sábado, maio 28, 2011

Campanha de recolha de alimentos a 28 e 29 de Maio

Image Hosted by ImageShack
Cartaz do Banco Alimentar

Realiza-se neste fim de semana, dias 28 e 29 de Maio, a recolha de alimentos do Banco Alimentar, com voluntários presentes em numerosos supermercados em 18 regiões do País.

Para quem pretenda ou prefira contribuir de outra forma, é possível adquirir senhas correspondentes a alimentos, que serão pagas na caixa do estabelecimento comercial e, pela primeira vez, efectuar doações via Internet.

Este processo prolonga-se durante mais alguns dias, de forma a que mesmo quem esteja ausente ou impedido de participar neste fim de semana, ainda pode contribuir, sendo ainda possível efectuar um donativo através do preenchimento do IRS.

Numa altura de profunda crise, a maior dos últimos anos, sugerimos aos nossos leitores que existe sempre quem atravesse mais dificuldades do que nós próprios e que todos os contributos, mesmo os de menor valor, são da maior importância.

sexta-feira, maio 27, 2011

25 anos do Pirilampo Mágico

Image Hosted by ImageShack
O Pirilampo Mágico

Ainda se encontra à venda a 25ª edição, correspondente ao ano de 2011 do "Pirilampo Mágico", o conhecido boneco destinado a apoiar a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENARCI), que através das suas associadas promove os direitos de pessoas com deficiência intelectual.

Esta campanha iniciou-se na 2ª semana de Maio e ainda decorre, sendo possível adquirir os "Pirilampos Mágicos" através das instituições para quem reverte o apoio, bem como em inúmeros pontos de venda disseminados pelo País.

Por um par de Euros, mesmo em período de maior dificuldade, ou sobretudo por causa disso, esta é uma iniciativa que merece apoio através da aquisição do "Pirilampo" e da divulgação desta acção anual.

Capacetes de protecção em ABS - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um capacete de protecção

Os capacetes de protecção destinados a proteger a cabeça de impactos em actividades que não estejam relacionados com desportos motorizados ou que não impliquem protecção balística, podem ser obtidos por valores baixos, sem com isso comprometer a qualidade e o conforto do utilizador.

Os modelos mais conhecidos são aqueles que tipicamente são associados à marca Protec, que oferece produtos de grande qualidade, mas cujo preço pode ser limitativo, sobretudo para utilizações meramente ocasionais, pelo que se podem sugerir alternativas que encoragem o uso destes equipamentos de protecção.

Naturalmente que, sendo possível, aconselhamos a adquirir um capacete com a maior qualidade, à qual alie o conforto possível, mas não queremos deixar de apresentar uma alternativa, de forma a que em caso algum o capacete deixe de ser usado por uma questão económica.

O material externo é em plástico ABS de alta resistência, capaz de proteger a cabeça de impactos resultantes de quedas, com orifícios de ventilação que vão da parte anterior até à posterior, o que, aliado ao baixo peso, de apenas 355 gramas, permite usar este capacete com conforto.

quinta-feira, maio 26, 2011

Facebook vai detectar fotos de pornografia infantil

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Facebook

O Facebook vai recorrer à tecnologia PhotoDNA, já utilizada pela Microsoft no motor de pesquisa Bing e no sistema de alojamento de imagens SkyDrive para detectar fotos com pornografia infantil nas contas dos seus utilizadores.

A tecnologia PhotoDNA resulta de um projecto conjunto desenvolvido pela Microsoft e pela universidade Darthmouth, e destina-se a analisar automaticamente todas as imagens, identificando as que possam ser consideradas de pornografia infantil, de forma a que os administradores possam denunciar os utilizadores responsáveis às entidades policiais.

No caso concreto do Facebook, para além de ocultar as imagens e bloquear as contas, será dada informação ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas, dos EUA, a quem já fora licenciada esta plataforma, que a passará à polícia de modo a que esta actue com prontidão.

Desconhecemos qual o impacto da utilização desta tecnologia fora dos Estados Unidos, dado que mesmo após a detecção, uma acção policial implica cooperação internacional, algo que é sempre sensível, muitas vezes moroso e frequentemente ineficaz, sobretudo quando o quadro legal nos países de onde são oriundos os utilizadores é inadequado para punir este tipo de crime.

