O Google confirmou que a tecnologia que designa por "clear calling", estará disponível para os telemóveis Pixel até ao final do ano, esperando-se que desta funcionalidade resulte uma melhoria no som, sendo algo semelhante ao sistema de cancelamento de ruído utilizado no Google Meet.
Esta tecnologia destina-se a melhorar o som das chamadas que recorrem às redes móveis, pelo que não estará disponível quando se utiliza som sobre redes WiFi, começando a surgir em versões de teste 13 do Android, onde a opção surge no final dos parâmetros de configuração das chamadas telefónicas, podendo o utilizador activá-la e desactivá-la quando assim o pretender.
Em teoria, e com base no que se pode depreender do Google Meet, ruídos que não pertencem ao diálogo, como o teclar, fechar uma porta, uso de electrodomésticos ou ferramentas, ou outro tipo de ruídos ambiente reconhecíveis, serão filtrados, o que permite isolar o diálogo que, naturalmente, será mais fácil de escutar sem este tipo de interferência que se pode sobrepor à voz.
O Google também assegura que não receberá as chamadas que recorrem a esta tecnologia, garantindo a privacidade da conversação, o que significa que o processamento e filtragem serão efectuadas localmente, no próprio dispositivo, pelo que apenas equipamentos com as capacidades e a versão de Android e da aplicação de telefone compatível poderão aceder a esta funcionalidade que, pela sua natureza, deverá ser compatível com as actuais redes móveis.
sábado, outubro 22, 2022
sexta-feira, outubro 21, 2022
O inversor Baseus BS-CL15-02 - 1ª parte
O recurso a inversores para proceder ao carregamento de dispositivos electrónicos e eléctricos, de baixa potência, tem-se popularizado, estando disponível no mercado uma boa oferta, bastante diversificada, onde alguns equipamentos, pela sua qualidade e a forma como se adequam a alguns fins específicos, merecem especial destaque.
O Baseus BS-CL15-02 é um inversor, destinado aos mercados que utilizam corrente a 220V, no qual se inclui a Europa, e que disponibiliza duas portas para carregamento USB, uma do tipo A e outra do tipo C, bem como duas tomadas, cujo tipo de conector é compatível com diversos tipos de equipamento, incluindo os europeus, ingleses e americanos, do que resulta um elevado nível de compatibilidade.
Este é um equipamento de excelente qualidade, construido em policarbonato e plástico ABS, com muito bons acabamentos, com um écran LCD que permite acompanhar o funcionamento, uma característica rara neste tipo de equipamento, e com sistemas de segurança que permitem a sua utilização em segurança, sem comprometer os dispositivos nele ligados ou a tomada de isqueiro onde é conectado.
Para utilizar este inversor, basta ligá-lo a uma toma de isqueiro, ficando os conectores USB imediatamente disponíveis, enquanto para recorrer às duas tomadas de 220V é necessário premir o botão lateral, uma medida de segurança adicional, complementada pelo bom sistema de arrefecimento, essencial para uma utilização prolongada em segurança, sobretudo em ambientes fechados.
O Baseus BS-CL15-02 é um inversor, destinado aos mercados que utilizam corrente a 220V, no qual se inclui a Europa, e que disponibiliza duas portas para carregamento USB, uma do tipo A e outra do tipo C, bem como duas tomadas, cujo tipo de conector é compatível com diversos tipos de equipamento, incluindo os europeus, ingleses e americanos, do que resulta um elevado nível de compatibilidade.
Este é um equipamento de excelente qualidade, construido em policarbonato e plástico ABS, com muito bons acabamentos, com um écran LCD que permite acompanhar o funcionamento, uma característica rara neste tipo de equipamento, e com sistemas de segurança que permitem a sua utilização em segurança, sem comprometer os dispositivos nele ligados ou a tomada de isqueiro onde é conectado.
Para utilizar este inversor, basta ligá-lo a uma toma de isqueiro, ficando os conectores USB imediatamente disponíveis, enquanto para recorrer às duas tomadas de 220V é necessário premir o botão lateral, uma medida de segurança adicional, complementada pelo bom sistema de arrefecimento, essencial para uma utilização prolongada em segurança, sobretudo em ambientes fechados.
quinta-feira, outubro 20, 2022
O Eachine E110 - 1ª parte
O Eachine E110 é um pequeno "drone", de muito baixo custo, construido de forma modular, o que permite trocar alguns componentes com facilidade e que pode ser facilmente controlado através de um comando, com a imagem da câmara a ser transmitida para um telemóvel, que requer a instalação de uma aplicação específica.
