locais contaminados ou na presença de quem não utilize de forma adequadas as respectivas máscaras, algo com que, infelizmente, nos deparamos permanentemente, muitas vezes perante a complacência de quem tem o dever de fazer cumprir a legislação vigente.
Procurando na Internet, seja no eBay, seja em "sites" de vendas "online", são numerosos os modelos deste tipo de máscara que se podem encontrar no mercado, com uma substancial variação em termos de preço, justificando-se uma pesquisa com alguma extensão e efectuar uma encomenda de várias unidades, dado ser este um factor que também faz variar o preço de forma substancial, pelo que a opção por não menos de 5 unidades faz sentido.
Com um preço individual que, procurando, pode ficar pelos 3 Euros, este tipo de máscara é, obviamente, mais cara do que os modelos descartáveis que se vendem nos supermercados por 50 cêntimos, mas continuam a ter um preço favorável quando comparadas com os modelos laváveis que se encontram no mercado, as quais, naturalmente, são bastante menos eficientes, protegendo menos quem a elas recorre.
Obviamente, e não obstante serem reutilizáveis, este tipo de máscara não dura para sempre, pelo que será de dispor de reservas, ou que estas sejam complementadas por máscaras descartáveis, sendo nesse caso reservadas para situações de maior risco, como locais contaminados ou na presença de quem não utilize de forma adequadas as respectivas máscaras, algo com que, infelizmente, nos deparamos permanentemente, muitas vezes perante a complacência de quem tem o dever de fazer cumprir a legislação vigente.
Procurando na Internet, seja no eBay, seja em "sites" de vendas "online", são numerosos os modelos deste tipo de máscara que se podem encontrar no mercado, com uma substancial variação em termos de preço, justificando-se uma pesquisa com alguma extensão e efectuar uma encomenda de várias unidades, dado ser este um factor que também faz variar o preço de forma substancial, pelo que a opção por não menos de 5 unidades faz sentido.
Com um preço individual que, procurando, pode ficar pelos 3 Euros, este tipo de máscara é, obviamente, mais cara do que os modelos descartáveis que se vendem nos supermercados por 50 cêntimos, mas continuam a ter um preço favorável quando comparadas com os modelos laváveis que se encontram no mercado, as quais, naturalmente, são bastante menos eficientes, protegendo menos quem a elas recorre.
segunda-feira, junho 08, 2020
DroidCam Wireless Webcam - 2ª parte
Na versão gratuita, estão disponíveis diversos controles de câmera, como a focagem automática permanente, variação de zoom, ajuste de brilho, contraste e luminosidade, não havendo marcas de águas ou restrições temporais, mas surgindo a publicidade que suporta o produto.
A versão Pro, que é paga, permite vídeo HD a 720p, tendo ainda a vantagem de não incluir publicidade e dispor de mais controles, como a rotação, imagem em espelho ou inversão, de modo a que se ajuste correctamente de acordo com o pretendido no equipamento receptor.
Apesar de as "webcam" estarem cada vez mais acessíveis, e podem custar menos do que os 4.89 Euros da versão Pro, o facto de este programa permitir o uso de um telemóvel como uma câmara IP via WiFi, pode justificar a sua utilização e mesmo a aquisição da versão paga, dado que esta é uma funcionalidade que não se encontra presente numa câmara de baixo custo.
Justifica-se plenamente testar esta solução, que pode dar uma nova vida a um antigo telemóvel, transformado numa câmara IP, um equipamento particularmente útil para efeitos de vigilância, sobretudo suportando um programa adequado ao efeito, pelo que sugerimos aos nossos leitores que testem o DroidCam ou um programa semelhante, sabendo que, em caso de necessidade, podem dispor de uma "webcam" sem aquisição de um equipamento dedicado.
A versão Pro, que é paga, permite vídeo HD a 720p, tendo ainda a vantagem de não incluir publicidade e dispor de mais controles, como a rotação, imagem em espelho ou inversão, de modo a que se ajuste correctamente de acordo com o pretendido no equipamento receptor.
Apesar de as "webcam" estarem cada vez mais acessíveis, e podem custar menos do que os 4.89 Euros da versão Pro, o facto de este programa permitir o uso de um telemóvel como uma câmara IP via WiFi, pode justificar a sua utilização e mesmo a aquisição da versão paga, dado que esta é uma funcionalidade que não se encontra presente numa câmara de baixo custo.
Justifica-se plenamente testar esta solução, que pode dar uma nova vida a um antigo telemóvel, transformado numa câmara IP, um equipamento particularmente útil para efeitos de vigilância, sobretudo suportando um programa adequado ao efeito, pelo que sugerimos aos nossos leitores que testem o DroidCam ou um programa semelhante, sabendo que, em caso de necessidade, podem dispor de uma "webcam" sem aquisição de um equipamento dedicado.
domingo, junho 07, 2020
Computadores sem acesso à actualização de Maio de 2020 do Windows
Apesar de ter começado a ser disponibilizado no dia 28 de Maio, a primeira grande actualização de 2020 do Windows 10 ainda não chegou à totalidade dos computadores, não sendo sequer visível durante o processo manual de actualização, pelo que apenas pode ser acedida e instalada neste ainda vasto conjunto de equipamentos recorrendo a um método manual.
Esta situação não se deve a uma saturação do sistema ou a uma racionalização do tráfego na Internet, e menos ainda a questões de licenciamento, mas tão somente ao facto de terem sido detectados um conjunto de erros nesta actualização, que compromete a utilização de computadores com um determinado conjunto de características, não dependentes do desempenho, mas que podem incluir tipo de processador, programação das BIOS, modelo da placa gráfica ou outros componentes.
Caso um modelo de computador esteja no que podemos chamar uma "lista negra de actualização", esta não será efectuada antes de a Microsoft corrigir os problemas que afectam aquele tipo de equipamento específico, como forma de evitar riscos que podem, no limite, resultar na necessidade de reinstalar o sistema operativo ou na perda de dados do utilizador, tal como aconteceu em actualizações anteriores.
Assim, caso a actualização não seja efectuada automaticamente, ou recorrendo ao sistema de actualização do Windows, será de evitar um processo distinto, como a sua descarga e instalação manual, dado que tal pode traduzir-se num vasto conjunto de problemas cuja resolução pode ser complexa para o utilizador comum, com a possibilidade de perda de dados, algo que, em muitos casos, é irrecuperável.
Esta situação não se deve a uma saturação do sistema ou a uma racionalização do tráfego na Internet, e menos ainda a questões de licenciamento, mas tão somente ao facto de terem sido detectados um conjunto de erros nesta actualização, que compromete a utilização de computadores com um determinado conjunto de características, não dependentes do desempenho, mas que podem incluir tipo de processador, programação das BIOS, modelo da placa gráfica ou outros componentes.
Caso um modelo de computador esteja no que podemos chamar uma "lista negra de actualização", esta não será efectuada antes de a Microsoft corrigir os problemas que afectam aquele tipo de equipamento específico, como forma de evitar riscos que podem, no limite, resultar na necessidade de reinstalar o sistema operativo ou na perda de dados do utilizador, tal como aconteceu em actualizações anteriores.
Assim, caso a actualização não seja efectuada automaticamente, ou recorrendo ao sistema de actualização do Windows, será de evitar um processo distinto, como a sua descarga e instalação manual, dado que tal pode traduzir-se num vasto conjunto de problemas cuja resolução pode ser complexa para o utilizador comum, com a possibilidade de perda de dados, algo que, em muitos casos, é irrecuperável.
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