Alterações na suspensão do Defender - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
A suspensão traseira do Defender

Conjuntamente com os novos casquilhos, a direcção ficou mais precisa, diminuiu alguma vibração que se sentia, faltando ainda proceder à calibragem dos pneus e alinhamento da direcção, algo que provavelmente acontecerá após substituição dos casquilhos, eles também algo danificados.

Também se nota que o Defender, que estava ligeiramente inclinado para o lado esquerdo, como resultado de pouca rigidez das "Police Specs", deixou de se verificar, notando-se que agora a altura medida aos arcos das rodas é mais uniforme, apresentando diferenças mínimas.

Esperamos que com a substituição das "Police Spec" pelas Bearmach se note um aumento da rigidez da suspensão em estrada, sem que com isso haja uma penalização fora dela, aumentando a estabilidade e melhorando o comportamento geral, corrigindo alguns dos problemas em curva com que nos temos deparado.

quarta-feira, maio 25, 2011

O rádio CB Albrecht AE6890 Multi - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
O rádio CB Albrecht AE6890 Multi

Por outro lado, esta configuração permite montar o rádio num local menos visível e mais protegido, de onde podem sair cabos de ligação para sistema de amplificação ou S-Meter externo, bem como para o microfone, écran, antena e a inevitável alimentação eléctrica.

Entre os acessórios incluidos estão o suporte para o rádio e para a consola, sendo que para esta última é orientável, com diversos tipos de parafusos de fixação, suporte para o microfone, cabo de 2 metros para posicionamento do écran, cabo de alimentação com fusível destacável, bem como o manual de utilização.

As inovações, a modularidade e a as próprias características acabam por onerar o preço deste modelo, pelo que se torna especialmente adaptado a situações onde exista falta de espaço ou quando a visibilidade do écran seja fundamental, situações onde o acréscimo de uma meia centena de Euros face aos rivais directos pode ser rentabilizada.

O preço do AE6890 ronda as duas centenas de Euros, incluindo portes, o que o coloca a um nível um pouco mais alto do que a concorrência, mas a inclusão de um conjunto de funções ou características únicas pode justificar o acréscimo do preço a pagar.

Aumentam para 67 os pontos negros nas estradas portuguesas - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um acidente de viação

Entre estes, o ensino de condução, é um componente fundamental, sendo patente que muitos dos condutores recém-encartados, mesmo excluindo aqueles obtêm a carta de forma irregular, apresentam uma preparação muito deficiente.

Também o parque automóvel, sobretudo a nível de condições de manutenção, se tem degradado, com os proprietários a optar por efectuar apenas as reparações indispensáveis para manter o veículo em funcionamento, concretamente as detectadas nas inspecções periódicas e que impedem a circulação, adiando todas as que, mesmo existindo, não foram detectadas.

Também a crise tem tido impacto no comportamento dos condutores, cada vez mais impacientes, conflituosos e conduzindo com menor prudência, pelo que a propensão para acidentes atribuidos a acção humana também tem aumentado.

Apesar dos erros de concepção, construção e defeciente manutenção, não se pode concluir que sejam as estradas as grandes responsáveis pelo aumento do número de acidentes de viação, resultando este de um confluir de factores onde as vias terão um menor impacto do que os que derivam do comportamento dos condutores, principais responsáveis pelo aumento de pontos negros neste último ano.

terça-feira, maio 24, 2011

Alterações na suspensão do Defender - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
A suspensão dianteira do Defender

Por altura da substituição das molas, dado que implica remover os pneus, aproveita-se para levar o Defender à inspecção, usando um conjunto de pneus 750, homologados, em vez dos 33 x 12.5 R15, os quais, devido ao "offset" das jantes, saem ligeiramente dos contornos das abas, pelo que a homologação é complicada com esta combinação.

Concretamente, se o piso, a zona que contacta o solo, está dentro dos limites das abas, a zona abaulada sai ligeiramente, ultrapassando em perto de um centímetro os contornos da carroçaria, já que os pneus, com 33" ou 838.2 mm excedem em perto de 4% os perto de 805.9 mm dos 235/85R16, do que resulta apenas um pequeno desfasamento no velocímetro.

Na mesma altura, foram substituidos os casquilhos do eixo dianteiro, já bastante desgastados pelo peso do motor e dos próprios pneus, bem como os da barra de direcção, também algo danificados e que contribuiam para algumas vibrações indesejáveis.

As primeiras alterações sentidas foram uma muito maior rigidez, mais estabilidade em curva e maior previsibilidade, mas é evidente que a travagem piorou, como resultado de uma menor transferência de massas quando tal ocorre.