Com um corpo com 230 milímetros de comprimento e 70 de altura e um rotor principal de 238 milímetros, o E110 pesa apenas 75 gramas, incluindo uma bateria de 3.7V com 580mAh, que pode ser carregada em perto de 60 minutos e permite voar durante perto de 15 minutos, com a distância de controle a ficar entre os 100 e os 120 metros e a de transmissão de imagem a chegar aos 80 a 100 metros.
Em termos gerais, o E110 é operável a distâncias que vão até aos 100 metros, com o controle a operar na banda dos 2.4 GHz, tendo sido relatado que muitos utilizadores trocaram a câmara por outra, a operar nos 5.8 GHz e com maior resolução, o que permite uma melhor transmissão de imagem, recorrendo a bandas distintas para transmissão de controle e imagem.
Está presente um giroscópio eletrônico de 6 eixos que permite uma melhor estabilização e um barómetro, que permite corrigir a altitude, permitindo um voo estável, fácil de controla, mesmo para principiantes, respondendo aos habituais comandos direccionais de mudança de direcção, altitude ou rotação, podendo seguir uma rota, mas sem as funcionalidades de modelos mais dispendisos, capazes de usar GPS ou evitar obstáculos.
Com um corpo com 230 milímetros de comprimento e 70 de altura e um rotor principal de 238 milímetros, o E110 pesa apenas 75 gramas, incluindo uma bateria de 3.7V com 580mAh, que pode ser carregada em perto de 60 minutos e permite voar durante perto de 15 minutos, com a distância de controle a ficar entre os 100 e os 120 metros e a de transmissão de imagem a chegar aos 80 a 100 metros.
Em termos gerais, o E110 é operável a distâncias que vão até aos 100 metros, com o controle a operar na banda dos 2.4 GHz, tendo sido relatado que muitos utilizadores trocaram a câmara por outra, a operar nos 5.8 GHz e com maior resolução, o que permite uma melhor transmissão de imagem, recorrendo a bandas distintas para transmissão de controle e imagem.
Está presente um giroscópio eletrônico de 6 eixos que permite uma melhor estabilização e um barómetro, que permite corrigir a altitude, permitindo um voo estável, fácil de controla, mesmo para principiantes, respondendo aos habituais comandos direccionais de mudança de direcção, altitude ou rotação, podendo seguir uma rota, mas sem as funcionalidades de modelos mais dispendisos, capazes de usar GPS ou evitar obstáculos.
quarta-feira, outubro 19, 2022
Portugal disponibiliza 6 Kamov Ka-32 à Ucrânia - 2ª parte
Sem valor comercial, resultante da actual conjuntura e da especificidade de um modelo que, tendo excelentes características para um conjunto de missões, sobretudo para uso naval, de acordo com a sua concepção, não será o mais adequado ao actualmente pretendido no mercado, os Kamov representavam um óbvio embaraço, com o seu desparecimento do inventário do Estado a ser, efectivamente, o seu destino, embora, ainda recentemente, poucos acreditassem que o seu destino não fosse o desmantelamento.
Ao optar pelo envio destes Kamov para a Ucrânia, onde irão desempenhar missões de salvamento, o Governo resolve o problema da virtual impossibilidade de, num prazo de tempo previsível, poder voltar a operar estas aeronaves, cujo valor operacional e comercial tende para zero, enquanto auxilia um país agredido, do que resulta o melhorar da imagem junto da comunidade internacional, e sobretudo dos aliados de Portugal, que, naturalmente, apreciam este gesto.
Objectivamente, destes seis Kamov um está acidentado, sendo quase impossível que volte a operar, dois têm sido utilizados para fornecer peças aos restantes, outros dois estão desmontados mas completos, podendo ser recuperados em poucos meses, dependendo da disponibilidade de técnicos especializados, e um último estará praticamente operacional, sendo de esperar que possa voar num curto espaço de tempo, pelo que o mais provável é que esta seja a oferta de três helicópteros e um "stock" de peças usadas e não de seis unidades.
Embora duvidemos das reais intenções do Governo, este é um facto positivo, permitindo a um conjunto de helicópteros que, quase certamente iriam terminar a sua vida como sucata, mesmo que não declarada, voltar a operar em missões de salvamento, esperando que fiquem rapidamente operacionais e venham a salvar vidas, tal como foi intenção, declaradamente, na altura da sua aquisição por parte do Estado português.
Ao optar pelo envio destes Kamov para a Ucrânia, onde irão desempenhar missões de salvamento, o Governo resolve o problema da virtual impossibilidade de, num prazo de tempo previsível, poder voltar a operar estas aeronaves, cujo valor operacional e comercial tende para zero, enquanto auxilia um país agredido, do que resulta o melhorar da imagem junto da comunidade internacional, e sobretudo dos aliados de Portugal, que, naturalmente, apreciam este gesto.
Objectivamente, destes seis Kamov um está acidentado, sendo quase impossível que volte a operar, dois têm sido utilizados para fornecer peças aos restantes, outros dois estão desmontados mas completos, podendo ser recuperados em poucos meses, dependendo da disponibilidade de técnicos especializados, e um último estará praticamente operacional, sendo de esperar que possa voar num curto espaço de tempo, pelo que o mais provável é que esta seja a oferta de três helicópteros e um "stock" de peças usadas e não de seis unidades.
Embora duvidemos das reais intenções do Governo, este é um facto positivo, permitindo a um conjunto de helicópteros que, quase certamente iriam terminar a sua vida como sucata, mesmo que não declarada, voltar a operar em missões de salvamento, esperando que fiquem rapidamente operacionais e venham a salvar vidas, tal como foi intenção, declaradamente, na altura da sua aquisição por parte do Estado português.
terça-feira, outubro 18, 2022
O "tablet" N-one NPad 10.1" - 2ª parte
A conectividade, via rede WiFi, é assegurada nas bandas dos 2.4 GHz e 5.0 GHz, com a primeira a ser mais adequada em termos de ultrapassagem de obstáculos e funcionando a uma distância superior, enquanto a segunda oferece uma maior velocidade de transmissão de dados, acrescento uma porta USB do tipo C, que também é utilizada para efeitos de carregamento.
Está igualmente presente o conector para auscultadores, bem como o suporte para os formatos de imagem e vídeo mais comuns e o "software" habitualmente presente no Android 11, uma versão que, não sendo a mais recente, é relativamente actual e bastante estável, oferecendo a compatibilidade e estabilidade necessárias mesmo para uma utilização mais profissional.
Este é um "tablet" de pequenas dimensões, com apenas 242 x 164 x 8.9 milímetros e pesando apenas 400 gramas, sendo incluido o carregado e um adaptador, adequado às fichas do país do comprador, e que tem um preço, incluindo portes e IVA, que fica um pouco acima dos 110 Euros, um valor bastante adequado às características do modelo, que é particularmente adequado a ser usado para fins de navegação.
Sendo apenas um exemplo de um equipamento adequado à navegação num veículo, que depende de um sistema externo de transmissão de dados, como um telemóvel configurado como "router", este N-one integra-se bem em veículos que não possuem os actuais sistemas de navegação, permitindo uma boa visibilidade de trajectos sem ocupar demasiado espaço ou requerer um suporte complexo e dispendioso, oferecendo um conjunto de funcionalidades interessantes a um preço razoável.
Está igualmente presente o conector para auscultadores, bem como o suporte para os formatos de imagem e vídeo mais comuns e o "software" habitualmente presente no Android 11, uma versão que, não sendo a mais recente, é relativamente actual e bastante estável, oferecendo a compatibilidade e estabilidade necessárias mesmo para uma utilização mais profissional.
Este é um "tablet" de pequenas dimensões, com apenas 242 x 164 x 8.9 milímetros e pesando apenas 400 gramas, sendo incluido o carregado e um adaptador, adequado às fichas do país do comprador, e que tem um preço, incluindo portes e IVA, que fica um pouco acima dos 110 Euros, um valor bastante adequado às características do modelo, que é particularmente adequado a ser usado para fins de navegação.
Sendo apenas um exemplo de um equipamento adequado à navegação num veículo, que depende de um sistema externo de transmissão de dados, como um telemóvel configurado como "router", este N-one integra-se bem em veículos que não possuem os actuais sistemas de navegação, permitindo uma boa visibilidade de trajectos sem ocupar demasiado espaço ou requerer um suporte complexo e dispendioso, oferecendo um conjunto de funcionalidades interessantes a um preço razoável.
segunda-feira, outubro 17, 2022
Pullover para Inverno - 1ª parte
Com o aproximar do tempo frio, numa altura em que o preço da energia aumentou de forma muito substancial, manter a temperatura corporal adequada vai passar, cada vez mais, por alternativas ao aquecimento convencional, sendo a opção menos dispendiosa o recurso a peças de vestuário mais quentes, sem que disso decorra algum tipo de desconforto ou um preço a pagar excessivo.
O modelo exemplificativo é um "pullover" ou "sweatshirt" de manga comprida, com capuz ajustável através de um cordão, sem fecho eclair e com um bolso frontal que permite manter as mãos quentes, com elásticos para ajuste nas mangas e na cintura, o que contribui para a manutenção do calor interior.
Este é um modelo de corte muito simples, destinado a ser produzido industrialmente em grandes quantidades e baixo custo, pelo que podemos esquecer luxos ou detalhes mais sofisticados, com a simplificação a eliminar algumas características que podiam ser relevantes, sem que tal comprometa a qualidade e a resistência, pelo que o equilíbrio alcançado neste produto acaba por corresponder, efectivamente, às intenções do fabricante.
O tecido utilizado é razoavelmente espesso e confortável, com textura agradável ao toque e macio no interior, sendo francamente mais quente do que se esperava, pelo que pode substituir peças de vestuário mais espessas, eventualmente menos práticas de usar, e, quase certamente, mais dispendiosas, sendo que, nesta última vertente, existe alguma subjectividade que deriva, igualmente, de uma grande variação de preços.
O modelo exemplificativo é um "pullover" ou "sweatshirt" de manga comprida, com capuz ajustável através de um cordão, sem fecho eclair e com um bolso frontal que permite manter as mãos quentes, com elásticos para ajuste nas mangas e na cintura, o que contribui para a manutenção do calor interior.
Este é um modelo de corte muito simples, destinado a ser produzido industrialmente em grandes quantidades e baixo custo, pelo que podemos esquecer luxos ou detalhes mais sofisticados, com a simplificação a eliminar algumas características que podiam ser relevantes, sem que tal comprometa a qualidade e a resistência, pelo que o equilíbrio alcançado neste produto acaba por corresponder, efectivamente, às intenções do fabricante.
O tecido utilizado é razoavelmente espesso e confortável, com textura agradável ao toque e macio no interior, sendo francamente mais quente do que se esperava, pelo que pode substituir peças de vestuário mais espessas, eventualmente menos práticas de usar, e, quase certamente, mais dispendiosas, sendo que, nesta última vertente, existe alguma subjectividade que deriva, igualmente, de uma grande variação de preços.
domingo, outubro 16, 2022
O "tablet" N-one NPad 10.1" - 1ª parte
Alguns "tablets", pelas suas características, são especialmente interessantes para o uso como auxiliar de navegação, por terem um sistema operativo Android standard, onde a instalação de "software" é imediata recorrendo aos procedimentos do Google, incluirem GPS, e possuirem uma combinação de memória e processador que permitem um desempenho fluído.
O "tablet" N-one NPad 10.1" é exemplo deste tipo de "tablet", dispondo de um processador UNISOC Tiger T310 a 2.0GHz, um modelo com quatro núcleos e dois "clusters", o primeiro baseado no processador ARM Cortex-A75, a 2.0 GHz, o segundo com 3 ARM Cortex-A55 a 1.8 GHz, acrescendo um processador gráfico IMG 8300 GPU.
Estão disponíveis 4 Gb de memória RAM e 64 Gb de ROM, o suficiente para a maioria das aplicações, sobretudo de navegação, o que permite que no écran Full HD IPS de 10.1" as imagens surjam nítidas e fluídas, incluindo-se aqui as provenientes das câmaras frontal de 2 MP e principal, na rectaguarda, de 5 MP, com alta defenição, podendo ser adicionado um cartão micro-SD para aumento da capacidade.
Integrado estão os "chips" para recepção do sinal dos sistemas GPS, Baidou, GLONASS e Galileo, bem como suporte para A-GPS, baseado na conexão com a Internet, o que permite um posicionamento especialmente preciso, suportando bem a falha de qualquer sistema graças à forma como integra os diversos sinais recebidos.
O "tablet" N-one NPad 10.1" é exemplo deste tipo de "tablet", dispondo de um processador UNISOC Tiger T310 a 2.0GHz, um modelo com quatro núcleos e dois "clusters", o primeiro baseado no processador ARM Cortex-A75, a 2.0 GHz, o segundo com 3 ARM Cortex-A55 a 1.8 GHz, acrescendo um processador gráfico IMG 8300 GPU.
Estão disponíveis 4 Gb de memória RAM e 64 Gb de ROM, o suficiente para a maioria das aplicações, sobretudo de navegação, o que permite que no écran Full HD IPS de 10.1" as imagens surjam nítidas e fluídas, incluindo-se aqui as provenientes das câmaras frontal de 2 MP e principal, na rectaguarda, de 5 MP, com alta defenição, podendo ser adicionado um cartão micro-SD para aumento da capacidade.
Integrado estão os "chips" para recepção do sinal dos sistemas GPS, Baidou, GLONASS e Galileo, bem como suporte para A-GPS, baseado na conexão com a Internet, o que permite um posicionamento especialmente preciso, suportando bem a falha de qualquer sistema graças à forma como integra os diversos sinais recebidos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)