Aumentam para 67 os pontos negros nas estradas portuguesas - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um acidente de viação em Portugal

São típicos erros como curvas demasiado apertadas ou cujo raio diminui ao longo da sua extensão, inclinações no sentido contrário, escolha de um mau pavimento ou a sua degradação ou inapropriação para o local, falta de atenção aos efeitos resultantes de condições climáticas adversas e traçados absurdos, resultantes de critérios pouco claros.

Igualmente frequentes são as inclinações exageradas, a junção de faixas de rodagem de forma indevida, bermas perigosas, iluminação, sinalização vertical e horizontal inexistente ou incorrecta, proximidade de locais de onde podem cair pedras, e tantos outros.

Por outro lado, os erros tendem a ser tardiamente reconhecidos, quando o são, as soluções tendem a ser as menos dispendiosas e não as mais adequadas, na maior parte dos casos não passando de sinalização adicional, muitas vezes ignorada perante perigos não aparentes.

No entanto, o aumento de acidentes verificado pode ter implicado o aumento dos pontos negros, os quais tenderão a coincidir nos locais mais perigosos da via, pelo que se deve equacionar com algum cuidado este tipo de estatística, a qual deriva de um conjunto de condições particularmente alargado.

segunda-feira, maio 23, 2011

O rádio CB Albrecht AE6890 Multi - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O rádio CB Albrecht AE6890 Multi

O Albrecht AE6890 Multi é um rádio que opera nas frequências habituais de CB, os 27 MHz, dispondo de até 80 canais FM, com potência até aos 4 watts e 40 canais AM, com possibilidade de operar até à mesma potência.

A maioria das funções deste modelo, resistente e fiável, são comuns aos seus concorrentes mais directos, como os topo de gama da Midland, em termos de características, capacidade, ou facilidade de operação, mas outras são específicas do AE6890, com especial destaque para o écran destacável.

Ao contrário de outros modelos, onde o écran faz parte integrante do rádio, o AE6890 permite que este seja destacado do corpo do equipamento e colocado num local mais visível, como o topo do tablier, onde as informações afixadas no LCD rectro iluminado de cor azul estão imediatamente disponíveis.

No écran estão presentes informações como o canal em uso, frequência, estado, potência e S-Meter, sendo o controle básico de selecção de canais efectuado atavés dos comandos do microfone ou de um comando rotativo no rádio.

Aumentam para 67 os pontos negros nas estradas portuguesas - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um acidente de viação em Portugal

Ao longo do ano de 2010 o número de pontos negros assinalados nas estradas portuguesas aumentou de 53 para 67, estando nestes incluídos 5 que se repetem, significando que não só as tentativas de correcção não resultaram, como surgiram novas zonas de perigo onde os acidentes ocorrem recorrentemente.

A situação mais grave é a da A29, a auto-estrada da Costa de Prata que liga Gaia a Albergaria-a-Velha, onde, em apenas 15.5 km, em cinco pontos negros, se registaram 34 acidentes, envolvendo 53 veículos, e dos quais resultou uma vítima mortal.

Destes pontos negros, dois foram submetidos a intervenções por parte da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), limitando a velocidade a 80 km/h, bem como a nova sinalização avisadora, que não resolveram o problema, demonstrando que as soluções passam por algo de mais profundo.

Obviamente, perante erros de concepção de uma via, é mais simples colocar sinalização que imponha uma menor velocidade ou alertar para os perigos de um troço do que corrigir erros na concepção da via ou na sua construção, o que implicaria, no limite, mudar o traçado, algo que nem sempre é possível em termos práticos, independentemente dos custos.

domingo, maio 22, 2011

10º Rates Billing de 10 a 12 de Junho

Image Hosted by ImageShack
O cartaz do 10º Rates Billing

Já faltam poucos dias para a 10ª edição, referente a 2011, do Rates Billing, uma das maiores actividades para os admiradores e proprietários de Land Rovers, que se irá realizar nos dias 10, 11 e 12 de Junho em S. Pedro de Rates.

Tal como em anos anteriores, haverá uma feira de material, passeios e pista de todo o terreno, actividades radicais e destindadas a famílias, bem como o Night Chalenger Land Rover, a realizar pela primeira vez.

As incrições podem ser feitas no local ou "on line", a partir do dia 23 de Maio, preenchendo os dados no formulário do "site" do evento, podendo ser obtidos esclarecimentos adicionais através dos telemóveis disponibilizados e anunciados no cartaz.
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin